El extraño retorno de Diana Salazar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
El extraño retorno de Diana Salazar
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 30 minutos;(segunda a sexta)
Criador(es) Carlos Olmos
País de origem  México
Idioma original espanhol
Produção
Diretor(es) Carlos Téllez
Produtor(es) Carlos Téllez
Tema de abertura «Un alma en pena», Lucía Méndez
Exibição
Transmissão original 11 de abril de 1988 - 13 de janeiro de 1989
N.º de episódios 200

El extraño retorno de Diana Salazar é uma telenovela mexicana produzida por Carlos Téllez para a Televisa e exibida entre 11 de abril de 1988 até 13 de janeiro de 1989 por Las Estrellas, substituindo Rosa salvaje e antecedendo La casa al final de la calle, no horário estelar das 21:30.

É uma história original de Carlos Olmos, também adaptada por Mario Cruz.[1] Foi protagonizada por Lucía Méndez e Jorge Martínez e antagonizada por Alma Muriel, Alejandro Camacho e Patricia Reyes Spíndola.[2]

Será reprisada pela primeira vez no canal TLNovelas a partir de 27 de janeiro de 2020, substituindo Alborada.[3]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

No ano de 1640, na cidade de Zacatecas, Nova Espanha, vive uma bela jovem chamada Leonor de Santiago, nascida de bom nascimento e filha de um importante empresário; Leonor e sua família são muito cuidadosos com as pessoas ao seu redor, porque temem que alguém descubra que Leonor tem poderes psíquicos sobrenaturais (que se manifestam com a mudança da cor dos olhos para amarelo e o movimento dos objetos) e os queimam como Bruxas da região. Leonor decide aceitar a proposta de casamento de Eduardo de Carbajal, um homem bonito e educado da cidade, descendente de uma família muito respeitada e que está apaixonado, eles desejam o dia do seu vínculo.

Lucrecia Treviño é outra jovem da cidade que vive amaldiçoando Leonor por ter conquistado o amor de Eduardo, enlouquecida de raiva que descobre o segredo tão zelosamente guardado por Leonor e a acusa diante do Santo Ofício, os inquisidores seguem Leonor que está no o jantar do casamento, com a participação dos membros mais importantes da sociedade Zacatecas; quando Leonor é presa, seus poderes telecinéticos vêm à luz, quando ela deixa cair a lâmpada central de sua casa na frente de todos, ela é presa junto com Eduardo que queria defendê-lo, depois eles são queimados juntos jurando amor eterno, Lucrécia vendo que não apenas Leonor morrerá comete suicídio, pendurado em uma árvore morrendo ao mesmo tempo que o casal.

Mais de três séculos depois, em 1988, Diana Salazar mora na Cidade do México, uma jovem estudante que compra um lindo medalhão que pertencia a Leonor. Diana também possui poderes telecinéticos e, sem saber o alcance que causam, causa a morte de uma pessoa. , a partir desse evento, Diana começa a ter pesadelos onde é vista morrendo queimada e também não para de se sentir culpada e atormentada por ser considerada uma assassina.

Diana decide ir com uma psiquiatra conceituada chamada Irene del Conde que, usando seu conhecimento em parapsicologia, começa a hipnotizar Diana, que ela descobre ser a reencarnação de uma mulher de mais de três séculos atrás. Omar, uma colega de Irene, sente-se fortemente atraída por Diana e, sem querer, descobre seus dons, depois começa a cortejá-la a usar esses poderes para seu próprio benefício.

Mario é um engenheiro argentino que vem ao México para trabalhar com sua agência. Quando esbarra em Diana, ele se lembra de seus sonhos e os dois se apaixonam imediatamente como se já tivessem se conhecido antes. Mario acaba sendo a reencarnação de Eduardo sem saber que isso começa. relacionamento com Diana, que pretende viver com ele como Leonor não podia.

Irene começa a experimentar sonhos muito estranhos, onde ela pode testemunhar a morte de uma bruxa na fogueira e seu suicídio, então ela descobre que é a reencarnação de Lucrecia e decide terminar o que não podia anteriormente, seguindo sua vingança contra Leonor e ficando com Eduardo , mas agora nos tempos contemporâneos; Para alcançar seus planos, ele conta com a ajuda do fiel Jordana.

No episódio final, Irene mata Mario com um tiro e depois de fazê-lo contra Diana, ela usa seus poderes telecinéticos e a enche de fúria, soprando-a em um brasão de armas; Depois dessa cena, você pode ver como Leonor acorda ao lado de Eduardo, que já é casado, e conta a ele um sonho estranho que ele teve, significando que tudo o que ele viveu e reencarnou foi um sonho.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios TVyNovelas 1989[editar | editar código-fonte]

Categoria Nomeado(a) Resultado
Melhor telenovela Carlos Téllez Nomeado
Melhor atriz Lucía Mendez Nomeado
Melhor ator Jorge Martínez Nomeado
Melhor vilã Alma Muriel Nomeada
Melhor atriz principal Adriana Roel Nomeada

Referências

  1. «El Extraño Retorno de Diana Salazar-Mata con la mirada!». UNIVISION. 1987. Consultado em 30 de outubro de 2013. Arquivado do original em 1 de novembro de 2013 
  2. http://www.terra.com/entretenimiento/tv/novelas/el-extrano-retorno-de-diana-salazar/
  3. TIM, Televisa. «¡'El extraño retorno de Diana Salazar' se reestrena por primera vez en TV desde 1989!». Las Estrellas TV (em espanhol). Consultado em 28 de novembro de 2019 
  4. Curiosidades de El extraño retorno de Diana Salazar, em espanhol, acesso em 30 de outubro de 2013
Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.