Morir para vivir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Morir para vivir
Morir para vivir
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Criador(es) Félix B. Caignet
Fernanda Villeli
Edmundo Báez
Elenco ver
País de origem  México
Idioma original espanhol
Episódios 75
Produção
Diretor(es) Benjamín Cann
Produtor(es) Ana Martín
Tema de abertura "Morir para vivir", por Erick Rubín
Exibição
Emissora original México El Canal de las Estrellas
Transmissão original 11 de setembro de 198922 de dezembro de 1989
Cronologia
La casa al final de la calle
Cuando llega el amor

Morir para vivir é uma telenovela mexicana produzida pela também atriz Ana Martín para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 11 de setembro e 22 de dezembro de 1989.

Inicialmente era exibida às 21:00, mas a partir de 6 de novembro de 1989 foi rebaixada para às 19:00, trocando de horário com a telenovela Teresa.

A trama foi protagonizada por Claudia Ramírez e Eduardo Capetillo[1] e antagonizada por Susana Dosamantes

Enredo[editar | editar código-fonte]

Rosa Guzman é uma mulher que não conhece limites. Anos atrás, mandou para a prisão sua própria irmã Mercedes, acusando-a de um crime que não cometeu, a fim de ficar com o marido dela, Andrés Guzmán, por quem Rosa estava apaixonada. Alice, a pequena filha de Mercedes e Andrés cresceu pensando que Rosa era sua mãe, enquanto ela estava cumprindo sua pena na prisão.

Quinze anos mais tarde, o amor que Rosaura sentia por Andrés acabou e ela se entrega cheia de paixão aos braços de um engenheiro, Federico Iturralde, que foi contratado pelo próprio Andrés fazer algumas perfurações na fazenda onde moram. Andrés começa a suspeitar que sua esposa e engenheiro Iturralde o enganam por trás. Rosaura corre para pedir ajuda ao bruxo mais famoso da região, Boco. Este dá-lhe um veneno que ela mistura nas bebidas de Andrés, até provocar um estado catatônico difícil de distinguir da própria morte. Andrew é enterrado vivo, sem que ninguém perceba, incluindo sua filha Alicia.

Rosaura se prepara para celebrar seu triunfo sem imaginar que Alicia e Frederico se apaixonaram. Quando ela descobre o romance, decide fazer com sua enteada o mesmo que fez com o marido. Alicia está prestes a ser enterrada vivo quando Teo, sua velha e querida babá descobre uma lágrima desliza pelo seu rosto. Ele, então, decide chamar Dr. Quijano Sebastian, a quem ele tinha pedido antes de morrer, cuidar de sua filha, caso ele morra. No momento em que Sebastian está tirando Alice do caixão, o feiticeiro Boco aparece para tentar pará-lo. Acontece ma luta em que Boco perde a vida ao ser acertado na cabeça. Sebastian colocou o cadáver do bruxo no caixão, anteriormente ocupado por Alicia, e o sela. No dia seguinte, o funeral realiza-se sem ninguém descobrir que não é mais a menina que está no caixão.

Enquanto isso, na Cidade do México, Alicia se recupera lentamente do choque causado por acontecimentos recentes. Sebastian a leva para viver em casa cuida e dela como se fosse sua própria filha. Na frente da casa de Sebastian , há uma casa de hóspedes, cuja proprietária é Milagros, uma mulher alegre e gentil que se preocupa com seus inquilinos, como se fossem parte de sua família. Alicia não pode imaginar que a casa é habitada verdadeira mãe, Mercedes, que se dedica em dar aulas de piano desde que deixou a prisão. O destino leva Alicia para se tornar sua aluna, fazendo com que através de convivência nasça uma grande afeição e identificação entre elas, embora ambas não saibam que o mesmo sangue corre em suas veias.

Na casa de Milagros também vive Victor, um garoto que veio de Guadalajara para a capital, com a intenção de se tornar um grande músico. A franqueza de Alicia faz com que Victor se apaixone por ela. No entanto, Alicia não quer amor depois de ter vivido com Federico. Seu coração ainda está cheio de ressentimento e só uma coisa a incentiva em continuar vivendo: o desejo de vingar-se da mulher que matou o seu pai e do homem que brincou com seu coração. Desta vez é que Alicia não está dispostA a parar antes de qualquer coisa ou pessoa.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

TVyNovelas[editar | editar código-fonte]

Categoria Indicado(a) Resultado
Melhor atriz antagonista Susana Dosamantes Venceu

Referências

  1. «Brilló con Eduardo Capetillo, pero se enamoró y le fue terrible». Ella e online. 8 de dezembro de 2022. Consultado em 6 de março de 2024 
  2. «Así lucía Claudia Ramírez en "Morir para vivir", la primera telenovela que protagonizó hace más de 30 años». Publimetro. 28 de maio de 2021. Consultado em 6 de março de 2024 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]