La fuerza del destino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
La Fuerza del Destino
A Força do Destino (ANG / MOZ)
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Romance
Duração 60 min
Criador(es) María Zarattini
País de origem México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Benjamin Cann
Produtor(es) Rosy Ocampo
Elenco David Zepeda
Sandra Echeverría
Gabriel Soto
Laisha Wilkins
Juan Ferrara
Rosa María Bianchi
Leticia Calderón
Tema de abertura «La Fuerza del Destino» (por Sandra Echeverría e Marc Anthony)
Tema de encerramento «La Fuerza del Destino» (por Sandra Echeverría e Marc Anthony)
«Entre Tus Alas» (por Camila )
Exibição
Emissora de televisão original Canal de las Estrellas
Formato de exibição 480i (SDTV)
720p (HDTV)
Transmissão original 14 de março de 2011 - 31 de julho de 2011
N.º de episódios 101

La Fuerza del Destino é uma telenovela mexicana, produzida por Rosy Ocampo para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 14 de março e 31 de julho de 2011, substituindo Cuando me enamoro e sendo substituída por La que no podía amar. A trama é protagonizada por David Zepeda e Sandra Echeverría, co-protagonizada por Gabriel Soto, com atuações estrelares de Delia Casanova, Pedro Armendáriz Jr., Leticia Perdigón e Alejandro Tommasi e antagonizada por Laisha Wilkins, Rosa María Bianchi, Juan Ferrara e Ferdinando Valencia.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Iván é um menino de 14 anos que retorna junto com sua mãe, Alicia, à sua terra natal: Álamos, no estado de Sonora. Ao chegar na cidade, Alicia vai à casa de Carlota e lhe conta que é filha bastarda de Teodoro, o falecido marido de Carlota. Para não deixá-la desamparada, Carlota lhe oferece o trabalho de cozinheira na casa da família Lomelí Curiel.

Nessa casa vivem sua filha Lucrecia, seu genro Gerardo e duas meninas: a adolescente Maripaz e a pequena Lucía. Na cidade também vive o pai de Iván, Juan Jaime Mondragón, um rico e poderoso empresário e agricultor que não o reconhece como seu filho e que, além disso, os rejeita e ameaça.

Na casa dessa rica família, Iván ajuda em tudo o que pode. Graças a sua inteligência, ele continua estudando, com a generosa ajuda de Carlota. Iván, ao completar 19 anos, se sente atraído por Maripaz, agora com 18, que retornou depois de haver estudado no exterior. Ela, frívola e caprichosa, decide seduzi-lo para divertir-se e, sem medir as consequências, fica grávida dele.

O escândalo na família é enorme, ao grau que Lucrecia, a severa mãe de Maripaz, uma mulher obsessionada pelas aparências, ordena que o jovem receba uma surra. Iván é abordado na rua e é espancado. Durante a luta, aparecem Antolín e Camilo, que tentam salvá-lo. Antolín dá uma punhalada em um dos homens, que morre no local e fazem acreditar a Iván que ele é o responsável. Para sua má sorte, quando busca refúgio em sua casa, descobre que sua mãe morreu, pois estava grávida de Gerardo (sem que ninguém soubesse) e morre vítima de um aborto.

Dolorido e confuso, pensa que os responsáveis do falecimento de sua mãe são Lucrecia e o poderoso Juan Jaime Mondragón; com tudo contra ele e nada mais que perder, decide, cheio de raiva e impotência, cruzar ilegalmente a fronteira até os Estados Unidos.

Assim que chega em Los Angeles, na Califórnia, ele começa a trabalhar limpando o chão de um restaurante. Porém logo é demitido. Um certo dia, ele conhece Anthony McGuire, um homem rico e viúvo, que vive sozinho. Iván lhe conta toda sua história e o senhor Anthony decide adotá-lo como filho e fazê-lo crescer na vida. E ainda por cima o motivará para regressar ao México, mas não somente para fazer negócios agora que é um profissional, sim para enfrentar seu passado.

Muitas são as intrigas e as surpresas que Iván descobrirá quando regressar a Sonora; entre elas que o filho que concebeu com Maripaz desapareceu, misteriosamente, no mesmo dia em que nasceu e do qual ninguém conheceu seu parentesco. Ele também descobre que Lucía, a irmã menor de Maripaz, uma jovem psicóloga cheia de virtudes, o ama em segredo desde que era uma criança; algo que ele não imagina.

