Corona de lágrimas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Corona de lágrimas (2012))
Corona de lágrimas
Lágrimas de Amor (BR)
Corona de lágrimas
Logotipo oficial da telenovela.
Informação geral
Também conhecido(a) como Corona de lágrimas 2 (2.ª temporada)
Formato Telenovela
Gênero Drama, Famíliar
Duração 45 minutos
Criador(es) Manuel Canseco Noriega
Jesus Calzada
Janely E. Lee
Elenco Victoria Ruffo
Maribel Guardia
Ernesto Laguardia
África Zavala
Adriana Louvier
José María Torre
Mane de la Parra
Alejandro Nones
(ver mais)
País de origem México
Idioma original (em castelhano)
Temporadas 2
Episódios 221 no total
111 (Primeira temporada)
110 (Segunda temporada)
Produção
Produtor(es) José Alberto Castro
Ernesto Hernandez
Fausto Sainz
Tema de abertura «Corona de lágrimas» por Cristian Castro
Tema de encerramento «Llorar» por Jesse y Joy e Mario Domm
Exibição
Emissora original Las Estrellas
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 1ª temporada: 24 de setembro de 2012 - 24 de fevereiro de 2013
2ª temporada: 29 de agosto de 2022 - 27 de janeiro de 2023

Corona de lágrimas (no Brasil, Lágrimas de Amor) é uma telenovela mexicana produzida por José Alberto Castro para a Televisa e exibida em duas temporadas.

A primeira parte da trama foi exibida pelo Las Estrellas entre 24 de setembro de 2012 e 24 de fevereiro de 2013, substituindo Un refugio para el amor e antecedendo Corazón indomable, em 111 capítulos[1]. Já a segunda parte foi exibida pelo mesmo canal entre 29 de agosto de 2022 e 27 de janeiro de 2023, em 110 capítulos, substituindo Esta historia me suena Vol.5 e sendo substituída por Perdona nuestros pecados, às 18h30.[2]

É um remake da telenovela homônima produzida em 1965.[3]

A primeira parte é protagonizada por Victoria Ruffo[4], África Zavala, José María Torre e Mane de la Parra e antagonizada por Ernesto Laguardia, Adriana Louvier, Alejandro Nones, Martha Julia e Ulises de la Torre e com atuações estelares de Maribel Guardia, Lola Merino, Arturo Carmona, Amairani e Raquel Garza.

Já a segunda parte é protagonizada por Victoria Ruffo, África Zavala, José María Torre, Mane de la Parra e Ana Belena e antagonizada por Ernesto Laguardia, René Strickler, Sharis Cid, Geraldine Bazán, Ulises de la Torre, Paulette Hernández e Moisés Arizmendi e com atuações estelares de Lola Merino, Arturo Carmona, Lisardo e Amairani e a atuações especiais do primeiros atores Maribel Guardia, Raquel Garza e Humberto Elizondo e com participações especiais de Alejandro Nones e Martha Julia[5].

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Primeira Temporada[editar | editar código-fonte]

Quando Regina é expulsa de casa pelo seu marido e pai de dois dos seus três filhos, Patrício, Edmundo e Inácio, os mesmos vão morar na cidade do México, onde iniciam uma nova vida.

Dezoito anos depois, os quatro se estabelecem em um pequeno apartamento em uma zona popular. Ela tem um trabalho modesto, e ainda sofre de graves problemas de visão, não cuida de sua saúde por atender as necessidades de seus filhos. Patrício é um homem ambicioso que estuda direito e sonha com um futuro cômodo e próspero. Edmundo estuda medicina e é um aluno brilhante, porém indisciplinado. Inácio trabalha em uma oficina mecânica, pois ajuda sua mãe a pagar os gastos da casa e os estudos de seus irmãos.

Patrício se tornou namorado de Lucero, filha de Julieta, quem os hospedou quando chegaram a cidade, mas ao pouco tempo, a rejeita quando conhece Olga, uma garota volúvel cuja fortuna o deslumbra, o que o leva a sentir vergonha de sua família e a mentir sobre sua origem, chegando ao extremo de negar a sua própria mãe. Olga começa a duvidar das mentiras de Patrício, pelo que o espiona e descobre que vive muito modestamente. Exposto, ele mente de novo dizendo que Regina foi sua babá, e como sofre de uma doença mental, tem que cuidar dela. Ela o admira pela caridade. Logo, Edmundo começa a cortejar Lucero, lastimando sem querer a Inácio, que a amava em segredo. Regina tenta em vão fazer que Patrício entenda que com Olga nunca será feliz.

