Patrulha Salvadora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Patrulha Salvadora
Informação geral
Formato Série
Gênero Aventura
Fantasia
Duração 123 min.[1]
Criador(es) Íris Abravanel
País de origem Brasil Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Reynaldo Boury
Ricardo Mantoanelli
Elenco Jean Paulo Campos
Larissa Manoela
Thomaz Costa
Maísa Silva
Guilherme Seta
Nicholas Torres
Gustavo Daneluz
Fernanda Concon
Léo Belmonte
Stefany Vaz
Tema de abertura "Patrulha Salvadora", por Elenco
Exibição
Emissora de televisão original Brasil SBT
Brasil FOX
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 11 de janeiro de 201424 de janeiro de 2015[2][3]
N.º de temporadas 4
N.º de episódios 52 + 2 especiais (lista de episódios)
Cronologia
Último
Carrossel
Próximo
Programas relacionados Carrusel

Patrulha Salvadora é uma série de televisão brasileira produzida pelo SBT, cuja exibição original ocorreu entre 11 de janeiro de 2014 e 24 de janeiro de 2015.[2][3] Escrita por Íris Abravanel, com direção-geral de Reynaldo Boury, foi um spin-off na telenovela brasileira Carrossel, de mesma autoria que, por sua vez, foi baseada na obra de Valentín Pimstein, Carrusel, refilmagem de Jacinta Pichimahuida, la Maestra que no se Olvida, criada por Abel Santa Cruz.

A série contou com parte do elenco infantil da telenovela, entre eles Jean Paulo Campos, Larissa Manoela, Thomaz Costa, Maísa Silva, Guilherme Seta, Nicholas Torres, Gustavo Daneluz, Fernanda Concon, Léo Belmonte e Stefany Vaz.

Após seu fim, a série foi reapresentada do dia 31 de janeiro a 28 de fevereiro de 2015, com 5 episódios selecionados aleatoriamente pelo SBT. A série foi reprisada de 30 de março a 25 de abril de 2015 de segunda à sábado, sendo exibidos apenas 24 episódios em razão da baixa audiência.[4][5]

A série conta uma história diferente sem quaisquer ligação com a novela original, tanto que os fatos ocorridos em Patrulha Salvadora não se coincidem com a novela Carrossel, fazendo assim Patrulha Salvadora não ser canônico.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Em 1989, Valentín Pimstein escreveu Carrusel, refilmagem da trama argentina escrita por Abel Santa Cruz em 1966, Jacinta Pichimahuida, la Maestra que no se Olvida, baseada de uma tirinha.[6] O romance mexicano, protagonizado por Gabriela Rivero, produzido pela Televisa e exibido pelo El Canal de las Estrellas, ganhou um grande êxito e foi exportada para outros países.[7] Mais tarde, surgiram outras versões da obra: Carrusel de las Américas (1992) e ¡Vivan los niños! (2002).[8] Após o SBT exibir Carrusel entre 20 de maio de 1991 e 21 de abril de 1992,[9] um novo remake da mesma história começou a ser produzido pela mesma emissora anos depois.[10] Carrossel foi exibida originalmente de 21 de maio de 2012[11] a 26 de julho de 2013,[12] obtendo um enorme sucesso, oscilando uma média de 12,3 pontos no Ibope[13] e lucro de 100 milhões de reais com produtos licenciados.[14]

Após o anúncio da produção de um desenho animado,[15] foi comunicado o início do projeto de uma série cujos personagens da telenovela teriam superpoderes. Patrulha Salvadora seria, então, a primeira série produzida pelo SBT após sete anos, quando foi lançado Meu Cunhado com Ronald Golias.

