Maria Belén

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
María Belén
Maria Belém (BR)
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Infantil
Duração 40 min (segunda à sexta às 16:00)
Criador(es) Julio Porter
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Arturo García Tenorio
Lilí Garza
Produtor(es) Mapat de Zatarain
Elenco Danna Paola
Nora Salinas
René Laván
Maya Mishalska
Harry Geithner
Tema de abertura "María Belén", por (Danna Paola e Rabanitos Verdes)
Exibição
Emissora de
televisão original
El Canal de las Estrellas
Transmissão original 13 de agosto de 2001 - 14 de dezembro de 2001
N.º de episódios 90
Cronologia
Último
Aventuras en el tiempo
Navidad sin Fin
Próximo
Programas relacionados La recogida

María Belén (no Brasil: Maria Belém) é uma telenovela infantil mexicana produzida por Mapat de Zatarain para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 13 de agosto e 14 de dezembro de 2001, em 90 capítulos.

Trata-se de um remake da telenovela La recogida, produzida pela Televisa em 1971.

A trama foi protagonizada por Danna Paola, Nora Salinas e René Laván e antagonizada por Maya Mishalska e Harry Geithner

Foi exibida no Brasil pelo SBT de 25 de fevereiro a 25 de junho de 2002, em 98 capítulos, substituindo Carinha de anjo e sendo substituída por Cúmplices de um resgate.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Maria Belém é a história de uma adorável menina de seis anos, que recentemente perdeu seus pais adotivos em um acidente. A garotinha fica, então, com seu tio Rogério, um homem ambicioso e malvado, que planejou a morte de seu meio irmão Afonso e de sua cunhada Patrícia, os pais de Maria Belém, para poder ficar com a herança.

Mas o que Afonso não esperava é que Maria Belém fosse escapar do acidente, tornando-se a herdeira universal dos bens da família Garcia Pineda. Para se livrar da criança, Rogério coloca Maria Belém em um colégio interno.

A única coisa que Maria Belém consegue levar para sua nova vida é um pequeno cofre, com papéis e fotografias, que sua mãe Patrícia havia lhe dado.

Na trama, descobrimos que a verdadeira mãe de Maria Belém, Alessandra, morreu poucos dias depois de dar a luz. E seu pai, Pablo, foi para o exterior sem saber que Alessandra estava grávida.

No colégio interno, Úrsula, a diretora, é uma solteirona amarga, que foi desprezada por Pablo. Ela o culpa por todas as frustrações de sua vida. Ao descobrir que Maria Belém é filha de seu grande amor, Úrsula começa a perseguir a menina e a faz vítima de incontáveis injustiças.

Mas a fantástica imaginação de Maria Belém ajuda a menina a encara suas dificuldades com otimismo e bom humor.

Quando volta ao México, Pablo tenta localizar Alessandra, por quem sempre foi apaixonado. Ao descobrir que ela morreu, Pablo fica muito triste e decide procurar sua filha.

Pablo conhece Ana, uma psicóloga que trabalha no colégio de Maria Belém. Logo os dois se apaixonam.

No colégio interno, Maria Belém vive dias muito tristes, por causa da crueldade de Úrsula, mas também vive momentos de grande alegria com seus novos amigos: Socorro e Romina, suas companheiras de estudo, o velho Refúgio, que trabalha na fazenda vizinha, e Bruno, filho do dono da fazenda.

A pequena Maria Belém terá de vencer muitos obstáculos para encontrar a verdadeira felicidade.

Personagens[editar | editar código-fonte]

• Maria Belém – É uma menina de seis anos, alegre e muito esperta. Mas, às vezes, acaba se metendo em algumas confusões. Mesmo após perder seus pais adotivos em um acidente, continua uma criança otimista e cheia de vida.

• Ana – Psicóloga, sua especialidade é cuidar de crianças. É uma mulher doce e de bom coração. Tem um caráter firme e não gosta de ofender as pessoas. Busca a felicidade e está sempre disposta a mudar o mundo.

• Pablo – É o verdadeiro pai de Maria Belém. É um jornalista bem sucedido. A única coisa que quer da vida é encontrar sua filha. Não tolera mentiras.

• Úrsula – Mulher de trinta anos. Passou uma infância muito rica, mas perdeu sua fortuna. Tornou-se uma mulher amarga e frustrada. Após a morte de seu pai, dedica-se em tempo integral ao Instituto Brighton, o colégio interno que recebe Maria Belém.

• Bruno – Garoto de oito anos, muito esperto, inteligente e com uma imaginação imensa. Torna-se amigo de Maria Belém. É filho de Antônio e Valéria.

• Antônio - Um homem atraente e sério. Rico, vive em uma fazenda fora da cidade. É muito rígido com seu filho Bruno. Acha que pode mandar em todas as pessoas.

• Valéria – É uma mulher muito bonita. Atriz, abandonou a carreira para se casar com Antônio. Sente muita falta da profissão e um pouco frustrada. Isso acaba se refletindo no casamento, causando muitas brigas.

• Rogério – É um homem atraente e de boa família. Para ele, o mais importante na vida é o dinheiro. Muito ambicioso, nunca tem boas intenções.

• Malena - Mulher de Rogério, é uma mulher linda e sensual, um pouco vulgar. Ela vai se meter em grandes problemas.

• Lucrécia – Fofoqueira, intrometida e hipócrita. Quer roubar o lugar de Úrsula.

• Refúgio – É um senhor de 60 anos, mas ainda muito forte e disposto. É um homem do campo e adora os animais. Resmunga o tempo todo, pois se sente solitário desde que perdeu a esposa. Adora as crianças.

• Teresa – É uma mulher madura e sensível. É muito boa para Maria Belém.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Outras versões[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Maria Belém é a próxima novela infantil do SBT». JC Online. 14 de fevereiro de 2002. Consultado em 16 de maio de 2015.