Lo que la vida me robó

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Lo que la vida me robó
O Que a Vida me Roubou (AO/BR/MZ)'
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Romance
Drama
Ação
Duração 42-45 min. (Cap. 1-195)
102 min. (Cap. 196)
Criador(es) Angelli Nesma Medina
Baseado em Bodas de Odio de Caridad Bravo Adams
País de origem México
Idioma original espanhol
Produção
Diretor(es) Sergio Cataño
Claudio Reyes Rubio
Produtor(es) Angelli Nesma Medina
Elenco Angelique Boyer
Sebastián Rulli
Luis Roberto Guzmán
Daniela Castro
Sergio Sendel
Grettell Valdéz
Ana Bertha Espín
Gabriela Rivero
Lisset
ver mais
Tema de abertura "El perdedor", Enrique Iglesias e Marco Antonio Solís
Tema de encerramento "Corazones invencibles", Aleks Syntek
Exibição
Emissora original Las Estrellas
Formato de exibição 480i SDTV
1080i HDTV
Transmissão original 28 de outubro de 2013 — 27 de julho de 2014
Temporadas 1
Episódios 196
Cronologia
Programas relacionados Bodas de odio (1983)
Amor real (2003)

Lo que la vida me robó (no Brasil, O Que a Vida me Roubou) é uma telenovela mexicana produzida por Angelli Nesma Medina para Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 28 de outubro de 2013 e 27 de julho de 2014 em 196 capítulos, substituindo La tempestad e sendo substituída por Hasta el fin del mundo.

A original é de Caridad Bravo Adams, sendo esta um remake modernizado das novelas Bodas de odio e Amor real, produzidas em 1983 e 2003, respectivamente.[1]

Tem Angelique Boyer, Sebastián Rulli, Luis Roberto Guzmán, Daniela Castro, Ana Bertha Espín, Gabriela Rivero, Grettell Valdéz, Sergio Sendel e Lisset nos papéis principais.

Enredo[editar | editar código-fonte]

A história se passa em Água Azul, onde Montserrat vive. Montserrat é uma bela jovem socialite que sempre foi dominada por sua mãe Graziela, cuja única preocupação é o seu elevado estatuto na sociedade, mesmo que a família esteja financeiramente arruinada. Montserrat, apesar de fazer tudo o que sua mãe diz-lhe, secretamente mantém um relacionamento com José Luis da marinha, com quem planeja se casar.

Embora Graziela tenha escolhido um marido para Montserrat, Sebastião de Icaza, com quem Montserrat estava apaixonada quando adolescente, Montserrat não está disposta a celebrar um casamento com Sebastião. Graziela tenta o seu melhor para uni-los novamente, mas é tarde demais, pois Sebastião deixou Água Azul. Demétrio, irmão de Montserrat, descobre seu relacionamento com José Luis e decide contar a sua mãe, e Graziela tenta separar os dois.

Alessandro está em uma fazenda nas proximidades. Ele foi um dos rancheiros favoritos de Benjamin Almonte. Em seu leito de morte, Benjamin diz que é pai de Alessandro e deixa todo o seu dinheiro e propriedade para ele. Alessandro não recebe muito bem a notícia, e vai montar em seu cavalo em direção ao mar, onde ele encontra Montserrat, que o confunde com José Luis. Pensando que Alessandro é José Luis,ela abraça Alessandro, que se apaixona imediatamente.

Demétrio, obcecado com a obtenção de dinheiro para cobrir suas despesas, decide vender o registro do imóvel onde ele e seus pais vivem. Graziela, não encontrando uma solução para os seus problemas financeiros, culpa Montserrat por tudo o que aconteceu, inclusive o ataque cardíaco que seu pai sofreu. Demétrio confessa à sua mãe que ele entregou o registro do imóvel para Bruno Gamboa, um mafioso.

Graziela decide confrontar o mafioso para pedir-lhe para devolver os documentos. Não recebendo o que queria de Bruno, Demétrio o mata. Em desespero, Graziela decide que Alessandro é a solução para cobrir suas dívidas e despesas. Ela decide entregar os documentos para Alessandro, que a ajuda financeiramente sob a condição de que ela permita que ele tenha um relacionamento com Montserrat. Graziela aceita, mas pede que Alessandro não conte para Montserrat.

