Cuando llega el amor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cuando llega el amor
Cuando llega el amor
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 41–44 minutos
Criador(es) René Muñoz
Elenco
País de origem  México
Idioma original espanhol
Episódios 100
Produção
Diretor(es)
Produtor(es) executivo(s) Carla Estrada
Cinematografia Juan Rodríguez
Roteirista(s) Marcía del Río
Tema de abertura "Cuando Llega El Amor" por Lucero
Empresa(s) produtora(s) Televisa
Exibição
Emissora original Las Estrellas
Distribuição Televisa Internacional
Transmissão original 25 de dezembro de 1989 – 11 de maio de 1990
Cronologia
Programas relacionados Bajo las riendas del amor

Cuando llega el amor (lit. Quando trata-se de amor) é uma telenovela mexicana produzida pela Televisa e exibida entre 25 de dezembro de 1989 e 11 de maio de 1990, substituindo Morir para vivir e sendo substituída por Alcanzar una estrella (19h) e Mi pequeña Soledad (19h30), em 100 capítulos de 1 hora.

Foi protagonizada por Lucero e Omar Fierro e antagonizada por Nailea Norvind, Juan Carlos Casasola, Guillermo García Cantú, Miguel Pizarro e a primeira atriz Susana Alexander.

Foi reprisada pelo canal TLNovelas entre 3 de maio e 9 de julho de 2021, substituindo Nunca te olvidaré.[1]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Isabel Contreras é uma jovem privilegiada. É bonita, rica, seus pais a adoram, está comprometida com o bonitão Rodrigo, com que se casará assim que terminar a faculdade. Alonso, o professor de equitação, propõe que ela represente o país em competições internacionais. Só Isabel tem uma inimiga em sua própria casa. Se trata de sua prima Alejandra, que a odeia. Um dia, Rodrigo pede a Isabel para ir com ele ao seu apartamento, mas ela se recusa. Querendo ferir sua primo, Alejandra seduz Rodrigo e Isabel descobre. Sabendo que seu pai expulsará Alejandra de casa, se descobrir o que ela fez, Isabel se cala. Rompe o seu compromisso sem dar mais explicações.

Ao mesmo tempo, Gerardo, o pai de Rodrigo, diz a sua família está praticamente na ruína e está prestes a perder a clínica, que é sua propriedade. Sua esposa María Luisa, uma mulher superficial e que vive de aparências, não suporta a ideia de perder tudo e por isso empurra o seu filho para que ele se reconcilie com Isabel e se case, de modo que todos seus problemas econômicos se resolvam. Gerardo sua vez, cansado das censuras de sua esposa, mantém um caso extraconjugal com Claudia, uma mulher que renuncia a seu passado humilde. Ela não ama Gerardo , porque tudo o que ela quer é satisfazer as suas ambições de dinheiro e posição, sem que ele perceba.

Rodrigo diz a verdade para Andres, empregado de confiança de Rafael Contreras e amigo da família. André, que é apaixonado por Alejandra, use este segredo para se aproximar dela. Rodrigo diz a Alejandra que contará tudo a Rafael, de maneira que ele seja a vítima e, assim, poder voltar com Isabel. Esta por sua vez, consolou sua decepção se preparando para seu próximo torneio de equitação. Alejandra, procurando impedir que a verdade seja dita e com intenção de fazer mais danos à sua prima, corta as rendas do cavalo Isabel, causando sua queda. Embora ainda esteja viva, Isabel está gravemente ferida e depois de ser operada no joelho, usará muletas por um tempo. Andrés descobre que Alejandra causou o acidente e a chantageia para que ela torne sua amante.

Solitária e deprimida, Isabel se entretém observando de sua janela, as pessoas que vivem no edifício em frente. Luis Felipe, um jornalista bonito e fotógrafo que mora no apartamento em frente a sua janela, apaixona por Isabel e o sentimento é mútuo. Eles se conhecem em um dia, quando Isabel vai passar um tempo no parque. Mas Alejandra, convencida de que seu prima nunca será feliz novamente, começa a intromissão para tentar separá-los. Ela pede que Luis Felipe aceite tirar algumas fotografias, dizendo-lhe que quer ser uma modelo e eles vão a Nayarit para a sessão de fotos. Lá, Alejandra começa a envenenar Luis Felipe contra Isabel, mas ele não acredita em nada.

Naquela noite, os dois vão a uma boate; Luis Felipe vai ao banheiro e Alejandra coloca uma droga na bebida dele. Assim que toma a bebida, Luis Felipe começa a gritar coisas sem sentido e Alexandra o leva. Na praia, Luis Felipe tem alucinação, confunde Alejandra com Isabel e a beija, mas depois adormece. Alejandra tenta seduzi-lo, mas Andrés chega e abusa dela. No dia seguinte, Alejandra diz Luis Felipe que ele a seduziu. Quando retornam à Cidade do México, Alejandra promete a Luis Felipe que não vai dizer o que aconteceu e ele aceita. Mas logo depois, Alejandra descobre que ela está grávida e devido a um mal-entendido todos acreditam que seu filho é Luis Felipe.

