Uma Rosa com Amor (2010)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde outubro de 2011). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Se procura pela telenovela da Rede Globo, veja Uma Rosa com Amor.
Uma Rosa com Amor
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 60 minutos
Criador(es) Vicente Sesso
(obra original)
Tiago Santiago
(adaptação de 2010)[1]
País de origem  Brasil
Idioma original (em português)
Produção
Diretor(es) Del Rangel[1]
Elenco Carla Marins
Betty Faria
Cláudio Lins
Mônica Carvalho
Isadora Ribeiro
Toni Garrido
Edney Giovenazzi
Jussara Freire
Carlo Briani
João Acaiabe
ver mais
Tema de abertura Oh, Pretty Woman - Roy Orbison
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil SBT
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 1 de março de 201016 de agosto de 2010
N.º de episódios 145
Cronologia
Programas relacionados Uma Rosa com Amor

Uma Rosa com Amor é uma telenovela brasileira que foi produzida pelo SBT, e exibida entre 1 de março e 16 de agosto de 2010 em 145 capítulos, sendo sucedida pela reprise compacta de Canavial de Paixões.

Foi escrita e adaptada por Tiago Santiago, inspirada na obra hormônia de Vicente Sesso com a colaboração de Renata Dias Gomes e Miguel Paiva[2] e a direção-geral da teledramaturgia de Del Rangel.

Contou com Carla Marins, Claudio Lins, Betty Faria, Isadora Ribeiro, Jussara Freire, Edney Giovenazzi, Toni Garrido, Patrícia de Jesus, Carlo Briani, João Acaiabe e Mônica Carvalho nos papéis principais.

Foi reprisada entre 28 de março e 18 de outubro de 2011, na faixa vespertina em 145 Capítulos, substituindo Camaleões e sendo sucedida por Marimar.[3]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Carla Marins, protagonista

Serafina Rosa é uma moça simples que mora numa vila em São Paulo, apelidado de cortiço, com seus pais Giovanni, Amália, sua irmã Terezinha, que é noiva de Miltom e seu irmão Dino. Ela trabalha na empresa de Claude, um industrial francês que precisa ter um visto de permanência para ficar no Brasil e poder iniciar um grande negócio de 10 milhões com alguns americanos. Serafina é apaixonada pelo patrão, mas ele nem imagina. Claude tem uma estranha alergia que sempre quando ouve a palavra casamento, começa a espirrar, tossir, soluçar, etc. Todos os moradores do cortiço são ameaçados de despejo e precisam de um milhão de reais para poder comprá-lo. Claude é noivo de Nara, uma mulher ambiciosa filha de Egídio, que trabalha com Claude e também é um homem ambicioso. Nara é a melhor amiga de Ercy. Serafina e Nara acabam se conhecendo numa loja de tecidos e discutem, mas Serafina nem imaginara que Nara é noiva de Claude.

Certo dia, Claude descobre através de Frazão, seu sócio e melhor amigo, que ele terá que se casar para poder iniciar o negócio com os americanos. Um dos americanos que Claude quer negociar é Mr. Smith, um empresário de sucesso que conheceu Serafina após ela ter encontrado sua carteira e devolvido-lhe. Então, em troca a levou para um restaurante. Mas, Claude não pode se casar com Nara, pois ela ainda é casada com um homem que fugiu e a deixou criando seu dois filhos sozinha: Beto, um garoto irresponsável e Raquel, uma menina doce que namora Sérgio, filho de Joana, que moram no cortiço. Joana sonha que Sérgio siga uma carreira de ator, como ela foi no passado.

Isadora Ribeiro interpretou Roberta Vermont

Claude não vê outra saída e então pede Serafina em casamento, em troca, lhe daria um cheque de 1 milhão de reais, para poder comprar o cortiço. Então, os dois têm um casamento de aparências, na intenção de se separarem depois. Outro personagem marcante da novela é Pimpinoni, um homem bom que mora no cortiço e que diverte as pessoas com suas famosas marionetes. Ele é o melhor amigo de Serafina, e quando descobre que ela irá se casar de aparências[necessário esclarecer] com Claude, tenta impedir, para que ela não estrague sua vida. Também moram no cortiço, dona Pepa, uma mulher experiente e fofoqueira que vive fazendo fofoca da vida dos outros e seu Afrânio, um garçom de restaurante que é apaixonado por Serafina. Os dois vivem brigando e implicando um com o outro.

