Amigas y rivales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura a novela brasileira de 2007, veja Amigas e Rivais.
Amigas y rivales
Amigas e Rivais (BR)
Amigas y rivales
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 40 minutos
Criador(es) Emilio Larrosa
(ideia)
Alejandro Pohlenz
(escritor)
Elenco Ludwika Paleta
Michelle Vieth
Angélica Vale
Adamari López
Joana Benedek
Arath de la Torre
Gabriel Soto
Johnny Lozada
Rodrigo Vidal
Susana González
ver mais
País de origem México
Idioma original espanhol
Episódios 185
Produção
Produtor(es) Emilio Larrosa
Tema de abertura Amigas y Rivales por Kabah
Tema de encerramento Amigas y Rivales por Alex Sirvent
Exibição
Emissora original Canal de las Estrellas
Transmissão original 26 de fevereiro – 9 de novembro de 2001
Cronologia
Programas relacionados Amigas & Rivais

Amigas y rivales (no Brasil, Amigas e Rivais) é uma telenovela juvenil mexicana produzida pela Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 26 de fevereiro a 9 de novembro de 2001, substituindo Primer amor e sendo substituída por El juego de la vida[1].

Foi escrita por Alejandro Pohlenz, baseada na ideia de Emilio Larrosa, sob a direção de Salvador Garcini e José Ángel García.

A trama é protagonizada por Ludwika Paleta, Michelle Vieth, Angélica Vale e Adamari López, junto com Arath de la Torre, Gabriel Soto, Johnny Lozada e Rodrigo Vidal; antagonizada por Joana Benedek, Susana González e Alejandro Ávila. Conta com as atuações estelares de Manuela Imaz, Marisol Mijares, René Strickler, Mayrín Villanueva, Eduardo Santamarina, Ernesto Laguardia, Nailea Norvind e Felicia Mercado e os primeiros atores Eric del Castillo, Chela Castro, Rafael Inclán, Eugenio Cobo, Marina Marín e Irina Areu.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A história gira em torno de quatro belas garotas de 21 anos que provêm de diferentes classes sociais.

A primeira delas, Laura (Michelle Vieth), é uma garota de classe média séria, sensível e estudiosa, que pode estudar informática em uma universidade particular porque ganhou uma bolsa de estudos. Lá ela conhece Helena Delaor (Ludwika Paleta), filha de Roberto Delaor (Eric del Castillo), um empresário milionário. No início, há muitos atritos entre as duas devido à diferença de classes, mas aos poucos um forte vínculo de amizade se formará entre elas. Helena é a típica garota rica, dissipada e irresponsável, para quem a promiscuidade, o álcool e as drogas marcaram sua vida desde a morte de sua mãe.

A terceira protagonista é uma menina humilde chamada Nayeli Peres (Angélica Vale), que trabalha como empregada doméstica na casa de Helena. O sonho de Nayeli é se tornar uma estrela de Hollywood, como seu ídolo, Salma Hayek. Este sonho a levará a entrar ilegalmente nos Estados Unidos e a ter experiências muito amargas.

A quarta protagonista é Ofélia Villar (Adamari López), a melhor amiga de Helena. Ela também é rica e leva um estilo de vida de diversão e prazeres frívolos devido ao abandono da mãe Susana (Abril Campillo) quando era criança e ao abandono total do pai (Rubén Morales). Porém, a tragédia marcará seu destino e abrirá seus olhos após contrair AIDS.

Outro personagem central é Roberto "Robertinho" (Arath de la Torre), irmão mais velho de Helena, que estuda direito. Nayeli vai à universidade pedir ajuda a Roberto para ir a Hollywood e lá conhece Laura. Elas imediatamente se solidarizam e se tornam amigas, mas sua amizade entra em crise quando ambas se sentem atraídas por Roberto.

No entanto, os sentimentos de Laura serão divididos entre Roberto e seu pai, que contratou Laura para ensiná-lo a usar os novos computadores de sua empresa. Sua personalidade firme e determinada atrai a garota, que inconscientemente o compara ao próprio pai Pedro (Eugenio Cobo), um homem fraco e sem personalidade que, após perder o emprego, se envolve no álcool.

Rosana Brito (Joana Benedek), a segunda esposa do pai de Helena, é uma mulher extremamente bonita, que por trás da máscara de esposa ideal esconde uma alma criminosa e sem escrúpulos. Rosana deseja apaixonadamente o filho do marido e estará disposta a usar de todos os meios para torná-lo seu amante, sendo capaz até de matar aqueles que a impedem.

Nessa história também aparece Johnny Trindade (Johnny Lozada), um jovem gringo que se dedica ao boxe. Um de seus maiores sonhos é lutar em um campeonato. Johnny conhece Nayeli em um bar de Los Angeles e se apaixona perdidamente por ela, embora Nayeli não o dê muita atenção. Após Nayeli ser pega pela imigração por ter ido para os Estados Unidos ilegalmente, ela é deportada para o México e decide voltar para a capital. Johnny decide ir para o México em busca de Nayeli. Em Acapulco, ele conhece Helena, que rapidamente se apaixona por ele, mas não é correspondida.

