Soy tu dueña

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Soy tu dueña
A Dona (BR)
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Duração 50 minutos
Criador(es) Inés Rodena
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Salvador Garcini
Produtor(es) Nicandro Díaz González
Elenco Lucero
Fernando Colunga
Gabriela Spanic
David Zepeda
Ana Martín
Jacqueline Andere
Sergio Goyri
Fátima Torre
ver todos
Tema de abertura México "Golondrinas Viajeras", Joan Sebastian e Lucero
Brasil "Dona Desse Amor", Lucero
Tema de encerramento "Dueña de tu Amor", Lucero
Exibição
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 19 de abril de 2010 - 7 de novembro de 2010
N.º de episódios 146
Cronologia
Programas relacionados Doménica Montero
La dueña
Amor e Ódio

Soy tu dueña (no Brasil, A Dona) é uma telenovela mexicana produzida por Nicandro Díaz González para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 19 de abril e 07 de novembro de 2010, em 146 capítulos, [1]substituindo Corazón Salvaje e sendo substituída por Triunfo del Amor. Foi escrita por Kary Fajer, sendo um remake da telenovela La dueña, produzida em 1995. [2] Ambas são novas versões baseadas na telenovela venezuelana La doña da RCTV de 1972, escrita por Inés Rodena.

Conta com Lucero e Fernando Colunga nos papéis protagonistas. David Zepeda, Sergio Goyri, Jacqueline Andere e Gabriela Spanic estão nos papéis antagonistas da trama.

Foi exibida no Brasil pelo SBT entre 17 de agosto de 2015 e 04 de março de 2016 em 145 capítulos, às cinco e meia (posteriormente seis e quinze) substituindo a reprise de A Usurpadora e antecedendo Meu Coração é Teu.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Valentina Vilaça (Lucero) é uma mulher que tem uma grande fortuna, que seus pais deixaram para ela quando morreram em um acidente de carro. Ela tem uma mansão na Cidade do México, onde vive com sua tia Isabel Rangel de Dorantes (Silvia Pinal), e sua prima Ivana Dorantes Rangel (Gabriela Spanic) que trata Valentina com muita indiferença e sente inveja dela.

Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso Penalva (David Zepeda), tramando com Ivana no dia de seu casamento, a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel Montesinos (Fernando Colunga).

Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de "A víbora", porque o seu capataz Rodrigo Gavilán (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico Montesinos (Eric del Castillo) e Leonor Montesinos (Jacqueline Andere) divergem disso.

Leonor quer voltar à Cidade do México, mas Frederico tem apenas um curto período de tempo para viver e quer passar os seus dias restantes em sua fazenda. Frederico acaba se apaixonando novamente por Isabel depois de tanto tempo separados.

Rodrigo ateia fogo à casa de João (Eduardo Rivera), um ex funcionário de José Miguel que foi demitido por Leonor. Rodrigo mata Lázaro (Alejandro Ruiz), um trabalhador da fazenda, em um estábulo pertencente a Valentina, e ela acaba sendo acusada pelo crime.

Ivana começa a se apaixonar por José Miguel, logo Valentina começa a se apaixonar por ele também depois de acidentalmente ter atirado nele. Rodrigo decide que quer Valentina, e ele começa a desafiar José Miguel para ficar com ela. José Miguel e Valentina finalmente concordam em se casar, mas a Leonor não aprova o casamento. Ivana e Rodrigo também desaprovam o casamento.

Enquanto José Miguel vai para a Cidade do México vender sua casa, uma mulher chamada Marcelia Oliveira (Pilar Montenegro) diz a Valentina que ela e José Miguel tiveram um relacionamento e que ela tem um filho dele. Valentina interrompe os planos de casamento com José Miguel por causa disso.

Logo Alonso decide que não vai voltar à Cidade do México sem Valentina ou seu perdão. José Miguel, Rodrigo, e Alonso começam a lutar pelo amor de Valentina,formando um triângulo amoroso. Alonso e José Miguel em um curto espaço de tempo vão para Cidade do México. Jesus (Diego Ávila), filho de um dos trabalhadores de José Miguel, é ferido em um acidente, e José Miguel vai à São Pedro para vê-lo no hospital.

