Chamas da Vida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde fevereiro de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Chamas da Vida
Flames of Life (EN)[1]
Llamas de la Vida (ES)

Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Romance
Suspense
Ação
Mistério
Comédia Romântica
Duração 40 minutos
Criador(es) Cristianne Fridman
País de origem  Brasil
Idioma original português
Produção
Diretor(es) Edgard Miranda
Produtor(es) RecNov, Rede Record
Elenco Juliana Silveira
Leonardo Brício
Lucinha Lins
Dado Dolabella
Letícia Colin
André Di Mauro
Bruno Ferrari
Amanda Lee
Jussara Freire
Andréia Horta
Antônio Grassi
Giuseppe Oristanio
Roger Gobeth
Luiza Curvo
Ana Paula Tabalipa
Milhem Cortaz
Raymundo de Souza
Ewerton de Castro
Íris Bruzzi
Gabriel Gracindo
Umberto Magnani
Juliana Lohmann
Lisandra Parede
Rafael Queiroga
ver mais
Tema de abertura "Fogo & Paixão", Fábio Jr.
Tema de encerramento ""Fogo & Paixão, Fábio Jr.
Localização Rio de Janeiro
Nova Iguaçu
Exibição
Emissora de televisão original Brasil Rede Record
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 8 de julho de 200828 de abril de 2009
N.º de episódios 253 (original)
230 (reprise)
Cronologia
Último
Amor e Intrigas
Poder Paralelo
Próximo
Programas relacionados Vitória
Vidas em Jogo

Chamas da Vida é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Record, entre 8 de julho de 2008 e 28 de abril de 2009, substituindo Amor e Intrigas e antecedendo Poder Paralelo às 21h45, com 253 capítulos. Foi reprisada pela emissora no horário das 3h45 da tarde, desde 26 de Outubro de 2015 até 27 de Setembro de 2016, em 229 capítulos. Escrita por Cristianne Fridman, com a colaboração de Paula Richard, Renata Dias Gomes, Nélio Abbade, Camilo Pellegrini e Valéria Motta. Contou com a direção de Roberto Bomtempo, Rudi Lagemann, Rogério Passos e direção geral de Edgard Miranda.

Teve Leonardo Brício, Juliana Silveira, Amanda Lee, Letícia Colin, Jussara Freire, Antônio Grassi, Andréia Horta, Ewerton de Castro, Dáblio Moreira, Rafael Queiroga, Lucinha Lins, Dado Dolabella, Sandra Pêra, Claudiana Cotrim, Bruno Ferrari, Juliana Lohmann, Vitor Hugo, Lisandra Parede e André Di Mauro interpretando os papéis principais.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Urca, um dos cenários da novela

Pedro e Carolina[editar | editar código-fonte]

Pedro é um soldado-bombeiro que mora em Tinguá. Após a morte de seus pais, passou a cuidar dos três irmãos: Viviane, Rafael e o criminoso Antônio, que trabalha na fábrica de sorvetes GG. Pedro namora Ivonete, irmã gêmea de Wallace, seu amigo de infância.

Carolina é a única filha de Walter, dono da GG, e de Arlete. Mora na Urca e gerencia sua própria produtora de vídeo. Namora Tomás há três anos. Está prestes a se casar com o namorado, sem suspeitar que o rapaz não a ama, só se interessando pela fábrica de seu pai. A ardilosa e cruel Vilma, mãe de Tomás, quer que os dois se casem para que a família dela possa retomar o controle da GG, uma vez que seu finado marido João fundou a fábrica em conjunto com Walter, que desfez a sociedade após suspeitar que João o estava roubando, tomando o controle de toda a fabrica. Vilma ainda é mãe de Beatriz e de Gustavo, o Guga.