Uma personagem misteriosa da novela é Roberta Vermont, uma atriz de sucesso e carreira internacional. É uma grande amiga de Claude e teve um romance com ele no passado. Ela é melhor amiga de Alabá. Na empresa de Claude trabalha também Janete, que é muito amiga de Serafina, mas Janete tem um bom senso de fofoqueira e ela se envolverá com Antoninho e confundir com Hugo todas as vezes.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Desfecho da trama[editar | editar código-fonte]

O último capítulo, que foi ao ar no dia 16 de agosto de 2010, em uma segunda-feira, rendeu críticas e comentários.

Cquote1.svg Claude não vai poder ficar com a firma, e quem passa a ficar com o contrato milionário e fica dona da empresa é a própria Serafina. Teremos pedidos de casamentos na própria igreja da Achiropita, como a família dela sempre quis, teremos também o encontro do tesouro e o desfecho de Pepa e Afrânio. Os vilões morreram no penúltimo capítulo: foi uma coisa engraçada, eram para morrer no último capítulo, mas a morte foi no sábado. Foi uma coisa inesperada, eu estava esperando ver a morte dos vilões no capítulo de hoje (16 de Agosto). Vamos nos reunir com o elenco na minha casa, não vem todo mundo porque são duas cidades - São Paulo e Rio -, mas vem muita gente e teremos aqui uma festinha de confraternização. Tem o pessoal da equipe que já está envolvido na gravação da próxima novela, uma adaptação de Íris Abravanel de uma telenovela mexicana: vai se chamar "Corações Feridos", tenho certeza que será uma novela muito linda e muito caprichada, como tudo que o SBT está fazendo, e amanhã já temos a estreia de Canavial de Paixões, um pouquinho mais cedo, às oito horas, um horário de telenovelas que só o SBT tem, e novelas das oito hoje em dia nós vemos no SBT. A nova sinopse vai ser mandada hoje, estou fazendo uma última revisão, após esse telefonema vou mandar para o SBT. Estou com ótimas expectativas, uma novela que deve estrear em março de 2011: se tudo correr bem, se Deus quiser, vamos conseguir um elenco maravilhoso também e continuar o projeto de fazer belas novelas brasileiras no SBT, e estou muito animado com essa expectativa de mais 3 novelas no SBT, espero que esse núcleo cresça muito. Cquote2.svg
comentarios do autor Tiago Santiago sobre o último capítulo, sobre Corações Feridos e sua nova novela em 2011.[4]

Produção[editar | editar código-fonte]

Cquote1.svg Assisti a novela em 1972, quando tinha 9 anos, e guardei dela uma doce lembrança. Tenho agora a enorme responsabilidade de apresentar a novela para as novas gerações. A história é linda, plena de peripécias cômicas, com carpintaria dramática magistral. Estou certo de que a trama vai encantar e alegrar as noites das famílias brasileiras, como fez há mais de trinta anos. É uma novela deliciosa, que vale a pena assistir, porque é cheia de humanidade, graça, humor e personagens que vão gerar grande identificação com o povão. Cquote2.svg
comenta o autor Tiago Santiago, sobre o enredo[5] [6]

Uma Rosa com Amor foi a terceira novela do SBT depois da reforma no núcleo de dramaturgia, projetado para brigar com a Rede Record. Foi a primeira telenovela de Tiago Santiago na emissora, responsável por alguns dos maiores sucessos da record. Um grande problema, desde o início, foi a cidade cenográfica, que após a grande chuva que aconteceu em São Paulo foi destruída, por inteiro.

Cquote1.svg Já fiquei presa no carro por causa da chuva e tive de esperar a água baixar, mas tudo foi superado. Cquote2.svg
contou Carla Marins[7]

A novela deveria ter 188 capítulos, mas teve 145, 76 capítulos a menos da versão original, que teve 221 capítulos.[8] [9] As gravações da trama se iniciaram em dezembro de 2009 e chegaram ao fim em Julho de 2010.