Olga pede a seu pai, o jurista Rômulo Ancira, para empregar Patrício em seu escritório jurídico. Como o pai faz constantemente os caprichos da filha, aceita e logo anuncia seu noivado. Rômulo sabe que Patrício é pobre e decide não contar a ninguém. No casamento, Patrício se distancia totalmente de sua mãe e seus irmãos. Quando Regina tenta aproximar-se de Olga para recuperar o carinho de seu filho, só recebe humilhações. Isto gera conflitos de Patrício com Edmundo e Inácio. Logo, Regina revela a Patrício que seu pai não é o mesmo dos seus outros irmãos. Ele não acredita na revelação.

Em consequência, Regina perde seu emprego por causa de uma armação de Benjamin, o contador do Escritório Requena, que a assediava. O excesso de preocupação faz Regina contrair uma doença nos olhos. Edmundo, buscando dinheiro fácil com um negócio ilegal, ajuda sua mãe. Edmundo não demora a ser preso, e Inácio ajuda Regina conseguindo dinheiro com lutas ilegais.

A vida conjugal de Patrício e Olga é um desastre, pois ela é uma mulher ciumenta e mimada. Olga engravida de Patrício e, quando o bebê nasce, ela a rejeita por ser uma menina, já que Rômulo, seu pai, queria que fosse um menino. Patrício está farto do comportamento de Olga, e conta toda a verdade quando esta dá um tapa em sua mãe.

Rômulo, ao saber que Patrício contou toda a verdade, o demite em seu escritório jurídico. Patrício percebe o quanto sua mãe sofreu ao criar ele e seus irmãos, já que ela aceitou ser babá de Olga, que tinha problemas na gravidez, aceitando se passar por sua antiga babá. Completamente arrependido, Patrício aceita ajudar Raul, o advogado de Edmundo, em sua defesa. Patrício pede perdão a sua família, e assim, se recupera a harmonia familiar.

Segunda Temporada[editar | editar código-fonte]

Dez anos após a prisão de Rómulo Ancira (Ernesto Laguardia) por seus crimes, Refugio (Victoria Ruffo) e seus filhos: Patricio, Edmundo e Ignacio, enfrentam a vida e as consequências de suas boas e más decisões. Depois que Olga (Geraldine Bazán) parte para a Espanha, ela entrega a Patricio (Alejandro Nones) a guarda de Esperanza (Lara Campos), sua filha. Refugio conseguiu reconstruir sua vida ao lado de Julian Corona, com quem tem um casamento feliz. Eles estabeleceram sua casa em Coyoacán e a compartilham com Patricio e sua filha, que é carinhosamente apelidada de "Petita", já que seu pai tem que viajar frequentemente a negócios. Com o passar dos anos, Petita teve o desejo de conhecer sua mãe, que nunca mais viu depois de sua partida. Edmundo (José María Torre) vive com sua esposa Lucero (África Zavala). Devido à sua ficha criminal, Edmundo não conseguiu um emprego estável. Ignacio (Mane de la Parra) viajou para a Itália com Chelito, sua namorada, mas pouco aos poucos sua nova profissão e os estudos de Ignacio os separaram, o que levou Ignacio a retornar ao México. O amor e a solidariedade da família Chavero os unirá em um único esforço e objetivo quando a adversidade os confrontar novamente, encarnada na vileza de Romulo Ancira, que ameaça destruir a felicidade de Refugio e sua família.

Produção[editar | editar código-fonte]

Para interpretar a protagonista Regina foram cotadas as atrizes Ana Bertha Espín e Ana Martín.[6] No fim, a personagem ficou com Victoria Ruffo.[7] Outra atriz que foi forte candidata para protagonizar a trama foi Verónica Castro.[8] Porém a atriz alegou ressentimentos com a emissora e recusou o papel.[9]

Em maio de 2021, Victoria Ruffo confirmou uma segunda temporada da novela, que estreou em 2022[10].

A atriz Adriana Louvier, que interpretou Olga na primeira parte da novela, não participou da segunda, devido a conflitos com outros compromissos[11]. Em seu lugar, interpretando a mesma personagem, ficou a atriz Geraldine Bazán[12].

