Dado Dolabella

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde agosto de 2016) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Dado Dolabella
Dado Dolabella, no lançamento da telenovela Cristal, do SBT.
Nome completo Carlos Eduardo Bouças Dolabella Filho
Nascimento 20 de julho de 1980 (36 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade Brasil Brasileiro
Ocupação Ator, cantor
IMDb: (inglês)

Carlos Eduardo Bouças Dolabella Filho, (Rio de Janeiro, 20 de julho de 1980) é um ator, compositor e cantor brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Dolabella é filho dos atores Carlos Eduardo Dolabella e Pepita Rodríguez.[1]

Estreou na TV como o conquistador Robson, de Malhação, na Rede Globo. Depois do sucesso na novela, atuou na minissérie A Casa das Sete Mulheres e Senhora do Destino, na Globo, Cristal, no SBT, e recentemente como Antônio, em Chamas da Vida, na Rede Record. Dado também investiu na carreira musical, com os discos Dado Pra Você e Relax.

Em novembro de 2003, ao ser entrevistado por João Gordo no programa de televisão da MTV Brasil Gordo a Go-Go, Dolabella levou armas brancas ao programa (um machado, uma corrente e um porrete dentro de uma mala) e envolveu-se em uma discussão acalorada com o apresentador, dizendo que o mesmo traiu o movimento punk. Apesar do programa ser caracterizado por choques culturais e baixarias deste gênero, a conversa escalou para uma troca de insultos com armas empunhadas que, por pouco, não terminou em violência.[2] A MTV não divulgou o vídeo na época, somente três anos depois, no programa MTV Overdrive. O vídeo se disseminou rapidamente pela Internet em sites como YouTube.

O ator participou da primeira edição reality show A Fazenda na Rede Record em 2009, programa em que ganhou 1 milhão de reais, por 83% dos votos do público, contra Danni Carlos.

Casou-se com Viviane Sarahyba e no dia 10 de dezembro de 2009 nasceu seu filho, João Valentim. Separaram-se em 2010, quando Viviane entrou na Justiça contra o marido, alegando que sofreu constantes agressões físicas durante o período em que esteve casada com o ator e cantor.[3]

Descobriu ter um filho, que nasceu dias antes de João Valentim. O menino chama-se Eduardo e é fruto de um rápido relacionamento que teve com a estudante de direito Fabiana Neves. Ele também é pai da caçula Ana Flor.[4]

Em 4 de agosto de 2010, Dolabella foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro por agressão à atriz Luana Piovani, sua ex-namorada, ocorrida em outubro de 2008.[5]

Em 30 de setembro de 2010, o ator foi detido com três gramas de maconha durante uma blitz da Polícia Militar do Rio de Janeiro. A droga foi encontrada em um tubo de vitamina C na entrada do tanque de combustível do automóvel do ator, que foi autuado e indiciado por uso de substância entorpecente.[6]

Em 2014, durante as gravações da telenovela Vitória, o ator foi afastado das gravações da telenovela, em razão de uma agressão, à um dos produtores; e posteriormente, diversos veículos de comunicação noticiaram a rescisão de seu contrato com a Rede Record. [7][8][9][10]

Em agosto de 2015, o artista se declarou um adepto do veganismo. Esta decisão foi tomada após assistir a uma palestra de um ativista no YouTube. A partir disso, Dado se tornou um incentivador das causas em defesa dos animais, usando sobretudo, suas redes sociais para a promoção do movimento vegano. Em pouco tempo, se tornou um dos maiores representantes do veganismo no Brasil.[11]

Dado Dolabella iniciou 2016 participando do videoclipe "Coração Apertado", da cantora Samyra Show. O ator fez par romântico com a atriz Flávia Viana, dirigidos por Rafael Almeida.[12]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Sua carreira teve início precocemente aos 4 anos de idade, quando foi selecionado dentre 500 crianças para atuar como garoto propaganda dos Sucos Maguary.