Ulisses (Gabriel Soto) também conhecido como "O feio", é um homem bom e responsável, mas sofre bullying de seus colegas de faculdade por causa de sua aparência física. Ele se apaixona por Ofélia, que inicialmente o rejeita por causa de sua doença, mas pouco a pouco começa a correspondê-lo.

Enfim, está Armando (Rodrigo Vidal), o melhor amigo de Roberto, um jovem que na frente de todos parece uma pessoa de sucesso, mas por trás dos luxos está um narcotráfico no qual ele deve permanecer até pagar uma dívida que ele tem com o narcotraficante Ciro (Miguel Serros). O objetivo de Armando é conquistar Helena para poder se casar com ela e ter acesso à fortuna de seu pai.

Amigas e Rivais é uma novela que nos fará questionar os preconceitos mais arraigados, e que nos mostrará os perigos que os jovens enfrentam no mundo moderno, onde os valores podem se perder na tentação do dinheiro, do poder e prazeres do momento.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Exibição[editar | editar código-fonte]

No México[editar | editar código-fonte]

A telenovela foi exibida pelo Canal de las Estrellas entre 26 de fevereiro a 9 de novembro de 2001, substituindo Primer amor e antecedendo El juego de la vida.

Foi reprisada pelo TLNovelas de 5 de agosto a 20 de dezembro de 2019, substituindo Alcanzar una estrella e sendo substituída por Mi pequeña traviesa.[carece de fontes?]

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Foi exibida no Brasil pelo SBT, entre 22 de abril de 2002 e 24 de fevereiro de 2003, em 221 capítulos, substituindo Abraça-me muito forte e sendo substituída por Primeiro amor... a mil por hora[2].

Foi exibida pela primeira vez pelo canal pago TLN Network entre 27 de setembro de 2010 a 10 de junho de 2011 substituindo Salomé e sendo substituída por Garotas Bonitas.

Foi exibida pela segunda vez pelo canal pago TLN Network entre entre 11 de novembro de 2019 a 24 de julho de 2020, substituindo Cuidado com o Anjo e sendo substituída por Cachito do Céu.

Audiência[editar | editar código-fonte]

No México[editar | editar código-fonte]

Em sua exibição original, alcançou uma média geral de 26,3 pontos.[3]

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Estreou depois da também inédita Abraça-me Muito Forte que fez sucesso. Amigas e Rivais também fez sucesso, mas não superou sua antecessora que teve 12 pontos, mas obteve uma ótima audiência de 11 pontos de média no horário.[4]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

  1. Kabah - Amigas y Rivales
  2. Johnny Lozada - Entre Amigas
  3. Angélica Vale - Vuelvo a Intentar
  4. Alex Sirvent e Ximena Pichel - No Sabes Cuanto
  5. Alex Sirvent - Amigas y Rivales
  6. Johnny Lozada - Que Paso
  7. Angélica Vale - Vuelvo a Intentar (Versão Merengue)
  8. Arath de la Torre - Ellas
  9. Angélica Vale - Amigas y Rivales
  10. Gabriel Soto - Al Ataque Feo

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios TVyNovelas 2002[editar | editar código-fonte]

Categoria Ator Resultado
Melhor Vilã Joana Benedek Nomeada
Melhor primeiro ator Eric del Castillo Ganhador
Revelação feminina Angélica Vale Nomeada
Revelação masculina Gabriel Soto Ganhador

Premios Los Favoritos del 2002[editar | editar código-fonte]

Categoria Ator Resultado
Melhor Telenovela Emilio Larrosa Nomeado
Melhor Ator Arath de la Torre Nomeado
Melhor Vilã Joana Benedek Nomeada
Melhor Atriz Jovem Angélica Vale Nomeada
Ludwika Paleta Ganhadora
Melhor Ator Jovem Gabriel Soto Ganhador
Johnny Lozada Nomeado
Eduardo Santamarina Nomeado
Melhor atuação estrelar Feminina Susana González Nomeada
Melhor atuação estrelar Masculina Eric del Castillo Nomeado

Referências

  1. «Amigas y Rivales, la novela ¡cumple 20 años de su estreno!». Chispa TV. 26 de fevereiro de 2021. Consultado em 11 de fevereiro de 2023 
  2. «Programação da Tv (22/04/2002)». Folha de S.Paulo. 22 de abril de 2002. Consultado em 3 de setembro de 2017 
  3. «Histórico Novelas 19:00». Librozilla. Consultado em 17 de novembro de 2015 
  4. «Audiência das novelas mexicanas no SBT». Bcharts. 1 de maio de 2013. Consultado em 31 de julho de 2015 [ligação inativa]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.