O autor esperava e desejava que Uma Rosa com Amor fosse exibida as 19 horas, como na primeira versão, em 1972, da Rede Globo.

Cquote1.svg O Nosso melhor desempenho se dá após o Jornal Nacional, da Globo. Se a briga fosse de novela contra novela, o resultado poderia ser ainda melhor. Cquote2.svg
supôs Tiago[10]

Vinheta de abertura[editar | editar código-fonte]

Ao som da clássica canção de Roy Orbison, sucesso nos anos 90, Pretty Woman embala a abertura da novela. Criada por Naná Lavander, as marionetes da abertura mostram as protagonistas Serafina Rosa (Carla Marins) e Amália Petroni (Betty Faria) e o co-protagonista Giovani Petroni (Edney Giovenazzi) tendo um dia normal, Serafina sai de casa, embarca no ônibus e chega a construtora, sobe no elevador e recebe uma rosa ao chegar no local. Foi gravada com a câmera Red One e em fundo chroma (verde), havia três pessoas manipulando os bonecos.[11]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Cquote1.svg Carla Marins é uma excelente atriz. A escalação da Carla para o papel que foi de Marília Pera, na primeira versão, mostra a extensão da nossa confiança em seu trabalho. É com certeza a atriz ideal para interpretar a Serafina Rosa.Cláudio Lins foi o primeiro nome em que pensamos. Está na idade certa, tem o physique de role, bonito, elegante, charmoso, talentoso, experiente. Betty vai viver Amalia Petroni, a mãe da protagonista. uma grande mulher, uma grande mãe, uma homenagem à mulher brasileira, uma pessoa do povo, que cozinha para fora para ajudar nas despesas de casa, que cuida dos filhos, do marido e do lar, sempre buscando a felicidade da família. Isadora Ribeiro é uma atriz linda e talentosa, que estava sem contrato com nenhuma outra emissora. Eu trouxe o nome dela ao Del, que se entusiasmou também. Ela está fazendo um papel maravilhoso, a Roberta Vermont, que foi de Tônia Carreiro, na versão original. Cquote2.svg
comentarios do autor Tiago Santiago sobre os atores e personagens[6]
Betty Faria interpretou a doce Amália
Toni Garrido interpretou o advogado Frazão
Mônica Carvalho interpretou a grande vilã Nara
Ator Personagem Interpretado(a) na versão original por
Carla Marins Serafina Rosa Petroni Geraldy[12] Marília Pêra
Cláudio Lins Claude Antoine Geraldy[13] Paulo Goulart
Mônica Carvalho Nara Paranhos de Vasconcelos[14] Yoná Magalhães
Edney Giovenazzi Giovanni Petroni[15] Felipe Carone
Betty Faria Amália Petroni[16] Lélia Abramo
Toni Garrido Frazão[17] Leonardo Villar
Isadora Ribeiro Roberta Vermont[18] Tônia Carrero
Pathy Dejesus Alabá[19] Jacyra Silva
Carlo Briani Amando de Egídio Chaves / Dr. Olegário Paranhos[20] Ênio Santos como Egídio Paranhos
André Cursino Sérgio Camargo[21] Marcos Paulo
Lúcia Alves Joana Camargo (Joana Carioca)[22] Wanda Lacerda
João Acaiabe Pimpinoni[23] Grande Otelo
Clarisse Abujamra Catarina Rosa Batateira[24] Eleonor Bruno
João Vitti Carlos Vasconcelos Gilberto Martinho
Jussara Freire Pepa[25] Henriqueta Brieba
Rubens Caribé Hugo Lombardi / Antoninho Rosa Batateira[26] [27] Jorge Cherques como Hugo
Nélson Caruso como Antoninho
Joana Limaverde Janete[28] Sônia Dutra
Sabrina Petraglia Terezinha Petroni[29] Nívea Maria
Felipe Lima Milton Rosa Batateira[30] José Augusto Branco
Ana Carolina Lima Ercy Andrade[31] Tamara Taxman
Nilton Bicudo Afrânio[32] Ary Fontoura
Gisele Fraga Alzira[33] Jacqueline Laurence
Eduardo Silva Velho Tobias Inexistente
Cidinha Milan Genô (Genoveva) Heloísa Helena
Etty Fraser Antonieta Alves[34] Selma Lopes
Renato Scarpin Dr. Freitas[35] Alberto Pérez
Maria Cláudia Mrs. Elizabeth Smith[36] Rosita Thomaz Lopes
Roberto Arduim Mr. Carl Smith[37] Aurimar Rocha como Mr. Darley Smith
Íris Nascimento Zenilda Inexistente
Fábio Rhoden Roberto Paranhos de Vasconcelos (Beto)[38] Roberto Pirillo
Luciana Vendramini Ninica[39] Elisa Fernandes
Daniel Uemura Gurgel[40] Paulo Padilha
Flávio Dias Barão do Cortiço Inexistente
Greta Antoine Cleide Rosa Batateira[41] Márcia Couto
Bruno Bezerra Dino Petroni[42] Herivelto Martins Filho
Márcia Kaplun Elisa[43] Cléa Simões
Mila Ribeiro Dádi[44] Paulo Ramos como Haddad
Fernão Lacerda Oscar Fernando José
Marina Stacciarini Raquel Paranhos de Vasconcelos[45] Beth Barcellos
Elan Lima Colibri Luiz Fernando Guimarães
Luís Carlos Bahia Zequias Inexistente
Vanessa Kseib Sílvia (Silvinha) Inexistente
João Pedro Carvalho Joãozinho[46] Haroldo Botta
Pietra Pan Miriam[47] Inexistente

