Kassandra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kassandra
Kassandra (BR)
Kassandra
Informação geral
Formato Telenovela
Duração ~40 minutos
Criador(es) Delia Fiallo
Elenco Coraima Torres
Osvaldo Ríos
Miguel de León
ver mais
País de origem Venezuela
Idioma original espanhol
Episódios 150
Produção
Diretor(es) Grazio D'Angelo
Olegario Barrera
Produtor(es) Hernando Faria
Tema de abertura Venezuela Kassandra por Jose Antonio Bordell
Brasil Amor Verdadeiro por Alexandre Pires
Exibição
Emissora original RCTV
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 8 de outubro de 1992 – 11 de maio de 1993
Cronologia
Programas relacionados Peregrina (1973)
Peregrina (2005)

Kassandra é uma telenovela venezuelana produzida pela Produtora Coral para a RCTV, e exibida originalmente entre 8 de outubro de 1992 a 11 de maio de 1993, em 150 capítulos. Foi escrita por Delia Fiallo, e dirigida por Grazio D'Angelo e Olegário Barrera. Protagonizada por Coraima Torres e Osvaldo Ríos, e antagonizada por Henry Soto, Nury Flores e Loly Sánchez.

Está disponível gratuitamente, completa e dublada, no canal da RCTV no YouTube.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Andreina Arocha, filha de um dos homens mais poderosos de sua cidade, vive com seu pai e Hermínia, sua madrasta. Hermínia, que tem dois filhos gêmeos do primeiro casamento,Luiz David e Inácio, está interessada que a fortuna do marido passe em parte para seu mimado filho, Inácio, e trata com indiferença a enteada.

Andreina é apaixonada por Ernesto, um jovem médico e amigo de seu pai. Mais tarde descobre-se que Andreina está doente e têm pouco tempo de vida. O seu pai pede a Ernesto que se case com sua filha para que a mesma seja feliz no pouco tempo que lhe resta de vida. Andreina se casa com Ernesto e logo engravida dando à luz uma menina, mas morre após o parto. Ernesto também falece num acidente aéreo quando viajava para fazer um curso de especialização no exterior, deixando a filha recém nascida órfã.

Hermínia, que planejava ficar com toda a fortuna do marido, resolve se livrar do bebê de Andreina com a ajuda do empregado Matias. Ao saber que no acampamento dos ciganos há uma criança morta decide trocar os bebês e assim seu filho será o único herdeiro de Alfonso. A criança morta é neta da cigana Dorinda, a mesma que previu o futuro de Andreina: os bebês são trocados e o circo parte da cidade levando a verdadeira filha de Andreina e deixando para trás um segredo que poucos conhecem. Apenas Ofélia, a melhor amiga de Andreina, desconfia da troca dos bebês.

Dezoito anos se passam e novos personagens são introduzidos na casa dos Arocha: Rosaura, a amarga e ambiciosa filha de Matias; Inácio (agora crescido) que se tornou um homem vil, egoísta e fútil; Shabella, filha ilegítima de um romance entre Inácio e Rosaura, uma menina mimada e arrogante, que fora criada como se fosse da família, apesar do pai nunca tê-la assumido; e Gema, irmã da avó de Kassandra, uma solteirona amável e muito inteligente que fora acolhida por Alfonso, mas é sempre humilhada por Shabella e Hermínia.

O circo retorna ao povoado e nele Kassandra cresceu e se tornou uma bela mulher. Segundo a tradição cigana,Kassandra prometeu a mão dela em casamento para Randu, um jovem homem bruto que é o líder da tribo.

Logo no dia do desfile do circo, Kassandra passa os olhos em outro homem. Seus olhos se encontram e tornam-se bloqueados em uma forte atração mútua. O homem é Luis David, um dos filhos gêmeos de Herminia. Mais tarde, os dois se encontram diversas vezes com a ajuda do cigano Glinka nas montanhas, onde eles compartilham um momento mágico onde Kassandra tem seu primeiro beijo. No dia seguinte, tomado pelo medo que o peso da tradição cigana pudesse fazer mal à Kassandra, Luis David deixa a cidade sem se despedir.