Decepcionada, Isabel vai para a casa de praia da família em Nayarit esquecer e tenta o suicídio, porém conhece Paco, um jovem que a salva e se apaixona por ela, mas ela só lhe dá sua amizade. Enquanto isso, Alejandra obriga Luis Felipe a se comprometer com ela. Mas uma noite, alguns ladrões arrombam e roubam a casa dos Contreras e ao fugir batem contra o carro de Luis Felipe, que estava vindo com Alejandra. Após o acidente, Alejandra perde seu filho, enquanto Luis Felipe sofreu ferimentos leves. Ao reagir, Alejandra diz que a gravidez não está em perigo e ele mantém compromisso. No entanto, ele quer que Isabel o perdoe. Ele vai tentar falar com ela, mas Isabel o rejeita. Cheia de ciúmes, Alejandra mata com veneno um dos cavalos Isabel. Isabel retorna ao México e confronta Alejandra.

Enquanto isso, Amélia, a dona de casa começa a suspeitar que Alejandra não está mais esperando um filho e decide descobrir. Ela envia um bilhete anônimo para Luis Felipe, dizendo que Alejandra o engana e só quer prendê-lo. Ele decide levá-la a um médico para verificar se a gravidez está segura e ela finge um mal estar para não ir. Em seguida Andrés diz a Alejandra que revelará tudo o que ela fez para separar Isabel e Luis Felipe. Ela tenta seduzi-lo para que a deixe em paz e Luis Felipe os vê se beijando no jardim de sua casa. Em seguida, ele decide romper com Alejandra.

Posteriormente, Andres confessa a Isabel que sabia tudo o que Alejandra havia feito para separá-la de Luis Felipe. Enquanto isso, Luis Felipe descobre que Alejandra perdeu o filho e decide procurar Isabel. Então Alejandra decide terminar Andrés; ela o chama para seu apartamento e o distrai para envenená-lo com um copo de leite, mas ele não bebe. Nesse momento chega Isabel e Andrés começa a contar tudo o que Alejandra fez. Alejandra finalmente explode e diz a Isabel que ela tem tudo, e que tudo o que havia feito foi por amor a Luis Felipe. Agora, com tudo esclarecido, Luis Felipe e Isabel se reconciliam. Mas dias depois, seu pai sofre um ataque cardíaco e Isabel pede que Alejandra não confessar nada ainda, ele também pede isso a Luis Felipe.

Quando Don Rafael sai da clínica, Alejandra diz que não vai se casar com Luis Felipe, porque ela perdeu seu filho. Don Rafael o chama em seu escritório para perguntar por que o casamento foi cancelado, e falando isso com Andrés, ele revela toda a verdade e Rafael o demite da empresa. Alejandra vai cumprimentá-lo mais tarde e ele diz que já sabe tudo, e que ela terá que sair de casa.

Alejandra vai para o clube de equitação furiosa e diz a Isabel que por sua culpa seu tio a expulsou de casa. Nesse momento chega Andrés, e Alejandra o golpeia e ele diz a ela que os dois foram destruídos, já que ele perdeu o emprego. Alejandra sobe em um cavalo e grita com Isabel dizendo que vai mostrar a todos que ela é melhor, mas sofre uma queda e fica inválida.

Mais tarde, Luis Felipe, recebe o Prêmio de Melhor Jornalista do Ano e a festa é comemorada na casa de Isabel. Lá, Alejandra olha pela janela e chama Isabel. Quando Isabel vai vê-la, Alejandra finalmente se põe de pé para gritar que a odeia, e que devia tê-la matado ao invés do de seu cavalo, e que ela deveria morrer quando ela cortou as rédeas do cavalo para que ela caísse. Finalmente Alejandra se joga da varanda, arruinando a felicidade dos apaixonados com um olhar fantasmagórico.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmio TVyNovelas de 1991[editar | editar código-fonte]

Categoria Indicado(a) Resultado
Melhor telenovela Carla Estrada Indicado
Melhor atriz antagonista Nailea Norvind Indicado
Melhor ator antagonista Juan Carlos Casasola Indicado
Melhor atriz principal Susana Alexander Indicado
Irán Eory Indicado
Melhor ator principal Eric del Castillo Indicado
Melhor atriz coadjuvante María Rojo Indicado
Melhor atriz juvenil Lucero Venceu
Melhor ator juvenil Omar Fierro Venceu
Revelação masculina Rodrigo Vidal Indicado
Melhor direção cenográfica Miguel Córcega Venceu

Referências

  1. «Así ha cambiado el elenco de "Cuando llega el amor" a 31 años de su inolvidable final». Publimetro México (em espanhol). Consultado em 18 de dezembro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]