Beatriz[editar | editar código-fonte]

Beatriz Oliveira Santos é uma jovem revoltada que não se deixa dominar pela mãe Vilma ela é irmã de Guga e Tomás. No início da novela ela é sócia de Carolina na produtora e namora o playboy Diego, amigo de Tomás, mas se apaixona loucamente por Antônio. Apesar da oposição da família, principalmente de Vilma, Beatriz termina o namoro e se envolve com Antônio, sendo levada por ele para um mundo de drogas e se tornando membro da Gangue do ferro-velho. a Gangue e formada por Marreta, dono do ferro-velho, Manu, ex-namorada de Antônio que tem seu pai Paulo assassinado sem querer por ele, Telma, que namora o bombeiro Junior, Jairo, que é secretamente apaixonado por Telma, Leo, que trabalha na produtora e recebe dinheiro de Vilma para vigiar Beatriz e mais tarde na história Diego.

Guga[editar | editar código-fonte]

Gustavo Oliveira Santos mais conhecido como Guga, filho mais novo de Vilma,irmão de Tomás e Beatriz ele se sente rejeitado pela mãe que só o critica acaba descobrindo de sua mãe que não é filho de João e sim de Miguel que o deixa muito magoado, mas recebe muito carinho do avô Dionísio. Ele se apaixona por Vivi, mas seu amor não é correspondido e Guga acaba se envolvendo com Cintia, grande amiga de Vivi acaba tendo um filho com ela.

Demorô[editar | editar código-fonte]

Máicon das Dores Vieira mais conhecido como Demorô era um ex-menino de rua foi adotado por Andressa sendo filho legitimo de Margareth, ele fugiu da casa da sua mãe por motivos que seu padrasto lhe batia muito sem ter pena do garoto ele se torna amigo de Guga, Cintia e Vivi (que passa ser sua namorada) foi vitima de uma atentado no reformatório pelo seu ex-amigo Lincoln já foi salvo por Carolina das mãos de um homem que o explorava.

Vivi[editar | editar código-fonte]

Viviane Galvão Ferreira mais conhecida como Vivi é a irmã de Pedro,Antônio e Rafael é educada e responsável ela descobre pelo irmão Rafael que é sobrinha de Mercedes aonde passa ter um ódio e medo de Pedro perder sua guarda e a de seu irmão a Mercedes,sofreu um estupro causado pelo pedófilo Lipe

Rafa[editar | editar código-fonte]

Rafael Galvão Ferreira mais conhecido como Rafa é irmão caçula de Pedro,Antônio e Vivi um garoto extrovertido que adora Pedro e tem medo de perdê-lo sofre de asma é amigo de Joaquim seu colega de escola.

O bad-boy Antônio[editar | editar código-fonte]

Antônio Galvão Ferreira é irmão de Pedro, Rafael e Vivi vive se metendo em confusão deixando Pedro preocupado matou Paulo pai de Manu sem querer; membro da gangue do ferro-velho namora Beatriz filha de Vilma, acaba morrendo com o disparo da arma na briga com Vilma após seu irmão perder a guarda de Vivi e Rafael.

O Pedófilo "Lipe"[editar | editar código-fonte]

Felipe Resende mais conhecido como Lipe é um pedófilo que conheceu Vivi pela Internet passou a ser professor dela assim se aproveitando e tendo um lance acaba estuprando Vivi, Lipe sofre de esquizofrenia, na sua infância foi violentado e assediado pelo seu pai. Possui uma obsessão por Vivi, fazendo de tudo para conquistá-la. Acabou sendo preso um presídio de segurança máxima.

Lincoln[editar | editar código-fonte]

Lincoln Ribeiro era um menino de rua, amigo de Demorô; se conheceram no reformatório de Tinguá. Ele esconde por ser um marginal foragido da policia, tentava de tudo chantagear Demorô fazendo ele e Vivi caírem em cilada a mando de Xavier, no qual é pago pela vilã Vilma. Acaba preso após tentar assaltar a casa de Pedro e um supermercado.

Tia Mercedes[editar | editar código-fonte]

Mercedes Ferreira é Tia de Pedro, Vivi, Rafael e Antônio faz de tudo para Pedro perder a guarda de seus irmãos e se une a Vilma que lhe oferece dinheiro para ser sua cúmplice.

A vilã Vilma[editar | editar código-fonte]

Vilma Oliveira Santos é Mãe de Guga,Tomás e Beatriz, filha de Dionísio é a principal vilã da novela ela é odiada pela maioria dos personagens sempre fazendo suas armações e se junta com Mercedes para tirar a guarda de Vivi e Rafael de Pedro acaba morrendo numa explosão armada pelo incendiário misterioso.

