Passa ou Repassa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Passa ou Repassa
Logotipo usado entre 1999 e 2000 e nas reprises de 2004
Informação geral
Formato Game show
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Apresentador(es) Silvio Santos
Gugu
Angélica
Celso Portioli
Exibição
Emissora de televisão original Brasil SBT
Transmissão original 1987 - 2000
2013 - 2016
2018 - presente
Cronologia
TV Animal

Passa ou Repassa é um programa de auditório, do tipo game show que estreou em 1987 no SBT, sob o comando de Silvio Santos.

O programa é inspirado no programa norte-americano Double Dare, de 1986. Além de Silvio Santos, Gugu, Angélica e Celso Portiolli apresentaram o programa.

Formato[editar | editar código-fonte]

No programa, dois times de pessoas participam de um quiz com perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais. Primeiramente é realizada uma prova que define qual das equipes participantes começa respondendo as perguntas. Se a equipe que começar jogando não souber responder pode "passar" a pergunta para a dupla adversária, se esta também não souber pode "repassar" a pergunta, se ninguém souber responder, um dos times tem de "pagar" participando de provas físicas bem malucas que valem pontos no placar. A cada resposta certa a equipe acumula pontos no placar geral, mas quando uma das equipes erra a resposta de alguma pergunta ela perde todos os pontos e passa o direito de resposta para a equipe adversária. Na última parte, é realizada a Gincana Final, um circuito com provas repletas de obstáculos. A equipe que cumprir todas as provas em menos tempo vence a gincana e dobra a sua pontuação. A equipe que acumular mais pontos é a campeã e recebe o troféu de campeão do programa, além de outros prêmios.

História[editar | editar código-fonte]

1ª Fase: 1987 - 1994[editar | editar código-fonte]

O Passa ou Repassa estreou no SBT em 1987, como um quadro do Programa Silvio Santos e intitulado Passe ou Repasse. Nessa fase inicial, duas duplas de crianças (representando suas respectivas escolas), sob o comando de Silvio Santos, participavam de várias provas e, ao passo que conseguiam concluí-las, acumulavam prêmios, que a equipe ganhadora levaria para casa. Eram em geral: jogos de tabuleiro, rádios de pilha, relógios de pulso, panelas de pressão, gravadores, máquinas de escrever, videogames e bicicletas.

No ano seguinte, em 1988, a atração passou a ser apresentada por Gugu Liberato, ainda dentro do Programa Silvio Santos. A partir de 1989, o formato ganhou a brincadeira da “Torta na Cara". A partir de 1991, o programa passou a ser feito apenas com famosos e suas famílias. O programa saiu do ar em 1994, porém voltou no ano seguinte sob o comando de Angélica.

2ª Fase: 1995 - 1997[editar | editar código-fonte]

Em 1995, o Passa ou Repassa se tornou independente e passou a ser exibido de segunda a sexta, comandado por Angélica. Nessa época a disputa era entre estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior. Em maio de 1996, com a ida de Angélica para a Rede Globo, o programa passou a ser conduzido por Celso Portiolli, que iniciava sua carreira como apresentador. Com Portiolli, o programa mesclou edições diárias semanais, com artistas ou estudantes, nos sábados ou domingos.[1] A atração ficou no ar até março de 1997.

3ª Fase: 1999 - 2000[editar | editar código-fonte]

Em 1999, o programa voltou trazendo crianças para a competição. Os pontos ganhos eram convertidos em dinheiro. Celso Portiolli deveria responder a uma questão formulada pelas crianças. Se não soubesse a resposta, levava uma tortada na cara. O programa deixou de ser exibido em 2000, durante o mês de agosto, porém a partir de 18 de maio de 2004, o programa voltou ao ar, com as reprises de 2000.[2]

4ª Fase: 2013 - 2016[editar | editar código-fonte]