Aos 13 anos, ele próprio criou um grupo de teatro amador no colégio em que estudava, apresentando diversos espetáculos. Mas foi aos 17 anos que inicia de fato sua carreira profissional, ingressando no Curso de Formação Profissional de Ator da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), no Rio.

Em menos de um ano de estudos, o ator já fazia parte do elenco da peça “Mesa 7”. 

Televisão[editar | editar código-fonte]

Sua estreia na TV aconteceu em 2001, quando foi selecionado entre mais de 800 candidatos para viver o conquistador Robson, em “Malhação”, da Rede Globo. Com o sucesso na série, atuou também na minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, na novela “Senhora do Destino”, e na série “Sexo Frágil”, na Globo.

Também trabalhou na novela “Cristal”, do SBT, no ano de 2006, e dois anos depois, participou de “Chamas da Vida”, na Rede Record, interpretando Antônio, sendo considerado, sobretudo pelo público como um dos personagens mais marcantes de sua carreira como ator.

Durante os anos de 2008 a 2010, o ator fez parte do elenco da série “Louca Família”, e em 2012, encarnou o personagem Edu Sotero, na novela “Máscaras”, também na Record.

Cinema[editar | editar código-fonte]

Além dos diversos trabalhos na televisão, Dado Dolabella também contribuiu para o cinema brasileiro, atuando nos filmes “Gaijin” (2005) e “Wink” (2008).

Música[editar | editar código-fonte]

Além de sua carreira como ator, Dado Dolabella provou que poderia ir além do teatro, televisão e cinema e resolveu investir na música.

Na verdade, sua primeira apresentação musical aconteceu quando tinha 15 anos, se apresentando ao lado de seu pai, Carlos Eduardo Dolabella com sons ao ritmo de jazz.

Na nova fase, não demorou muito para que fosse reconhecido também por causa de sua voz.

Dono de um carisma próprio, e com uma pegada pop, o cantor lançou no ano de 2003 seu primeiro disco, com o nome de “Dado Pra Você”, através da gravadora Som Livre. O carro-chefe do álbum de estreia do artista foi a música “Vem Ni Mim”, que fez parte da trilha sonora de “Senhora do Destino”.

Seu mais recente CD, intitulado “Relax”, foi lançado em 2009, pela Record Entretenimento. Através de uma parceria com a editora Panini, o disco vinha acompanhado de uma revista-pôster, com letras e cifras das músicas e fotos do artista. O CD contém quatro músicas inéditas do cantor, gravadas antes de sua entrada no reality show A Fazenda. A música de maior sucesso do álbum foi “Rolex”, que foi interpretada por Dado diversas vezes durante o programa. O CD "Relax" também traz as músicas “Porta aberta”, “Mero navegador” e “Está escrito”, que foi o tema de abertura e fez parte da trilha sonora da novela "Cristal , no SBT. O álbum chegou a conquistar Disco de Ouro, com mais de 50 mil cópias vendidas.[13]

No mesmo ano, a música "Rolex" fez parte do CD com a trilha sonora de A Fazenda (Volume 1), também lançado pela Record Entretenimento.

Diversas outras músicas do cantor também fizeram parte de trilhas sonoras de novelas, dando mais vida aos seus personagens, e a boa recepção por parte do público também na música fez com que o artista começasse uma turnê por diversas cidades do país.

Veganismo[editar | editar código-fonte]

[14]Desde agosto de 2015, o artista se tornou um adepto do veganismo, e decidiu entrar de cabeça no assunto, se tornando um ativista. Hoje, ele faz questão de expor suas experiências e apresentar ideias relacionadas à nutrição e à nova forma de vida.

Esta mudança ocorreu após assistir a uma palestra de um ativista internacional no YouTube.

A defesa do tema é feita, sobretudo, através de suas redes sociais.

Dado Dolabella também aborda temas como atividades físicas, yoga, meio ambiente e tem se mostrado um grande defensor da proteção aos animais.