Margareth[editar | editar código-fonte]

Margareth das Dores Vieira é mãe de Demorô, mora na casa de Brito e Trabalha como cozinheira.

Odiléia[editar | editar código-fonte]

Odiléia Pimenta é Mãe de Roseclair avó de Guilherme e Sogra de Brito, esconde da sua família que foi uma prostituta na juventude.

Seu Aderbal[editar | editar código-fonte]

Seu Aderbal é um senhor de idade, cego, mora sozinho em um apartamento. Por ter tem medo de banco, guarda muito dinheiro guardado embaixo do seu colchão. É vizinho de Lipe, que se diz chamar Fernando, para não descobrirem sua verdadeira identidade. Um dia, seu Aderbal escuta uma noticia pela TV sobre um suposto pedófilo em Tinguá, percebendo que as características desse criminoso são muito parecidas ao seu vizinho, Seu Aderbal tenta voltar para casa, Lipe vê o nervosismo dele, e o impede, acabam lutando, e o Seu Aderbal morre.

Cíntia[editar | editar código-fonte]

Cíntia Rocha é amiga de Vivi,Guga e Demorô é apaixonada por Guga, cujo amor não é correspondido. Depois de muito tempo, Guga se aproxima dela, acabam namorando. Ela acaba ficando grávida dele.

Cazé[editar | editar código-fonte]

Carlos José Lima mais conhecido como Cazé é um sargento do Corpo de Bombeiros de Tinguá melhor amigo de Pedro e Junior já namorou Raíssa, mas atualmente namora Suelen. Sente uma atração por Glória uma jovem moça que também faz parte do corpo de Bombeiros

Léo[editar | editar código-fonte]

Leonardo Frota mais conhecido como Léo é um antigo membro da gangue do ferro-velho gosta muito de grafitagem e desenhos. É apaixonado por Beatriz e briga com Antônio pelo seu amor Trabalha na Produtora. É o verdadeiro incendiário misterioso revelado no ultimo capitulo.

Gastão[editar | editar código-fonte]

Gastão é o dono da revendedora de carros é pai de Tadeu é o líder da gangue de assassinos.

Tadeu[editar | editar código-fonte]

Tadeu é um empresário que trabalha numa revendedora de carros é filho de Gastão atua com seu pai numa gangue de assassinos todo dinheiro da revendedora é totalmente roubado

Comandante Eurico[editar | editar código-fonte]

Comandante Eurico Camargo é pai de Júnior é comandante do corpo de bombeiro de Tinguá.

Eurico Camargo Júnior[editar | editar código-fonte]

Eurico Camargo Júnior mais conhecido como Júnior é filho do comandante Eurico ele faz parte do corpo de bombeiros de Tinguá. No começo de sua carreira tinha muito medo da profissão e era apenas discriminado por todos mas ao longo do tempo foi perdendo o medo e se acostumando com a profissão é apaixonado por Raíssa mas o seu amor não é correspondido ele conheceu Telma com quem viveu um amor mas depois que se tornou grande amigo de Raíssa, esse amor se tornou doentio e Telma começou a infernizar sua vida, fazendo coisas absurdas com ele Júnior acaba por namorar Raíssa e mora na pensão da Vó Tuquinha.

Dionísio[editar | editar código-fonte]

Dionísio Cardoso de Oliveira é pai de Vilma e Roberto avô de Beatriz,Tomás e Guga é apaixonado por Vó Tuquinha nunca acreditou que sua filha seria capaz de cometer todos os crimes por qual era acusada esta sempre pronto a ajudar as pessoas, com seus ótimos conselhos.

Tomás[editar | editar código-fonte]

Tomás Oliveira Santos é filho de Vilma,Irmão de Beatriz e Guga. É empresário da fabrica da GG onde seu pai João fundou, tornou-se inimigo da sua própria mãe após descobrir que ela mentiu sobre a morte de seu pai. No novo final inédito que foi exibido no canal fechado ID, Tomás é o incendiário misterioso revelado no ultimo capitulo, diferente da exibição original que é o Léo

Os Comparsas de Tadeu e Gastão[editar | editar código-fonte]

Luisão e Marcondes São comparsas de Tadeu e Gastão Integram a uma gangue de assassinos eles são pagos por Tadeu para tentarem agredir Léo depois que Tadeu flagrou ele dando em cima de Beatriz que se sentia sozinha e angustiada com a morte de Antônio.