José Miguel e Valentina decidem voltar a ficar juntos, mesmo contra a vontade de todos.

Com a consciência culpada por ter matado Oscar (Claudio Báez), Ivana enlouquece e passa a ter alucinações, o que degrada sua saúde mental com o tempo. Ela acaba matando a fiel babá de Valentina, Benita (Ana Martín). Ivana continua tendo alucinações e pensa que o espírito de Oscar e Benita estão infernizando sua vida. Rodrigo testemunha o assassinato.

Rodrigo rapta Valentina, e ela acaba sendo resgatada por Sabino (José Carlos Ruiz) e José Miguel, que acaba por ter seu segredo revelado: Leonor e Rodrigo foram amantes, quando eles eram jovens. Enquanto Rodrigo e José Miguel estão engajados em uma batalha de morte, Leonor diz a José Miguel que Rodrigo é seu verdadeiro pai. A caverna onde Rodrigo mantinha refém Valentina,explode e como ele estava dentro da caverna, todo mundo acredita que ele está morto.

Ivana chega a perceber que não vai ser capaz de fugir por conta dos assassinatos de Oscar e Benita. Por isso ela se enforca o exame de autópsia confirmou sua falsa gravidez.

Valentina e José Miguel se casam. No entanto, durante a cerimônia Rodrigo aparece, muito desfigurado, e tenta matá-los. Alonso pula para impedir Rodrigo, em seguida a polícia chega para desarmá-lo e levá-lo embora. Valentina e José Miguel começam a serem felizes junto de seus filhos.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Lucero Valentina Rangel "A Dona" Vilaça
Gabriela Spanic Ivana Rangel Dorantes
Fernando Colunga José Miguel Montesinos
David Zepeda Alonso Penalva
Sergio Goyri Rodrigo Gavillán
Jacqueline Andere Leonor de Montesinos
Silvia Pinal Isabel Rangel de Dorantes
Ana Martín Benita Garrido
Marisol del Olmo Gabriela Silva
Fátima Torre Maria da Luz Camargo
Eduardo Capetillo Horacio da Costa
Julio Alemán Dr. Ernesto Galeano
Eric del Castillo Frederico Montesinos
Carlos Bracho Padre Justino Samaniego
Arsenio Campos
Fabián Robles Felipe Santiago Barreira
José Carlos Ruiz Sabino Mercado
Rossana San Juan Cristina Camargo
Paul Stanley Timoteo "Timo"
Ana Bertha Espín Enriqueta Bermudes de Macotela
David Ostrosky Moisés Macotela
Claudio Báez Oscar Almeida Rodrigues
Emoé de la Parra Nádia Almeida
Gerardo Albarrán Nerón Almoguera
Raúl Padilla "Chóforo" Padre Ventura Menchaca
Cristina Obregón Sandra Enriqueta Bermudes Macotela
Marisol Santacruz Cecilia Rangel de Vilaça
Guillermo Capetillo Rogério Vilaça
Diana Osorio Margarita Corona
Alejandra Procuna Brenda Lagunes Castaño de Penalva
Anabel Ferreira Amparo
Mário del Río Filadelfo Porras
Claudia Ortega Teresa Granados
Marina Marín Loreta Fontes
Eduardo Rivera João Granados
Diego Ávila Jesus Granados
Evelyn Ximena Teresinha Granados
Alejandro Ruiz Lázaro Magalhães
Tony Vela Delegado Bruno Toledo
Aurora Clavel Dona Augusta
Juan Carlos Serrán Delegado Libório Manzanares
Myrrah Saavedra Leonela Lagunes de Castanho
Niko Caballero Santiago Castanho Penalva
Pilar Montenegro Marcelia Oliveira
Eduardo Rodríguez Estevão Nogueira
Vicente Herrera Dante Espíndola
Tony Bravo Eurico Sá Mendonça / Wilson Braga
Alejandro Aragón Dr. Guerra
Salvador Ibarra Celso Lagunes
María Prado Griselda
Janet Ruiz Prisioneira
Adriana Laffan Prisioneira
Martha Julia Dama de honra #1
Silvia Ramírez Dama de honra #2
Cristina Bernal Dama de honra #3
Manola Diez Dama de honra #4
Rebeca Mankita Dama de honra #5
La Arrolladora Banda El Limón Eles mesmos

Exibição[editar | editar código-fonte]

No México[editar | editar código-fonte]

A trama era exibida de segunda à sexta no horário nobre, sucedendo Corazón salvaje. Seus dez últimos capítulos dividiram o horário com os primeiros capítulos de Triunfo del amor.

