Seus Olhos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o poema de Gonçalves Dias, veja Seus Olhos (poema).
Seus Olhos
Seus Olhos
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero
Duração 45 minutos
Criador(es) Ecila Pedroso
Marcos Lazarini
Mário Viana
Baseado em La Gata, de Inés Rodena
Elenco
País de origem  Brasil
Idioma original (português)
Episódios 171
Produção
Diretor(es) Henrique Martins
Roteirista(s) Aimar Labaki
Fabio Brandi Torres
Noemi Marinho
Tema de abertura "Este seu Olhar", Adryana Ribeiro
Exibição
Emissora original SBT
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 18 de maio – 4 de dezembro de 2004
Cronologia
Programas relacionados La gata (1970)
Rosa salvaje
Por un beso
Gata salvaje
La gata (2014)

Seus Olhos é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT entre 18 de maio e 4 de dezembro de 2004, em 171 capítulos, substituindo a exibição da novela mexicana A Outra e sendo substituída por Esmeralda.[1] É uma versão da telenovela mexicana La Gata, de Inés Rodena, sendo adaptada por Ecila Pedroso até o capítulo 56, Marcos Lazarini entre os capítulos 57 e 112 e Mário Viana a partir do 113, com colaboração de Aimar Labaki, Fabio Brandi Torres e Noemi Marinho, sob direção de Jacques Lagoa e Luiz Antônio Piá e direção geral de Henrique Martins.[1]

Conta com Carla Cabral, Thierry Figueira, Petrônio Gontijo, Françoise Forton, Lu Grimaldi, Bete Coelho, Juan Alba e Nico Puig nos papéis principais.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Após a exibição de Canavial de Paixões, que na sua última semana de exibição, em março de 2004, teve 15 pontos de média no Ibope,[2] o SBT buscou a novela substituta dos textos mexicanos, de seu contrato com a Televisa, as opções eram A Outra, Império de Cristal e Os Ricos Também Choram,[3] em dezembro de 2003 foi escolhido fazer o remake de A Outra, produzida em 2002, e protagonizada por Yadhira Carrillo e Juan Soler.[4] Em janeiro de 2004, a emissora anunciou a contratação de Mel Lisboa, de Presença de Anita, para interpretar as gêmeas protagonistas.[4] Em fevereiro de 2004, a emissora decidiu que o remake não seria fiel ao texto mexicano e queriam contratar um roteirista que adaptasse a trama para os dias atuais e com assuntos brasileiros, mas o tempo de mudança e a verba impediram a produção e sua estreia, fazendo com que o SBT optasse pela exibição da versão original dublada.[4][5][6] Seus Olhos estreou com a missão de recuperar a audiência que, com a importada A Outra, caiu para 8 pontos.[7] Seus Olhos é a versão brasileira da telenovela mexicana A Gata, escrita por Inés Rodena e produzida pela Televisa em 1970.[8] O próprio SBT já tinha apresentado outros remakes da obra, Rosa Selvagem em 1991, A Fera em 1992, ambas da Televisa, e Sombras do Passado, produzida pela Venevisión e exibida na Rede Bandeirantes em 1999. Entre 2003 e 2004, a RedeTV! exibiu Gata Selvagem.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Conta a história de dois jovens que se amam, mas que sofrem preconceito e intolerância devido a um passado desconhecido. Seus Olhos é dividida em três fases.

Primeira fase[editar | editar código-fonte]

Se passa em São Paulo na década de 1980. Marina, 21 anos, ótima pintora de quadros e órfã de pai desde pequena, leva uma boa vida ao lado de sua mãe, Edite. Vítor tem muitas chances de conquistar o coração da moça. Ele é um advogado bem sucedido que trabalha numa empresa de construção naval cujo herdeiro, Tiago, também é apaixonado por Marina. Mas ela não sabe que Vitor é casado com Elaine e tem um filho de dois anos, Artur.

