Dos hogares

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dos hogares
Vida Dupla (AO/MZ/BR)
Dos hogares
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero
Duração 60 minutos
Criador(es) Emilio Larrosa
Elenco Anahí
Carlos Ponce
Sergio Goyri
Olivia Collins
Laura León
Malillany Marín
Joana Benedek
Alfredo Adame
Claudia Álvarez
Maya Mishalska
Gabriela Goldsmith
ver mais
País de origem México
Idioma original espanhol
Episódios 150
Produção
Diretor(es) Gerardo Gómez
Luis Monroy
Víctor Manuel Fouilloux
Armando Quiñones
Produtor(es) Arturo Pedraza L. (assoc.)
Emilio Larrosa (exec.)
Tema de abertura "Dividida", Anahí
"Dos Hogares", Laura León
Tema de encerramento "Rendirme En Tu Amor", Anahí e Carlos Ponce
Exibição
Emissora original Las Estrellas
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 27 de junho de 2011 (2011-06-27) – 20 de janeiro de 2012 (2012-01-20)

Dos Hogares é uma telenovela mexicana produzida pela Televisa e exibida pelo canal Las Estrellas entre 27 de junho de 2011 e 20 de janeiro de 2012, sucedendo Triunfo del Amor e sendo sucedida por Abismo de Pasión.[1] Produzida por Emilio Larrosa com a colaboração de Ricardo Barona e Saúl Pérez Santana e dirigida por Gerardo Gómez, Luis Monroy, Víctor Manuel Fouilloux e Armando Quiñones.

A trama teve Anahí, Carlos Ponce, Sergio Goyri, Alfredo Adame, Laura León, Jorge Ortiz de Pinedo e Olivia Collins nos papeis principais.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O que acontece quando o destino muda a vida de uma mulher, diante da decisão mais difícil de tomar? Quando a vida te sorri e depois joga com seus sentimentos, estará vivendo em "Dois Lares".

Depois de superar diversos obstáculos para ficarem juntos, Angélica (Anahí) e Santiago (Carlos Ponce) se casaram e estavam dispostos a viver uma vida longa e feliz juntos, para a decepção de Patricia (Olivia Collins), a mãe de Santiago, que não estava de acordo com o casamento.

A felicidade de Angélica e Santiago não dura muito tempo, já que ele sofre um terrível acidente e desaparece. Acreditando que seu marido morreu, Angélica está focada na reconstrução de sua vida com a ajuda de sua família e Ricardo (Sergio Goyri), um homem bom e mais velho. Com a aproximação de Angélica e Ricardo, Angélica percebe que está sentindo algo por Ricardo e começa a se afastar dele para não criar mais problemas com Patricia, sua sogra e noiva de Ricardo. Mas Ricardo não ama Patricia, e ao ver que está apaixonado por Angélica, decide acabar o noivado e lutar pelo amor dela. Ele consegue, Angélica se apaixona de vez por ele e os dois finalmente se casam.

Pouco tempo depois, Angélica faz uma descoberta que mudará sua vida para sempre: Santiago na verdade está vivo e perambulando pelas ruas, uma vez que sofre de amnésia. Decidida a manter o reaparecimento de Santiago em segredo até que ele possa se recuperar, Angélica começa a levar uma vida dupla, por um lado ajudando na recuperação de Santiago e por outro mantendo a paz de sua casa com Ricardo. Angélica começa a mentir por dois sem limites, Santiago começa a desconfiar da sua ausência e Ricardo começa a estranhar o comportamento da esposa. Ela está apaixonada por dois homens, ambos com suas qualidades e seus defeitos. O que Angélica fará a partir do momento que se encontrar dividida entre Dois Lares?

Produção[editar | editar código-fonte]

Em dezembro de 2010, foi divulgado que o produtor Emilio Larrosa estrearia sua nova telenovela em horário nobre, que substituiria Triunfo del Amor, na época, sem título definido. As filmagens da telenovela tiveram início em abril de 2011 e os primeiros capítulos foram gravados na Cidade do México e em Dallas, Estados Unidos.

Escolha do elenco[editar | editar código-fonte]

Jaime Camil, Aracely Arámbula e Saúl Lisazo estavam cogitados para os papeis principais da trama. Camil confirmou que não participaria da novela, pois seus projetos no teatro e no cinema não batiam com os horários de gravações. Jorge Salinas esteve na lista dos possíveis protagonistas de Larrosa para substituir Camil, mas já estava escalado em outra produção da Televisa, na telenovela La Que No Podía Amar.

