La tempestad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
La tempestad
A Tempestade (BR)
La tempestad
A Tempestade
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Ação,Drama,
Romance
Duração 42-45 minutos
Criador(es) Lillana Abud (adaptação)
Elenco William Levy
Ximena Navarrete
Ivan Sanchez
César Évora
María Sorté
Daniela Romo
ver mais
País de origem México
Idioma original espanhol
Temporadas 1
Episódios 121
Produção
Diretor(es) Aarón Gutiérrez e Bosco Primo Rivera
Produtor(es) executivo(s) Salvador Mejía Alejandre
Tema de abertura "Hoy tengo ganas de ti", Alejandro Fernández e Christina Aguilera
Tema de encerramento "Para soñar", Daniela Romo com participação de Francisco Cespedes
Empresa(s) produtora(s) Televisa
Exibição
Emissora original Canal de las Estrellas
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 13 de maio – 27 de outubro de 2013
Cronologia
Programas relacionados La Tormenta
Tierra de esperanza

La tempestad é uma telenovela mexicana produzida por Salvador Mejía Alejandre para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 13 de maio a 27 de outubro de 2013, substituindo Amores Verdaderos e antecedendo Lo que la vida me robó, em 121 capítulos[1].

É uma readaptação da telenovela colombiana La Tormenta, produzida em 2005.

A trama é protagonizada por William Levy e Ximena Navarrete e antagonizada por Iván Sánchez, César Évora, Manuel Ojeda, Laura Carmine e Mariana Seoane e também a primeira telenovela das atrizes María Sorté e Daniela Romo.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

La Tempestad se desenvolverá com a história de amor de Marina (Ximena Navarrete) e Damián (William Levy).

Marina Reverte trabalha como gerente em um hotel, do qual é despedida quando denuncia o importante empresário Ernesto Contreras (Manuel Ojeda) uma tentativa de abuso sexual de uma empregada. Ele jura vingar-se dela.

Além disso, Marina recebe a dolorosa notícia de que sua mãe, Beatriz Reverte (Maria Sorté), tem uma doença que põe em risco sua saúde e que a obriga a ficar constantemente de repouso; e inclusive mudar de residência por recomendação médica.

Paralelamente, no povoado de Nuestra Señora del Mar, Damián Fabré, um jovem que é capitão e proprietário de um barco pesqueiro chamado "La Tempestad", trabalha transportando para uma fábrica de conservas marinhas, chamada Neptuno.

Esthercita (Laura Carmine), filha do prefeito do povoado, está obcecada por Damián, que não responde às suas investidas, mas, um dia, finalmente ele cede, e ela consegue seduzi-lo.

Mercedes Artigas (Daniela Romo), uma elegante e misteriosa mulher, oferece a Marina a gestão econômica e financeira da empresa Neptuno, oportunidade que aceita já que não tem trabalho e que sua mãe requer viver em um lugar tranquilo. É assim como Marina chega ao povoado de Nuestra Señora del Mar, onde conhece a Damián.

Mercedes, na realidade, é a mãe biológica de Marina. Em sua juventude, ela ficou grávida e se viu a mercê de Ernesto Contreras, que lhe tirou sua outra filha gêmea, Magdalena. Mercedes forjou uma fortuna, com a que também adquiriu o respeito de quem a rodeia e o poder necessário para enfrentar seus inimigos. Mercedes dedicou sua vida a recuperar suas filhas, para isso, teve que envolver-se com gente do baixo mundo do tráfico, convertendo-se na "La reina de la noche", cuja personalidade permitiu salvar muitas jovens.

Em seu primeiro encontro na empresa Neptuno, Marina se mostra diante de Damián com altivez, tratando-o como a um empregado a mais; por sua parte, Damián a ignora e se apresente diante de Marina fazendo charme de sua autoridade com sua tripulação de testemunha.

Marina, furiosa ao sentir-se humilhada, decide romper o contrato com ele. Olinto (Luis Manuel Ávila), o administrador, explica-lhe que o contrato com o capitão Fabré não pode ser rompido.

Marina encontra no povoado, Hernán Saldaña (Iván Sánchez), um antigo colega de turma, que agora é um poderoso empresário. Hernán trabalha com uma máfia que se dedica ao sequestro e tráfico de pessoas, especialmente mulheres, que são destinadas à prostituição. O prefeito do povoado, Fulgencio (César Évora), é seu aliado. Hernán ordena que destrua tanto a fábrica como o barco de Damián, pois dessa maneira livrarão-se de obstáculos.

Marina ignora que Hernán está por trás dos ataques a fábrica, o que ocasiona perdas consideráveis, pelo que Marina e Damián se vêem obrigados a fazer uma trégua para poder unir esforços; é quando reconhecerão que se apaixonaram.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Exibição[editar | editar código-fonte]

Foi exibida pelo canal pago TLN Network entre 8 de maio a 22 de outubro de 2022 substituindo Mundo de feras e sendo substituída por Ambição.

Audiência[editar | editar código-fonte]

Estreou com uma média de 26.9 pontos, a maior audiência durante toda sua exibição. Ao longo dos meses, os números da média caíram de 22 para 18. Sua menor audiência é 15.2 pontos, alcançada em 6 de setembro de 2013. Seu último capítulo teve média de 20.9 pontos. Teve média geral de 19.3 pontos, índice muito baixo para o horário nobre.[3]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

  1. "Hoy tengo ganas de ti" - Alejandro Fernández & Christina Aguilera
  2. "Para sonar" - Daniela Romo & Francisco Cespedes
  3. "Vida Nueva" - Rio Roma
  4. "Yo Se" - Daher
  5. "Pensar En Ti" Daniela Romo feat. Pandora

Versões[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Alistan estreno de la telenovela La Tempestad». El Siglo de Torreón. 10 de maio de 2013. Consultado em 17 de junho de 2015 
  2. «Volverá William Levy a las telenovelas con 'La tempestad'». El Siglo de Torreón. 18 de dezembro de 2012. Consultado em 17 de junho de 2015 
  3. «Reporte de rating "La tempestad"». Fórum Univision. 28 de outubro de 2013. Consultado em 27 de julho de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.