Edite morre, deixando Marina órfã, e esta, fragilizada, se entrega a Vítor. A situação seria melhor para ele se sua esposa não descobrisse o caso. Marina fica chocada ao saber que o "namorado" é na verdade casado e imediatamente termina o romance. Depois, se aproxima de Tiago e a amizade se transforma em amor que vira, em casamento. Flávia, amiga de Marina, casa com Sérgio na mesma época, e em ambas engravidam.

Durante os nove meses de gestação, Vítor dá um golpe que resulta na falência de sua empresa. O vice-presidente Sérgio descobre tudo e, depois de uma briga, Vítor o mata e culpa Tiago pelo ocorrido. Ele conta para Marina toda a verdade. Mas, para provar que fez tudo por amor, passa todo o dinheiro que roubou para a filha recém-nascida da moça, Renata. A mãe fica indignada. Os dois brigam e, no final, Vítor assassina Marina. Desesperado, ele procura provas para culpar Tiago, que, mesmo sendo inocente, é julgado e condenado a 30 anos de prisão.

Flávia também dá à luz uma menina, Cibele. Os destinos de Cibele e de Renata se cruzarão vinte anos depois. Renata é seqüestrada por Dirce, uma exploradora de crianças que mora na periferia da capital paulista. Rinaldo, mais conhecido como Berro e filho da exploradora, comete um assalto e é preso, fazendo companhia para Tiago na cadeia.

Segunda fase[editar | editar código-fonte]

Começa com a passagem de oito anos. Renata continua morando com Dirce, que a explora o quanto pode. Vítor desiste de trabalhar na empresa para montar seu próprio escritório de advocacia, além de trabalhar para o crime organizado. A assistente social e socióloga Norma conhece Renata e fica comovida com as condições da menina. Cibele é criada por seus avós, em São Paulo, longe de sua mãe. Depois, Artur se namora de ela. Então ela inicia uma perseguição contra Dirce. Renata faz uma grande amizade com Artur, que lhe ensina a ler e escrever. Ela ama desenhar, dom esse herdado da falecida mãe.

Terceira fase[editar | editar código-fonte]

Mais doze anos se passam. Renata e Artur se apaixonam. Devido à diferença social e a pedido da moça, o casal namora em segredo. Vítor e Elaine comemoram bodas de prata. Na ocasião, Artur finalmente apresenta Renata à família como sua noiva. Mas a mãe dele enlouquece e expulsa a futura nora de casa.

Vítor fica pasmo com a semelhança entre Renata e a mãe dela, e imediatamente desconfia que se trata da menina desaparecida há anos. Muito mais que conseguir recuperar "seu dinheiro", a paixão que Vítor sentia por Marina renasce na figura de Renata, que é idêntica à mãe. Assim, é formado o triângulo amoroso que envolve Vítor, Artur e Renata. Elaine sente que a história de mais de 20 anos antes se está repetindo e fará de tudo para não perder Vítor.

Artur se namora da gananciosa Cibele, chantagem tudo ao. Depois, Cibele se namora do traiçoeiro Felipe.

Renata passa a morar no loft que pertencia à sua mãe e, quando encontra o retrato que foi tirado na maternidade, aos poucos toma conhecimento da verdade. Ela e Artur terão que superar os problemas e traumas do passado e ultrapassar os obstáculos do presente para terem um romance feliz.

Produção[editar | editar código-fonte]

As gravações de Seus Olhos começaram em abril de 2004.[9] A trama teve o título provisório de Deus por Testemunha.[8][9]

Durante a novela, Ecila Pedroso e Noemi Marinho foram substituídas por Marcos Lazarini e Aimar Labaki, este último também assumiu a supervisão de texto, ficando até o final da trama. Em julho de 2004, Marcos Lazarini foi premiado com uma bolsa de um curso de roteiro na Espanha e teve que abandonar a adaptação. Em seu lugar entraram Mário Viana e o estreante Fabio Brandi Torres.[7]

A história foi dividida em três fases,[10][11] passando pelas décadas de 80 e 90 e pelos anos 2000. A produção caprichou nos detalhes como os figurinos, e objetos de cenas, como os aparelhos de som "três-em-um" e o automóvel Escort XR3 de placa amarela - tudo muito comum e na moda na década de 80.

