Eduardo Capetillo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Eduardo Capetillo
Nome completo Eduardo Capetillo Vasquéz
Nascimento 13 de abril de 1970 (45 anos)
Cidade do México, D.F.
México
Ocupação Ator
Cônjuge Bibi Gaytán (1994 - presente)
Página oficial
IMDb: (inglês)

Eduardo Capetillo Vasquéz (Cidade do México, 13 de abril de 1970) é um ator e cantor mexicano, seu pai é mexicano e sua mãe espanhola. Pertence à família Capetillo, que têm uma longa tradição de toureiros. Seu meio irmão é o ator Guillermo Capetillo.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ainda muito jovem, ele participou em diversos cursos de formação com a atriz Martha Zabaleta, e alguns cursos de jazz no centro de formação da Televisa. Sua carreira começou quando ele ganhou o Festival Juguemos a Cantar, que ganhou o segundo lugar com a música Mi grupo toca Rock lançada mas tarde por Orfeón Records.

Em 1986, Eduardo Capetillo se juntou ao grupo Timbiriche, ocupando o cargo de Benny Ibarra. Teve sucesso com o álbumRock Show, que corresponde a gravação do álbum Timbiriche VI, e participou dos bem sucedidos anos no grupo com o álbum Timbiriche VII e VIII, e do álbum Timbiriche lx. Em sua participação no grupo teve algumas músicas sozinho e se tornou muito popular com essas canções, por exemplo : No seas tan cruel, Todo Cambia, Con todos menos conmigo. Estava em uma turnê no México e alguns países latino-americanos. Apresentações do grupo fez com Alix Bauer, Diego Schoening, Mariana Garza, Paulina Rubio, Thalia, Edith Marquez, Erik Rubín e um curto período de tempo com Sasha Sokol e Bibi Gaytán

Em 1989, Capetillo deixou o grupo e começou sua carreira solo e foi substituído por Claudio Bermúdez. Em 1991 vendeu mais de um milhão de cópias do álbum de cinco músicas, trilha sonora da novela Alcanzar una estrella.

Nesse mesmo ano ele lançou seu álbum , Dame Una Noche. Em 1992 como um ator e cantor regressou com outra novela, Baila conmigo, e em seu segundo álbum, Aquí Estoy. Mais tarde, em 1995 lançou um novo álbum , Piel Ajena e uma correira em que o ator-cantor tem uma fórmula misturado música com as telenovelas.

Participaram na versão teatral de Grease e em espanhol Vasilina, gravado sua primeira telenovela em 1983 Martín Garatuza. Ele se tornou um ídolo no mundo latino com títulos graças a Marimar com Thalia, que foi vista em mais de 150 países, em Canción de amor, Camila e El secreto, no qual ele e Yadhira Carrillo foram os únicos atores mexicanos de um cast em castellano.

Sem dúvida graças à novela El secreto, Eduardo Capetillo gravou o álbum com Horus-Muxxic, em vários estúdios do México e da Espanha, e com uma produção dirigida por seu cunhado Chacho Gaytan. Em 2003 interpretou uma das músicas da telenovela Bajo la misma piel.

Também participou de algumas novelas infantis, como ¡Vivan los niños! e Amy, la niña de la mochila azul.

Em 2009 protagoniza junto com Litzy a novela Pecadora, uma produção da Venevisión. [2]

Em 2010 regressa ao México e integra o elenco da novela Soy tu dueña. [3] Esta foi a última novela do ator na Televisa.

Em 2012 se transfere para a Tv Azteca para ser protagonista da novela La otra cara del Alma ao lado de Gabriela Spanic e Michelle Vieth.[4]

Telenovelas[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

  • Cementerio del terror (1985) ... Tonny

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Se casou com a atriz e cantora Bibi Gaytán, sua antiga companheira de Timbiriche, no dia 5 de julho de 1994. [5] O casal tem 5 filhos: Eduardo (1994), Ana Paula (1997), Alejandra (1999) e os gêmeos Manuel e Daniel, nascidos em 20 de junho de 2014. [6]

Referências

  1. "Eduardo Capetillo". Biografias. Consult. 8 de janeiro de 2016. 
  2. "Protagonizan Eduardo Capetillo y Litzy Pecadora en EU". Informador. 3 de maio de 2010. Consult. 8 de janeiro de 2016. 
  3. "Eduardo Capetillo se integra a 'Dueña de tu amor'". Esmas. 17 de fevereiro de 2010. Consult. 8 de janeiro de 2016. 
  4. "Eduardo Capetillo y Gaby Spanic, pareja en La otra cara del alma". Informador. 9 de outubro de 2012. Consult. 8 de janeiro de 2016. 
  5. "Bibi Gaytán y Eduardo Capetillo: Así lucen tras 20 años de casados". Entretenimento. 16 de julho de 2015. Consult. 8 de janeiro de 2016. 
  6. "Nacen gemelos de Bibi Gaytán y Eduardo Capetillo". Univision. 24 de junho de 2014. Consult. 8 de janeiro de 2016. 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]