Martín Garatuza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Martín Garatuza
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Criador(es) Vicente Riva Palacio
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) José Caballero
Federico Weingartshofer
Produtor(es) Fernando Morett
Rosy Ocampo
Elenco ver
Exibição
Emissora de televisão original México Canal de las Estrellas
Transmissão original 16 de junho de 1986 - 31 de outubro de 1986
Cronologia
Muchachita
El padre Gallo

Martín Garatuza é uma telenovela mexicana, produzida pela Televisa e exibida em 1986 pelo El Canal de las Estrellas.[1]

Foi protagonizada por Manuel Landeta e Cecilia Toussaint, co-protagonizada por Eduardo Capetillo e Cecilia Tijerina, com atuações estrelares de Rita Guerrero e Mariana Levy, e antagonizada por Julieta Egurrola, Raquel Olmedo, Claudio Báez, Alonso Echánove, Surya MacGregor, Óscar Traven e Alberto Estrella.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A história começa em 1615, quando a esposa de Martín Garatuza morre em um incendio provocado. Anselmo o leproso resgata a Román, filho de Martín, do incendio. Ao chegar Martín, jura um dia vingar a morte de sua esposa. Martín é amigo e aliado de Fernando de Quesada e César de Villaclara.

O vilão principal é Pedro de Alvarado, quem é descrito como 'o homem mais rico e poderoso da Nova Espanha'. Outros vilões incluem seu socio e cúmplice Alonso de Rivera , o mercenário Ahuizote , a aristocrata Princesa de Éboli , a bela Luisa , a bruxa Sarmiento e o científico louco Carlos de Arellano.

Fernando e Beatriz se apaixonam, ante a oposição do irmão dela, Alonso. Ele deseja que Beatriz se case com Pedro de Alvarado, mas eventualmente o amor de Fernando e Beatriz triunfa; se casam e tem uma filha, Lucia.

Blanca é sobrinha de Pedro, e herdeira de uma fortuna que seu tio deseja lhe tirar. Ela se apaixona de Cesar, mas Pedro conspira contra eles e a mete num convento. Eventualmente, é acusada de heresia e arrastada pela Inquisição. Todos acreditam que morreu. César vai embora do México. Mas Blanca não morreu, só perdeu a razão.

Os anos passam e Román e Lucía crescem, se conhecem e se apaixonam. Martín descobre o segredo do misterioso e solitário espadachín Antonio. Na realidade é uma mulher chamada Catalina (.

Blanca recupera a razão. Alonso tenta se casar com Blanca para lhe roubar a fortuna, a espaldas de Pedro. Eventualmente, Blanca é capturada por Pedro, quem está disposto a matar-la quando chega Alonso. Enquanto Pedro e Alonso discutem, chegam os heróis a resgatar a Blanca. Alonso foge com Blanca. Antonio persegue a Alonso e ao alcançá-lo, brigam. Alonso cai em um barranco e morre.

Antes de ser executado, Carlos de Arellano chama a Martín e lhe revela que o assassino de sua esposa foi Anselmo. Martín confronta a Anselmo, quem aceita dizer entrado a roubar a sua casa, iniciando o incendio por acidente. Martín lhe perdoa a vida, porque durante os anos Anselmo lhe ajudou e, sobre tudo, porque salvou a Román do incendio.

A familia de Quesada (Fernando, Beatriz y Lucía), acompanhados por Blanca e escoltados por Martín, Román e Antonio, partem rumo a Querétaro. Ao chegar, Román e Lucía se casam.

No caminho são vítimas da emboscada planejada por Pedro. Um disparo mata a Antonio, e Ahuizote mata a Lucia. Tanto Lucia como Antonio conseguem despedir-se dos homens que amam, Román y Martín, respectivamente.

Em San Juan del Río, Román conhece a César, quem o convida a unir-se à tripulação de um barco rumo a Filipinas. Na conversa, Román descobre que César era apaixonado por Blanca, e César descobre que Blanca está viva. César e Blanca se reencontram.

Martín cavalga até o horizonte, esperando que novas aventuras lhe façam esquecer o passado.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmio TVyNovelas de 1987[editar | editar código-fonte]

Categoria Nomeado(a) Resultado
Melhor ator protagonista Manuel Landeta Nomeado
Melhor primeira atriz Surya MacGregor Nominada

Referências

  1. «Martín Garatuza, telenovela». Univisión. Consultado em 3 de janeiro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]