Coração de Estudante
Coração de Estudante
| ||||
|---|---|---|---|---|
| Informações gerais | ||||
| Formato | Telenovela | |||
| Gênero | comédia romântica | |||
| Criação | Emanuel Jacobina | |||
| Roteirista | ||||
| Direção | Rogério Gomes Ricardo Waddington | |||
| Elenco | ||||
| Tema de abertura | "Maria Solidária", Beto Guedes | |||
| Compositores | Fernando Brant Milton Nascimento | |||
| País de origem | Brasil | |||
| Idioma original | português | |||
| Episódios | 185 | |||
| Produção | ||||
| Duração | 45 minutos | |||
| Formato | ||||
| Formato de imagem | 480i (SDTV) | |||
| Exibição original | ||||
| Emissora | TV Globo | |||
| Transmissão | 25 de fevereiro – 27 de setembro de 2002 | |||
| Cronologia | ||||
|
| ||||
Coração de Estudante é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela TV Globo de 25 de fevereiro a 27 de setembro de 2002, em 185 capítulos. Substituiu A Padroeira e sendo substituída por Sabor da Paixão, foi a 60ª "novela das seis" transmitida pela emissora.
Teve a autoria de Emanuel Jacobina, com colaboração de Duca Rachid, Bosco Brasil, Cristianne Fridman, Júlio Fischer, Max Mallmann e Nelson Nadotti, teve a supervisão de texto de Carlos Lombardi (que também escreveu alguns capítulos durante o afastamento do autor). A direção foi de Alexandre Avancini, Cláudio Boeckel e Fabrício Mamberti, com direção geral de Rogério Gomes e direção de núcleo de Ricardo Waddington.
Conta com as participações de Helena Ranaldi, Fábio Assunção, Marcello Antony, Carolina Kasting, Bruno Garcia, Vladimir Brichta, Cláudio Marzo e Adriana Esteves.[1]
Enredo
[editar | editar código]A história se passa em Nova Aliança, interior de Minas Gerais, para onde se muda o professor de biologia Eduardo (Fábio Assunção) e seu filho Lipe (Pedro Malta), visando lecionar na Universidade Estadual de Nova Aliança e se aproximar de sua namorada, Amelinha (Adriana Esteves), a ardilosa filha do poderoso fazendeiro João Mourão (Cláudio Marzo). No entanto, o romance chega ao fim quando Edu se apaixona pela professora de direito Clara (Helena Ranaldi) e se une a ela na luta contra os desmandos do futuro sogro, que pretende construir uma hidroelétrica em uma área florestal preservada nos limites da universidade. Após armar diversas situações para tentar separar o casal, Amelinha engravida inesperadamente de Nélio (Vladimir Brichta) – o atrapalhado peão de sua fazenda que é apaixonado por ela – e mente que o filho é de Edu. O relacionamento fica mais estremecido quando chega à cidade o novo promotor público Pedro (Bruno Garcia), que se apaixona por Clara e vive uma cômica relação de amor e ódio pelo temperamento forte de ambos.
Paralelamente, o professor luta pela guarda de Lipe contra a ex-mulher, Mariana (Carolina Kasting), que arruinou seu casamento e fez a criança sofrer por seu alcoolismo. Aparentemente recuperada, ela chega de São Paulo atrás do filho e consegue a guarda dele com a ajuda de seu novo namorado, Leandro (Marcello Antony), um professor mau-caráter e chefe de Edu na universidade, que passa a maltratar o pequeno. Em dado momento da história, João Mourão muda sua conduta ao descobrir que sua grande rival Clara é sua filha, fruto de um caso com Lígia (Jussara Freire), que foi embora da cidade 30 anos antes sem nunca lhe contar a verdade. Ainda há Esmeralda (Ângela Vieira), namorada de João Mourão e que rompe o relacionamento quando descobre seus planos da hidrelétrica, sendo cobrada por ele pelo dinheiro emprestado anos antes para que ela abrisse um bar universitário por puro ressentimento.
