Por un beso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Por un beso
Por un beso
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 40 min
Criador(es) Inés Rodena
Elenco Natalia Esperón
Víctor Noriega
Enrique Rocha
Irán Eory
Mauricio Aspe
ver mais
País de origem  México
Idioma original espanhol
Episódios 99
Produção
Diretor(es) Alfredo Gurrola
Produtor(es) Angelli Nesma Medina
Tema de abertura «Por un beso» por (Gloria Estefan)[1]
Exibição
Transmissão original 13 de novembro de 2000 - 30 de março de 2001
Cronologia
Abrázame muy fuerte
Mujer bonita
Programas relacionados Rosa salvaje
Gata salvaje
Seus Olhos
La gata

Por un beso é uma telenovela mexicana produzida por Angelli Nesma Medina para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 13 de novembro de 2000 e 30 de março de 2001, substituindo Mi destino eres tú e sendo substituída por Mujer bonita[2].

Essa é uma adaptação da história da escritora Inés Rodena, um remake de telenovelas já produzidas com La gata e La fiera.

A trama foi protagonizada por Natalia Esperón e Víctor Noriega[3] e antagonizada por Enrique Rocha, Mercedes Molto e Alejandra Meyer.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Blanca é uma bela cantora que trabalha em uma boate. Seu namorado, Mariano Díaz de León, é um distinto arquiteto por quem ela está muito apaixonada. No entanto, ele mente para ela desde o início do relacionamento, já que é um homem casado. Ela é órfã e mora com Micaela, sua figurinista.

Fernanda, a esposa de Mariano, não suspeita que ele a esteja traindo ou que as constantes reuniões de trabalho que o marido frequenta quase todas as noites sejam, na verdade, visitas à boate onde Blanca canta. Júlio, amigo de infância de Fernanda, vem visitá-la após herdar uma grande fortuna. Maríano o leva à boate e ele se apaixona por Blanca.

Julio comenta esse detalhe com Fernanda e ela pede que ele a convide para o show. Chegando lá, eles encontram Maríano e Fernanda se apresenta com Blanca como sua esposa. Ao descobrir que Mariano a está traindo, Blanca, decepcionada, aceita sair com Julio. Logo depois, os dois se apaixonam e se casam.

Mariano, furioso, jura que se vingará deles. Entre ele e seu sócio, Efraín, eles enganam Julio para investir com eles em construção. Assim que conseguem, compram terrenos impróprios e obtêm licenças ilegais para construir em nome de Julio.

Quando há um colapso de construção, um trabalhador morre. Julio reclama com Maríano, que culpa Efraín. Julio o confronta e a discussão termina em briga, que resulta na queda acidental de Efraín de uma janela e na morte. Julio é acusado de fraude e assassinato, pelos quais é condenado a 35 anos de prisão.

Blanca dá à luz uma menina e Mariano a visita. Blanca percebe que Mariano é o culpado de tudo. Ele aceita a verdade e ela sofre um ataque cardíaco.Maríano aproveita o momento e a sufoca com um travesseiro, enquanto a sentencia: "Se você não vai ser minha, não será de ninguém".

Em seguida, ela dá dinheiro a Micaela para fazer a menina desaparecer, mas Micaela não tem coragem de fazer isso, então ela fica com a pequena Azucena. Ela cresce em um ambiente de solidão e exploração, já que tem que cantar nos caminhões para sustentar Mica e seu filho Neto, um menino preguiçoso e preguiçoso.

Azucena conhece um garoto rico chamado Daniel; eles logo se tornam amigos e Daniel a motiva a estudar e se destacar. Com o passar dos anos, a amizade entre eles se transforma em amor, que terá que enfrentar terríveis obstáculos e segredos, já que Daniel é filho de Fernanda e Mariano Díaz de León.

Mariano, ao conhecer a namorada do filho, vê em seu rosto o fantasma de Blanca, já que Azucena é idêntica à mãe. Por meio de intrigas e enganos, ele consegue separar Daniel de Açucena, que espera um filho quando ele a abandona.

Julio consegue sua liberdade por bom comportamento e sai da prisão determinado a encontrar sua filha e se vingar de Maríano Díaz de León. Enquanto isso, Azucena luta consigo mesma para descobrir o que realmente sente por Daniel: um profundo desprezo ou um amor intenso e apaixonado[4].

Elenco[4][editar | editar código-fonte]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Obteve média de 24.0 pontos[5].

Outras Versões[editar | editar código-fonte]

Por un beso é um remake da telenovela La gata, que por sua vez originou outras novelas.

Referências

  1. «Interpretará Gloria Estefan el tema de la novela ?Por un beso». El Universal. 26 de julho de 2000. Consultado em 6 de março de 2023 
  2. «Por un beso de Televisa arranca hoy lunes 13». Produ. 13 de novembro de 2000. Consultado em 6 de março de 2023 
  3. «Gana Víctor el protagónico ?Por un beso?». El Universal. 17 de julho de 2000. Consultado em 6 de março de 2023 
  4. a b «Por un beso». Noti Novelas. 14 de fevereiro de 2007. Consultado em 6 de março de 2023 
  5. «IBOPE: Rating De Las Telenovelas Por Horario». Telenovelas Board. 8 de julho de 2019. Consultado em 6 de março de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]