Gravador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Gravador é um dispositivo eletrônico, criado para registrar e reproduzir sons em uma fita magnética.

Durante a gravação, o som é convertido através de um microfone em um sinal elétrico oscilante, que quando passa pelas espiras de um eletroímã produz um campo eletromagnético oscilante equivalente ao som recebido pelo microfone.

À medida que passa pelo eletroímã (cabeçote de gravação), a fita magnetiza-se, originando padrões que refletem o som da gravação. Na reprodução, o padrão magnético da fita produz em um indutor (cabeçote de reprodução) um sinal elétrico que, após ser amplificado, aciona um alto-falante.

Nas versões estéreo ambos os cabeçotes têm dois enrolamentos que operam de forma independente de forma que cada um deles é responsável pela gravação/reprodução de um dos canais (esquerdo e direito). Neste caso a fita, obviamente, tem que suportar a gravação de mais de um sinal ao mesmo tempo (em geral existem pistas magnéticas na fita, 4 ao todo, esquerdo e direito do lado A e esquerdo e direito do lado B, mas isso pode variar).

Inventor[editar | editar código-fonte]

Criado pelo engenheiro dinamarquês Valdemar Poulsen ao construir o primeiro gravador em 1898, que registrava o som em um fio. Progressos subseqüentes incluíram a fita plástica em 1935, a gravação estereofônica em 1958, considerado na época um grande avanço, pois podia ouvir em duas caixas de som a gravação, e os sistemas Dolby de redução do ruído superficial das fitas cassete em 1966.

Gravador de Ligações Telefônicas[editar | editar código-fonte]

Possibilita a gravação de todas as chamadas recebidas e efetuadas, garantindo o controle, segurança e otimização das ligações proporcionando redução significativa do uso do telefone para fins não empresariais. Além disso pode ser instalado nas linhas tronco e também nos ramais quando é utilizado uma central telefônica. A gravação pode ser feita de forma:

Contínua: grava todas as ligações do início ao fim.

Seletiva: programa posições e horários para gravar.

Controle manual: agentes acionam a gravação por teclado quando há necessidade de gravação daquela conversação.

Características

Gravação de ligações telefônicas no HD do computador;

Possibilita consultar e ouvir as gravações das conversações telefônicas;

Permite fazer o backup das gravações;

Grava as ligações no formato WAVE áudio, GSM 6.10, mono 8000 Hz. Cada minuto de ligação gravada tem 100 KB.

Geração de relatórios com data, número de ligações por dia ou período, duração total das ligações, média de tempo por ligação, etc.;

Acesso restrito aos relatórios, através de usuário e senha;

O sistema pode ser integrado com outras centrais telefônicas, permitindo a gravação de ligações.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.