Apesar de se tratar de um remake das tramas mexicanas, Seus Olhos trouxe abordagem de temas específicos da realidade brasileira, como a questão do trabalho infantil no Brasil e a violência urbana.[12] A miséria de São Paulo também foi abordada, a partir da história de Renata, personagem de Carla Regina, que é seqüestrada na maternidade e passa a ser usada para pedir esmolas, "A novela irá mostrar pessoas que vivem nas ruas", afirmou Ecila Pedroso na época da estreia.[7] Ecila, abordou temas sociais, por meio de personagens como camelôs e prostitutas, lembrou que "Será uma novela muito mais brasileira, mas ainda terá uma estrutura central mexicana, que é o dramalhão”.[8] A trama retratou ações positivas nessa área, a partir de Norma, assistente social vivida pela atriz Bete Coelho.

O ex-jogador Freddy Rincón fez uma participação especial na trama. Na cena, Demétrio (Luiz Carlos de Moraes) disputa uma partida contra o Berro (Nico Puig). Perdendo, Demétrio anuncia um convidado muito especial que salvará sua equipe da vergonhosa derrota. Rincón aparecerá com um capuz e, claro, leva o time à vitória.[13]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Intérprete Personagem
Carla Cabral[14] Renata Gonçalves Martinelli
Marina Gonçalves (1ª fase)
Thierry Figueira Artur Meireles
Petrônio Gontijo Vítor Meireles
Françoise Forton Elaine Meireles
Lu Grimaldi[8] Dirce Berroso
Bete Coelho[15] Norma
Nico Puig Rinaldo Berroso (Berro)
Juan Alba Tiago Martinelli
Christina Dieckmann Cibele Moura[16]
Raoni Carneiro Felipe Meireles
Fábio Villa Verde Tito
Luiz Guilherme Otto Martinelli
Regina Dourado Mafalda
Neusa Maria Faro Giselda Barbieri
Luís Carlos de Moraes Demétrio Barbieri
Viétia Zangrandi Dora
Gésio Amadeu Bartolomeu
Cléo Ventura Iara
Cláudio Fontana Gilson Pereira
Patrícia Mayo Araci Pereira
César Pezzuoli Mauro
Jiddu Pinheiro Jucê
Rogério Márcico Gregório
Matheus Petinatti Nilo
Angela Corrêa Elvira
Rodolfo de Freitas Leonel
Bruno Giordano Everaldo
Jacqueline Dalabona Lídia
Erom Cordeiro Beto
Martha Meola Cleusa
Ademir Zanyor Vicente
Ricardo di Giácomo Tadeu
Rogério Bandeira Valdo
Marcelo Pio Tomás
Marcelo Castioni Téo
Thávine Ferrari Renata
Renan Bega Artur
Luccas Papp Nil
Rodolfo Valente Gilson
Julia Palmeira Cibele
Caique Santos Filipe

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Intérprete Personagem
Bete Mendes[8] Edite Gonçalves
Carmo Dalla Vecchia Sérgio Moura
Adriana Londoño Flávia Moura
Marcela Muniz Valéria
Hylka Maria Lena
Mariza Marchetti[17] Enfermeira

Exibição[editar | editar código-fonte]