Em maio de 2013, foi anunciada a volta da atração, que passou a ser um quadro do programa Domingo Legal, comandado por Celso Portiolli.[3] Estreado no dia 7 de julho de 2013, o formato da atração foi mantido, consistindo em uma disputa entre duas escolas, passando por várias provas de agilidade e conhecimentos gerais, incluindo a tradicional Torta na Cara. Na nova versão, os participantes levam prêmios em dinheiro, tablets e o "cara limpa", aquele que não levar nenhuma tortada na cara, fatura um smartphone. A escola campeã faturava uma TV e um Home Theater.[4]

Depois de alguns anos de hiato, a atração voltou como quadro do Domingo Legal em 2013, ainda sob apresentação de Celso Portiolli. Inicialmente, o programa era realizado com escolas e gravação prévia (como nos anos 90), mantendo as mesmas provas e a mesma estrutura; no entanto, o formato foi logo adaptado para o programa ao vivo e passou a ser realizado no palco, com celebridades e, muitas vezes, entrelaçando outros quadros. Devido a reformulação do Domingo Legal e ao desgaste, o quadro Passa ou Repassa foi ao ar pela última vez no dia 1º de maio de 2016, com o elenco da novela Cúmplices de um Resgate.[5]

5ª Fase: 2018 - presente[editar | editar código-fonte]

A pedido do público nas redes sociais, o quadro Passa ou Repassa voltou ao programa Domingo Legal a partir do dia 25 de março de 2018 com novo cenário, mas mantendo o formato anterior.[6]

Apresentadores[editar | editar código-fonte]

Ano Apresentador
1987 - 1988 Silvio Santos
1988 - 1994 Gugu Liberato
1994 - 1996 Angélica
1996 - 2000 Celso Portioli
2013 - 2016
2018 - presente