Foi reprisada pelo seu canal original ao meio dia, entre 24 de março[3] e 11 de junho de 2014, substituindo Rosalinda e sendo substituída por La fea más bella. [4]

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Foi exibida pela primeira vez no Brasil pelo SBT, entre 17 de agosto de 2015 e 4 de março de 2016, em 145 capítulos, substituindo A Usurpadora e sendo substituída pela também inédita Meu Coração é Teu.[5][6]

A novela era exibida as 17:30 mas a partir do dia 25 de janeiro de 2016 passou a começar as 18:20 e terminando as 19:45 com 1h25 minutos de duração.

Audiência[editar | editar código-fonte]

No México[editar | editar código-fonte]

Na sua exibição original, o primeiro capítulo teve uma média de 27.6 pontos. Sua maior audiência é de 30.6 pontos, alcançada no penúltimo capítulo, em 5 de novembro de 2010. Já sua menor audiência é de 19.7 pontos, alcançada em 15 de setembro de 2010. O último capítulo teve média de 30.4 pontos. Ao fim, a trama terminou com média de 25.8 pontos. Além disso, conseguiu elevar a baixa audiência do horário, deixada por Corazón salvaje.[7]

No Brasil[editar | editar código-fonte]

O primeiro capítulo teve uma média de 6.5 pontos e 8 de pico e 12,5% de share, garantindo a vice liderança isolada. [8]

No dia 10 de setembro de 2015, a novela bate seu primeiro recorde de audiência, marcando 8 pontos de média, 14% de share e com picos de 8,6 e garantiu a vice-liderança, vencendo a Rede Record, que marcou 7,7 pontos, exibindo o Cidade Alerta. [9]

No dia 15 de outubro de 2015, a novela bate seu segundo recorde, marcando 8,7 de média, 15,7% de share e com picos de 9,6 pontos e garantiu novamente a vice-liderança, derrotando o Cidade Alerta, que marcou 6,3 pontos.[10]

No dia 16 de outubro de 2015, a novela bate seu terceiro recorde de audiência, marcando 8,1 de média, 13,8% de share e com picos de 10 pontos e garantiu novamente a vice-liderança pro SBT, vencendo a Rede Record, que exibia o Cidade Alerta com 7,7 pontos.[11]

No dia 16 de Fevereiro de 2016, a novela bate seu quarto recorde de audiência, registrando 8,1 de média, recorde que já foi alcançado 4 meses atrás e o primeiro no novo horário da novela. Nesse dia foi levado ao ar a cena em que Ivana (Gaby Spanic) mata a personagem Benita (Ana Martín).[12]

No dia 29 de Fevereiro de 2016, a novela marcou seu mais novo recorde, 9.5 pontos com picos de 10. Nesse dia aconteceu a grande revelação de que Rodrigo e José Miguel são pai e filho.[13]

Já no seu penúltimo capitulo, exibido no dia 03 de março de 2016, a novela registrou 9.8 pontos de média e 10 de pico. Neste dia foi levado ao ar o suicídio da vilã Ivana (Gabriela Spanic). [14]

Já seu ultimo capitulo, exibido no dia 04 de março de 2016, registrou 9,2 pontos de média, 15% de share e 10,2 de pico e alcançou a vice liderança isolada. [15]

Sua menor audiência foi registrada no dia 25 de dezembro de 2015, quando marcou 4,9 pontos.[16]

Teve média geral de 07 pontos e foi um grande sucesso.[17]

Músicas[editar | editar código-fonte]

Tema Musical Interpete
Golondrinas viajeras Joan Sebastian & Lucero
Dona Desse Amor Lucero
Temas inéditos Gabriela Spanic & Eduardo Capetillo
Música incidental de la telenovela Adolorido