Gilberto, o comparsa de Xavier[editar | editar código-fonte]

Gilberto é um dos comparsas do ex-policial Xavier. Tentou fazer uma estocada em Lincoln e Lipe acabou sendo morto numa luta corporal com Pedro aonde a sua arma disparou contra si mesmo.

Cadu[editar | editar código-fonte]

Cadu é um dos detentos do presidio ele que tentou passar cerol em Lincoln a mandato de Xavier aonde ele acabou entregando para o delegado Fausto

Susana, a mãe de Michele[editar | editar código-fonte]

Susana Cavalcante Gomes é Mãe de Michele possui um grande preconceito e faz de tudo para a filha ficar longe de Guilherme

Michele[editar | editar código-fonte]

Michele Cavalcante Gomes é filha de Susana namora Guilherme trabalha na produtora ajuda o namorado contra a AIDS sofre com o preconceito da mãe que faz de tudo para o deixar longe do namorado Fica grávida de gêmeos depois de realizar uma inseminação artificial.

O soldado Wallace[editar | editar código-fonte]

Wallace Amaro da Silva é um Bombeiro que integra ao Corpo de Bombeiros de Tinguá, é Irmão de Ivonete, filho de Lourdes, neto de Vó Tuquinha e sobrinho de Catarina é amigo de Pedro desde sua infância, acabou sendo morto após tentar salvar Carolina num incêndio da GG, causado pelo incendiário misterioso.

Ivonete[editar | editar código-fonte]

Ivonete Amaro da Silva é Irmã de Wallace, morto em um incêndio, filha de Lourdes, neta da Vó Tuquinha, namorou com Pedro até ele reencontrar Carolina, assim interrompendo seu caso com ele, também namorou com Tomás para tentar separar os dois, possui um ódio de Vilma, e se une a família de Pedro para colocá-la atrás das grades.

A "empregada" Darlene[editar | editar código-fonte]

Darlene Frota é Irmã de Léo, era empregada da grande vilã Vilma,trabalhou a muitos anos na família Oliveira Santos, desde a época que João era vivo, já ouviu várias histórias da casa de Vilma e pode entregá-la a policia, é a incendiária revelada junto com seu irmão o verdadeiro incendiário misterioso.

Marreta[editar | editar código-fonte]

Fernando Teixeira mais conhecido como Marreta é o dono do ferro-velho possui um gênio forte, acaba sempre se metendo em encrenca. Sobrinho do Washington, namora Manu e acaba sendo morto junto com ela por Gastão e Tadeu.

Jairo[editar | editar código-fonte]

Jairo era um dos membros do ferro-velho, namora Telma acabou morrendo após se meter em uma rave, usando drogas.

Docinho[editar | editar código-fonte]

Marcos mais conhecido como "Docinho" é um transexual muito amiga de Andressa acabou indo morar na Itália em busca do seu príncipe encantado.

A Pensão da Vó Tuquinha, os moradores, e o Seu Brito[editar | editar código-fonte]

O núcleo cômico da novela fica por conta da pensão de Vó Tuquinha, lá moram a irmã de Tuquinha a implicante Catarina que proíbe todos de namorarem e fofoca da vida de todos na pensão. Ivonete e Wallace netos de Tuquinha. Suelen uma suburbana atrapalhada e divertida que vive de implicância com Cazé, bombeiro amigo de Pedro. Raíssa, uma maria-bombeira como é chamada por assediar todos os bombeiros da pensão. André um geólogo que tem interesse por Suelen. Seu Brito o braço direito de Tuquinha na cozinha da pensão , eles fornecem a comida para a fábrica GG. Grande amigo de Walter, seu Brito ainda é casado com a advogada Roseclair e é pai de Guilherme, um bombeiro mulherengo que desenvolve AIDS por não usar camisinha e se envolve com Michele, mas o romance dos dois é vitima do preconceito de Suzana, mãe de Michele.