Elenco[editar | editar código-fonte]

Primeira Temporada[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Victoria Ruffo Regina Hernández vda. de Chaveiros
Maribel Guardia Julieta Vázquez de Rochas / Julieta Vázquez de Pantocha
Ernesto Laguardia Rômulo Ancira
África Zavala Lucero Rochas Vázquez de Chaveiros
Adriana Louvier Olga Ancira Cervantes de Chaveiros
José María Torre Edmundo Chaveiros Hernández
Mane de la Parra Inácio Chaveiros Hernández
Alejandro Nones Patrício Chaveiros Hernández
Lola Merino Mercedes Cervantes de Ancira / Mercedes Cervantes
Martha Julia Flor Escutia Barbola
Arturo Carmona Apolinário Pantocha
Juan Carlos Casasola Benjamin "Contador" Aguilar
Amairani Érika Cordeiro
Raquel Garza Marina Requena de Durán
Erika García Margarida "Margot" Rios
Ulises de la Torre Augusto Galindo
Mauricio García-Muela Raúl Cervantes
Javier Ruán Isaías Requena
Felipe Nájera Marco Cervantes
Fabiola Guajardo Norma Vilar
Axel Ricco José Antônio "Tonho, Apolo" Bararras
Elizabeth Guindi Aurora de Cervantes / Aurora
Ilithya Manzanilla Sandra Cervantes
Cassandra Sánchez Navarro Consuelo Maria del Pilar Durán Requena
Juan Peláez Juiz Eliseu Marrufo
Carlos Girón César Durán Requena
Pedro Moreno Juiz Juliano Corona
Mónica Blanchet Melissa
Emireth Rivera Dr.ª Délia Orozco
Mario Casillas Juiz Gastão Uchôa
José María Negri Dr. Gonçalo Ávalos
Angélica Rocha Clotilde "Chloe"
Mariluz Bermúdez Tânia
Ricardo Mendoza "El Coyote" Fidel
Demian Gabriel Pires
Ivonne Herrera Lola
Vicente Torres Silvestre
Perla Encinas Zaida Mendes
Zadkiel Molina Tino
Brenda Kellerman Rosana
Alejandro Ávila Valdomiro Chaveiros
Eduardo Cáceres Fotógrafo
Vanessa Cure Noélia
Jackeline Fernández Esperança Chaveiros Ancira
Patricio Sebastián Patrício Chaveiros Hernández (criança)
Santiago Torres Edmundo Chaveiros Hernández (criança)

Segunda Temporada[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Victoria Ruffo Regina Hernández Vda. de Corona
Maribel Guardia Julieta Vázquez Vda. de Pantocha
Ernesto Laguardia Rômulo Ancira
África Zavala Lucero Rochas Vázquez de Chaveiros
José María Torre Edmundo "Mundo" Chaveiros Hernández
Mane de la Parra Inácio "Nchito" Chaveiros Hernández
Alejandro Nones Patrício "Pato" Chaveiros Hernández
René Strickler Lázaro Huesca
Lola Merino Mercedes Cervantes de Cáceres
Sharis Cid Diana Acevedo de Huesca
Geraldine Bazán Olga Ancira Cervantes #2
Ana Belena Fernanda Varela
Raquel Garza Marina Requena
Arturo Carmona Apolinário "Polo" Pantocha
Lisardo Dr. Rogelio Cáceres
Amairani Érika Cordeiro
Daniela Álvarez Erédina Márquez
Ulises de la Torre Augusto Galindo
Sebastián Poza Renato Corona Acevedo
Claudia Zepeda Rebeca Corona Acevedo
Paulette Hernández Roxana
Vicente Torres Silvestre
Ricardo Mendoza "El Coyote" Fidel
Pisano Germán Morales
Carlos Velasco Iñigo
Lara Campos Esperanza "Petita" Chaveiros Ancira
Roxana Castellanos Leonarda
Cassandra Sánchez Navarro Consuelo Maria "Chelito" del Pilar Durán Requena
Pedro Moreno Julián Corona
Martha Julia Flor Escutia Barbola
Humberto Elizondo Manuel Ulloa
Moisés Arizmendi Martín Bátiz
María Clara Zurita Guillermina
Mundo Siller Tadeo
Eduardo Cáceres Felipe
Gabriela Goldsmith Cecilia
Alejandro Ávila Valdomiro Chaveiros
Alberto Casanova Juan Carlos

Exibição[editar | editar código-fonte]

No México[editar | editar código-fonte]

Foi reprisada por seu canal original, de 22 de junho a 11 de setembro de 2020, substituindo Qué pobres tan ricos e sendo substituída por sua sucessora original, Corazón indomable, às 14h30 em 60 capítulos.[13]

Foi reprisada pelo canal TLNovelas de 20 de setembro a 17 de dezembro de 2021, substituindo El Manantial e sendo substituída por Triunfo del Amor.[14]

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Foi exibida no Brasil pelo SBT de 3 de outubro de 2016 a 13 de janeiro de 2017 em 75 capítulos, substituindo Abismo de Paixão, sob o título Lágrimas de amor.[15][16]

Está sendo exibida pelo canal pago TLN Network desde 23 de outubro de 2023 substituindo A Vizinha.

Audiência[editar | editar código-fonte]

Primeira Temporada

Horário # Eps. Estreia Final Posição Temporada
Data Primeiro
capítulo
Data Último
capítulo
Segunda—Sexta

16h15

111 24 de setembro de 2012 20.3 24 de fevereiro de 2013 28.7 #1 2012-2013

Estreou com uma média de 19,6 pontos.[17] Sua menor audiência é 11,2 pontos, alcançada em 31 de dezembro de 2012. Seu último capítulo bateu recorde de audiência, alcançando de 24,9 pontos.[18] Teve média geral aproximada de 17,4 pontos.[19]

Segunda Temporada

Horário # Eps. Estreia Final Posição Temporada Classificação geral
Data Primeiro

capítulo

Data Último

capítulo

Segunda—Sexta

18h30

110 29 de agosto de 2022 2.3[20] 27 de janeiro de 2023 3.4[21] #1 2022-2023 2.42

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Em sua estreia no SBT a trama alcançou média de 9 pontos no IBOPE da Grande São Paulo.[22] Até 27 de outubro de 2016, venceu 60% dos confrontos com o Cidade Alerta.[23] Em 30 de outubro de 2016, as médias registradas de audiência da telenovela superaram a de Teresa, também produzida por José Alberto Castro.[24]

Durante os meses de novembro de 2016 e janeiro de 2017, a telenovela sofreu uma considerável queda de audiência e passou a ser adiantada, apresentando capítulos com artes maiores do que o habitual, registrando índices inferiores aos de sua antecessora.[25]

Seu último capítulo, exibido no dia 13 de janeiro de 2017, marcou 6,8 pontos, índice considerado razoável e inferior ao da estreia.[26] Teve média geral de 7 pontos, cumprindo a meta estabelecida pelo SBT.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Premiação Categoria Nomeados Resultados
2013 Prêmio TVyNovelas[27] Melhor telenovela José Alberto Castro Indicado
Melhor atriz protagonista Victoria Ruffo Venceu
Melhor atriz coadjuvante África Zavala Indicado
Melhor revelação feminina Cassandra Sánchez Navarro Venceu
Melhor revelação masculina Axel Ricco Venceu
Melhor tema musical "Corona de Lágrimas",
por Cristian Castro
Indicado
Melhor direção de cena Juan Carlos Muñoz e Alejandro Gamboa Indicado
Prêmios Bravo[28] Melhor primeira atriz Victoria Ruffo Venceu
Melhor ator antagonista Ernesto Laguardia Venceu