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Geralmente com estudantes competindo (uma fase com alunos do Ensino Fundamental, outra com alunos do Ensino Médio, e outra com alunos do Ensino Superior), o programa já teve outras versões tendo como concorrentes famílias rivais, artistas e jogadores de futebol.
  • Com Gugu, o programa virou febre nacional, graças ao quadro "Torta na Cara". Diversos artistas, jogadores de futebol e alunos do ensino médio disputaram a competição no período em que Gugu apresentou entre os anos de 1988 a 1994. O último programa com a responsabilidade de Gugu Liberato foi ao ar no dia 14 de agosto de 1994.
  • A frase "A resposta está e..." (exata ou errada) que era usada para fazer suspense e dava emoção após algumas das respostas dos participantes foi criada por Gugu Liberato. Angélica e Celso Portiolli também usavam essa frase que se tornou uma das marcas registradas do programa.
  • Após se transferir para a emissora no final de 1993, Angélica assume o programa no dia 6 de março de 1995, sendo exibido diariamente, no final das tardes, em diversos horários. O programa, geralmente, ganhava da Globo no horário, o que despertou o interesse da emissora carioca que a contratou. O último programa com a apresentadora foi levado ao ar no dia 25 de abril de 1996. Nessa época a disputa era entre alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior representando as cores amarela e verde. Na versão atual, as escolas participantes são representadas pelas cores amarela e azul.
  • Antes de virar apresentadora titular, Angélica, ainda sendo contratada da Rede Manchete, participou junto com os seus bailarinos Angelicos da atração, como competidora.
  • Juliana Silveira, que na época fazia parte das Angelicats, foi um das assistentes de palco em 1995 e ficou ate 1996 quando foi para a Rede Globo junto com Angélica.
  • Celso Portiolli estreou no SBT como apresentador do Passa ou Repassa no dia 29 de abril de 1996.
  • Paola Oliveira foi uma das assistentes de palco do programa: ficou de 1999 até 2000. Juntamente com ela dançavam dois Assitentes de Palco, Bruno e Kleliton. Após a saída do Kleliton, que foi para o Guerra é Guerra, foi substituído pelo garoto prodígio dos anos 80 Klaus Lee do ZYB Bom.
  • Com Celso Portiolli, o programa teve várias fases com alunos do Ensino Fundamental e Médio, e também com artistas, entre os anos de 1996 a 2000. O programa deixou de ser exibido em 2000, por volta do mês de agosto.
  • Em alguns programas, vários convidados especiais participavam das competições. Já passaram pelo game show: Paquitas, Latino, Exaltasamba, o elenco da 1ª versão de Chiquititas, do Disney Cruj, o conjunto musical feminino Banana Split entre outros. Na segunda edição desta nova versão, os elencos de Carrossel e da segunda versão da novela Chiquititas e da série Patrulha Salvadora já estiveram presentes.
  • Por vezes acontece de uma das equipes ou duplas realizar as provas da Gincana Final em menos tempo do que a dupla adversária, dobrar a sua pontuação e mesmo assim não faturar o troféu de campeão, já que a equipe adversária tinha acumulado mais pontos durante o jogo.
  • Em toda a história do Passa ou Repassa apenas duas vezes a competição terminou empatada: na temporada 2000, os alunos que representavam as escolas participantes (Padre Anchieta x Cosec) terminaram com o mesmo número de pontos e ambas foram declaradas campeãs. Em 2015, as duas equipes de atores e atrizes também empataram a pontuação mas desta vez houve um desempate com um membro de cada equipe jogando dados gigantes para definir a equipe vencedora.
  • Durante um programa em que competiam Gian e Giovani (acompanhados dos backing vocals) e a turma do Programa do Ratinho, em 1999, Celso acabou recebendo tortada dos próprios participantes e de parte da plateia. As tortadas foram tão fortes que as gravações tiveram de ser interrompidas por alguns minutos para que ele trocasse de roupa.
  • Em setembro de 1999, retorna a fase com a participação de crianças e dessa vez com a alteração dos pontos por reais, consequentemente, a diminuição de um dígito na pontuação. O quadro "Torta na Cara" nesta época também foi alterado, passando o bloco todo valer 100 reais; antes, cada tortada valia 500 pontos.
  • Na versão com crianças, o próprio apresentador propôs que, se respondesse errado uma pergunta a ser escolhida pelo time vencedor no quadro, ele levaria também uma torta na cara. E quem não levava tortadas ganhava como premio uma bicicleta de 18 marchas.
  • Em 5 de agosto de 2000, Celso Portiolli anunciou que no dia 13 de agosto o Passa ou Repassa voltaria a ser exibido aos domingos e com os artistas. No entanto, como era de praxe na época, a emissora cancelou a exibição do programa em cima da hora (aquele era o último programa da temporada e o Passa ou Repassa só voltaria ao ar no domingo dia 7 de julho de 2013)
  • No segundo semestre do ano de 2004, diversas reprises do programa da fase com Celso Portiolli foram exibidas pelo SBT.
  • O "Torta na Cara" ganhou uma nova versão intitulada "Pergunta Torta" no programa Angel Mix, e "Hora do Recheio" no quadro Vídeo Game, ambas da Rede Globo e apresentados por uma de suas ex-apresentadoras Angélica.
  • Em 2 de junho de 2013 Celso Portiolli disse que em meados de junho o "Passa ou Repassa" voltaria, mas como quadro do Domingo Legal.
  • Em homenagem ao aniversário de Celso Portiolli, em 2 de junho de 2013 o apresentador da Rede Bandeirantes Danilo Gentili, esteve no programa, e o quadro Torta na Cara foi relembrado entre os dois e também foi relembrada a prova da Batata no Alvo.
  • No dia do retorno do programa, a hashtag #PassaOuRepassa ficou em primeiro lugar entre os assuntos mais comentados do Brasil no Twitter.
  • No dia 30 de março de 2014 houve a primeira transmissão do programa ao vivo. Mas o formato foi alterado, participaram naquele dia o elenco do programa The Noite com Danilo Gentili. O formato durou por algumas semanas com o nome "Passa ou Repassa - Batalha dos Artistas", aonde outros quadros do Domingo Legal foram incorporados. Entretanto, os resultados de audiência não foram satisfatórios e assim o formato durou algumas semanas e no dia 18 de maio do mesmo ano ele retornou ao formato original e gravado. Neste dia, Celso Portiolli não soube responder uma pergunta e recebeu tortadas dos convidados que participaram.
  • A versão ao vivo do programa retornou ao ar em 28 de junho, entretanto com o formato alterado.
  • No dia 6 de Maio de 2018, o jornalista Cassius Zeilmann sofreu um acidente após escorregar no palco enquanto realizava a prova final, e logo depois ele deixou o palco e foi atendido por médicos de plantão. O incidente aconteceu logo após uma guerra de tortas que teve início após o comediante Danilo Gentili dar uma tortada em Rachel Sheherazade, âncora do SBT Brasil. Como resultado, Cassius levou cinco pontos no rosto.[7]