A mudança de comportamento já fez com que muitos seguissem seu exemplo, adotando a mesma postura e sendo adeptos do veganismo praticado no Brasil. [15]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Emissora
2001 Malhação Robson Silveira Sampaio Rede Globo
2003 A Casa das Sete Mulheres Bento Filho "Bentinho" Rede Globo
Sexo Frágil Gerônimo Rede Globo
2004 Senhora do Destino Plínio Ferreira Da Silva Rede Globo
2006 Dança dos Famosos 2 Ele mesmo Rede Globo
Cristal João Pedro Ascânio SBT
2008 Chamas da Vida Antonio Galvão Ferreira Record
Louca Família Patrick Record
2009 Louca Família Zero Record
A Fazenda Ele mesmo (reality show) Record
2010 Louca Família Ivo Stayler Record
2012 Máscaras Eduardo Sotero Filho (Edu) Record
2014 Vitória Leonardo (Léo) Record

Cinema[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Gravadora Vendas Certificação
2003 Dado Pra Você Som Livre 10000 -
2009 Relax Record Entretenimento 50000 Ouro

Videografia[editar | editar código-fonte]

Videoclipes:[editar | editar código-fonte]

"Ainda é Cedo" (2013)

"Não me Arrependo" (2013)

"Pensar Diferente" (2014)

"Rasnep Etnerefid" (Pensar Diferente - Remix Version) (2014)

Músicas em trilhas sonoras de novelas e programas de TV[editar | editar código-fonte]

"Vem Ni Mim" (Senhora do Destino) (2004)

"Está Escrito" (Cristal) (2006)

"Rolex" (A Fazenda) (2009)

Referências

  1. Dado Dolabella (em inglês) no Internet Movie Database
  2. «João Gordo e Dado Dolabella "brigam" durante programa da MTV». Folha.com. 25 de novembro de 2003. Consultado em 25 de setembro de 2009. 
  3. «Blogs». R7.com. Consultado em 12 de junho de 2010. 
  4. . Revistaquem.globo.com http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI126404-9531,00-DADO+DOLABELLA+SOBRE+FILHO+VELHO+EDUARDO+E+PARECIDO+COMIGO.html.  Falta o |titulo= (Ajuda)
  5. «Dado Dolabella é condenado por agredir Luana Piovani». O Dia Online. Odia.terra.com.br. 
  6. «Dado Dolabella é indiciado por uso de drogas». O Globo. Consultado em 3 de outubro de 2010. 
  7. Patrícia Kogut (16 de abril de 2014). «Dado Dolabella pode ser afastado de novela por agressão». O Globo. Consultado em 24 de abril de 2014. 
  8. «'Isso é intriga da oposição', diz Dado Dolabella sobre suposta briga em bastidores de novela». F5- Celebridades. 16 de abril de 2014. Consultado em 24 de abril de 2014. 
  9. Patrícia Kogut (22 de abril de 2014). «Record quer rescindir contrato de Dado Dolabella, acusado de agressão». O Globo. Consultado em 24 de abril de 2014. 
  10. «Record confirma que vai rescindir contrato de Dado Dolabella». F5 - televisão. 23 de abril de 2014. Consultado em 24 de abril de 2014. 
  11. http://extra.globo.com/famosos/solteiro-dado-dolabella-perde-12kg-apos-virar-vegano-sou-um-cara-mais-sereno-19002246.html
  12. Erro em Lua em Módulo:Citação/CS1 na linha 2140: attempt to call upvalue 'year_date_check' (a nil value).
  13. http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI89876-9531,00-DADO+DOLABELLA+LANCA+NOVO+CD.html
  14. «Ator Dado Dolabella anuncia que se tornou vegano e incentiva seguidores nas redes sociais | Vista-se». 2015-08-07. Consultado em 2016-08-12. 
  15. http://extra.globo.com/famosos/solteiro-dado-dolabella-perde-12kg-apos-virar-vegano-sou-um-cara-mais-sereno-19002246.html

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons