Bambuluá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde janeiro de 2010). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Bambuluá
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero
Duração 30 minutos
Criador(es) Roberto Talma
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Câmera Multicâmera
Roteirista(s) Cláudia Souto
Júlio Iglesias
Cláudio Lobato
Mariana Mesquita
Chico Soares
Toni Brandão
Mariana Caltabiano
Narrador(es) Cláudio Galvan
Elenco
Tema de abertura "Bambuluá", Lenine
Tema de encerramento "Bambuluá", Lenine
Exibição
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 9 de outubro de 200021 de dezembro de 2001
N.º de temporadas 2
N.º de episódios 315
Cronologia
Programas relacionados TV Globinho

Bambuluá é uma telenovela infantil brasileira produzida pela Rede Globo, que estreou em 9 de outubro de 2000 e terminou em 21 de dezembro de 2001. Era exibida de segunda a sexta, no horário de 9h30 da manhã.[1] A primeira temporada ficou no ar entre 9 de outubro de 2000 e 9 de maio de 2001 – quando os Cavaleiros do Futuro passam de crianças para adolescentes – e a segunda temporada entrou no ar no dia seguinte, em 10 de maio, permanecendo até 21 de dezembro de 2001. Uma ideia de Roberto Talma, a história é vagamente inspirada no conto A Princesa de Bambuluá, de Câmara Cascudo. Foi o último programa infantil de Angélica, que após seu fim abandonou a carreira direcionada ao público infanto-juvenil.

Protagonizada por Angélica, interpretando ela mesma, e por Pedro Vasconcelos, no papel de Bruck, a atração conta a história dos Cavaleiros do Futuro, protetores de Bambuluá, também chamada de Cidade dos Sonhos, que combatiam o Senhor Dumal e seus comparsas de Magush, a Cidade das Sombras. A principal intenção do Senhor Dumal é invadir e dominar a cidade de Bambuluá para se vingar do Mago Tchilim, que o criou e contra o qual se revoltou. Os habitantes de Bambuluá são chamados de sonhonhocas, e os de Magush são denominados sombrios. A gangue de adolescentes de Magush, liderada pelo inescrupuloso Morcegão, é a principal inimiga dos Cavaleiros do Futuro, cujo líder é o jovem Deco.[2]

Produção[editar | editar código-fonte]

Com sua estreia adiada por várias vezes, Bambuluá marcou o retorno de Angélica com um infantil matinail na Rede Globo, Quatro meses após o fim de seu programa anterior, Angel Mix.[3] A cidade cenográfica possuía 3 mil m², e chegou a ser aberta para a visitação do público, ao estilo de um parque temático.[4] Com a carência de índices positivos de audiência, as sete crianças intérpretes dos Cavaleiros do Futuro foram substituídas por adolescentes, no intuito de atrair o público jovem com assuntos se seu interesse.[3] Na história, os jovens seriam o resultado de uma transformação concedida pelo Cristal.

O programa lançou a TV Globinho, inicialmente como um de seus quadros, e era localizada na cidade. Apesar de Angélica interpretar várias de suas canções no decorrer da trama, Bambuluá possui apenas duas músicas em sua trilha sonora; o tema dos Cavaleiros do Futuro, além da música-tema interpretada por Lenine. Yuri Jaimovich, que viveu Rafael na primeira fase da novela, já trabalhava com Angélica no programa Angel Mix, interpretando um personagem de mesmo nome. A cidade cenográfica da novela ocupava antes os sets do Tropical Tower Shopping, de Torre de Babel. No dia 11 de Setembro de 2001, às 09h45, um episódio da novela foi interrompido pelo plantão da Globo para anunciar o ataque às torres gêmeas do World Trade Center.

Produtos[editar | editar código-fonte]

A empresa de gomas de mascar Buzzy também lançou um álbum de figurinhas com Angélica e os personagens, as quais eram encontradas nos chicletes da marca, que virou febre entre o público infanto-juvenil que assistia a trama. Também a bala mastigável da Garrafinha, no sabor groselha; e o divertido pirulito Iscavoka Iscavoka, no sabor amora, que deixava a língua azul por alguns momentos.

11 de setembro[editar | editar código-fonte]

No fatídico 11 de setembro de 2001 Bambuluá foi interronpido pelo Plantão Globo. De acordo com a programação da Globo divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo naquele dia, o programa "Bambuluá com Angélica" começou às 09h30, logo após o "Mais Você". Na época, a "TV Globinho" era apenas um quadro dentro do programa da loira, e começava a ir ao ar por volta das 10h30. Normalmente, a atração começava com Angélica e os heróis "Cavaleiros do Futuro". A Globo deu seu primeiro plantão, com Carlos Nascimento, às 09h45. Ele só informou, rapidamente, que um avião havia se chocado com o WTC, ficou cerca de quatro a cinco minutos no ar e depois voltou a programação normal. No entanto, por volta de 10h, pouco antes do segundo avião se chocar, toda a programação foi interrompida, e o "Bambuluá" foi cancelado - consequentemente a "TV Globinho" também. Esse dia marcaria a estreia do anime "Dragon Ball Z" na Globo, após dois anos de sucesso nas tardes da Band. Entraria no ar às 11h30, completando o trio de atrações com os também queridos pelas crianças Digimon 2 e Power Rangers na Galáxia Perdida que haviam estreado em julho na atração, como novidades para as férias escolares. Desmistificando a lenda: "Dragon Ball Z" não foi interrompido pelo plantão de 11 de setembro de 2001, como muitos dizem, porque ele sequer chegou a ser exibido.

Enredo[editar | editar código-fonte]

A cantora e apresentadora Angélica é convidada à inauguração da Lona Musical Passarim, na cidade de Bambuluá. Na rota, ela é cercada por uma gangue de motoqueiros e salva por um grupo de sete crianças super-heroínas. Ela é levada por eles à cidade e acaba descobrindo um lugar repleto de sonhos e magia. Bambuluá é cercada por barreiras de proteção e guardada por um cristal mágico que impede os habitantes da cidade vizinha (a sombria Magush) de invadí-la. Os habitantes, simpáticos, são conhecidos como sonhonhocas. Os super-heróis se revelam ser os Cavaleiros do Futuro, guardiões da cidade e do Cristal. Outrora crianças comuns, elas o encontraram durante uma escavação nas proximidades da cidade, sendo eleitas por ele como suas protetoras, e concedendo a cada uma um poder distinto. Cada Cavaleiro corresponde a uma cor do arco-íris. Os mentores do grupo são o mago Tchilim e seu fiel mascote Dubem. No decorrer da luta contra o mal, os Cavaleiros chegam a evoluir, se tornando adolescentes. Seus principais inimigos são os Cavaleiros das Trevas, adolescentes da vizinha Magush liderados por Morcegão, que visam tomar a cidade e o Cristal. A gangue atua sob as ordens do perverso Dumal, que também possui como seguidor fiel o belo androide Bruck. Dumal possui como conselheira a misteriosa Mulher do Espelho.

Angélica se vê em meio a uma batalha entre o bem e o mal, e aos poucos vai aquecendo o coração frio de Bruck. Os dois vivem um romance proibido até ele mudar de lado definitivamente. A luta dos Cavaleiros é incrementada quando a Mulher do Espelho ganha vida, tornando-se uma peça-chave na vitória do bem. Destruindo o Coração que um dia pertencera ao Senhor Dumal antes dele o abandonar, os Cavaleiros do Futuro conseguem vencê-lo. Os Cavaleiros de Magush, assim como os demais seres das trevas (incluindo Dumal), são exilados em outra dimensão, jurando vingança. Morcegão consegue a redenção e o Cristal o transforma no oitavo Cavaleiro do Futuro, o Cavaleiro Branco.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Temporadas

(2000–01)