Montserrat recusa casar-se com Alessandro. Graziela, então, conta a Montserrat a verdade sobre a sua situação financeira, e ela finalmente concorda em ajudar sua família ao se casar com Alessandro. José Luis, que estava preso pelo assassinato de Bruno que não cometeu, escapa da prisão e diz para Montserrat a verdade sobre tudo o que aconteceu. Mas Graziela consegue manipular Montserrat para se casar com Alessandro. Montserrat descobre que seu "amor" por José Luis é falso, e que ama Alessandro. Alessandro é caçado pela polícia de Água Azul e passa 7 anos em coma na Argentina. Muitas obcessões, dores e assassinatos ainda vão rolar nessa trama cheia de mistérios que envolve amores inesquecíveis. Alessandro e Montserrat terão que ultrapassar todos os obstáculos e lutarem pelo Direito de Amar.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Monserrat Mendonça (Angelique Boyer)

Jovem de grande nobreza e bons sentimentos, tanto que é capaz de sacrificar-se pelo bem de sua família. Apaixona-se perdidamente por um homem, e decide revelar isso à sua mãe, que habilmente, sempre encontrará uma maneira de manipular a filha. Assim Montserrat acaba se casando com um homem que não ama. Todo o sofrimento pelo qual passará fortalecerá seu caráter, até que ela aprenda a tomar suas próprias decisões, e defender o que ama, à custa do que for necessário.

Alessandro Almonte (Sebastián Rulli)

Homem inteligente e de bons sentimentos. De caráter forte e justo nas decisões que toma. Não permite abusos e reprova injustiças. Perdeu a mãe ainda criança, e isso mudou radicalmente sua vida. Seu patrão, antes de morrer, revela ser seu pai, e o nomeia herdeiro universal de toda sua fortuna. Por ser um homem justo, bondoso e de caráter, acabará ganhando a atenção de Montserrat. Porém não será fácil conquistá-la.

José Luis Alvarez (Luis Guzmán)

De baixa posição econômica, mas honrado e muito trabalhador. É um homem apaixonado e impulsivo, capaz de qualquer ato por amor. Monserrat é a mulher de sua vida, e quando descobre que ela se viu obrigada a se casar com um homem que não ama, a segue até sua fazenda, com a firme intenção de roubá-la para si, pois sente por ela como um sentimento de posse. Com o passar do tempo, descobrirá, com pesar, que o amor de Montserrat por ele já não é mais o mesmo.

Maria Zamudio (Gretel Valdez)

Jovem do campo, humilde, mas muito pretensiosa. Apaixonada e caprichosa. Para conseguir ao que se propõe, é capaz de causar intrigas, mentir e trair. Sente uma paixão obsessiva por Alessandro, a quem conhece desde criança, porém sofre, pois ele sempre a viu como uma amiga. O ódio de Maria por Monserrat despertará nela os piores sentimentos, e ela se tornará uma pessoa fria, desleal, rancorosa e traidora. Sua paixão por Alessandro a cega, e não lhe permite ver que o que procura, tem a seu alcance, em Vitor, melhor amigo de Alessandro, e a quem Maria ignora todo o tempo.

Demétrio Mendonça (Osvaldo Benavides)

Filho de Lauro e Graciela, é um jovem imaturo e irresponsável. Sua mãe sempre o mimou, e assim cresceu com o conceito de que tudo que deseja, será seu, sem o menor esforço de sua parte. Parecido a sua mãe no caráter, é capaz de tudo para obter dinheiro fácil, por isso é seu cúmplice. Será capaz de colocar em risco a felicidade de sua própria irmã, a doce Montserrat.