A trama também segue o cotidiano dos universitários da república Três Corações, onde moram Baú (Cláudio Heinrich), Carlos (Rodrigo Prado), Bruna (Michelle Birkheuer), Cardosinho (Betito Tavares) e Rosana (Alinne Moraes), que teve um filho na adolescência e larga o bebê aos cuidados dos outros. Os calouros Rafaela (Júlia Feldens) e Fábio (Paulo Vilhena) chegam ao local e logo se apaixonam, porém ele se torna alvo da obsessão de Rosana, enquanto ela também passa a ser disputada por Carlos e Mateus (Caio Blat), o arrogante filho de Esmeralda, que trabalha no bar da mãe, não admite ser rejeitado e nem imagina que Bruna gosta dele. Já Baú deixa de ser mulherengo ao conhecer Pati (Marília Passos), mas também é tentado pela venenosa Lolô (Fernanda de Freitas), filha do prefeito Lineu (Paulo Figueiredo).
Elenco
[editar | editar código]| Intérprete | Personagem |
|---|---|
| Fábio Assunção | Eduardo Feitosa (Edu) |
| Helena Ranaldi | Clara Gouveia |
| Adriana Esteves | Amélia Mourão (Amelinha) |
| Vladimir Brichta | Nélio Garcia |
| Marcello Antony | Leandro Junqueira |
| Carolina Kasting | Mariana Mendes |
| Bruno Garcia | Pedro Guerra |
| Cláudio Marzo | João Alfredo Mourão |
| Ângela Vieira | Esmeralda Camargo |
| Paulo Vilhena | Fábio Vaz |
| Júlia Feldens | Rafaela Tavares (Rafa) |
| Caio Blat | Mateus Camargo |
| Alinne Moraes | Rosana Santos |
| Marília Passos | Patrícia Gouveia (Patty) |
| Cláudio Heinrich | Gustavo Gama (Baú) |
| Marcos Caruso | Raul Gouveia |
| Jussara Freire | Lígia Gouveia |
| Rodrigo Prado | Carlos |
| Betito Tavares | Cardosinho |
| Michele Birkheuer | Bruna |
| Marly Bueno | Zuleide Andrade (Zuzu) |
| Paulo Figueiredo | Lineu Inácio Cordeiro |
| Alexandra Richter | Rita Cordeiro |
| Fernanda de Freitas | Maria Heloísa Cordeiro (Lolô) |
| Leonardo Villar | Ronaldo Rosa |
| Sônia Guedes | Madalena Rosa |
| Mário César Camargo | Beraldo Diaz |
| Ana Carbatti | Eneida |
| Juliana Martins | Ana |
| Dill Costa | Raimunda |
| Ricardo Petraglia | Dr. Armando |
| Ana Paula Botelho | Beatriz (Bia) |
| Fausto Maule | Buddy Holliday |
| Cléa Simões | Naná |
| Aline Borges | Dolores |
| Pedro Malta | Felipe Mendes Feitosa (Lipe) |
| Jéssica Marina | Sofia Mourão |
| Miguel Rômulo | André Andrade Guerra |
Participações especiais
[editar | editar código]| Intérprete | Personagem |
|---|---|
| Marcos Palmeira | Júlio Rosa |
| Heitor Martinez | Cláudio |
| Roger Gobeth | Zeca Estrela |
| Amandha Lee | Laura |
| Rosane Gofman | Rosa |
| Paulo Gorgulho | Caio |
| Malu Valle | Eliane Tavares |
| Ítalo Rossi | Juiz Bonifácio |
| Esther Jablonski | Guilhermina |
| Orã Figueiredo | Mário Mourão de Castro |
| Alexandre Zacchia | Motorista |
| Roberta Gualda | Aline |
| Bia Nunnes | Drª Selma |
| Tião D'Ávila | Sílvio |
| Cláudia Lira | Matilde |
| Erom Cordeiro | Roger |
| Jaime Leibovitch | advogado de João Mourão |
| Luciana Rigueira | Vanderlea |
| Bruno Gradim | Maurício |
| Tadeu di Pietro | Empresário |
| Rosaly Papadopol | Nancy Vaz |
| Marcelo Escorel | Joaquim Mendes |
| Marilu Bueno | Madame Nicete |
| Monique Lafond | médica de Amelinha |
| Murilo Elbas | oficial de justiça |
| Nica Bonfim | enfermeira de João Mourão |
| Nildo Parente | Dr. Carrasco |
| Roberto Frota | Empresário |
Produção
[editar | editar código]
