René Muñoz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
René Muñoz
Nome completo René Muñoz
Nascimento 19 de fevereiro de 1938
Bandeira da Cidade de Havana Havana, Cuba
Nacionalidade Mexicano,  México
Morte 11 de maio de 2000 (62 anos)
Bandeira do México Cidade do México
Ocupação ator e roteirista
IMDb: (inglês)

René Muñoz (Havana, 19 de fevereiro de 1938Cidade do México, 11 de maio de 2000) foi um ator e roteirista cubano radicado no México.

Estudou na Espanha e na França e iniciou sua carreira de ator aos 23 anos de idade no filme espanhol Fray escoba, de (1961), no qual se fez famoso por interpretar a personagem São Martín de Porres.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Atuou em "Quinceañera" no ano de (1987) como Tino, também em "Rosa salvaje" em (1987) como Doutor, foi um dos grandes atores na versão de "Carrusel de las Américas" em (1992) como Alvaro, obteve grande destaque em "Marimar" (1994) como Padre Torres, e em "María la del Barrio em (1996) como Veracruz ao lado das grandes atrizes Carmen Salinas e Thalía.

Outra telenovela em que participou foi "La usurpadora" em (1998) como Luis Felipe Benitez ('El Mojarras = o Moacyr') ao lado da magnifica atriz Sílvia Derbez (Isabel) e Sílvia Caos (Antônia) que também já faleceram, René esteve no elenco de "Rosalinda" (1999) como Abuelo Florentino Rosas e de "Abrazame muy fuerte no ano de (2000) como Regino.

Todos estes trabalhos foram exibidos no Brasil, pelo SBT. René Muñoz ficou conhecido no Brasil por interpretar o padre Torres em Marimar, e o bondoso e carismático Veracruz em Maria do Bairro.

Vítima de câncer no esôfago e complicações nos rins e no pulmão, René Muñoz faleceu aos 62 anos.

René jamais formou matrimônio e nunca teve filhos. Seu último trabalho na televisão foi na telenovela "Abrazame muy fuerte", não se sabe se seu falecimento ocorreu antes ou depois das gravações do último capítulo da telenovela. Seu corpo foi cremado e suas cinzas foram espargidas sobre o rio Papaloapan no México, onde viveu grande parte de sua vida e se naturalizou cidadão mexicano.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Como ator[editar | editar código-fonte]

Em telenovelas
Em filmes

Como roteirista[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]