Graciela Giacintini de Mendonça (Daniela Castro)

Mãe de Montserrat, uma mulher fria e hipócrita. Diante de sua família, aparenta ser uma boa mulher, porém é um ser cheio de ambição e cobiça. Muito orgulhosa de pertencer a uma das famílias mais importantes de “Água Azul”, e julga prioritário manter limpo seu sobrenome e prestigio. Guarda um segredo, que por muitos anos, foi amante de Benjamin Almonte. Manipula todos os membros de sua família como peças de xadrez. Por dinheiro será capaz de vender sua própria filha, Monserrat.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Elenco principal
Angelique Boyer Montserrat Mendonça Giacinti / Montserrat Mendonça de Almonte / Montserrat Mendonça de Álvares
Sebastián Rulli Alessandro Domingues / Alessandro Almonte / Alessandro Almonte Domingues
Luis Roberto Guzmán José Luís Álvares / Antônio Olivares
Daniela Castro Graziela Giacinti de Mendonça / Gaudência Gimenes
Sergio Sendel Pedro Medina
Grettell Valdez Maria Zamúdio
Lisset Fabiola Guillén Almonte / Fabiola Almonte Giacinti
Rogelio Guerra Almirante Lauro Mendonça São Romão
Eric del Castillo Padre Anselmo Quinhones
Gabriela Rivero Carlota Mendonça São Romão / Carlota Mendonça São Romão de Basurto
Alexis Ayala Ezequiel Basurto
Ana Bertha Espín Rosário Domingues
Osvaldo Benavides Demétrio Mendonça Giacinti
Margarita Magaña Esmeralda Ramos / Esmeralda Ramos de Solares
Carlos de la Mota Renato Solares / Reginaldo Garcia
Alejandro Ávila Vítor Hernández
Alejandra García Nádia Arguelles Miranda / Nádia Arguelles de Medina / Nádia Arguelles de Hernández
Verónica Jaspeado Josefina Valverde Nolivos / Josefina Valverde Nolivos de Mendonça "Fininha"
Ferdinando Valencia Adolfo "Adolfinho, Fofinho" Arguelles Miranda / "O Escorpião"[2]
Juan Carlos Barreto Macário Peralta Cabrera
Francisco Gattorno Dr. Sandro Narváez
Alberto Estrella Joventino Zamúdio
Luis Uribe Capitão Inácio Robledo
Marco Uriel Efraim Loreto
Alejandra Procuna Sofia Herrera Garcia / Sofia Herrera Garcia de Peralta
Issabela Camil Amélia Bertrand Urquidi / Amélia Bertrand de Aréchiga / Amélia Bertrand de Medina
Luis Xavier Joaquim Aréchiga
Ilithya Manzanilla Angélica Aréchiga Bertrand
Natalia Juárez Virgínia Aréchiga Bertrand
Luis Gatica Bruno Gamboa
Patricia Conde Prudência Robledo
Oscar Daniel Duarte Lauro Mendonça Giacinti / Lauro Almonte Mendonça "Laurinho"
Ana Paula Martínez Vitória Hernández Arguelles
Juan Romanca Gaspar Zamúdio
Iván Caraza Tomás Valverde
Jessica Mas Tenente Mônica Renteria
Osvaldo de León Sebastião de Icaza
Ricardo Kleinbaum Samuel Bararras
Julio Vega Dr. Carreira
Maru Dueñas Zulema
Melissa Márquez Luísa Álvares Mendonça
Alex Sirvent Erik
Otto Sirgo Firmino
Ricardo Vera Tabelião Cervera
Rafael Amador Tenente Avellaneda
Santiago Hernández Kevin Cruz Sanches / Kevin Peralta Herrera
Joss Waleska Manuela
Mariana Rivera Margarida
Lizzeta Romo Violeta de Icaza
José María Negri Gonçalo
Talia Rivera Célia
Rocío Gallardo Susana
Alfredo Adame Benjamim Almonte
Enrique Montaño Jacinto Sanches
Ignacio Casano Benjamim Almonte (Jovem)
Esteban Franco Carcereiro
Daniel Rascón Matón

Produção[editar | editar código-fonte]

  • As gravações da telenovela foram iniciadas em 2 de setembro de 2013.[3] O final foi gravado no início de julho de 2014 em Iucatã e Campeche.[4]
  • No Brasil, a trama estaria cotada para substituir Lágrimas de Amor, mas depois do cancelamento da faixa ocupada por ela, acabou sendo adiada para o final do mês de janeiro, substituindo A Gata.

