La venganza (telenovela de 1977)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pela telenovela colombiana do mesmo nome, veja La venganza (telenovela de 2002).
La venganza
A Vingança (BR)
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero
Criador(es) História original
Inés Rodena
Adaptação
Tere Medina
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Rafael Banquells
Produtor(es) Valentín Pimstein
Elenco Helena Rojo
Enrique Lizalde
José Luis Jiménez
Roberto Cañedo
Javier Marc
Beatriz Sheridan
Germán Robles
Karina Duprez
Rogelio Guerra
ver mais
Exibição
Emissora de televisão original México Canal 2
Formato de exibição (SDTV)
Transmissão original 1977
Cronologia
Programas relacionados Corazón indomable
Alma indomable
Marimar (telenovela filipina)
Marimar
Rosa salvaje
La indomable

La venganza (no Brasil, A Vingança) é uma telenovela mexicana, produzida pela Televisa e exibida em 1977 pelo El Canal de las Estrellas.[1]

É baseada na radionovela La indomable escrita pela cubana Inés Rodena.

Protagonizada por Helena Rojo e Enrique Lizalde, com a participação antagônica de Beatriz Sheridan.

No Brasil, foi exibida pelo SBT em 7 de janeiro a 3 de abril de 1987[2] e, novamente, entre 4 de março e 31 de maio de 1991 às 16h30 na faixa Novelas da Tarde.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A trama conta a história de Maria Olivares, uma humilde camponesa que vive com seu avô Maximiliano, em uma palhoça na fazenda dos Narváez. Maria se apaixona por Xavier Narváez, que é piloto, mas seu irmão Rafael e sua esposa Carmen se opõem ao casamento deles, pois Maria é pobre.

Carmen humilha Maria jogando um bracelete na lama e faz com que esta o retire com os dentes, e depois queima a palhoça, onde morre Maximiliano. Maria foge para a capital grávida e jura se vingar dos Narváez. Ela consegue trabalho na casa de um homem de negócios chamado Alexandre Balmaseda, que está doente e que sente pena de Maria, oferecendo sua proteção sem saber que ela é a filha que havia procurado por anos.

Maria se torna fina, e toda a verdade vêm à tona e ela ganha seu verdadeiro nome, Alessandra Balmaseda. Quando seu pai morre de infarto, Alessandra herda todos seus bens, inclusive um hotel em Santo Ângelo. Ela se encarrega de cuidar do hotel e enfrenta Dupré, um rival de seu pai, e sua amante Andrea.

Para a surpresa de Alessandra, no hotel se hospedam Xavier, Eduardo e a aeromoça Sônia. Em uma festa, Alessandra se encontra com Xavier, que fica surpreendido com seu grande parecido a Maria, mas pensa que não pode ser pois Alessandra é uma mulher rica e fina. O governador de Santo Ângelo se apaixona por Alessandra, e sua filha Lucy é a prometida de Xavier. Também chega o Sultão de Omán, que também se apaixona por Alessandra.

Carmen e Rafael abandonam abandonam a fazenda Narváez e vão viver para Santo Ângelo. Alessandra consegue a parte do hotel que correspondia a Dupré e, com a ajuda de Andrea, começa sua vingança de Narváez. Em uma visita ao hotel, Rafael se apaixona por Andrea, que o deixa bêbado e o leva para jogar no cassino do hotel, levando-o ao vício pelo jogo e pelo álcool. Ele perde todo o dinheiro e, seguindo as ordens de Alessandra, Andrea faz com que este assine uma nota promissória de muito dinheiro, que acaba por deixar Rafael em uma divida muito grande com o hotel.

Alessandra exige que ele pague a dívida, caso contrário tomará suas terras, mas Carmen lhe pede clemência, mas Alessandra a obriga a tirar a nota promissória da lama com os dentes, que desesperada o faz. Xavier quer voltar com Alessandra, que se nega, e por isso ele decide se casar com Sofia, dona de terras vizinhas de sua fazenda. Alessandra, usando outra pessoa, propõe a Rafael que venda sua fazenda, que aceita para sair da pendura onde se encontra.

Carmen é atropelada e morre, e Rafael se perde no meio do álcool. Alessandra regressa como dona da fazenda dos Narváez, e finalmente Xavier se divorcia de Sofia, pede perdão a Alessandra e se casam.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Versões[editar | editar código-fonte]

La venganza está baseada na radionovela La indomable escrita por Inés Rodena. Estas são as versões que têm sido feitas para a TV.

Referências

  1. «La venganza, telenovela». Univisión. Consultado em 5 de janeiro de 2014 
  2. «La venganza, telenovela». Telenoveleiros. Consultado em 23 de agosto de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]