Nesse meio tempo, Rosaura descobre o segredo de Matias e Hermínia e passa a ser cúmplice dos dois, na esperança de que possa por parte da herança em nome de Shabella em algum momento. Tempos depois, com a ajuda de Ofélia, Gema e Alfonso também descobrem a verdadeira identidade de Kassandra.

A cigana, no entanto, vive em seu mundo do circo sem saber de absolutamente nada e vive angustiada pelo sumiço de Luiz David e pela aproximação de seu casamento com o violento Randu, sendo consolada por Simon e Tomás, dois artistas do circo e grandes amigos dela. Tomás nutre uma paixão secreta por Kassandra.

Não muito tempo depois, seu irmão gêmeo Ignacio descobre que Kassandra é a verdadeira herdeira da fortuna da família Arocha, então arma truques para casar com ela com a ajuda da mãe. A primeira noite da sua lua-de-mel é fatídica, Ignacio é morto por Rosaura após uma discussão, mas Kassandra acha que ele a deixou. Em um esforço para descobrir o assassino de seu irmão, Luis David assume a identidade de Ignacio. Suas suspeitas caem sobre Kassandra, a bela jovem cigana que conhecia o seu marido de forma breve e que agora acredita que Luis David é seu marido

Com ódio pelo casamento de Kassandra, Randu vai embora da cidade com os ciganos, deixando para trás Glinka, Tomás, Marcelino (dono do circo, já velho e doente) e Simon, que passam a viver na casa de Ofélia com sua filha doente, Lilia Rosa, que mais tarde se apaixona por Glinka. Ambas foram abandonadas por Roberto há muitos anos, médico que volta a aparecer na cidade agora comprometido com Gema, a melhor amiga de Ofélia.

Nesse meio tempo, mais personagens são inseridos na novela: Manrique, o poeta e advogado que ama Kassandra acima de tudo e Roberto, o ex-marido de Ofélia.

Rosaura, despeitada por ter sido trocada por uma cigana, arma para que a mesma seja incriminada, implantando provas para que Luiz David acredite que Kassandra é a culpada. Durante todo o período de investigação, por mais que acredite que sua amada é a assassina de seu irmão, Luiz David vive um dilema entre entregá-la ou esquecer tudo para viver ao seu lado. Nesse meio tempo, Kassandra se descobre grávida de Inácio e depois de muito relutar, perdoa Inácio/Luiz David e passa a querer criar seu filho junto ao suposto marido. Eis que quando Luiz David se conforma em não denunciá-la Hermínia volta de viagem e Rosaura o obriga a falar para a mãe que seu filho favorito está morto. Alfonso tem um derrame e fica paralisado na cama sem poder falar ou se mover.

Kassandra é acusada com as provas que Luiz David havia mandado para o departamento de criminalística e mais tarde, presa. Com raiva de Luiz David, diz que matou Inácio apenas para magoá-lo. No decorrer de brigas e angústias, Kassandra dá a luz à criança, mas a mesma nasce muito doente. Randu volta para a cidade agora como um grande magnata e paga a fiança de Kassandra, permitindo que Manrique a liberte. Desesperado para salvar Kassandra de sua condenação, Luiz David a sequestra junto ao filho, que morre durante a viagem, fazendo com que a mesma o odeie ainda mais.

Gema descobre que Roberto é o homem que abandonou Ofélia e Lilia Rosa e desmancha seu noivado, além de obrigá-lo a voltar para as duas. Roberto descobre que Ofélia tem uma doença terminal e que não pode salvá-la. Alfonso morre, deixando uma carta que revela toda a verdade com Matias, que a esconde uma vez que tem medo das vilãs que se tornaram sua filha e neta. Luiz David está cada vez mais obcecado por Kassandra e tem ataques de ciúmes muito similares aos que Randu demonstrava no começo da trama. Por vingança, Kassandra decide colocar-lhe ciúmes para que sofra.

Começa o julgamento de Kassandra e depois de muitas reviravoltas, Luiz David - ainda pensando que Kassandra é a culpada - se acusa pensando estar salvando-a e vai preso em seu lugar. Na cadeia, descobre que o conteúdo da carta dada à Matias por Alfonso revela a verdadeira assassina de seu irmão. Enquanto isso, Kassandra é consumida por sua tristeza uma vez que cai em si e se descobre ainda apaixonada por Luiz David, mas agora sofre por acreditar que ele tenha sido o assassino de seu próprio irmão e tenha tentando incriminá-la. Ofélia morre antes de poder depor a favor de Kassandra no processo que define seu parentesco com Alfonso, deixando Lilia Rosa já grávida de Glinka.