Iván também conhece Alex, um menino que foi criado por Gerardo e por sua cunhada Carolina. Todos pensam que o garoto é filho de Gerardo com sua segunda esposa. Mas na verdade, Gerardo roubou o garoto quando era ainda bebê, para ele não ser levado para um orfanato. Por isso o garoto cresce pensando que Gerardo é seu pai. Assim que Iván desconfia que Alex pode ser seu filho, ele começa a pressionar Gerardo. Para isso, ele conta com a ajuda de Lucía. Gerardo confirma que Iván é o pai de Alex.

Temendo que Iván tire Alex dela, Carolina leva o garoto pra bem longe. Além disso começa a encher a cabeça de Alex de coisas negativas sobre Iván, fazendo o garoto ficar com medo do próprio pai. Com uma ajuda de Lucia, o garoto começa a pensar diferente.

Maripaz também descobre que Alex é seu filho desaparecido. Em um ato malicioso, ela aparece na casa de Gerardo e diz a Alex que ela é sua mãe e que Ivan é seu pai. Assim, o garoto fica sabendo da verdade da pior forma. Ela também decide disputar com Ivan a guarda do garoto, para poder desfrutar da pensão que Ivan pagaria a eles. Porém Maripaz diz a Ivan que abriria mão da guarda de Alex se ele se casasse com ela. Mas Ivan não aceita esta condição. O juiz dá a guarda de Alex para Maripaz. Ivan, desesperado, e para não se separar do seu filho mais uma vez, se casa com Maripaz, o que deixa Lucia arrasada. Depois do casamento, eles vão morar em Los Angeles.

Um tempo depois, Lucia descobre que está grávida. Para não criar um filho sem pai e não causar mais outro escândalo na família, ela se casa com Camilo.

Em Los Angeles, Maripaz trai Ivan com o marido da sua amiga. Ivan descobre e se divorcia dela. Porém, para não ficar longe de Alex, ele tenta novamente ganhar a guarda dele. Dessa vez, a juíza não se deixa levar pelas mentiras de Maripaz e dá a guarda de Alex para Ivan. Logo após, eles regressam pra Sonora. Isso faz com que Camilo sinta ciúmes de Lucia, passa a controlá-la e se torna até agressivo com ela. Assim nasce uma rivalidade entre aqueles que eram amigos toda a vida.

Maripaz começa a seduzir Camilo, que acaba cedendo. Lucia descobre o caso deles, porém não se abate, mas pede o divórcio. Camilo se nega a dar o divórcio, e diz que caso Lucia se divorcie dele, ele irá pedir a guarda de Pérola, sua filha.

Desfecho

A mando de Saúl, alguns bandidos sequestram Lucrécia. No momento em que ela estava sendo levada, Gerardo aparece e um dos bandidos lhe dá um tiro. Ele morre no hospital. Porém, para não deixar Carolina desamparada por muito tempo, Antolín se casa com ela. Lucia consegue se divorciar de Camilo, mas o teste de DNA, que confirmaria que Iván é pai de Pérola, deu negativo. Arrasados, eles acreditam que houve um erro no teste e o fazem novamente. O resultado do segundo teste também dá negativo. Lucia se desespera, pois não sabe quem é o pai de Pérola. Berenice, a melhor amiga de Lucia, a aconselha a fazer algumas sessões de hipnose, para tentar se lembrar de algo. Em uma das sessões, Lucia consegue se lembrar que foi violentada por Saúl enquanto estava dopada e, consequentemente, ele é o pai de Pérola. Todos se surpreendem com esse ato inescrupuloso de Saúl, e até seu pai Juan Jaime o repudia e o expulsa de casa. Ivan e Antolín prometem se vingar de Saúl. Com medo, ele foge pra longe. Lucrécia descobre que tem insuficiência renal crônica, e que, para se sentir melhor, terá que enfrentar o tratamento de hemodiálise. Cansada de enfrentar tantas sessões, ela decide optar pelo transplante de rim. Para surpresa de todos, a única compatível é Maripaz, que ela decidiu doar um rim para a mãe. Durante a operação, acontecem complicações e Maripaz morre. Na cidade de Hermosillo, Saúl está sedento de vingança e manda Miguel "O gordo" sequestrar Alex. Vestido de palhaço e armado, Miguel invade a casa de Carolina e sequestra Alex. A partir dai, os bandidos começam a fazer contato e pedem cinco milhões pelo resgate do garoto, com entrega do dinheiro em um determinado local. Sem saída, Ivan aceita o acordo e vai em busca do filho. Camilo o segue. Porém, por meio de pesquisas, Antolín e Anthony conseguem descobrir o local do cativeiro e vão até ele. Eles conseguem chegar primeiro do que Ivan e libertam Alex. Porém, eles não conseguem fazer contato com Ivan, para avisar-lhe sobre o resgate de Alex. Ivan chega ao local com o dinheiro e é surpreendido por Miguel, que lhe dá um tiro. Logo em seguida, Camilo reaparece e dá um tiro em Miguel, que morre na hora. Porém, o terceiro sequestrador aparece, dá um tiro em Camilo e foge com o dinheiro do resgate. Camilo e Ivan são encontrados por uma curandeira da região, que começa a cuidar deles para que possam voltar a viver. Após vários dias de busca, eles são resgatados. Saúl, o causador de todo esse problema, é preso. Um tempo depois, Saúl se suicida dentro da cela. Ivan e Lucía finalmente se casam, com a bênção de toda sua família e amigos.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Participações Especiais[editar | editar código-fonte]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Estreou com média de 18.7 pontos. Ao longo dos dias não conseguiu manter esses números. Sua menor audiência é de 13.7, alcançada em 10 de maio de 2011. Bateu recorde de audiência no último capítulo, alcançando 22.6 pontos.[1] A trama teve média de 18.2 pontos. [2]