Delegado Fausto, e os crimes de Tinguá[editar | editar código-fonte]

Os crimes em Tinguá são investigados pelo delegado Fausto, um homem justo e bom Possui um grande interesse em prender Vilma e colocar as mãos no incendiário misterioso.

O "Policial" Xavier[editar | editar código-fonte]

Xavier é um ex-policial após se envolver com Vilma, recebia dinheiro dela essa corrupção foi descoberta pelo delegado Fausto o qual acarretou sua demissão da corporação policial acabou sendo preso e morto no presidio.

Walter e Arlete[editar | editar código-fonte]

Walter e Arlete pais de Carolina se amam mais os dois são completamente opostos. Na mansão de Arlete trabalha a empregada Gildete muita engraçada e ingênua mulher que é cúmplice e melhor amiga de Arlete a quem considera uma mãe.

Miguel, o homem da reserva[editar | editar código-fonte]

Na trama, ainda existe o misterioso Miguel um homem que mora na reserva de Tinguá e que se isolou do mundo após uma tragédia que aconteceu no passado, ele guarda um grande segredo seu com a vilã Vilma.

  • Pedro e Carolina se conheceram na infância e se reencontram agora adultos reapresentados por Vó Tuquinha. Eles se aproximam de verdade quando um Incendiário misterioso coloca fogo na fabrica com Carolina dentro. Pedro e Wallace tentam salvá-la mais ficam presos no meio das chamas e Wallace se sacrifica para que Pedro se salve e acaba morrendo no incêndio. Pedro consegue salvar Carolina e aos poucos os dois se apaixonam e ambos terminam os respectivos namoros.

Inconformada, Ivonete se une a Tomás para separar os dois, sem perceber o interesse dele por ela. Enquanto isso, Vilma falsifica uma apólice de seguros para que as suspeitas do incêndio recaiam sobre Walter e manipula Ivonete e a convence que foi ele quem matou seu irmão, ela por sua vez convence Pedro que fica contra Walter o que resulta numa terrível briga com Carolina. Depois de uma rave no ferro-velho, alguém rouba as placas da Fênix que Vilma deixa no carro tunado de Antônio e passa a cometer crimes para incriminá-la.

A verdadeira identidade do incendiário[editar | editar código-fonte]

Versão 2009: O último incêndio foi na cela do presídio onde estava Vilma, esse incêndio ocorreu no último capítulo da novela causando a morte da vilã e a revelação do incendiário misterioso: Léo, que estava se vingando de Vilma, pois,ela havia assassinado sua mãe. Léo era auxiliado por sua irmã Darlene, a empregada de Vilma, que agia como informante de Léo.

Versão 2016: O último incêndio foi na cela do presídio onde estava Vilma, esse incêndio ocorreu no último capítulo da novela causando a morte da vilã e a revelação do incendiário misterioso:Tomás, o filho mais velho de Vilma, pois, queria se vingar da morte de seu pai e queria o controle total da GG.

Nova Iguaçu, um dos cenários da novela

Produção[editar | editar código-fonte]

A telenovela se situava no Rio de Janeiro, mais especificamente na Baixada Fluminense, tendo como cenários bairros como Tinguá, Urca e Flamengo.[2] Tinguá é um dos grandes destaques da trama, com a corporação de bombeiros da qual faz parte o protagonista, Pedro, sendo responsável por essa área, onde também se situa a Reserva Biológica Federal do Tinguá, local das primeiras cenas que foram ao ar (uma simulação de resgate).

