Muchachita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pela telenovela de 1991, veja Muchachitas.
Muchachita
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Criador(es) Ricardo Rentería
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Carlos Téllez
Lucero Suárez
Produtor(es) Julio Castillo
Elenco ver
Exibição
Emissora de televisão original México El Canal de las Estrellas
Transmissão original 16 de dezembro de 1985 - 13 de junho de 1986
N.º de episódios 120
Cronologia
Juana Iris
Martín Garatuza

Muchachita é uma telenovela mexicana produzida por Carlos Téllez para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas em 1985.[1]

É uma adaptação da novela homônima do autor Ricardo Rentería.

Foi protagonizada por Lourdes Munguía e Gonzalo Vega e antagonizada por José Carlos Ruiz, Bertha Moss, Silvia Caos e Talina Fernández.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Maribel Montesinos é uma jovem e rica que está comprometida com José Manuel Palacios, outro jovem de boa família. Mas pouco antes do casamento, Maribel é vítima de um estupro e fica grávida. Maribel, em um principio, tem duvidas sobre ter ou não o bebé. No fim ela decide seguir com sua gravidez, graças aos valores inculcados por sua defunta mãe. Ela rompe o compromisso matrimonial sem dar explicações a seu noivo, ainda que depois ela acaba por confessando o sucedido.

Tanto don Felipe Montesinos, o pai de Maribel, como José Manuel se opõem a decisão da jovem e lhe exigem que aborte. Porém ela se nega e segue adiante com a gestação, apesar do desprezo da sociedade e de seu círculo familiar.

Don Felipe leva a sua filha a sua casa de campo para evitar falatório. Ali ele descobre quem foi o culpado da violação: Pascual Sánchez. Depois do parto, don Felipe entrega sua neta a Pascual, enquanto que Maribel decide levá-la a París. Maribel se nega, mas seu padre a ameaça com não dizer nunca a quem entregou sua filha se ela não for com ele. Assim Rosa, a filha de Maribel, cresce em uma vila em companhia de Ticha, uma boa mulher que a criou como se fosse sua própria filha. A jovem se vê continuamente perseguida por Pascual, que segue sendo um alcoólico.

Quando Rosa fica adulta, começa a trabalhar com Ticha (que conhece o passado da jovem) num banco de frutas. A jovem se apaixona de Chucho Landeros, um jovem cego de nascimento que vive com sua mãe, Nena Martínez, una ex-atriz que teve a seu filho numa idade avançada.

A situação econômica das duas mulheres está muito precária, por isso Rosa se oferece a ir a vender frutas na rua. Em frente do Instituto Nacional de Bellas Artes, Rosa conhece a José Manuel, o antigo prometido de sua verdadeira mãe. José Manuel, que já é professor de literatura, se sente atraído por Rosa e decide transformá-la em uma mulher culta e refinada. Desde que sofreu o desengano com Maribel, José Manuel se voltou seco e relutou a começar outra relação com uma mulher, por isso que se sente muito feliz quando vê na inocência de Rosa outra oportunidade para encontrar o amor.

José Manuel leva a Rosa a sua casa e em troca das aulas para refinar-se que ele lhe dá, ela começa a trabalhar como empregada em sua casa. No entanto, nem todos a receberam com entusiasmo. Amanda, a mãe de José Manuel a vê como uma oportunista que só busca o dinheiro da familia. Enquanto que Mérida, a ama de chaves, se encargará de fazer impossível a vida da jovem.

No entanto, o pior ainda está por chegar: Maribel, quem todavia ressente a perda de sua filha, reaparece na vida de José Manuel disposta a reconquistá-lo. Maribel verá em Rosa a sua principal inimiga, sem suspeitar que se trata de sua própria filha.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmio TVyNovelas de 1987[editar | editar código-fonte]

Categoria Nomeado(a) Resultado
Melhor ator jovem Manuel Saval Nomeado

Referências

  1. «Muchachita, telenovela». Univisión. Consultado em 3 de janeiro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]