O ator Guy Ecker também foi cogitado para protagonizar, mas devido a suas exigências, Larrosa achou melhor descartá-lo. Segundo publicação, Guy pediu uma casa luxuosa, um salário altíssimo e um carro blindado para seu transporte no México. Larrosa informou que o protagonista seria um ator de Hollywood, sem nome ainda revelado. Inicialmente, Arturo Peniche interpretaria o personagem Ricardo, mas foi substituído por Sergio Goyri.[2]

Após uma pesquisa de grupo, Arámbula foi retirada do projeto. Estiveram cotadas Anahí, Ana María Orozco, Carolina Siachoque e Sonya Smith para o papel principal.[3] Depois de prolongadas negociações, foi confirmado que a atriz e cantora mexicana Anahí seria a protagonista da trama, ao lado do ator porto-riquenho Carlos Ponce e do ator mexicano Sergio Goyri.[4][5][6]

Alejandro Camacho interpretaria o antagonista da trama, Cristóbal, mas foi substituído pelo ator Jorge Ortiz de Pinedo. Após 6 anos longe das novelas mexicanas, a trama de Larrosa marcou a volta da atriz mexicana Olivia Collins como a antagonista principal da trama.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Os protagonistas de Dos Hogares
Anahí como Angélica
Carlos Ponce como Santiago
Sergio Goyri como Ricardo
Intérprete Personagem
Anahí Angélica Estrada Mejía[7]
Carlos Ponce Santiago Ballesteros Ortíz[8]
Sergio Goyri Ricardo Valtierra Correa[9]
Olivia Collins Patricia Ortiz Monasterio de Ballesteros[10]
Claudia Álvarez Adela Arizmendi[11]
Laura León Refugio Urbina de Lagos[12]
Alfredo Adame Armando Garza Zamudio[13]
Malillany Marín Jennifer Garza Larrazábal[14]
Joana Benedek Yolanda Rivapalacio[15]
Silvia Manríquez Amparo Mejía de Estrada
Jorge Ortiz de Pinedo Cristóbal Lagos[16] / Chris Lakes[17]
Víctor Noriega Darío Colmenares
Maya Mishalska Pamela Ramos
Gabriela Goldsmith Verónica Larrazábal de Garza
Abraham Ramos Claudio Ballestros Ortíz Monasterio
Jose Carlos Femat Jorge Estrada Mejía
Carlos Bonavides Eleazar Pérez
Elizabeth Valdez Beatriz Noriega
José Luis Cordero "Pocholo" Mario
Marisol Santacruz Mara Acevedo Sandoval
Miguel Palmer Hernán Colmenares
Lalo "El Mimo" Gaspar Rincón
Raul Buenfil Octávio Noriega
Ana Bekoa Dayana Díaz
Pablo Magallanes Oscar Lagos
Felipe Nájera Guillermo
Mariana Echeverría Bruna
Erika García Flor Lopez
Mauricio García-Muela Mauricio Pérez
Maribel Fernández Enriqueta "Queta" Pérez
Gaby Carrillo Cristina Lagos
Arturo Vasquéz Julián Martínez
Marcus Ornellas Javier Ortega
Rogelio Guerra Rodrigo Valtierra
Hugo Aceves Luis Miguel "El Ojos Verdes" Sánchez
Roberto Tello Rodolfo de la Colina
José Luis Cordero "Pocholo" Mario
Rudy Casanova Don Fidel
Mundo Siller "El Jagger"
Marco Uriel Baldomero Lagos
Esteban Franco Artemio "El Lagarto"
Yolanda Ciani Martha
Archie Lafranco Servando Uriostegui
Dobrina Cristeva Sofía
Emma Escalante Karina
Eduardo de Guise Pedro
Frances Ondiviela Diana
Javier Herranz Leopoldo Garcia
Manuel Landeta Ernesto
Diana Golden Paola Diaz
Marco Muñoz Esteban
Theo Tapia Enrique Arismendi
Alberto Estrella Damian

Exibição[editar | editar código-fonte]

Foi exibida pela canal pago TLN Network entre 4 de abril a 28 de outubro de 2022 substituindo Carinha de anjo e sendo substituída por Garotas bonitas.