Na semana que antecedeu à estreia da telenovela, o Jornal da Record levou ao ar uma série de reportagens destacando a importância do trabalho dos bombeiros para a sociedade.[3]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Juliana Silveira
interpretou a protagonista batalhadora e independente Carolina
Leonardo Brício
interpretou o protagonista batalhador e soldado bombeiro Pedro
Lucinha Lins
interpretou a grande vilã piromaníaca, dissimulada e cruel Vilma Oliveira Santos
Dado Dolabella
interpretou o bad-boy rebelde e mau caráter Antonio
Antônio Grassi
interpretou o rígido e rigoroso empresário Walter
Milhem Cortaz
interpretou o bombeiro mulherengo Cazé
Nathália Rodrigues
interpretou a cômica suburbana Suelen
Giuseppe Oristânio
interpretou o engenheiro de alimentos Roberto


Ator Personagem
Juliana Silveira Carolina Monteiro Azevedo de Castro
Leonardo Brício Pedro Galvão Ferreira
Lucinha Lins Vilma Oliveira Santos
Letícia Colin Viviane Galvão Ferreira (Vivi)
André Di Mauro Felipe Lucano (Lipe) / Fernando / Rodrigo
Amandha Lee Ivonete Amaro da Silva
Bruno Ferrari Tomás Oliveira Santos
Andréia Horta Beatriz Oliveira Santos
Juliana Lohmann Manuela Barbosa Castelli (Manu) †
Dado Dolabella Antônio Galvão Ferreira †
Lisandra Parede Telma Dias †
Jussara Freire Arlete Monteiro Azevedo de Castro †
Antônio Grassi Dr. Walter Azevedo de Castro †
Vítor Hugo Fernando Teixeira (Marreta) †
Nathália Rodrigues Suelen Almeida Batista
Rafael Queiroga Leonardo Frota (Léo)
Claudiana Cotrim Darlene Frota
Roger Gobeth Guilherme Bueno Pimenta (Gui)
Luiza Curvo Michele Cavalcante Gomes
Íris Bruzzi Tuca Amaro da Silva (Vó Tuquinha)
Milhem Cortaz Sargento Carlos José Lima (Sargento Cazé)
Ana Paula Tabalipa Raíssa Mendes
Mariana Hein Andressa de Souza †
Floriano Peixoto Miguel Costa †
Gabriel Gracindo Soldado Eurico Camargo Jr. (Júnior)
Dáblio Moreira Máicon das Dores Vieira (Demorô)
Giordanna Forte Cíntia Rocha
Thiago de Los Reyes Gustavo Oliveira Santos (Guga)
João Vithor Oliveira Rafael Galvão Ferreira (Rafa)
Giuseppe Oristanio Roberto Cardoso de Oliveira
Stella Freitas Rosicler Bueno Pimenta
Ewerton de Castro Brito Pimenta (Seu Brito)
Nina de Pádua Lourdes Amaro da Silva
Umberto Magnani Dionísio Cardoso de Oliveira
Marilu Bueno Catarina Amaro da Silva (Tia Catarina)
Ivone Hoffmann Odiléia Bueno
Raymundo de Souza Comandante Eurico Camargo
Guilherme Leme André †
Catarina Abdalla Margareth das Dores Vieira
Ricardo Pavão Delegado Fausto Silva
Lu Grimaldi Rosanara
Camilo Bevilacqua Gastão
Sandra Pêra Mercedes Carvalho Ferreira
Lívia Rossi Sargenta Glória Benete
Igor Cotrim Jairo
André Luiz Miranda Lincoln Ribeiro
Roberta Santiago Gildete Rodrigues
Zeca Carvalho Xavier †
Edward Boggis Diego Cunha †
Alexandre Mandarino Tadeu
Victor Rocha Juca
Gabriel Moura Gabriel Mendes
Denise Orthis Maria da Glória
Dudu Cury Joaquim
Participações especiais
Ator Personagem
Rodrigo Faro Tenente Wallace Amaro da Silva †
Dudu Nobre Ele mesmo, no churrasco de Arlete
Alexandre Zacchia Washington Teixeira
Jalusa Barcellos Suzana Cavalcante Gomes
Gustavo Ottoni Adeilson Pinto Rodrigues
Tiago Santiago Mendigo
Wesley Pereira Queiroz Victor Ribeiro
João Velho José Silveira (Lagarto) †
Vanessa Pascale Verônica
Waldir Gozzi Ricardo
Roberto Bomtempo Marcos (Docinho)
Verônica Debom Carla
Antônio Pompeo Seu Aderbal †
Kito Junqueira Paulo Castelli †
Roberto Frota Pai de Lipe
Hélio Ribeiro Leopoldo
Carla Pompílio Assistente social
Maíra Charken Emília
Lady Francisco Safira, amiga de Odiléia
João Vítor Silva Tomás (criança)
Clara Garcia Zuleika
Luka Ribeiro Marcondes
Marcelo Assunção Dantas / Augusto
Roney Villela Carlão

Repercussão[editar | editar código-fonte]

A novela Chamas da Vida não terminou em março de 2009, como inicialmente previsto. Com a alta audiência da novela, a Record esticou Chamas da Vida até 28 de abril de 2009, então, Chamas da Vida totalizou 253 capítulos.