Provas[editar | editar código-fonte]

Nome Descrição No Ar
Prova da Agulha Passar a linha na agulha, com os olhos vendados Sim
Prova do Basquete Com os Pés Chutar uma bola de uma cesta para outra Sim
Prova da Batata no Alvo Acertar o alvo para derrubar o parceiro na piscina Sim
Prova do Cadeado Abrir os cinco cadeados e liberar os balões Sim
Prova do Cortador de Grama Estourar as bexigas do tapete com um cortador de grama Sim
Prova da Gorda Acertar as cestas nos peitos da gorda Sim
Prova do Mata Moscas Matar todas as moscas com uma mão gigante Sim
Prova do Parafuso Parafusar três roscas Sim
Prova do Pica-Pau Estoure todos os balões com o capacete de pica-pau Sim
Prova do Relógio Colocar os algarismos romanos e arábicos na sequência correta Sim
Prova da Sala de TV Acertar os alvos e derrubar pipoca e refrigerante nos parceiros Sim
Prova do Tijolo Com sincronismo, jogar o saco de areia para o tijolo subir, pegar 3 Sim
Túnel de Elásticos Passe por um percurso embaraçado e estoure todas as bombas Sim
Basquete de Guarda Chuva Jogue guarda chuvas em uma cesta de basquete, e acerte o aro Sim
Raquetada Na Parede Acerte a bolinha no buraco feito na parede Sim
Prova Do Golfe Acerte a bolinha no buraco Sim
Batata no Nariz Acerte a batata no nariz do personagem Sim
Tiro ao Alvo Estourar todos os balões Sim

