El engaño

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
El engaño
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Criador(es) Caridad Bravo Adams
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Sergio Jiménez
Produtor(es) Ernesto Alonso
Elenco ver
Tema de abertura "El engaño", por Erika Buenfil
Exibição
Emissora de televisão original México El Canal de las Estrellas
Transmissão original 21 de abril de 1986 - 26 de setembro de 1986
N.º de episódios 105
Cronologia
Seducción

El engaño é uma telenovela mexicana produzida por Ernesto Alonso para a Televisa e exibida pelo El Canal de las Estrellas entre 21 de abril e 26 de setembro de 1986.[1]

Foi protagonizada por Erika Buenfil, Frank Moro e Guillermo García Cantú e antagonizada por Luz María Jerez e Sergio Jiménez.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em Valle de Bravo, Alfonso e sua esposa Aminta vivem uma vida de eremita. Alfonso tem boas razões para isso: assim oculta seu passado como um criminoso nazista e seu presente cheio de links para grupos neonazistas. Aminta que adora seu marido, ignora esses fatos e sofre porque sua saúde foi quebrada após o nascimento de sua filha Mindy. O pintor Jorge, um vizinho de Alfonso, encontra um bebê abandonado e decide levá-la para Aminta para cuidar dela. Isso enfurece Alfonso, que aguarda a chegada de seus sobrinhos órfãos que moram com ele e força sua esposa a se livrar da menina. Jorge decide adotá-la e Marcela a coloca. Aminta piora e finalmente morre de parada cardíaca.

Eles passaram 18 anos, e Alfonso ainda está ligado às suas atividades nazistas. Sua filha Mindy é uma menina caprichosa e cruel que gosta de flertar com seus primos. Rodrigo, o mais novo deles, se apaixona por ela e depois de fazerem amor, eles pensam que vão se casar. No entanto tanto Alfonso quanto Mindy preferem que ela se case com Gerardo, o irmão de Rodrigo, um menino estranho, meio neurótico e que sofre de constantes lacunas mentais, após o que ele não se lembra de onde ele estava ou o que ele fez. Enquanto isso, Marcela ao longo dos anos tornou-se uma bela jovem, mas muito complexa. Jorge viaja para Miami, onde estuda para comparecer a sua formatura. Jorge tem grandes planos para ela. Gerardo também viaja para Miami e concorda com Marcela, ambos se apaixonam à primeira vista. Depois de um curto namoro eles se casam e retornam ao Valle del Bravo. Sua chegada coincide com a de David, um velho e frágil judeu, que chega com suas enfermeiras em busca da criança que seu filho abandonou há 18 anos. Este menino acaba por ser Marcela, e também acontece que o David aparentemente indefensado é um sobrevivente dos campos de concentração nazistas que tenta desmascarar Alfonso.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmio TVyNovelas 1987[editar | editar código-fonte]

Categoria Nomeado(a) Resultado
Melhor ator jovem Guillermo García Cantú Nomeado
Melhor direção de cena Sergio Jiménez Nominado

Referências

  1. «El engaño, telenovela». Univisión. Consultado em 2 de janeiro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]