Produção[editar | editar código-fonte]

Consoante comentário de diretores da emissora, a série é inspirada no desenho animado de suspense Scooby-Doo, da empresa estadunidense Hanna-Barbera, com crianças aventureiras, um cachorro e crimes misteriosos[16] e "a ideia é manter o perfil dos personagens [com] poderes, que podem ser até imaginários, mas que não deixam de ser dons naturais deles."[17] Cada episódio tem um custo de R$250 mil.[18]

Cenário e caracterização[editar | editar código-fonte]

O cenário de maior parte da série é o quartel-general que serve como uma sala de reuniões para as crianças. Nele, há o computador Júpiter, que monitora a cidade. O vestuário das personagens é semelhante ao da telenovela, sendo que cada um utiliza uma peça relacionada ao uniforme, com tons amarelo e verde. Ainda, o logotipo do grupo é colocado na camisa e acessórios são adicionados conforme a necessidade.[17]

Divulgação[editar | editar código-fonte]

A primeira divulgação de Patrulha Salvadora foi feita no palco do Teleton 2013 em 26 de outubro de 2013, onde três integrantes do elenco da série apresentaram uma pequena prévia da obra.[20] As primeiras prévias começaram a ser veiculadas em 26 de novembro de 2013, com duração aproximada de um minuto. Os teasers mostram a personagem Valéria (Maísa Silva) apresentando o jornal fictício Plantão JK, onde mostra super-heróis salvando a vida de algumas pessoas.[21] O elenco completo dividiu o palco do programa Domingo Legal com o elenco de Chiquititas em 1 de dezembro de 2013.[22]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Os integrantes da Patrulha Salvadora ajudam crianças e animais que precisam de um auxílio, porém desejam amparar situações mais perigosas. Dessa forma, são concebidos com superpoderes necessários para desvendar os crimes na cidade de Kauzópolis.[23] Os planos do grupo são contestados e criticados pela delegada Olívia, a qual trabalha no Extratogésimo Sexto Distrito Policial e é responsável pelos problemas na região, os quais não consegue resolver e são desvendados pelos membros do grupo.[24]

1ª temporada[editar | editar código-fonte]

Nos primeiros episódios a equipe enfrenta vários vilões que causam desordem na cidade de Kauzópolis, ao mesmo tempo que várias crianças desaparecem sendo levadas a uma estranha área. Daniel chega a ser sequestrado, mas depois consegue escapar. Após isso Jorge se revela como vilão por trás disso tudo tentando acabar com a patrulha de várias maneiras ao mesmo tempo que forma uma aliança com os Sete Pecados Generais e com Adriano (ameaçando Chulé, a meia falante de Adriano). No final eles salvam as crianças sequestradas e conseguem invadir a base de Jorge, porém ele consegue escapar.

2ª temporada[editar | editar código-fonte]

Após os fatos ocorridos na primeira temporada, Jorge refaz sua base em um novo esconderijo com a ajuda de Adriano, além de sequestrar a Maria Joaquina e congelá-la para si mesmo (Adriano manda-a para um parque, onde ela é encontrada por Valéria e Davi). Enquanto isso, os Sete Pecados Generais fazem seus ataques em Kauzópolis (depois eles são derrotados pelos patrulheiros). Além disso, Valéria retorna como aliada da equipe.

3ª temporada[editar | editar código-fonte]

Nesta temporada, os patrulheiros irão enfrentar pela primeira vez um supervilão diferente – nas primeiras temporadas os heróis mirins enfrentaram apenas as maldades comandadas por Jorge (Léo Belmonte) -, trata-se de um renomado mágico da cidade de Kauzópolis, Salazar (Marcos Tumura). O novo vilão conta com a ajuda de uma equipe do mal, composta por um Espelho Conselheiro, Ninjas Mágicos e outros vilões que serão contratados pelo mágico ao longo dos episódios. Salazar também é pai da pequena e graciosa Luiza (Bianca Paiva).

Outro acontecimento inesperado é a nova paixão de Cirilo (Jean Paulo Campos), que ficará encantado por Luiza. Essa é a primeira vez que o coração de Cirilo se encanta por uma garota que não seja Maria Joaquina (Larissa Manoela). Acostumada com os gestos de carinho de Cirilo, Maria Joaquina não vai gostar nada dessa história. Um triângulo amoroso estará armado.