Classificação etária[editar | editar código-fonte]

Com base na sinopse fornecida pela emissora, o Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação classificou Uma Rosa com Amor como "não recomendada para menores de 10 anos", antes do início de sua exibição.

Audiência[editar | editar código-fonte]

Cquote1.svg Foi o primeiro passo de uma jornada que espero ser longa e próspera. Figuramos sempre entre as maiores audiências da emissora e, várias vezes, até a maior de segunda a sexta. Às 20h, a gente luta contra a tradição do brasileiro de assistir ao telejornal. E pegamos um período particularmente catastrófico desde março até agora. Aconteceram muitas coisas que mobilizaram a atenção do público, como os deslizamentos de terras, o caso Bruno, o julgamento do casal Nardoni, a própria Copa do Mundo, enfim, muitos fatos jornalísticos que se destacaram. Diante disso, foi uma vitória espetacular chegarmos a oito pontos de média com picos de 10 em São Paulo. Isso porque no Rio a gente tem média de mais ou menos 10 pontos, com picos de 14. O nosso melhor desempenho se dá no final do Jornal Nacional, da Globo. Talvez se a briga fosse de novela contra novela, o resultado terminasse ainda melhor. Cquote2.svg
comentarios do autor Tiago Santiago sobre a audiência da novela.[48]
Horário # Eps. Estreia Final Posição Temporada Classificação geral
Data Primeiro

capítulo

Data Último

capítulo

Segunda - Sábado 20:30
221 01 de março de 2010 5 16 de agosto de 2010 10 #1 2010 6

A estreia de Uma Rosa com Amor, marcou em São Paulo, uma média de 5 pontos com picos de 6 no Ibope.[49]

No dia 15 de abril de 2010 a novela registrou sua maior média até então, 8,3 pontos e picos 10,4,[50] ficando empatada na vice-liderança com a Rede Record.[51] Posteriormente, já no dia 28 de abril, a telenovela foi vice-líder isolada com sete pontos, contra seis da Record. No dia 16 de abril, a novela empatou com seu recorde: Foram 8 pontos com picos de 10.[52]

No seu antepenúltimo capítulo, exibido a 13 de agosto de 2010 a novela novamente fica na vice-liderança, registrou 8 pontos de média com picos de 9 pontos e share de 12%, segundo os consolidados do Ibope.[53] No seu último capítulo, exibido em 16 de agosto de 2010, a novela ficou isolada na vice-liderança, quando registrou 10 pontos de média com picos de 12 e share de 14%, segundo os consolidados do Ibope.[54]