Referências

  1. «¨Corona de Lágrimas¨ ¡estrena el 24 de septiembre en México!». TV Boricuasa. 6 de agosto de 2012. Consultado em 16 de julho de 2023 
  2. «El estreno de "Corona de lágrimas 2"». Milenio. 29 de agosto de 2022. Consultado em 16 de julho de 2023 
  3. «El Güero' Castro prepara nueva versión de 'Corona de lágrimas». TV Notas. 27 de março de 2012. Consultado em 10 de janeiro de 2016 
  4. «Victoria Ruffo Protagonista De 'Corona De Lagrimas'». Novela Lounge. 7 de junho de 2012. Consultado em 16 de julho de 2023 
  5. MAG, NOTICIAS (21 de abril de 2022). «Corona de lágrimas 2: lista de actores de la secuela | Telenovelas de TelevisaUnivision nnda nnlt | FAMA». Mag. (em espanhol). Consultado em 1 de agosto de 2022 
  6. «Tres actrizes e una sóla 'Corona de lágrimas'». TV Boricuasa. 27 de março de 2012. Consultado em 10 de janeiro de 2016 
  7. «Victoria Ruffo será protagonista de "Corona de lágrimas"». Periodico ABC. 10 de julho de 2012. Consultado em 10 de janeiro de 2016 
  8. «Veronica Castro Podria Protagonizar 'Corona De Lagrimas'». Novela Lounge. 5 de julho de 2012. Consultado em 10 de janeiro de 2016 
  9. «Verónica Castro recusa novela na Televisa». Televisa Brasil. 13 de julho de 2012. Consultado em 10 de janeiro de 2016 [ligação inativa]
  10. «¡Confirmado! Victoria Ruffo anuncia segunda parte de Corona de Lágrimas». El Heraldo. 30 de maio de 2021. Consultado em 16 de julho de 2023 
  11. «Corona de lágrimas 2 tendrá una importante ausencia en su elenco principal». Yahoo. 28 de outubro de 2021. Consultado em 16 de julho de 2023 
  12. «La telenovela de Televisa en la que participará Geraldine Bazán en 2022». People en Español. 23 de dezembro de 2021. Consultado em 16 de julho de 2023 
  13. Vander Dias. «Corona de Lágrimas ganha nova exibição no México». estrelalatina.com.br. Consultado em 26 de maio de 2020 
  14. TIM, Televisa. «Corona de lágrimas se retransmitirá con la actuación estelar de Victoria Ruffo». Las Estrellas TV (em espanhol). Consultado em 20 de setembro de 2021 
  15. «SBT anuncia estreia da novela "Lágrimas de Amor"; veja chamada». Na Telinha. 8 de setembro de 2016. Consultado em 20 de setembro de 2016 
  16. «SBT define data de estreia de "Lágrimas de Amor"». Sobre Tv. 19 de setembro de 2016. Consultado em 20 de setembro de 2016 
  17. «Ibopes do México - 24 de setembro de 2012». Televisa Brasil. 25 de setembro de 2012. Consultado em 10 de janeiro de 2016. Arquivado do original em 28 de janeiro de 2016 
  18. «"Corona de lágrimas" se despide con éxito de México». TV Boricuasa. 25 de fevereiro de 2013. Consultado em 10 de janeiro de 2014 
  19. «Reporte de rating "Corona de lágrimas"». Zetaboards. 25 de fevereiro de 2013. Consultado em 10 de janeiro de 2016 
  20. «Estreno de Corona de Lágrimas 2 lidera en rating». Etcétera (em espanhol). 30 de agosto de 2022. Consultado em 1 de setembro de 2022 
  21. TIM, Televisa. «Victoria Ruffo y sus hijos conquistan el rating en el gran final de 'Corona de Lágrimas 2'». Las Estrellas TV (em espanhol). Consultado em 31 de janeiro de 2023 
  22. «"A Lei do Amor" tem pior audiência de estreia da faixa das nove; confira os consolidados desta segunda-feira (03/10/16)». TV Foco. 4 de outubro de 2016. Consultado em 1 de novembro de 2016 
  23. Endrigo Annyston (27 de outubro de 2016). «Lágrimas de Amor vence 60% dos confrontos com Cidade Alerta». observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br. Consultado em 2 de novembro de 2016 
  24. Hivton Ferreira (30 de outubro de 2016). «"Lágrimas de Amor" já supera audiência de "Teresa" no mesmo período». famaviponline.com.br. Consultado em 2 de novembro de 2016. Arquivado do original em 4 de novembro de 2016 
  25. «A queda de audiência das mexicanas e a fraca estreia de "Querida Inimiga" apontam SBT como o culpado». Sobre TV. 17 de novembro de 2016 
  26. «Audiências consolidadas de sexta-feira (13/01) - Bastidores da TV». Bastidores da TV. 16 de janeiro de 2017 
  27. «Lista de ganadores de los Premios TVyNovelas 2013 en México». Starmedia. 28 de abril de 2013. Consultado em 10 de janeiro de 2016. Arquivado do original em 22 de junho de 2015 
  28. «Noche de gala en los premios Bravo». El Mexicano. 17 de outubro de 2013. Consultado em 10 de janeiro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.