Exibição[editar | editar código-fonte]

No México[editar | editar código-fonte]

Foi reprisada pelo seu canal original de 3 de julho de 2017 a 8 de janeiro de 2018 em 132 capítulos, substituindo Corazón indomable[5] e antecedendo Teresa.

Foi reprisada pelo TLNovelas de 17 de junho a 1 de novembro de 2019, em 100 capítulos, substituindo Mi pecado e sendo substituída por Sortilegio.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Ficou temporariamente disponível pela Netflix, de 2015 a 2016.

Foi exibida pelo SBT entre os dias 30 de janeiro a 11 de setembro de 2017 em 161 capítulos, substituindo A Gata e sendo substituída por Um Caminho para o Destino. Devido às cenas de violência e sexo, a telenovela recebeu do Sistema de Classificação Indicativa Brasileiro o selo de não recomendado para menores de 12 anos. O SBT criou uma versão editada que recebeu o selo 10 anos.[6] A partir do dia 5 de junho de 2017, passou a ser exibida com o selo de 12 anos, ordem imposta pelo MJ. Em 21 de setembro, o Sistema de Classificação Indicativa Brasileiro reclassificou o folhetim mais uma vez, agora como não recomendada para menores de 14 anos.[7]

A trama foi exibida originalmente e dublada pelo canal pago TLN Network de 19 de novembro de 2018 a 23 de agosto de 2019.

Está sendo reprisada pelo SBT desde 20 de abril de 2020 às 17h15, substituindo a reprise de Meu Coração é Teu.[8]

Está disponível no catálogo da Prime Video Brasil desde 26 de março de 2020, com áudio dublado em português e edição original.

Audiência[editar | editar código-fonte]

México[editar | editar código-fonte]

A trama estreou com uma média de 20,4 pontos.[9] O último capítulo teve média de 30,9 pontos e 46,6% de share.[10] Teve média geral de 26,1 pontos.[11]

Brasil[editar | editar código-fonte]

Exibição Original

No Brasil a telenovela estreou com 6,8 pontos de audiência, segundo medição feita pelo Kantar IBOPE Media na Região Metropolitana de São Paulo.[12] Em 6 de fevereiro de 2017, a telenovela registrou a menor audiência desde a estreia, 5,8 pontos.[13]

No dia 18 de abril, bateu seu primeiro recorde, registrando 7,5 pontos.[14] Já no dia 22 de maio, marcou 7,7 pontos, sendo esse seu melhor índice e chegando a encostar no Cidade Alerta.[15] No dia 19 de julho a novela registrou 7,6 pontos na Grande São Paulo.[16] No dia 25 de julho, marcou seu recorde, 8,0 pontos na Grande São Paulo. Vencendo a RecordTV, assumindo a vice-liderança, deixando em 3.º lugar a emissora que exibia a estreia da reprise de Os Dez Mandamentos.[17] Repetiu o mesmo recorde de 8 pontos no dia 28 de agosto assumindo novamente a vice-liderança isolada, sendo impulsionada pela estreia de Um Caminho para o Destino.[18]

No dia 30 de agosto a novela registrou 8,4 pontos assumindo mais uma vez a vice-liderança isolada.[19] Seu último capítulo também registrou 8,4 pontos e assumiu a vice liderança.[20] Teve média geral de 7 pontos, sendo assim mais um sucesso das novelas da tarde do SBT.

