Rafaela (2011)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rafaela
Logotipo da novela
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero
Duração 45 minutos
Estado Finalizada
Criador(es) Delia Fiallo
Baseado em Rafaela de Delia Fiallo
País de origem México
Idioma original (em castelhano)
Produção
Produtor(es) Nathalie Lartilleux
Câmera Multicâmera
Elenco Scarlet Ortiz
Jorge Poza
Chantal Andere
Diana Bracho
Arturo Carmona
(ver mais)
Tema de abertura «Pobre Corazón» por Chino & Nacho
Empresa(s) de produção Televisa
Exibição
Emissora de televisão original Las Estrellas
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Formato de áudio Estéreo
Transmissão original 31 de janeiro15 de julho de 2011
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 120
Cronologia
Programas relacionados Rafaela (1977)
Alejandra (1994)

Rafaela é uma telenovela mexicana produzida por Nathalie Lartilleux para a Televisa e exibida pelo Las Estrellas entre 31 de janeiro e 15 de julho de 2011, substituindo Para volver a amar e antecedendo Esperanza del corazón. Inicialmente era exibida às 17 horas. Porém, a partir de 14 de março de 2011 começou a ser transmitida às 16 horas.[1]

É baseada na telenovela homônima, produzida pela Venevisión em 1977.

A trama é protagonizada por Scarlet Ortiz e Jorge Poza, antagonizada por Chantal Andere, Diana Bracho, Arturo Carmona e Arleth Terán, com atuações estrelares de Rogelio Guerra e Patricia Reyes Spíndola.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Rafaela (Scarlet Ortiz) é uma bela e jovem médica que vai realizar sua especialização no hospital que dirige o doutor Rafael de la Vega (Rogelio Guerra), o pai que a abandonou desde muito pequena. Morelia (Diana Bracho), esposa de Rafael, decide desfazer-se da jovem, pois consideram a situação humilhante.

Rafaela decidiu seguir adiante, amargurada pela miséria na que vive com sua mãe Caridad (Patricia Reyes Spíndola) e seus cinco irmãos de diferentes pais: Rosalba (Tiaré Scanda), Chucho (Juan Carlos Flores), Belén (Evelyn Cedeño), Luli (Saraí Meza) e Goyito (Emmanuel Chikoto).

No hospital, ela atrai José María (Jorge Poza), um médico brilhante, machista e Dom-Juan. Mais o choque de suas personalidades é imediato, e sua rivalidade se converterá em atração. Sem dúvida, Rafaela não está disposta a entrar numa relação com José María, que é amante de uma mulher casada chamada Ileana (Arleth Terán) e cuja relação o trará muitos problemas.

Depois de uma semana de férias, aparece a esposa de José María, Mireya (Chantal Andere), que o mantém atado a ela por um grave segredo que conhece. Eles viveram uma amor em sua plenitude.

Inicialmente, Rafaela decide lutar por seu grande amor, mas acaba desistindo quando percebe que Mireya domina José María. A história de Caridad está a ponto de se repetir com Rafaela, quando esta acaba ficando grávida. Porém, sua história pode ser diferente quando Víctor (Arturo Carmona), o jogador de quem salvou a vida, acaba se apaixonando por Rafaela, e este propõe-lhe casamento e cuidar de seu filho.[2]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Estreou com uma média de 15.5 pontos. Sua menor audiência é 10 pontos, alcançada em 24 de maio de 2011, já em novo horário. Seu último capítulo bateu recorde de audiência, alcançando de 17.9 pontos. Teve média geral de 12.9 pontos.[3]

Versões[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «La telenovela 'Rafaela' cambia de horario». De Telenovelas. 11 de março de 2011. Consultado em 27 de julho de 2015. 
  2. http://www.terra.com/entretenimiento/tv/novelas/rafaela/
  3. Foro Point Azul (18 de julho de 2011). «Reporte de rating "Rafaela"» (em espanhol). Consultado em 27 de julho de 2015.