Inicialmente prevista para estrear em 10 de maio de 2004,[18] a novela estreou em 18 de maio, dividindo o horário com A Outra que ficou no ar até 13 de agosto, em 16 de agosto estreou a quarta edição da Casa dos Artistas fazendo com que Seus Olhos, antes indo ao ar às 20h30, fosse para 20h15, e com a entrada do horário eleitoral gratuito das eleições municipais no Brasil em 2004, Seus Olhos passou para 19h45, concorrendo diretamente com a novela da Rede Globo, Da Cor do Pecado.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Marina Monzillo da ISTOÉ Gente disse que Seus Olhos "conta com bons elementos em seu elenco e conflitos que prendem o telespectador, mas peca, principalmente, num quesito: a cafonice, herança mexicana da qual não consegue se livrar", escrevendo ainda que "Seus Olhos, que estreou no último dia 18, na faixa das 20h30, segue a estética brega do SBT à risca. Da abertura, com onças e labaredas, ao cenário e figurinos, tudo passa longe da classe dos folhetins globais. Até Metamorphoses, da Record, é mais elegante".[11] A trama também foi criticada pela má iluminação.[12]

Por outro lado, Seus Olhos recebeu elogios da crítica por conta de seus vilões, vividos por Petrônio Gontijo, Nico Puig e Lu Grimaldi.[12] E por abordar temas da realidade nacional, como exploração do trabalho infantil, violência urbana e roubo de crianças na maternidade e a trilha sonora da MPB, com músicas de Alcione e Ana Carolina.[12]

Audiência[editar | editar código-fonte]

A expectativa da direção do SBT era de que Seus Olhos ficasse acima dos dois dígitos e recuperasse a audiência de Canavial de Paixões, que costumava registrar 14 pontos, após o fracasso da exibição da mexicana A Outra.[19][20] Na estreia a novela marcou 8 pontos, 3 a menos que antecessora mexicana.[21] No final da primeira semana a novela já estava marcando 6 pontos e, em 11 de junho, chegou a 5.[22] Em 12 de agosto bateu o recorde com 12 pontos no capítulo da briga entre Nilo e Artur.[23] A estreia do reality show Sem Saída na RecordTV no mesmo horário, porém, começou a atrapalhar a novela, que chegou a 4 pontos em 26 de outubro e um inédito terceiro lugar até então.[22] Ao longo da segunda metade a audiência ficou entre 5 e 8 pontos.[19][24]

O último capítulo marcou 12 pontos e a novela teve média geral de 7 pontos, considerado insatisfatório pelos parâmetros da emissora na época, ficando fora dos esperados dois dígitos e saindo do ar sem conseguir repetir o sucesso de Canavial de Paixões.[22]

Música[editar | editar código-fonte]

  • A trilha sonora de Seus Olhos foi lançada em dezembro de 2004. As músicas que fizeram parte da novela são:
  1. "Este Seu Olhar" - Adryana Ribeiro (tema de abertura)
  2. "O Olhar do Amor - Paula Lima (tema de Marina e tema de amor geral)
  3. "Aquele Olhar" - LS Jack (tema de Renata e Artur e de Cibele e Artur)
  4. "Sonhos & Pedras" - Flávio Venturini (tema de Elaine)
  5. "Enquanto Houver Saudade" - Alcione (tema de Flávia)
  6. "Jura Secreta" - Lucinha Lins (tema de Norma)
  7. "Coração Vagabundo" - Josee Koning (tema de Dora)
  8. "Malandro Rife" - Bezerra da Silva (tema de Demétrio)
  9. "Vox Populi" - Ana Carolina (tema de Dirce e Berro)
  10. "Blá Blá Blá" - Rouge (tema de Flávia, Marina, Renata e Valéria)
  11. "Sebastiana" - Jackson do Pandeiro (tema de Araci e de locação)
  12. "Tú me Acostumbraste" - Luis Miguel (tema de Tiago)
  13. "Private Radio" - Vanessa Carlton

Também estava na trilha sonora a música São Paulo, Banda Vega .

