Prêmio Shell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Prêmio Shell
Prêmio Shell
Estatueta do prêmio
Descrição Premiar os grandes destaques da música popular brasileira e teatro.
País  Brasil
Primeira cerimónia 1981
Apresentação Shell do Brasil
Página oficial

Prêmio Shell é um evento cultural patrocinado pela multinacional Shell do Brasil, cujo objetivo é premiar os grandes destaques da música popular brasileira e teatro.

O Prêmio Shell de música foi criado em 1981, foi o primeiro instituido por uma empresa brasileira para a música nacional. Tradicional patrocinadora do Festival de Música Popular Brasileira da década de 1960, a Shell inicialmente concebeu-o para incentivar tanto a música erudita nacional quanto a popular. Atualmente, a grande prêmiação é voltado apenas para a categoria popular. Um júri composto por cinco personalidades da MPB julga a produção anual, selecionando nomes e avaliando o conjunto da obra dos artistas escolhidos. O prêmio é entregue em mãos num evento musical comemorativo; o premiado recebe uma quantia de R$ 15 mil e um troféu desenhado pelo joalheiro Caio Mourão.

O Prêmio Shell de teatro foi criado em 1988, para contemplar, ano a ano, os artistas e espetáculos de melhor desempenho nas temporadas teatrais do Rio de Janeiro e de São Paulo.[1]

Agraciados música[editar | editar código-fonte]

Agraciados teatro[2][editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]