Após fugir da cadeia, Luiz David invade a cerimônia de casamento de Kassandra e Manrique armado e a obriga à se casar com ele, levando-a para uma ilha deserta logo em seguida. Na cabana, os dois percebem que ainda se amam e tem sua primeira noite juntos. Por conta de um ferimento feito por Randu durante a fuga, Luiz David têm febre alta e entre seus delírios, confessa que apenas se declarou culpado para salvar Kassandra da prisão. A polícia encontra os dois e Luiz David volta para a prisão depois de ser tratado e Kassandra se recusa a anular seu casamento com ele. Randu, percebendo que sua amada só será feliz estando com seu rival, vai atrás de Calunga para fazê-lo confessar que a verdadeira assassina é Rosaura, afim de inocentar Luiz David e Kassandra. Matias entrega a carta de Alfonso para Kassandra.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Coraima Torres ... Kassandra Rangel Arocha de Contreras / Andreina Arocha de Rangel
  • Osvaldo Rios ... Ignacio Contreras / Luis David Contreras
  • Henry Soto ... Randu
  • Raul Xiques ... Alfonso Arocha
  • Carmencita Padron ... Ofelia Alonso
  • Nury Flores ... Herminia Arocha
  • Esperanza Magaz ... Dorinda
  • Carlos Arreaza ... Tomas
  • Alexander Milic ... Matias Osorio
  • Hylene Rodriguez ... Lilia Rosa Alonso
  • Ivan Tamayo ... Hector Quintero
  • Loly Sanchez ... Rosaura Osorio
  • Fernando Flores ... Simon
  • Veronica Cortez ... Yaritza
  • Juan Frankis ... Marcelino
  • Erika Medina ... Isabel
  • Rafael Romero ... Glinka
  • Cecilia Villarreal ... Gema Salazar
  • Roberto Moll ... Manrique Alonso
  • Mimi Sills ... Elvira Alonso
  • Manuel Escolano ... Roberto Alonso
  • Miguel de León … Ernesto Rangel
  • Saul Martinez ... Doutor
  • Nelly Prigoryan ... Verushka
  • Lupe Barrado
  • Ron Duarte
  • Pedro Duran ... Calunga
  • Eduardo Gadea Perez ... Judge
  • Margarita Hernandez ... Norma De Castro
  • Maria Hinojosa
  • Felix Landaeta ... Juiz Carrion
  • Frank Moreno
  • Julio Mujica
  • Jose Oliva ... Juiz Olivera
  • Carlos Omana

Exibição no Brasil[editar | editar código-fonte]

A telenovela foi exibida pelo SBT entre 5 de janeiro e 14 de julho de 2000, em 138 capítulos, inaugurando a sessão Tarde de Amor substituindo Além da Usurpadora e sendo substituída por Sigo Te Amando[1].

Teve 8.17 pontos de média geral, um sucesso para o SBT.

Exibição em Portugal[editar | editar código-fonte]

Foi exibida na TVI em 1995, na hora do almoço, antes do TVI Jornal.

A sua 1ªreprise ocorreu em 1997, na hora do almoço.[2]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • A novela possui duas dublagens. Uma da década de 1990 pela Megassom e outra na década de 2000 pela Herbert Richers.
  • Bateu grandes recordes de audiência em seu país e chegou a ser vendida para mais de 128 países.

Outras versões[editar | editar código-fonte]

Kassandra é baseada na novela Peregrina de Delia Fiallo, que originalmente era um livreto para radionovela. Posteriormente, outras versões foram feitas:

Referências

  1. «Dercy, Moacyr Franco e 2 novelas estréiam no SBT». Folha de S.Paulo. 2 de janeiro de 2000. Consultado em 21 de agosto de 2016 
  2. «Lista de telenovelas internacionais da TVI». Wikipédia, a enciclopédia livre. 2 de julho de 2022. Consultado em 9 de julho de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]