Chamas da Vida foi considerada uma das melhores telenovelas já produzidas pela emissora Rede Record, ao lado de A Escrava Isaura,Prova de Amor,Essas Mulheres, Cidadão Brasileiro,Vidas Opostas e Os Dez Mandamentos. A novela foi particularmente popular em Fortaleza [4] e no Rio de Janeiro,[5] cidades onde a Record chegou a superar a média de audiência da TV Globo..

A abordagem do tema da pedofilia através do polêmico vilão Lipe (interpretado por André Di Mauro) causou uma grande repercussão. [6]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Audiência na Região Metropolitana de São Paulo
de acordo com o IBOPE:[7]
Mês
Audiência
Julho 15,5 pontos
Agosto 12,75 pontos
Setembro 12,5 pontos
Outubro 13,6 pontos
Novembro 14,75 pontos
Dezembro 13,5 pontos
Janeiro 15 pontos
Fevereiro 13,7 pontos
Março 13,5 pontos
Abril 14 pontos
Média geral 13,8 pontos

O primeiro capítulo teve excelente média de 19 pontos, o que garantiu a vice-liderança para a emissora. [8] O segundo capítulo também conseguiu registrar os mesmos 19 pontos, com 28% de share. [9]

Porém, nos meses seguintes, a audiência da trama começou a cair.[10] Um dos motivos para a queda foi a concorrência com o SBT, que no mesmo horário exibia Pantanal. [11]

No dia 12 de novembro de 2008, a trama voltou a repetir seu recorde de 19 pontos, com 31% de participação. No capítulo foram exibidas as cenas de perseguição ao vilão pedófilo Lipe. [12]

O último capítulo teve média de 18 pontos, e picos de 22, e alcançou a liderança por cerca de 9 minutos. [13]

Reprise[editar | editar código-fonte]

A princípio seria reapresentada a partir de 27 de julho de 2015 junto com Dona Xepa.[14], mas a emissora não conseguiu sua liberação para o horário pelo MJ e ela teve ser adiada dando lugar a Prova de Amor.[15] Sem conseguir ser exibida na Record, ela foi negociada ao Investigação Discovery que passou a exibi-la desde 31 de agosto de 2015.[16] No final de setembro ela teve uma versão mais leve liberada para a exibição nas tardes da Record.[17]

Foi reapresentada na íntegra de 31 de agosto de 2015 à 17 de agosto de 2016 em seus 253 capítulos originais pelo canal a cabo Investigação Discovery, às 18h00 com horário alternativo durante toda a semana, a partir de 12h55. Essa reprise apresentou um final diferente do original, Tomás (Bruno Ferrari) foi o novo incendiário misterioso da trama.[16]

Reapresentada também pela sua emissora original Rede Record de 26 de outubro de 2015 à 27 de setembro de 2016 em 230 capítulos, substituindo Dona Xepa e sendo substituída por Vidas em Jogo às 15h45. Essa reprise apresentou o mesmo final da exibição da novela exibida pelo Investigação Discovery com Tomás sendo o novo incendiário misterioso da trama.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Chamas da Vida
Lançamento 2008
Gravação Tempos diversos
Gênero(s) Trilha sonora
Formato(s) CD
Gravadora(s) Record Produções e Gravações

Sony Music

O cantor Fábio Jr. canta o tema de abertura de Chamas da Vida
O cantor Seu Jorge canta o Sinais de Fogo e Carolina