Produção[editar | editar código-fonte]

  • Inicialmente, o protagonista Ivan seria interpretado por Gabriel Soto. [5] Porém, o personagem acabou ficando com o David Zepeda, por decisão da produtora Rosy Ocampo. Gabriel permaneceu na trama, mas com outro personagem. [6]
  • A vilã Maripaz seria interpretada por Claudia Álvarez. Mas por algumas questões não esclarecidas, a atriz deixou a trama. A personagem ficou com Laisha Wilkins. [7]
  • A atriz Sandra Echeverría foi convidada por Rosy Ocampo para fazer o teste para a novela por meio de mensagens do Facebook. Ou seja, a produtora enviou uma mensagem para a atriz, via Facebook, alegando ser fã da novela El clon e a convidando para fazer o teste para protagonista. Foi a primeira atriz a ser confirmada na novela. [8]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

ACE 2012[editar | editar código-fonte]

Categoria Nomeado Resultado
Melhor Ópera de Sabão Rosy Ocampo Venceu
Melhor Atriz Coadjuvante Delia Casanova Venceu

Premios TVyNovelas 2012[editar | editar código-fonte]

Categoria Nomeado Resultado
Melhor Telenovela Rosy Ocampo Venceu[9]
Melhor Atriz Sandra Echeverría Venceu
Melhor Ator David Zepeda Indicado
Melhor Atriz Antagônica Laisha Wilkins Indicado
Melhor Ator Antagônico Juan Ferrara Venceu
Melhor Atriz Coadjuvante Delia Casanova Venceu
Melhor Tema Musical "La Fuerza del Destino" - Sandra Echeverría e Marc Anthony Indicado
Melhor História Original ou Adaptação María Zarattini e Claudia Velazco Venceu

Referências

  1. «Ratings: Final con 'Fuerza' y Un Estreno que 'Puede'». Novela Lounge. 2 de agosto de 2011. Consultado em 26 de outubro de 2016. 
  2. «Reporte de rating "La Fuerza del Destino"». Fórum Point Azul. 1 de agosto de 2011. Consultado em 12 de julho de 2015. 
  3. «Inician grabaciones por 'La fuerza del destino'». Esmas. 10 de janeiro de 2011. Consultado em 13 de abril de 2015. 
  4. «En Sonora inicia la grabación de La fuerza del destino». Informador. 10 de fevereiro de 2011. Consultado em 13 de abril de 2015. 
  5. «Gabriel Soto hará el protagónico en la novela 'La fuerza del destino'». Generacion. 26 de novembro de 2010. Consultado em 13 de abril de 2015. 
  6. «Gabriel Soto y David Zepeda cambian personajes en La Fuerza del destino». Tv y espetáculos. 15 de dezembro de 2010. Consultado em 13 de abril de 2015. 
  7. «La Fuerza Del Destino: Sale Claudia Alvarez y entra Laisha Wilkins». Novela Lounge. 16 de dezembro de 2010. Consultado em 13 de abril de 2015. 
  8. «Sandra Echeverria obtuvó protagónico de La fuerza del destino gracias a Facebook». Tv Boricuasa. 19 de janeiro de 2011. Consultado em 13 de abril de 2015. 
  9. «Coronan a Rosy Ocampo y 'La fuerza del destino' en Premios TVyNovelas». El Informador. 27 de fevereiro de 2012. Consultado em 9 de abril de 2015. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.