Olívia (Noemi Gerbelli), Matilde (Ilana Kaplan) e Jurandir (Carlinhos Aguiar) são demitidos da delegacia do Extratogésimo Sexto Distrito Policial por ineficiência e juntos procuram um novo emprego. Os três, que continuam atrapalhados, acabam sendo contratados para integrar a equipe de jornalistas da redação do jornal Diário de Kauzópolis. Olívia é a diretora de redação, Matilde uma das quatro repórteres e Jurandir é o fotógrafo. O figurino dos três e o cenário da redação do Diário de Kauzópolis também são novos. Ambos seguem o estilo retrô, com tons que vão do rosa, ao lilás e vermelho.

A série também terá participações especiais de dois atores que fizeram parte do elenco da novela "Carrossel". Tratam-se do apresentador do "Bom Dia & Cia", Matheus Ueta, que dará vida ao personagem Katomoto, que é um samurai ninja. A atriz Márcia de Oliveira (que interpretou a faxineira Graça da Escola Mundial em Carrossel), fará uma participação com a personagem de uma agente secreta infiltrada.

Para combater os vilões que colocam Kauzópolis em risco, a "Patrulha Salvadora" permanece a mesma, com nove patrulheiros: Daniel (Thomaz Costa) trabalha com seu "super-QI", Alicia (Fernanda Concon) possui o poder da "velocidade", Mário (Gustavo Daneluz) é um poderoso "encantador de animais", Davi (Guilherme Seta) possui uma excelente "pontaria", Cirilo (Jean Paulo Campos) possui o dom do "coração puro", Maria Joaquina (Larissa Manoela) sempre usa sua "bolsa de utilidades", Jaime (Nicholas Torres) tem o poder da "força", Carmen (Stefany Vaz) é dotada de uma poderosa "visão" e Rabito é o supercão.

Essa nova temporada começa com um misterioso e grande roubo numa joalheria de Kauzópolis, que virá manchete do jornal da cidade. No decorrer da temporada, a magia e os encantamentos de um antigo livro ganharão força. A Patrulha Salvadora terá que entrar em ação.

Logo uma reviravolta na trama acontece, ao ver seu pai sendo derrotado pela Patrulha, Luiza decide se vingar da patrulha e isso a torna a mais nova vilã de Kauzópolis.

4º temporada[editar | editar código-fonte]

Na quarta temporada da série começa com a apoderação do faraó no corpo de Salazar, já do 2º episódio para lá começam "aparecer", ou seja mandados pelo faraó, as dez pragas do Egito, justamente neste episódio 2 começa uma briga entre os patrulheiros e Cirilo.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Thomaz Costa interpreta Daniel, o líder intelectual e fundador do grupo, que é integrado por super-heróis: Cirilo (Jean Paulo Campos), com o poder da bondade; Alícia (Fernanda Concon), com a capacidade da velocidade rápida; Jaime (Nicholas Torres), com uma força anormal; Davi (Guilherme Seta), com uma boa pontaria; Carmen (Stefany Vaz), com o domínio de uma visão incrível; Mário (Gustavo Daneluz), com o domínio do encantamento de animais e Maria Joaquina (Larissa Manoela), com uma bolsa de objetos necessários para desvendar os crimes. Além deles há o Jorge (Léo Belmonte) que nos primeiros episódios tenta entrar para a equipe, mas acaba se tornando vilão no final da primeira temporada.[25]

Olívia (Noemi Gerbelli) é a delegada responsável pelo Extratogésimo Sexto Distrito Policial, na cidade de Kauzópolis. Ela conta com a ajuda da investigadora Matilde (Ilana Kaplan) e do carcereiro e motorista Jurandir (Carlinhos Aguiar). Outros personagens da novela que são introduzidos mais adiante na série são Adriano (Konstantino Atanassopulos), que é cientista do Jorge e também a Valéria (Maisa Silva), namorada do Davi.

