Ana Carbatti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ana Carbatti
Nome completo Ana Maria Carvalho Baptista
Outros nomes Ana Carbatti
Nascimento 6 de novembro de 1969 (48 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade brasileira
Ocupação atriz
Atividade 1999–presente
Indicações
Prêmio Questão de Crítica
2013 - Melhor Atriz - Clementina, cadê você
IMDb: (inglês)

Ana Maria Carvalho Baptista, mais conhecida pelo seu nome artístico Ana Carbatti (Rio de Janeiro, 6 de novembro de 1969), é uma atriz brasileira.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ana Maria Carvalho Baptista nasceu no Rio de Janeiro, em 06 de novembro de 1969. É atriz e tem participações em televisão e em cinema.

No cinema, Ana começou em 2001, fazendo Minha Vida em Suas Mãos. Em 2002 participou de Lost Zweig, em 2003 trabalhou em Quanto Vale ou É Por Quilo?. Em 2009 participou do longa Os Inquilinos.

O início de sua carreira na televisão foi marcada por uma participação especial na novela Força de um Desejo, em 1999, na Rede Globo. Desde então, tem feitos diversos trabalhos em novelas e seriados. No ano seguinte, em 2000, interpretou a médica Aline em Laços de Família, de Manoel Carlos, também na Rede Globo.

Em 2001 despontou ao interpretar a artista plástica bem sucedida Dominique Cruz em Estrela-Guia. Na trama, a elegante Dominique se envolveu com o protagonista da trama, Tony (Guilherme Fontes), e teve um filho, e sofria com preconceito preconceito da mãe de Tony[1]. No mesmo ano, a atriz fez uma participação especial em As Filhas da Mãe, de Silvio de Abreu, interpretando Luzineide.

Em 2002 esteve presente em Coração de Estudante interpretando a advogada Eneida, a melhor amiga da protagonista Clara (Helena Ranaldi) e também uma rígida professora. Durante quatro anos se manteve afastada de trabalhos na televisão, voltando somente em 2006, na minissérie JK, onde interpretou a sofrida cozinheira Guiomar, que foge de uma fazenda após ser vendida como escrava, em seguida monta uma pensão em Brasília para abrigar o construtores da capital federal.

Em 2007 faz seu primeiro trabalho fora da emissora carioca Rede Globo, interpretando a médica Beatriz em Caminhos do Coração na Rede Record. Quatro anos mais tarde, de volta à Globo, a atriz faz participação especial na novela do horário nobre Insensato Coração de Gilberto Braga.

Volta em 2012 interpretando a vilã misteriosa Zenaide em Lado a Lado de Gilberto Braga, novela qual foi ganhadora do Prêmio Emmy Internacional de melhor telenovela. Na trama sua personagem simplesmente desapareceu, sua última aparição foi fazendo um gesto de '"sinal de cruz" no enterro de sua irmã[2]

Em 2013, volta ao horário nobre, interpretando Judith Santiago em Amor à Vida.

Em 2014 interpreta sofrida empregada Aurélia em Alto Astral de Daniel Ortiz. Em 2016, repetindo parceria com Daniel Ortiz, integra o elenco de Haja Coração um reboot de Sassaricando, onde interpreta a professora Nair, a mãe adotiva de Apolo (Malvino Salvador), Larissa (Marcella Valente) e Adonis (José Loreto), que sofre por guardar um segredo durante toda a trama.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
1999 Força de um Desejo Zulmira
2000 Laços de Família Aline
2001 Estrela-Guia Dominique Cruz
As Filhas da Mãe Luzineide
2002 Coração de Estudante Eneida Pimenta
2006 JK Guiomar
2007 Caminhos do Coração Dra. Beatriz Gonçalves de Souza
2011 Insensato Coração Marlene Gurgel de Souza[3]
2012 Lado a Lado Zenaide de Souza
2013 Amor à Vida Judith Santiago (Dra Judith)
2014 Alto Astral Aurélia Duarte
2016 Haja Coração Nair Gutierrez Menezes
2017 Tempo de Amar Isolina

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem
2001 Minha Vida em Suas Mãos Salete
2002 Lost Zweig Indisponível
2005 Quanto Vale ou É por Quilo? Arminda
2009 Os Inquilinos Iara
2013 Jogo das Decapitações[4] Heloísa

Teatro[editar | editar código-fonte]

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Trabalho Resultado
2013 Prêmio Questão de Crítica Melhor Atriz Clementina, cadê você? Indicado

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.