Originalmente A Padroeira seria substituída por Dança da Vida, trama de Maria Adelaide Amaral que seria focada na relação conturbada de um senador corrupto e de seu filho bastardo e rebelde, porém após a morte do senador, que deixa sua herança para seu filho, este entra em conflito com sua madrasta, uma mulher ambiciosa e de origem humilde, que se casou com o senador apenas para ser rica, porém teme em ficar pobre novamente. Depois de muitas conversas e contratações, a novela parecia pronta para o início da produção. Porém, por uma determinação da Justiça, foi proibida de ir ao ar por causa dos temas políticos. Por ser ano eleitoral, a trama foi cancelada. A emissora, não podendo esperar por uma outra decisão da Justiça já que o horário vinha ameaçado pelo baixo desempenho de A Padroeira, convocou às pressas Emanuel Jacobina, um dos criadores e roteiristas da Malhação, para escrever a história substituta, Coração de Estudante. Maria Adelaide Amaral foi realocada para a produção da minissérie A Casa das Sete Mulheres para o ano seguinte.[2] A parte externa da novela foi gravada em Tiradentes, interior de Minas Gerais, a qual foi utilizada como cenário para a cidade fictícia de Nova Aliança e inspiração para a confecção da cidade cenográfica.[3] Já as cenas rurais foram gravadas na Fazenda São Fernando, em Vassouras, no Rio de Janeiro, locação da fictícia Fazenda

A cenógrafa May Martins e o produtor de arte Luiz Pereira fizeram uma viagem de dois meses entre as cidades históricas de Ouro Preto, São João Del Rei e Tiradentes, pesquisando e levantando elementos e informações para a caracterização do cotidiano mineiro, além da concepção do interior das casas, da universidade e de parte da cidade cenográfica.[3] O campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro foi usado como cenário da Universidade Estadual de Nova Aliança, universidade fictícia onde se passa parte da novela.[3] Após alguns problemas de estabilizar-se com o público, Carlos Lombardi foi convidado para atuar como supervisor de texto, auxiliando o autor na trama.
Escolha do elenco
[editar | editar código]Boa parte do elenco que faria parte de Dança da Vida foi reaproveitado em Coração de Estudante, como Adriana Esteves, Fábio Assunção, Júlia Feldens, Vladimir Brichta e Paulo Vilhena. Gabriela Duarte foi convidada para interpretar Mariana, porém a atriz preferiu aceitar o convite para Esperança.[3] Letícia Spiller foi convidada na sequência, mas acabou sendo reservada antes para a protagonista de Sabor da Paixão, sua sucessora, e o papel ficou para Carolina Kasting.[3]
A partir de 28 de maio de 2002, a trama ganhou reforço com a entrada de Bruno Garcia. Segundo o autor Emanuel Jacobina, a inclusão do personagem foi sugestão de Carlos Lombardi.[4]
Incidentes
[editar | editar código]Em 9 de setembro de 2002, Helena Ranaldi fraturou o nariz durante uma cena de briga com Fábio Assunção e Bruno Garcia, e precisou ficar dez dias afastada da novela, o qual foi explicado como uma viagem da personagem.[5]
Exibição
[editar | editar código]Foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre 19 de novembro de 2007 e 4 de abril de 2008, em 100 capítulos, substituindo Da Cor do Pecado e antecedendo Cabocla. De acordo com o Ministério da Justiça, obteve classificação "10 anos", podendo ser exibida em qualquer horário, a qualquer hora do dia.[6]
Em Portugal, além da exibição em 2003 na SIC, foi exibida pela Globo Portugal de 12 de Julho de 2021 a 11 de Fevereiro de 2022, substituindo a novela Aquele Beijo e sendo substituída por Sete Vidas na faixa das 18h50. [7]