Reprise

Sua reprise estreou com 5,2 pontos. O motivo pela baixa audiência se deve pelos altos índices de Avenida Brasil, que estava na reta final.[21] O segundo capitulo reagiu e marcou 5,7 pontos, ficando em 3.º lugar.[22]Em seu quinto capítulo bate seu primeiro recorde, chegando a 6,2 pontos.[23]Em 5 de maio de 2020, bate seu segundo recorde com 6,4 pontos.[24]No dia 4 de junho de 2020, bate mais um recorde com 6,5 pontos com picos de 8,1.[25]No dia 18 de junho, bateu novo recorde marcando 6,9 pontos e picos de 8,2.[26]

Bateu recorde negativo em 1 de maio de 2020, marcando apenas 4,8 pontos.[27]

Música[editar | editar código-fonte]

  • Tema principal - "El perdedor", Enrique Iglesias e Marco Antonio Solís;
  • Tema de encerramento - "Corazones Invencibles", por Aleks Syntek;
  • Tema instrumental - "Lo que siento por ti", por Carlos de la Mota;
  • Tema de Alessandro e Montserrat- "Bajemos La Guardia", Alex Sirvent
  • Música de Fundo - Celos, de Alex Sirvent.
  • Tema de Nádia e Victor - Mujer Proibida, de Alejandro Ávila.
  • Temas de Angelica e José Luís - Gracias, de Jorge Daher. Amores de Cristal, de Luja Duhart.

Outras músicas que fazem parte da trilha sonora da novela são: Aún, de Jaime Flores 'Gracias', 'Cruzaré mil mares', e 'Fiesta' de Alex Sirvent No puedo amarte, de Jaime Flores E ainda 'Volveria a mentir', de Evelyn de La Luz

Versões[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmio TVyNovelas[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Nomeado(a) Resultado
2015 Melhor telenovela Angelli Nesma Medina Indicado
Melhor atriz protagonista Angelique Boyer Indicado
Melhor ator protagonista Sebastián Rulli Venceu[28]
Melhor atriz antagonista Daniela Castro Venceu[29]
Melhor ator antagonista Sergio Sendel Indicado
Melhor ator antagonista Alexis Ayala Indicado
Melhor primeira atriz Ana Bertha Espín Indicado
Melhor ator co-estrelar Luis Roberto Guzmán Venceu
Melhor ator de reparto Osvaldo Benavides Venceu
Melhor atriz de reparto Margarita Magaña Indicado
Melhor tema musical "El perdedor" de Enrique Iglesias e Marco Antonio Solís Indicado
Melhor história ou adaptação Juan Carlos Alcalá, Rosa Salazar e Fermín Zúñiga Venceu
Melhor elenco Lo que la vida me robó Venceu

Premios Juventud[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Nomeado(a) Resultado
2014 Chica que me quita el sueño Angelique Boyer Venceu[30]
¡Está buenísimo! Sebastián Rulli Venceu
Melhor tema noveleiro "El perdedor" de Enrique Iglesias e Marco Antonio Solís Venceu

Prêmios People en Español[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Nomeado(a) Resultado
2014 Novela do Ano Angelli Nesma Medina Venceu
Melhor Casal Angelique Boyer e Sebastián Rulli Venceu
Galanzaço do ano Sebastián Rulli Venceu[31]
Melhor Vilão Sergio Sendel Venceu