Antigas

  • Abelhinha - Estourar 4 balões com o capacete da Abelhinha;
  • Prova da Cabine de Espuma - Acertar a chave para sair de dentro da cabine de espuma;
  • Prova do Caminho - Fazer todo o circuito ficando firme em cima da cor escolhida, se pisar errado afunda e volta para o começo;
  • Prova do Hot-Dog - Um partipante deita do carro de pão e o parceiro o molha com maionese, mostarda e ketchup;
  • Prova do Liquidificador - Mergulhar no Liquidificador de Bolinhas de sair pela porta;
  • Prova dos Obstáculos - Passar pelos obstáculos e encontrar a medalha;
  • Prova do Paladar
  • Prova da Salada - Fazer uma salada russa na cabeça do parceiro e tomar um banho de molho;
  • Prova da Rampa - Subir numa rampa lisa, e puxar 4 baldes com tinta;
  • Prova do Tato - Descubra os objetos através do tato;
  • Prova do Tiro nos Patos - Derrube todos os patos;
  • Laranja de espumas - Espremer a laranja até a linha vermelha do copo;
  • Escada sem degraus - Por os degraus na escada, subir e descer;
  • Sapo - Acerte 3 moscas na boca do sapo;
  • Derruba os bandidos - Derrube os 3 bandidos;
  • Tiro à maçã - Acerte a maçã e suje a parceira;
  • Pântano - Rasteje e encontre 3 cobras;
  • Tubulação - Entre nos tubos e passe por partes lisas, com bexigas;
  • Corda com Bananas - Tire todas as bananas e ponha-as no cesto;
  • Macarronada - Faça uma macarronada na cabeça do parceiro;
  • Bombeiros - Suba pela rampa (ou pela escada) e desça pelo cano (ou pelo escorregador);
  • Panqueca na tábua - Passe pela panqueca rosa;
  • Teia de aranha - Suba na teia e derrube as 3 aranhas;
  • Boliche humano - Acerte todos os bonequinhos;
  • Monstro marinho - Mergulhe na boca do monstro e passe por todos os tentáculos;
  • Cachoeira de espuma - Mergulhe na cachoeira e encontre a medalha;
  • Roda - Entre na roda e corra até o fim da pista;
  • Prova do basquete - O jogador tem que acertar uma bola na cesta, que está posta em uma cadeira de balanço;
  • Bicicleta - O jogador tem que pedalar e o outro parceiro tem que pegar o líquido e colocar dentro do balde até atingir a linha vermelha;
  • Bicicleta Ergométrica - Os jogadores terão que pedalar até a luz atingir a marca com o número 5;
  • Pizza - Os jogadores tinham que fazer uma pizza terminando sujos de molho de tomate e catupiri;
  • Dálmatas - Acertar 3 pintas em cada dálmata;
  • Rolo compressor - Passar no meio de um;
  • Milk Shake - A dupla tem que entregar através de um capacete com uma bandeja dois milk shakes para dois torcedores da sua equipe;
  • Chopp - Encher o canecão ate a linha vermelha, sendo que a espuma não vale;
  • Pau de Sebo - Dois jogadores batalham em cima do pau de sebo e o primeiro que caía de cima do pau de sebo, perdia.
  • Balão - Os jogadores tinham que segurar um balão e falar no microfone tudo que tinha a ver com o tema que o apresentador dava (por exemplo: nomes de novelas), ao mesmo tempo que o balão ia enchendo aos poucos, quem estivesse com a bexiga na mão no momento em que ela estourasse, perdia.
  • Prova do Professor - Essa prova ficou menos tempo no ar, pois foi introduzida nos últimos episódios no ano 2000, a prova consiste de um professor de cada equipe ficasse dentro de um tubo de acrílico e Celso Portiolli fazia uma pergunta, se a dupla acertasse o tubo do adversário encheria de água caso errasse o tubo da própria escola que encheria, ganhava quem colocasse o professor inteiro na água.

Referências

  1. «O Dia na História (30/04/1996): Celso Portiolli faz sua primeira gravação como apresentador no SBT». Sbtpédia. 30 de abril de 2015. Consultado em 8 de outubro de 2016. 
  2. «Passa ou Repassa reestréia no SBT». Babado Ig. 17 de maio de 2004. Consultado em 8 de outubro de 2016. 
  3. «SBT ressuscita "Passa ou Repassa" como quadro do "Domingo Legal"». F5. 3 de maio de 2013. Consultado em 8 de outubro de 2016. 
  4. «Game show Passa ou repassa vira quadro do Domingo Legal». Estrelando. 5 de julho de 2013. Consultado em 8 de outubro de 2016. 
  5. «"Passa ou Repassa" deve deixar definitivamente o "Domingo Legal" – TV Foco». TV Foco - Audiência da TV, Notícias da TV e Famosos. 5 de maio de 2016. Consultado em 6 de maio de 2016. 
  6. «ALERTA DE SPOILER! NOVO CENÁRIO DO PASSA OU REPASSA É REVELADO - SBT». Sbt - Sistema Brasileiro de Televisão. Consultado em 22 de março de 2018. 
  7. http://metropolitanafm.com.br/novidades/famosos/apresentador-do-sbt-leva-cinco-pontos-apos-acidente-no-domingo-legal

Ligações externas[editar | editar código-fonte]