Foi reexibida na íntegra pelo Viva de 7 de novembro de 2022 a 9 de junho de 2023, substituindo O Beijo do Vampiro e sendo substituída por Corpo Dourado às 12h45, com reprise às 1h15 e maratona aos domingos às 9h20.[8]
Outras Mídias
[editar | editar código]Em 3 de julho de 2023, foi disponibilizada na íntegra pelo Globoplay, como parte do Projeto Resgate.[9]
Trilha sonora
[editar | editar código]Nacional
[editar | editar código]Coração de Estudante Nacional
| |
|---|---|
| Trilha sonora de Vários artistas | |
| Lançamento | 2002 |
| Duração | 56:03 |
| Formato(s) | CD |
| Gravadora(s) | Som Livre |
- Lista de faixas
| N.º | Título | Música | Personagem tema | Duração | |
|---|---|---|---|---|---|
| 1. | "Maria Solidária" | Beto Guedes | Abertura | 3:43 | |
| 2. | "Bola de Meia, Bola de Gude" | 14 Bis | Lipe e Edu | 3:25 | |
| 3. | "Confesso" | Ana Carolina | Amelinha | 3:31 | |
| 4. | "Paisagem da Janela" | Lô Borges | Rafaela | 3:16 | |
| 5. | "Quando o Amor Era Medo" | Frejat | Edu | 3:42 | |
| 6. | "Änïmä" (Instrumental) | Milton Nascimento | Clara | 3:20 | |
| 7. | "Eu Me Acerto" | Zélia Duncan | Clara e Edu | 3:47 | |
| 8. | "Menti Pra Você, Mas Foi Sem Querer" | Pato Fu | Boa Pinta | 3:45 | |
| 9. | "Acaso" | Ivan Lins | Clara e Edu | 3:45 | |
| 10. | "É Amanhã" | Elétrika | Rafaela e Carlos / Rafaela e Fábio | 3:20 | |
| 11. | "Acontecência" | Cláudio Nucci | Geral | 3:24 | |
| 12. | "Mas, Quem Diria" | Paula Manga | Nélio | 3:15 | |
| 13. | "Eu Não Acredito Em Você" | Vinny | Fábio | 3:31 | |
| 14. | "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" | Cássia Eller | República dos estudantes | 3:38 | |
| 15. | "Angelus" | Leonardo Bretas e Milton Nascimento | Lipe | 3:27 | |
| 16. | "Saudade" | Orion | Geral | 3:31 |
Internacional
[editar | editar código]Coração de Estudante Internacional
| |
|---|---|
| Trilha sonora de Vários intérpretes | |
| Lançamento | 2002 |
| Duração | 54:30 |
| Formato(s) | CD |
| Gravadora(s) | Som Livre |
- Lista de faixas
| N.º | Título | Música | Personagem tema | Duração | |
|---|---|---|---|---|---|
| 1. | "Don't Let Me Get Me" | Pink | Carlos | 3:43 | |
| 2. | "Wherever You Will Go" | The Calling | Edu e Clara | 3:25 | |
| 3. | "Never Tear Us Apart" | Joe Cocker | Pedro e Clara | 3:31 | |
| 4. | "Easy 2 Luv" | DJ Memê Vs. Double You | Pedro | 3:16 | |
| 5. | "Cruisin'" | Mr. Jam | Rosana | 3:42 | |
| 6. | "One Day In Your Life" | Anastacia | Amelinha | 3:20 | |
| 7. | "Dancing In The Moonlight" | Toploader | Mariana e Leandro | 3:47 | |
| 8. | "Walk Alone" | The Uglys | Leandro | 3:45 | |
| 9. | "Friends & Family" | Trik Turner | Esmeralda | 3:45 | |
| 10. | "She" | JiveJones | Bruna | 3:20 | |
| 11. | "She's An Angel" | Sun Coast | Baú e Patty | 3:24 | |
| 12. | "Handy Man" | James Taylor | Esmeralda e Nélio | 3:15 | |
| 13. | "Aubrey" | Bread | Edu | 3:31 | |
| 14. | "Agua Y Sal" | Rosario | Rafaela | 3:38 | |
| 15. | "Someone Like You" | Layan | Rafaela e Mateus | 3:27 | |
| 16. | "Objection" | Michael Lorf | Esmeralda e Nélio | 3:31 |
Audiência
[editar | editar código]- Exibição original
O primeiro capítulo da trama teve média de 30 pontos.[10] Marcou recorde de audiência no antepenúltimo capítulo, que foi ao ar em 25 de setembro de 2002. Nesse dia a trama alcançou 42 pontos de média, a maior audiência da novela. Seu último capítulo teve média de 40 pontos, com picos de 44 e 61% de participação.[11] Teve média geral de 30 pontos.[12]