Exibição[editar | editar código-fonte]

O primeiro episódio de Patrulha Salvadora foi ao ar no dia 11 de janeiro de 2014, na faixa das 20h30min pelo SBT.[26] A série infanto-juvenil é exibida em um total de quatro temporadas aos sábados, com a classificação indicativa de livre para todos os públicos,[27] e o último capítulo foi ao ar no dia 24 de janeiro de 2015,[3] Depois que acabou, a série foi representada do dia 31 de janeiro a 28 de fevereiro de 2015 com 5 episódios.

A série foi reprisada de 30 de março a 25 de abril de 2015 de segunda a sábado, sendo exibidos apenas 24 episódios em razão da baixa audiência. A reprise começou em 30 de março devido aos bons índices de audiência da reprise de Carrossel que começou no dia 16 do mesmo mês às 21h15. Ao contrário da reprise de Carrossel, a reprise de Patrulha Salvadora acabou tendo baixa audiência e foi retirada do ar antes de completar um mês no ar. Durante o período que ela esteve no ar ela ocupou parte do horário de Chaves sendo substituída também por ele.[4] Desde 16 de abril de 2016, está sendo reprisado pela Fox Brasil.[28]

Conteúdo transmídia[editar | editar código-fonte]

Durante a semana de estreia, internautas lançaram a hashtag #2DiasParaPatrulhaSalvadora no Twitter, sendo que permaneceu em primeiro lugar nos assuntos mais comentados da rede.[1]

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Estreia Original Encerramento Original
1 13 11 de janeiro de 2014 5 de abril de 2014
2 13 12 de abril de 2014 5 de julho de 2014
3 13 12 de julho de 2014 4 de outubro de 2014
4 13 11 de outubro de 2014 24 de janeiro de 2015

Música[editar | editar código-fonte]

A música de Patrulha Salvadora corresponde à trilha sonora da série. Para a distribuição, o SBT fechou uma parceria com a Building Records, que também foi a responsável pelos CDs e DVDs de Carrossel e Chiquititas. Há canções interpretadas por Tihuana, Vivendo do Ócio, Falamansa, Maskavo, Jean Paulo Campos, Cys, Pequeno Cidadão, Nicholas Torres, Gustavo Daneluz, Stefany Vaz e Roberta Tiepo.[29]

CD Patrulha Salvadora[editar | editar código-fonte]

Capa: Todos os Patrulheiros

Patrulha Salvadora
2013 - CD.jpg
Álbum de estúdio de Vários artistas
Lançamento 11 de setembro de 2014 (2014-09-11)
Gravação 2013/2014
Gênero(s) Pop, Rock, Infantil, Country Rock, Folclórico
Duração 41 minutos
Idioma(s) Português
Formato(s) CD, download digital
Gravadora(s) SBT Music (gravadora)
Building Records (distribuidora)
Produção Arnaldo Saccomani, Laércio Ferreira
Certificação Ouro - ABPD
Cronologia de Vários artistas
Último
Patrulha Salvadora: Remixes
Próximo
CD
N.º Título Música Duração
1. "Patrulha Salvadora"   Patrulheiros 02:05
2. "Os Super-Heróis"   Patrulheiros 03:35
3. "Muleke Doido"   Jean Paulo Campos 03:08
4. "Carimbador Maluco"   Tihuana 02:18
5. "Cowboy Fora da Lei"   Nicholas Torres 3:33
6. "Fico Assim Sem Você"   Roberta Tiepo 3:24
7. Sem título     3:02
Duração total:
Minutos

Faixa Bônus "O Carimbador Maluco" - Zuuum - 3:37

Canções não Incluídas[editar | editar código-fonte]