A média-geral de Uma Rosa com Amor foi de 6,4 pontos na Grande São Paulo.[55]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Uma Rosa Com Amor[editar | editar código-fonte]

Capa: logotipo da novela[56]

Beth Carvalho canta Vai No Bexiga Pra Ver
Fernanda Takai canta Diz Que Fui Por Ai
  1. Oh, Pretty Woman - Roy Orbison
  2. Todo dia é assim - Ivan Lins
  3. Cada vez Melhor - Tiago Gamke
  4. Tiro ao Álvaro - Adoniran Barbosa e Elis Regina
  5. "Vai No Bexiga Pra Ver" - Beth Carvalho
  6. Diz Que Fui Por Ai - Fernanda Takai
  7. São Paulo, São Paulo - Preme
  8. Todos Amigos Perto De Mim - Toni Garrido
  9. Diga Que Me Ama - Vânia Abreu
  10. Será - Tânia Costa
  11. Saiba - Arnaldo Antunes
  12. Cupido - Claudio Lins
  13. Nem Vem Que Não Tem - Karla Sabah
  14. Rolam as Pedras - Antiguarius
  15. Puro Êxtase - Barão Vermelho
  16. São Paulo - Vega
  17. Chazinho com biscoito - Vander Lee e Regina Souza
  18. Shiny Happy People – R.E.M.
  19. What If I Stay – Melanie C.
  20. Move You – Anya Marina (Tema de Roberta)
  21. I’d Come For You – Nickelback (Tema de Beto)
  22. Crush On You - Johnny Franco
  23. Insensatez – Fernanda Takai
  24. When I Fall In Love - Flávia Barsotti
  25. Stand by Me – Seal
  26. Wish You Were Here – Richard Vaun
  27. Find Your Own Way - Caroline Harrison
  28. Another Love Song - Shereen Shabana
  29. Stand by Me – J.J Jackson
  30. Consumado - Arnaldo Antunes
  31. O Retorno De Saturno - Detonautas Roque Clube
  32. Pedido de Casamento - Arnaldo Antunes
  33. Samba Italiano - Adoniran Barbosa

Uma Rosa Com Amor Pista Hits 2010[editar | editar código-fonte]

Capa: Luciana Vendramini[56]

CD 1
  1. Stereo Love - Edward Maya feat. Vika Jigulina 2:50
  2. Follow You - Desaparecidos 4:12
  3. I Feel So Free - Spyzer 2:47
  4. Hot - Inna 3:36
  5. One Day One Night - DJ Antoine feat. Mish 3:04
  6. Wish You Were Here - Richard Vaun 3:24
  7. Sweet Dreams - Nick Corline 4:27
  8. Destiny - Dj Tom Hopkins feat. Samara 3:31
  9. Can t Get Enough - Soulsearcher 4:52
  10. Watch Out - Alex Gaudino Feat. Shena 3:36
  11. Who Let The Dog Out - The Nycer feat. Liz Kay 3:10
  12. Watching You - R I O feat. Liz Kay 3:54
  13. I Like The Way - Gasparian feat. Ben Norris 3:28
  14. Moving On Up - Candy 3:17
  15. Devolution - Bingo Players 2:25
  16. Para Sambar - Tiko'S Grooove Feat Mendinça Do Rio 2:46
  17. Stereo Love - Bonus Unplugged - Edward Maya feat. Vika Jigulina 4:35
CD 2 [56]
  1. Bad Romance - D Mixmaster 4:57
  2. Let The Bass Kick In Miami Bitch - Chuckie & Lmfao 2:45
  3. Paradise City - Ruinni Mora & Marchesini Feat Denis J Axl 3:29
  4. Show Me Love - Dj Hush 4:02
  5. Let The Party Start - Dj Tom Hopkins Feat Samara 3:27
  6. Free The Night - Dj Joe K 3:21
  7. That's My Name - Akcent 4:05
  8. Loving Forever - Dj Dami 3:19
  9. Avenue - Crew 7 2:55
  10. Hey Hey - Dennis Ferrer 3:31
  11. La Mezcia - Michel Cleis Featuring Totó Lá Momposina 5:00
  12. More Than This - Ben Project 3:08
  13. Rising High - Alexandra Prince 3:33
  14. Fever - Manyus & Dario Guida 3:14
  15. Gold - Antonie Clamaran 3:49
  16. Dias Melhores - Bonus Nacional - Mavericks 3:55