Referências

  1. «Prepara Nesma "Bodas de Odio" adaptada a la época actual». Rádio Fórmula. 7 de maio de 2013. Consultado em 14 de fevereiro de 2016 
  2. Radio Fórmula ""Lo que la vida me robó" con tintes de drama y comedia: Valencia.
  3. «Se graba… 'Lo que la vida me robó'». teleprograma.fotogramas.es. 2 de setembro de 2013. Consultado em 3 de dezembro de 2016 
  4. «Graban en Yucatán final de 'Lo que la vida me robó'» (em espanhol). sipse.com. 7 de julho de 2014. Consultado em 3 de dezembro de 2016 
  5. TIM, Televisa (15 de junho de 2017). «'Lo que la vida me robó' volta a sua televisão - Las Estrellas TV Producción». Las Estrellas TV Producción (em espanhol) 
  6. «Devido às cenas de violência e sexo, SBT pretende fazer edição na mexicana "O Que a Vida Me Roubou"». Consultado em 22 de fevereiro de 2017 
  7. Rodrigues, Guilherme. «Novela do SBT é reclassificada depois de ser exibida – Observatório da TV». Observatório da Televisão. Consultado em 11 de abril de 2017 
  8. Dias, Vander. «SBT anuncia reprise de "O Que a Vida Me Roubou"». Estrela Latina. Consultado em 16 de março de 2020 
  9. «"Lo que la vida me robó" arranca con buen rating». Rádio Formula. 29 de outubro de 2013. Consultado em 5 de março de 2016 
  10. «"Lo que la vida me robó" superó los 30 pts de audiencia». Rádio Formula. 28 de julho de 2014. Consultado em 5 de março de 2016 
  11. «Ratings Promedio Telenovelas (1998-2015)». Network 54. 20 de dezembro de 2015. Consultado em 5 de março de 2016 
  12. «Com prisão de Eike Batista, JN e Jornal da Band batem recorde». Notícias da TV. UOL. 31 de janeiro de 2017. Consultado em 2 de fevereiro de 2017 
  13. 7 de fevereiro de 2017. «"O Que a Vida me Roubou" registra recorde negativo de audiência». Sobre TV. Consultado em 13 de fevereiro de 2017 
  14. «Consolidados de terça-feira (18 de abril de 2017). Confira as audiências consolidadas de cada emissora». TV Show. 19 de abril de 2017. Consultado em 27 de maio de 2017. Arquivado do original em 25 de maio de 2017 
  15. «'O que a vida me roubou' quebra recorde no Brasil e assusta concorrência». NOVELA E ETC. 22 de maio de 2017. Consultado em 27 de maio de 2017. Arquivado do original em 25 de maio de 2017 
  16. «"O Que a Vida Me Roubou" repete recorde e abre 49% de vantagem sobre a Band nesta quarta (19) - CTV Audiência». CTV Audiência. 20 de julho de 2017 
  17. admin. «Reprise de "Os Dez Mandamentos" derruba Record TV que empata com a Band em 3.º lugar – Fofoca News». Consultado em 26 de julho de 2017. Arquivado do original em 28 de julho de 2017 
  18. «Consolidados + Média Dia SP — Segunda-Feira, 28 de agosto de 2017 – Dabeme TV». Dabeme TV. 29 de agosto de 2017 
  19. «Consolidados de quarta-feira, 30 de agosto de 2017 - Audiências e Média-Dia». sobretv.com.br. Consultado em 31 de agosto de 2017 
  20. «Consolidados de segunda-feira, 11 de setembro de 2017 – Audiências e Média-Dia». sobretv.com.br. Consultado em 12 de setembro de 2017 
  21. TV, Notícias da (22 de abril de 2020). «Record troca Amor Sem Igual por Apocalipse e tem dor de cabeça no horário nobre» 
  22. TV, Notícias da (22 de abril de 2020). «BBB20 bate novo recorde e entra no pódio das temporadas mais vistas da década» 
  23. «Com discurso de Bolsonaro no lugar de Malhação, Novo Mundo bate recorde». Notícias da TV. Consultado em 28 de abril de 2020 
  24. «Globo comete erro estratégico e desperdiça fenômeno Manifest; saiba motivo». Notícias da TV. 6 de maio de 2020. Consultado em 6 de maio de 2020 
  25. «Mestre do Sabor tem melhor ibope da temporada e bate episódio final de 2019». Notícias da TV. 5 de junho de 2020. Consultado em 5 de junho de 2020 
  26. TV, Notícias da (19 de junho de 2020). «Na Globo, Sessão da Tarde supera Tralli e Maju pelo segundo dia seguido». Notícias da TV. Consultado em 19 de junho de 2020 
  27. «Último capítulo de Avenida Brasil bate recorde da faixa desde 2010» 
  28. Premios TVyNovelas: Sebastian Rulli se consolido como mejor actor Consultado em 14 de abril de 2015
  29. Premios TVyNovelas: Daniela Castro gano como la mejor villana Consultado em 14 de abril de 2015
  30. «Lista completa de nominados Premios Juventud 2014» (em espanhol). 7 de maio de 2017. p. Univisión. Consultado em 19 de maio de 2014. Arquivado do original em 12 de maio de 2014 
  31. People en Español (Lista de Ganadores Premios People en Español 2014)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]