Canções que estiveram presentes na trilha sonora,porém, não estiveram nos CDs

*Cabeça Dinossauro - Titãs (banda) - 2:14

*Cowboy Fora da Lei -Raul Seixas - 3:38

*O Carimbador Maluco - Vivendo do Ócio - 2:14

*Passinho do Volante - Os Leleks - 3:18

Lançamento e repercussão[editar | editar código-fonte]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Alvo de grande divulgação nos dias que antecederam sua estreia,[30] o episódio piloto de Patrulha Salvadora, segundo índices do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, garantiu 7 pontos de média, na Grande São Paulo,[31] dessa forma, conquistou a vice-liderança.[32] Os capítulos seguintes, apesar de conquistarem o segundo lugar, registraram uma queda em relação ao primeiro: 5,[33] 6[34] e 5, respectivamente.[35]

Lançamento e repercussão[editar | editar código-fonte]

Segundo o jornalista e crítico de televisão Maurício Stycer, a série de suspense é "menos didática e professoral e mais bem produzida [que Carrossel] [...] faz uso de efeitos digitais e, a julgar pelo primeiro episódio, tem ótimo ritmo."[31] José Armando Vanucci, da Jovem Pan, comentou a estreia: "tem um bom texto, episódio bem resolvido, ritmo garantido pela edição e mostra o amadurecimento do elenco infantil [da telenovela ...] da novela à série, as crianças avançaram muito na arte da interpretação, um bom sinal na dramaturgia do SBT e reforça o caminho adotado pela direção da emissora em focar no infanto-juvenil para, mais tarde, avançar nos folhetins voltados aos adultos."[36]