Ficou disponível na íntegra e com áudio dublado em português no novo catálogo de streaming VOD Novelas na Guigo TV, entre novembro de 2020 e abril de 2022.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Repercussão[editar | editar código-fonte]

O colunista Álvaro Cueva do site mexicano "Milenio" criticou negativamente a novela. Segundo Cueva, Dos Hogares não é uma novela, é uma "história de café". O primeiro capítulo não destacou o tema principal da trama e os personagens principais é uma boa parte de suas situações foram surpreendentemente mal planejadas. Para Cueva, a trama não é ruim, tem um excelente elenco, Anahí está em seu melhor momento com mulher. Se Larrosa tivesse feito em Dos Hogares, o que fez em Hasta Que el Dinero nos Separe, a trama seria muito melhor.[18]

O site "Novela Lounge" criticou positivamente a personagem Angélica Estrada. A personagem não é uma protagonista "certinha", que tem que ser um exemplo a seguir. Pois vemos os erros de Angélica e para não cometermos os mesmo erros em nossas vidas, tomarmos as decisões certas e não ficarmos "divididos".

"Muitos dizem que Angélica é muito mal, que tem que tomar logo uma decisão. Faz parte da história. Obviamente está confusa, obviamente tomará uma decisão, mas antes ela "desfrutará" do amor dos dois, não? Ou seja, se os problemas se resolvessem de um dia pro outro, não haveria historia, não haveria o que contar." — Concluiu o colunista do site.[19]

Audiência[editar | editar código-fonte]

A trama estreou com 23.6 pontos. O índice é considerado baixo, pois o horário estava em baixa. Porém a audiência foi caindo ainda mais ao longo do tempo, tanto que em 15 de setembro de 2011, a trama registrou apenas 13 pontos. Apenas no último capítulo ela registrou recorde de audiência, com 25.3 pontos. Durante toda sua exibição, teve média de 19.5 pontos.[20]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicado Resultado
2011 Califa de Oro Melhor Telenovela do Ano Emilio Larrosa Venceu[21]
2012 Prêmio TVyNovelas Mejor Telenovela Indicado
Melhor Atriz Protagonista Anahí Indicada
Melhor Ator Protagonista Sergio Goyri Indicado
Melhor Ator Antagonista Jorge Ortiz de Pinedo Indicado
Melhor Atriz Antagonista Olivia Collins Indicada
Melhor Atriz Juvenil Claudia Álvarez Indicada
Melhor Tema Musical "Rendirme En Tu Amor" (Anahí & Carlos Ponce) Indicados
Melhor história ou Adaptação Emilio Larrosa, Ricardo Barona, Saúl Pérez Santana Indicados
Premios Juventud ¡Está Buenísimo! Carlos Ponce Indicado
Chica Que Me Quita el Sueño Anahí Indicada
Mejor Tema Novelero "Dividida", por Anahí Indicada
Kids Choice Awards México[22] Actriz Favorita Anahí Indicada

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «"Dos Hogares" sera reemplazado por "Cañaveral de pasiones"» (em espanhol). Generaccion. 7 de agosto de 2011. Consultado em 21 de julho de 2021 
  2. «Anahí protagonizará nueva telenovela de Televisa Dos Hogares». musicacinetv (em espanhol). 21 de fevereiro de 2011. Consultado em 1 de junho de 2019 
  3. Arámbula descartada en “Dos Hogares”.
  4. Anahí confirmada em novela..
  5. Anahí inicia grabaciones de Dos hogares..
  6. Presentan a Carlos Ponce como galán de 'Dos Hogares'..
  7. Angélica. Página visitada em 27/06/2011.
  8. Santiago. Página visitada em 27/06/2011.
  9. Ricardo. Página visitada em 27/06/2011.
  10. Patricia. Página visitada em 27/06/2011.
  11. Adela. Página visitada em 27/06/2011.
  12. Refugio. Página visitada em 27/06/2011.
  13. Armando. Página visitada em 27/06/2011.
  14. Jennifer. Página visitada em 27/06/2011.
  15. Yolanda. Página visitada em 27/06/2011.
  16. Cristobal. Página visitada em 27/06/2011.
  17. Chris. Página visitada em 27/06/2011.
  18. Crítica a “Dos hogares”..
  19. Dos Hogares Con Opiniones ‘Divididas’..
  20. «Reporte de Rating:Dos Hogares». Zetaboards. 23 de janeiro de 2012. Consultado em 12 de julho de 2015 
  21. Dos Hogares recebe prêmio de Melhor Novela do Ano. Página visitada em 17/10/2011.
  22. «[México] Grachi y Miss XV lideran las nominaciones para los Kids' Choice Awards México 2012» (em espanhol). Generaccion. 6 de julho de 2012. Consultado em 21 de julho de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]