Capa: Juliana Silveira e Leonardo Brício como Pedro e Carolina

  1. "Fogo e Paixão" - Fábio Jr. (Tema de Abertura)
  2. "Sinais de Fogo"- Antônio Villeroy
  3. "Sem Dívida Nem Dúvida" - Jorge Aragão
  4. "Primeiros Erros" - Mike Foxx
  5. "Escolhas, Provas e Promessas" - CPM 22 (Tema da gangue do ferro-velho)
  6. "Entre A Sola E o Sapato" - Alcione & Gilberto Gil (Tema de Arlete)
  7. "Carolina" - Seu Jorge (Tema de Carolina)
  8. "Escorregadia" - Twiggy
  9. "Qualquer Coisa" - Arnaldo Antunes. (Tema de Ivonete e Tomás)
  10. "Faz o Pagode Explodir" - Dudu Nobre
  11. "Meu Mundo Ficaria Mais Completo Com Você" - Cássia Eller
  12. "Hoje Eu Quero Sair Só" - Lenine (Tema de Manu e Marreta)
  13. "Feelings" - Morris Albert
  14. "Also Spreach Zarathustra - Hervah

E Ainda

  1. "Epitáfio" (Tema de Guilherme e Michele)
  2. "Fire" - Dr. Sin
  3. "Nossa Música" - CPM 22 (Tema da gangue do ferro-velho)
  4. "Me Liga" Os Paralamas do Sucesso (Tema de Guga e Vivi)
  5. "Sai Dessa" - Aline Muniz
  6. "Timoneiro" - Paulinho da Viola
  7. "Toda Noite / Eu e Você" - Swing & Simpatia

Indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmio
Categoria
Indicado(s)
Troféu Imprensa Melhor Novela
Contigo! de TV Melhor Novela
Contigo! de TV Melhor Autor Cristianne Fridman
Contigo! de TV Melhor Atriz Lucinha Lins
Contigo! de TV Melhor Atriz Coadjuvante Amandha Lee
Contigo! de TV Melhor Ator Leonardo Brício
Contigo! de TV Melhor Ator Coadjuvante André Di Mauro

Referências

  1. «Flames of Life». Record TV Network. Consultado em 6 de julho de 2014. 
  2. Tânia Ribeiro (21 de Março de 2008). «Nova trama da Record será ambientada na Baixada Fluminese». OFuxico. Terra Networks. Consultado em 23 de Março de 2007. 
  3. [1]
  4. http://natelinha.uol.com.br/2009/02/27/not_20867.php
  5. http://natelinha.uol.com.br/2009/01/30/not_20300.php
  6. «André Di Mauro e a repercussão de seu polêmico vilão». M de Mulher. 1 de dezembro de 2008. Consultado em 2 de outubro de 2015. 
  7. Sala de imprensa da Rede Record
  8. «Estréia de Chamas da Vida dá o segundo lugar a Record». 180 Graus. 9 de julho de 2008. Consultado em 2 de outubro de 2015. 
  9. «Nova novela da Record fica em segundo lugar no Ibope». Bol. 10 de julho de 2008. Consultado em 2 de outubro de 2015. 
  10. «Novelas da Record atravessam "inferno astral"». Bol. 7 de agosto de 2008. Consultado em 2 de outubro de 2015. 
  11. «Novelas da Record derrapam no Ibope». Diário dos Campos. 20 de outubro de 2008. Consultado em 2 de outubro de 2015. 
  12. «Perseguição a pedófilo rende a melhor audiência de "Chamas da Vida"». Bol. 13 de novembro de 2008. Consultado em 2 de outubro de 2015. 
  13. «Audiência: Último capítulo de "Chamas da Vida" atinge a liderança por 9 minutos». O Planeta TV. 28 de abril de 2009. Consultado em 2 de outubro de 2015. 
  14. «Record define as duas novelas que vai reprisar de tarde». Consultado em 2015-07-01. 
  15. «Record reexibirá Prova de Amor no lugar de Chamas da Vida - blogs e colunas - UOL TV e Famosos». Consultado em 2015-10-02. 
  16. a b «Novela da Record é exibida pelo canal pago ID - Investigação Discovery». Portal 4. Consultado em 2015-09-05. 
  17. «“Chamas da Vida” é liberada para ser exibida nas tardes da Record». otvfoco.com.br. Consultado em 2015-10-02. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]