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • A trama teve título inicial de Dueña de tu amor.[18]
  • A novela trouxe de volta a atriz venezuelana Gabriela Spanic as telenovelas mexicanas e também ao meio artístico. [19]
  • Outras atrizes que foram cotadas para ser protagonistas foram Alicia Machado[20], Adela Noriega, Jacqueline Bracamontes, Fabiola Campomanes e Silvia Navarro.[21] Lucero acabou sendo a protagonista. [22]
  • As gravações começaram oficialmente no dia 8 de fevereiro de 2010.[23]
  • Devido à grande audiência, o último capítulo foi reprisado 6 dias após sua exibição, em 13 de novembro de 2010.[24]
  • Lucero interpreta ao lado de Joan Sebastian o tema musical oficial da novela, "Golondrinas Viajeras". A parceria voltaria a se repetir em 2012, quando os dois cantores lançaram um disco inteiramente de duetos intitulado Un Lujo. [25]
  • Lucero interpreta também o tema romântico do casal Valetina e José Miguel, Dueña de tu amor. A canção faz parte do albúm Indispensable da cantora, estando presente em duas versões: versão CD (com batida pop) e versão telenovela. [26]
  • Em setembro de 2010, durante a exibição original da novela, a atriz Gabriela Spanic foi internada, devido a um envenenamento que sofreu por parte da sua assistente.[27]
  • Em 2012, foi lançado em DVD, pela Televisa Home Entertaiment junto com a Vivendi, um resumo da novela. O resumo contém 13 horas.
  • Em 2011, a Rede CNT, que na época exibia novelas estrangeiras, tentou comprar os direitos da atração, contudo, quem acabou levando a melhor foi o SBT, parceiro preferido da Televisa.
  • Lucero gravou a versão brasileira da música Dueña de tu amor - Dona Desse Amor - especialmente para a exibição da novela pelo SBT.
  • O SBT anunciou que exibiria a novela no dia 13 de Julho de 2015, depois de fazer suspense nas redes sociais incitando diariamente a curiosidade do público com dicas de qual novela substituiria A Usurpadora[28]. Uma triste coincidência foi que nesse mesmo dia, faleceu o cantor Joán Sebastian[29], que ao lado de Lucero, cantou o tema de abertura da novela.

Outras versões[editar | editar código-fonte]

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios ACE 2011[editar | editar código-fonte]

Categoria Pessoa Resultado
Melhor telenovela Ganhadora
Melhor atriz Lucero Ganhadora
Melhor direção Salvador Garcini Ganhador

Prêmio TVyNovelas de 2011[editar | editar código-fonte]

Categoría Nominado(a) Resultado
Melhor telenovela Nicandro Díaz Nomeado
Melhor atriz Lucero Nomeada
Melhor ator Fernando Colunga Ganhador
Melhor atriz antagonista Jacqueline Andere Nomeada
Melhor ator antagonista Sergio Goyri Nomeado
melhor ator co-protagonista David Zepeda Nomeado
Mejor primeira atriz Ana Martin Nomeada
Silvia Pinal Nomeada
Melhor primeiro ator Eric del Castillo Nomeado
Melhor revelação feminina Fátima Torre Ganhadora
Melhor revelação masculina Paul Stanley Ganhador

Califa de Oro 2010[editar | editar código-fonte]

Categoria Pessoa Resultado
Melhor primeiro ator Eric del Castillo Ganhador[30]