(2001)
Angélica Angélica
Pedro Vasconcelos Bruck
Thierry Figueira Árion
Cláudio Galvan Mago Tchilim (voz)
Dubem (voz)
Dumal (voz)
Bernardo Marinho Roberto Vasconcellos (Deco) / Cavaleiro Vermelho
Rafael Rocha
Louise Peres Talita Amaral (Tatá) / Cavaleira Amarela
Ana Carolina Dias
Camille Moritz Renata Vilela (Renatinha) / Cavaleira Violeta
Gabriela Lebron
Jefferson Nascimento Cláudio Fortunato (Cacau) / Cavaleiro Azul
André Luiz Miranda
Nathália França Gabriela França (Gabi) / Cavaleira Lilás
Railane Borges
Sérgio Vieira Rodrigo Alves / Cavaleiro Verde
Caio Baldini
Yuri Jaimovich Rafael Gonçalves / Cavaleiro Laranja
Rodolfo Saraiva
Gabriel Azevedo Plínio
Juliana Knust Profª. Amanda
Anderson Müller Serapião Amaral
Íris Bustamante Stela Vasconcellos
Dill Costa Augusta Fortunato
Cosme dos Santos Prefeito Teobaldo
Antonio Pedro Haroldo Gonçalves (Vovô)
Matheus Saulo Neném
Bruno Pereira Morcegão / Cavaleiro Cinza Grafite
Alan Pontes Assombroso / Cavaleiro Negro
Bianca Liberatore Viperina / Cavaleira Cinza Tempestade
Joana Estrella Trevinha / Cavaleiro Cinza Tungstênio
Stephanie Carrelira Nefasta / Cavaleira Cinza Nublada
Tathiane Campos Daninha / Cavaleira Cinza Fumaça
Otávio Carvalho Medonho / Cavaleiro Cinza Chumbo
Giovane Correa Pesadelo / Cavaleiro Cinza Bueiro
Yuri Xavier Bad Tripa
Giovanna Ribeiro Suka
Sarah Maciel Sacerdotisa Clárian
Elida Muniz Xereta
Guilherme Vieira Prego
Charles Emmanuel Escova
Vivian Weyll Jujuba
Edmundo Albrecht Matraca
Flavia Aloy Minhoca
Tayna Silva Pipoca

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Angélica — Guardiã do amuleto de 7 cores.
  • Tchilim — Mago imortal, sábio e mentor dos Cavaleiros do Futuro.
  • Senhor Dumal — Vilão principal da história.
  • Dubem — Ser virtual criado por Tchilim e amado por ele como um filho.
  • Bruck — Androide e fiel servidor do Senhor Dumal.
  • Cavaleiros do Futuro - São os defensores de Bambuluá.
  • Serapião — Dono da "Biscoiteca".
  • Augusta — Mulher do prefeito Teobaldo e mãe de Cacau.
  • Teobaldo — Prefeito Teobaldo e pai de Cacau.
  • Stela - Florista e mãe de Deco.
  • Amanda — É a professora da cidade e desperta a curiosidade das crianças para o mundo. Trocou de corpo com a vilã Nefasta temporariamente.É irmã de Gabi
  • Vovô — É o avô de Rafael.
  • Plínio — É o mal infiltrado em Bambuluá.
  • Neném — Não é um bebê comum. Conversa com o cão Mascote e assume um papel importante na luta contra o mal.
  • Morcegão - Menino sombrio que se apaixona pela Cavaleira Violeta, Renatinha. Após se redimir, é nomeado Cavaleiro Branco.
  • Assombroso - Menino sombrio e inescrupuloso de Magush.
  • Clárian — É a Sacerdotisa de Magush, e filha da Mulher do Espelho.

Equipe[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Globo estréia nova programação infantil». Estadão. 3 de outubro de 2000. Consultado em 12 de junho de 2016. 
  2. «Globo tenta salvar Angélica com 'Bambuluá'». Diário do Grande BC. 3 de outubro de 2000. Consultado em 12 de junho de 2016. 
  3. a b «Título ainda não informado (favor adicionar)». www.dpnet.com.br 
  4. «Título ainda não informado (favor adicionar)». www.estadao.com.br