Referências

  1. a b «Seus Olhos». Teledramaturgia. Consultado em 5 de junho de 2015 
  2. Mary Persia (18 de maio de 2004). «SBT estreia hoje novela com texto mexicano e produção nacional». Agora São Paulo. UOL. Consultado em 5 de janeiro de 2014 
  3. Fabíola Reipert (9 de novembro de 2003). «Zapping: Sheila Mello pode virar repórter de Adriane Galisteu». Agora São Paulo. UOL. Consultado em 5 de janeiro de 2014 
  4. a b c Daniel Castro (14 de março de 2004). «Fragilizado, SBT ataca com "A Outra", dublada». Folha de S.Paulo. UOL. Consultado em 5 de janeiro de 2014 
  5. «Novela cancelada e atriz sem rumo». Pernambuco.com. Diario de Pernambuco. 22 de fevereiro de 2004. Consultado em 5 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 6 de janeiro de 2014 
  6. «Custos fazem SBT suspender "A Outra", diz jornal». Terra Networks. 11 de fevereiro de 2004. Consultado em 5 de janeiro de 2014 
  7. a b c «Seus Olhos». Teledramaturgia. Consultado em 29 de novembro de 2014 
  8. a b c d e Diógenes Campanha (17 de maio de 2004). «SBT promete mais brasilidade». ISTOÉ Gente. Terra Networks. Consultado em 29 de novembro de 2014 
  9. a b «Carla Regina estrela novo folhetim do SBT». Agência Estado. O Estado de S. Paulo. 29 de março de 2004. Consultado em 29 de novembro de 2014 
  10. «SBT começa a gravar terceira fase de "Seus Olhos"». Terra Networks. 17 de junho de 2004. Consultado em 29 de novembro de 2014 
  11. a b Marina Monzillo (31 de maio de 2004). «SBT estreia mais uma novela brasileira, mas com texto e estética mexicanos». ISTOÉ Gente. Terra Networks. Consultado em 29 de novembro de 2014 
  12. «Rincón grava participação em "Seus Olhos"». Terra Networks. 24 de agosto de 2004. Consultado em 29 de novembro de 2014 
  13. «Carla Regina vai protagonizar nova trama do SBT». Terra Networks. 29 de março de 2004. Consultado em 29 de novembro de 2014 
  14. Rodrigo Cardoso; Claudio Gatti (18 de outubro de 2004). «Sou mãe coruja, quem diria?». ISTOÉ Gente. Terra Networks. Consultado em 29 de novembro de 2014 
  15. «"Seus Olhos" bate recorde com Christina Dieckmann». Terra Networks. 10 de agosto de 2004. Consultado em 29 de novembro de 2014 
  16. «EXPERIÊNCIA EM TV». Mariza Marchetti Oficial. Consultado em 30 de julho de 2016. Arquivado do original em 19 de agosto de 2016 
  17. «SBT apresenta elenco de Seus Olhos». São Paulo/AE. Gazeta Digital. 18 de abril de 2004. Consultado em 5 de janeiro de 2004. Arquivado do original em 6 de janeiro de 2014 
  18. a b «ISTOÉ Gente». www.terra.com.br. Consultado em 7 de fevereiro de 2021 
  19. «TV-Pesquisa». www.tv-pesquisa.com.puc-rio.br. Consultado em 7 de fevereiro de 2021 
  20. «Novela do SBT tem estreia modesta». Agência Estado. O Estado de S. Paulo. 20 de maio de 2004. Consultado em 29 de novembro de 2014 
  21. a b c Farac, Gabriel (6 de dezembro de 2004). «Gabriel Farac: Seus Olhos – Audiência Detalhada». Gabriel Farac. Consultado em 25 de abril de 2021 
  22. «Seus Olhos - Resumo dos capítulos 61 a 75 da novela do SBT». Amo Novelas. 27 de julho de 2004. Consultado em 25 de abril de 2021 
  23. «TV-Pesquisa». www.tv-pesquisa.com.puc-rio.br. Consultado em 7 de fevereiro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]