Referências

  1. a b «Fãs de Carrossel fazem contagem regressiva para Patrulha Salvadora». Veja. Editora Abril. 9 de janeiro de 2014. Consultado em 13 de janeiro de 2014. 
  2. a b Dell Salto, João Paulo (2 de dezembro de 2013). «“Patrulha Salvadora” estreia dia 11 de janeiro, às 20h30». RD1. iG. Consultado em 5 de dezembro de 2013. 
  3. a b c ZH Entretenimento (23 de janeiro de 2015). «Quarta temporada de "Patrulha Salvadora" termina sábado». Clic RBS. Consultado em 24 de janeiro de 2015. 
  4. a b Francisco Almeida (26 de março de 2015). «[[SBT]] reduz “[[Chaves]]” e escala “Patrulha Salvadora” na próxima segunda (30)». TV Foco. Consultado em 27 de março de 2015.  Ligação wiki dentro do título da URL (Ajuda)
  5. «SBT tira “Patrulha Salvadora” do ar e aumenta duração de “[[Chaves]]”». RD1. 24 de abril de 2015. Consultado em 29 de abril de 2015.  Ligação wiki dentro do título da URL (Ajuda)
  6. «As várias versões de “Carrossel” (desde 1966 até 2012)». Infantv. Consultado em 31 de julho de 2013. 
  7. «Carrossel: Veja o antes e depois do elenco mexicano». Globo. Consultado em 31 de julho de 2013. 
  8. «Carrossel 2 virá com novas crianças e sem professora Helena». Séries & Telenovelas. Consultado em 31 de julho de 2013. 
  9. «"Carrossel": Compare as duas versões». iG. 20 de maio de 2012. Consultado em 31 de julho de 2013. 
  10. «SBT aposta na nostalgia e lança remake de 'Carrossel'». Veja. 7 de maio de 2012. Consultado em 8 de maio de 2012. 
  11. Keila Jimenez (24 de agosto de 2011). «TV terá guerra teen às 20h30». Folha de S.Paulo. Outro Canal. Consultado em 30 de outubro de 2011. 
  12. Ricco, Flávio (20 de junho de 2013). «"Chiquititas" estreia e "Carrossel" não termina no SBT». UOL Entretenimento. UOL Televisão. Consultado em 5 de julho de 2013. 
  13. «"Carrossel" chega ao fim com pico de 17 pontos e repercussão na internet». Na Telinha. UOL. 26 de julho de 2013. Consultado em 2 de agosto de 2013. 
  14. Gabriel Vaquer (19 de agosto de 2013). «"Chiquititas" já tem faturamento maior que "Carrossel"». NaTelinha. Consultado em 3 de dezembro de 2013. 
  15. Cardoso, Mônica. (12 de abril de 2013). "Após o fim, Carrossel voltará em forma de desenho animado". Visitado em 11 de janeiro de 2014.
  16. a b «SBT diz que Patrulha Salvadora é inspirada em Scooby Doo!». Notícias da TV. UOL. 10 de janeiro de 2014. Consultado em 11 de janeiro de 2014. 
  17. a b «Patrulha Salvadora deriva de Carrossel». O Tempo. Consultado em 11 de janeiro de 2014. 
  18. «SBT analisa ampliação de série Patrulha Salvadora». RD1. iG. Consultado em 11 de janeiro de 2014. 
  19. «Série ‘Patrulha Salvadora’ apresenta pequenos heróis na telinha do SBT». O Dia. iG. 7 de janeiro de 2014. Consultado em 12 de janeiro de 2014. 
  20. «Crianças apresentam Patrulha Salvadora no Teleton 2013». SBT. 26 de outubro de 2013. Consultado em 3 de dezembro de 2013. 
  21. Thiago Forato (26 de novembro de 2013). «SBT divulga teasers de "Patrulha Salvadora" com Maisa Silva; assista». NaTelinha. Consultado em 3 de dezembro de 2013. 
  22. «Atores de Chiquititas e Patrulha Salvadora brincam no Domingo Legal». SBT. 29 de novembro de 2013. Consultado em 3 de dezembro de 2013. 
  23. «Com atores de Carrossel, séries Patrulha Salvadora estreia no SBT». UOL. 9 de janeiro de 2014. Consultado em 13 de janeiro de 2014. 
  24. «Confira o resumo do 1º episódio de Patrulha Salvadora». O Canal. 6 de janeiro de 2014. Consultado em 13 de janeiro de 2014. 
  25. «Patrulha Salvadora: Saiba quem é quem no seriado». Quem. O Globo. 10 de janeiro de 2014. Consultado em 11 de janeiro de 2014. 
  26. «Ministério da Justiça veta Vídeo Show para menores de 10 anos». UOL. Consultado em 13 de janeiro de 2014. 
  27. «Buscas». Ministério da Justiça. Consultado em 13 de janeiro de 2014. 
  28. Vaquer, Gabriel (16 de março de 2016). «Fox reprisará seriado "Patrulha Salvadora", do SBT, na TV paga». UOL. NaTelinha. Consultado em 21 de março de 2016. 
  29. SBT (22 de maio de 2014). «SBT lança CD da Patrulha Salvadora». Consultado em 4 de janeiro de 2014. 
  30. Fischer, Neuber (10 de setembro de 2013). «Ricardo Mantoanelli será o diretor da série derivada de Carrossel». RD1. iG. Consultado em 13 de janeiro de 2014. 
  31. a b Stycer, Maurício (12 de janeiro de 2014). «Menos didática, Patrulha Salvadora é um bom filhote de Carrossel». Blogosfera. UOL. Consultado em 12 de janeiro de 2014. 
  32. Kogut, Patrícia (13 de janeiro de 2014). «'Patrulha salvadora' estreia com sete; 'Sai do chão' perde audiência». O Globo. Consultado em 13 de janeiro de 2014. 
  33. Dell Santo, João Paulo (20 de janeiro de 2014). «“Patrulha Salvadora” perde 30% de audiência no segundo episódio». RD1. iG. Consultado em 7 de fevereiro de 2014. 
  34. Dell Santo, João Paulo (27 de janeiro de 2014). «“Patrulha Salvadora” volta a crescer no terceiro capítulo e fecha na vice-liderança». RD1. iG. Consultado em 7 de fevereiro de 2014. 
  35. «Patrulha Salvadora conquista a vice-liderança». O Canal. 3 de fevereiro de 2014. Consultado em 7 de fevereiro de 2014. 
  36. Armando Vanucci, José (13 de janeiro de 2014). «“Patrulha Salvadora” mostra avanços na dramaturgia do SBT». Parabólica. Jovem Pan. Consultado em 7 de fevereiro de 2014. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]