- Reprise
A reprise estreou com 17 pontos e o último capítulo alcançou 28 pontos e 75% de participação, superando as inéditas Malhação, Desejo Proibido e Beleza Pura.[13]
Prêmios e indicações
[editar | editar código]| Ano | Prêmio | Categoria | Indicação | Resultado |
|---|---|---|---|---|
| 2002 | Prêmio Magníficos SP | Melhor Ator Mirim | Pedro Malta | Venceu |
| Prêmio Extra de Televisão | Venceu | |||
| Melhores do Ano | Melhor Ator Revelação | Vladimir Brichta | Venceu | |
| Melhor Ator Mirim | Pedro Malta | Venceu | ||
| 2003 | Prêmio Contigo! de TV[14] | Melhor Novela | Emanuel Jacobina | Indicado |
| Melhor Autor | Indicado | |||
| Melhor Atriz | Adriana Esteves | Indicado | ||
| Melhor Ator | Fábio Assunção | Indicado | ||
| Melhor Atriz Coadjuvante | Ângela Vieira | Indicado | ||
| Melhor Ator Coadjuvante | Vladimir Brichta | Venceu | ||
| Melhor Ator Cômico | Venceu | |||
| Melhor Ator Infantil | Pedro Malta | Venceu | ||
| Melhor Diretor | Ricardo Waddington e Rogério Gomes | Indicado | ||
| Melhor Par Romântico | Helena Ranaldi e Fábio Assunção | Indicado | ||
| Melhor Cenário de Novela | — | Indicado | ||
| Prêmio Austregésilo de Ataíde | Destaque do Ano | Pedro Malta | Venceu |
Referências
- ↑ a b «Coração de Estudante». Teledramaturgia.com.br. Consultado em 21 de outubro de 2016. Cópia arquivada em 10 de março de 2016
- ↑ Keila Jimenez (31 de outubro de 2001). «Globo estica 'A Padroeira' por um mês». Observatório da Imprensa. Consultado em 30 de julho de 2013. Arquivado do original em 3 de dezembro de 2017
- ↑ a b c d e «Coração de Estudante». Teledramaturgia. Consultado em 30 de julho de 2013. Arquivado do original em 25 de janeiro de 2014
- ↑ «Coração de estudante ganha novo personagem». Folha de Londrina. 28 de maio de 2002. Consultado em 8 de março de 2020
- ↑ «Helena Ranaldi quebra o nariz em gravação». Diário do Grande ABC. 10 de setembro de 2002. Consultado em 2 de setembro de 2021
- ↑ «Classificação indicativa». Ministério da Justiça. Consultado em 22 de dezembro de 2014
- ↑ «Globo vai exibir novela com Fábio Assunção e Helena Ranaldi». Holofote. 3 de julho de 2021. Consultado em 27 de novembro de 2021
- ↑ colunista, GABRIEL VAQUER (2 de novembro de 2021). «Viva vai reprisar Coração de Estudante em 2022». Notícias da TV. Consultado em 2 de novembro de 2021
- ↑ «Lançamentos de julho no Globoplay». Globo Imprensa. 30 de junho de 2023. Consultado em 30 de junho de 2023
- ↑ «Coração de Estudante: Novo folhetim das seis estreia com compromisso de superar crise de audiência do horário». Isto É. 4 de março de 2002. Consultado em 10 de março de 2015
- ↑ «Coração de Estudante termina com 40 pontos no ibope». Babado IG. 27 de setembro de 2002. Consultado em 10 de março de 2015
- ↑ Ricardo Feltrin (18 de setembro de 2008). «Ibope de novelas desaba na Globo; veja a queda». Consultado em 11 de junho de 2010.
Coração de Estudante -30
- ↑ «Confira a audiencia das emissoras no final de semana». Notícias da tv brasileira. 5 de maio de 2008. Consultado em 10 de março de 2015
- ↑ «Confira todos os vencedores do Prêmio Contigo!». Babado. 20 de maio de 2003. Consultado em 2 de outubro de 2011
Ligações externas
[editar | editar código]- «Página oficial»
- «Coração de Estudante». no Memória Globo