Referências

  1. Esmas (19 de abril de 2010). «Hoy gran estreno de 'Soy tu dueña'». Consultado em 12 de julho de 2015. 
  2. «Nicandro Díaz hará La Dueña». Tv y Espectáculos. 23 de novembro de 2009. Consultado em 14 de fevereiro de 2016. 
  3. Tv y Espectáculos (20 de março de 2014). «24 de marzo retransmisión de Soy tu dueña». Consultado em 27 de fevereiro de 2016. 
  4. Tv y Espectáculos (9 de junho de 2014). «11 de junio final de la retransmisión de Soy tu dueña». Consultado em 24 de abril de 2015. 
  5. «Fim do mistério: ´A Dona´ é a nova novela das tardes do SBT». SBT. 13 de julho de 2015. Consultado em 13 de julho de 2015. 
  6. «Confirmado: SBT exibirá aclamada novela "Sou Tua Dona" a partir de agosto». Na Telinha. 13 de julho de 2015. Consultado em 13 de julho de 2015. 
  7. «Reporte de Rating: SOY TU DUEÑA». Fórum Univision. 10 de novembro de 2010. Consultado em 12 de julho de 2015. 
  8. «‘A Dona’ estreia com bons índices e garante a vice-liderança isolada». Área Vip. 18 de agosto de 2015. Consultado em 18 de agosto de 2015. 
  9. «Destaques de audiências do SBT de quinta feira 10/09». Bastidores da TV. 10-09-2015. Consultado em 31-10-2015. 
  10. «A Dona tem alta audiência e garente a vice nesta quinta 15/10/2015». TN audiência. Consultado em 03-11-2015. 
  11. «Destaques de audiência do SBT de 16 a 18 de outubro». Bastidores da TV. Consultado em 31-10-2015. 
  12. «Ivana mata Benita e A Dona registra a terceira maior audiência do SBT». TV Show. Consultado em 17-02-2016. 
  13. «Audiências consolidadas de segunda-feira (29/02) | Bastidores da TV». Bastidores da TV. Consultado em 2016-03-02. 
  14. «Audiências consolidadas de quinta-feira (03/03) | Bastidores da TV». Bastidores da TV. Consultado em 2016-03-04. 
  15. «Destaques de audiências do SBT de 4 a 6 de março | Bastidores da TV». Bastidores da TV. Consultado em 2016-03-12. 
  16. «Audiências consolidadas de sexta feira 25/12». Bastidores da TV. Consultado em 01-01-2016. 
  17. «Novelas do SBT». TV MIX ::. Audiência da Tv. Consultado em 2016-03-12. 
  18. «“Soy tu dueña” producida por Nicandro Díaz». Todo TVN. 11 de março de 2010. Consultado em 12 de julho de 2015. 
  19. «Lucero es la duena de tu amor y Gaby Spanic va de villana». De Telenovelas. 9 de dezembro de 2010. Consultado em 12 de julho de 2015. 
  20. «Alicia Machado, candidata a protagonizar La Dueña de tu Amor». De Telenovelas. 9 de dezembro de 2009. Consultado em 12 de julho de 2015. 
  21. «Gaby Spanic en la pelea por ser "la Dueña". Adela Noriega y Silvia Navarro también suenan fuerte». Quien. 6 de janeiro de 2010. Consultado em 12 de julho de 2015. 
  22. «Nuevamente se confirma a Lucero como la protagonista de La dueña de tu amor». De Telenovelas. 3 de fevereiro de 2010. Consultado em 12 de julho de 2015. 
  23. «Inician grabaciones de "Dueña de tu amor"». El mundo de Cordoba. 8 de fevereiro de 2010. Consultado em 12 de julho de 2015. 
  24. «Final de `Soy tu dueña´ será retransmitido el sábado». Quien. 8 de novembro de 2010. Consultado em 12 de julho de 2015. 
  25. «Lucero y Joan Sebastian obtienen gran éxito con 'Un Lujo' - TVNotas ¡Irresistible!». Consultado em 2015-07-19. 
  26. «Lucero distribuye el tema "Dueña de tu amor" en iTunes». Consultado em 2015-07-19. 
  27. «Internan de urgencia a Gaby Spanic, la actriz envenenada por asistente argentina». Diario Popular. 7 de setembro de 2010. Consultado em 12 de julho de 2015. 
  28. «SBT faz mistério sobre novela substituta de “A Usurpadora”». www.sbtworld.net.br. Consultado em 2016-03-30.  Texto " SBT World" ignorado (Ajuda)
  29. «Joan Sebastian, lendário cantor mexicano, morre aos 64 anos». Música. Consultado em 2016-03-30. 
  30. Entretenimiento Terra (Reconocen trabajo de actores en teatro y TV con Califa de Oro)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.