Sucessão[editar | editar código-fonte]

Por causa do Horário Eleitoral Gratuito, que é transmitido no horário das 20h, a emissora decidiu então colocar, em apenas meia hora, a reprise da telenovela Canavial de Paixões,[57] em vez de colocar o folhetim inédito de Íris Abravanel, intitulado de Corações Feridos, que estreou no dia 16 de janeiro de 2012.

Exibição internacional[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Cruz, Monica; Estrelando. Rosa com Amor: SBT apresenta novela à imprensa. Visitado em 16/02/2010.
  2. http://www.sbt.com.br/noticias/?c=4310&t=Vem+a%ED+a+nova+novela+do+SBT;+assista+ao+teaser
  3. Redação NaTelinha (27 de setembro de 2011). SBT reprisará a novela "Marimar", estrelada por Thalia NaTelinha. Visitado em 29 de setembro de 2011.
  4. Tiago Santiago fala sobre o fim de “Uma Rosa com Amor”
  5. Sinopse de "Uma Rosa com Amor"
  6. a b "A concorrência deve ter medo de Uma Rosa Com Amor", diz Tiago Santiago em entrevista exclusiva "
  7. Chuva atrasa gravações e destrói cidade cenográfica do SBT
  8. Dos 188 capítulos, 23 já foram gravados
  9. Uma Rosa com Amor, 1972
  10. O nosso melhor desempenho se dá após o Jornal Nacional, diz Tiago.
  11. Uma Rosa com Amor - Bastidores Confira o making of da abertura de Uma Rosa Com Amor
  12. Serafina Rosa. Visitado em 2/10/2010.
  13. Claude. Visitado em 2/10/2010.
  14. Nara. Visitado em 2/10/2010.
  15. Giovanni Petroni. Visitado em 2/10/2010.
  16. Amália. Visitado em 2/10/2010.
  17. Frazão. Visitado em 2/10/2010.
  18. Roberta Vermont. Visitado em 2/10/2010.
  19. Alabá. Visitado em 2/10/2010.
  20. Egídio. Visitado em 2/10/2010.
  21. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  22. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  23. Antonieta. Visitado em 2/10/2010.
  24. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  25. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  26. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  27. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  28. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  29. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  30. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  31. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  32. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  33. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  34. Antonieta. Visitado em 2/10/2010.
  35. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  36. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  37. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  38. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  39. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  40. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  41. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  42. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  43. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  44. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  45. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  46. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  47. Página oficial da novela no site do SBT - Nomes originais das personagens
  48. Autor de 'Uma Rosa com Amor' comemora sucesso da novela
  49. http://www.oplanetatv.com.br/noticia/12794.html
  50. http://www.sbt.com.br/noticias/?c=5197&t=Uma+Rosa+com+Amor+bate+recorde+e+fica+na+vice-lideran%E7a
  51. "Uma Rosa com Amor" bate recorde de audiência NaTelinha (16 de abril de 2010). Visitado em 3 de junho de 2010.
  52. "Uma Rosa com Amor" conquista vice-liderança isolada NaTelinha (30 de abril de 2010). Visitado em 3 de junho de 2010.
  53. O Planeta TV! "Uma Rosa com Amor" conquista a vice-liderança em Sâo Paulo
  54. Audiência: Último capítulo de Uma Rosa com Amor supera a antecessora
  55. "Uma Rosa com Amor" registra audiência recorde no capítulo final
  56. a b c Cd da novela no teledramaturgia (em português).
  57. Predefinição:Citar web url=http://natelinha.uol.com.br/noticias/2010/07/01/151029.php
Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.