Pedro Malta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pedro Malta
Nome completo Pedro Francisco Barbosa Malta
Nascimento 8 de abril de 1994 (30 anos)
Recife, PE
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Ator
Atividade 2002–presente
Página oficial

Pedro Francisco Barbosa Malta (Recife, 8 de abril de 1994) é um ator brasileiro.

Começou a carreira ainda criança, interpretando o Felipe de Coração de Estudante. Atuou em outras novelas da Rede Globo nos anos seguintes, mas em 2005 fez uma novela da Record: “Prova de Amor”, onde interpretou dois irmãos gêmeos. Seu último trabalho foi em Vidas em Jogo, como Marcolino. Também participou de filmes, onde contracenou com Renato Aragão, Xuxa e outros famosos.

Em 2017 volta para as novelas em O Rico e Lázaro.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Recife, é descendente de holandeses.[carece de fontes?] Aos 2 anos e meio, foi levado por um amigo da família a uma agência de publicidade e fez o primeiro comercial, para um shopping. Esse foi o começo de tudo, pois daí em diante não parou mais de receber convites para comerciais e desfiles. Toda gravação ou desfile para ele era motivo de brincadeiras. Fez várias campanhas publicitárias. Aos 5 anos de idade, foi convidado para fazer o piloto de um programa, juntamente com o apresentador Flávio Barra. Esse piloto foi aprovado, e se tornou um ótimo entretenimento todas as tardes, numa das emissoras de televisão local. Foi também em Recife que fez o seu primeiro curta-metragem.

Foi um projeto da Fundação Gilberto Freyre, denominada de “Assombrações do Recife Velho“. Foram feitos onze filmes, baseados em lendas urbanas, ricamente relatadas pelo Gilberto Freyre. O curta-metragem que protagonizou, recebeu o título de “O Fantasma do Menino Feliz”.

Mas, foi no final do ano de 2001, em visita a avó, que residia no Rio de Janeiro que a sua vida mudou radicalmente. Sua irmã, lendo em uma revista que estavam a procura de um menino na faixa de idade de 7 ou 8 anos, para ser filho do Fábio Assunção, na novela Coração de Estudante, resolveu enviar para a Rede Globo o seu curriculum-vitae. Poucos dias depois estavam chamando-o para fazer um teste. No dia marcado foi chamado pelo Produtor de Elenco, Luiz Antonio Rocha. A expectativa era desesperadora. Só teve resposta do teste, definitivamente, no dia da apresentação do elenco à imprensa. Em 2002 recebeu um prêmio no Domingão do Faustão, como Melhor Ator Mirim. Nesse mesmo ano, recebeu também do Jornal Extra, através do Canal do Voto dos leitores, o título de Melhor Ator Mirim de 2002. Em São Paulo, recebeu o Prêmio Magníficos, também como Melhor Ator Mirim de 2002. Recebeu também o 5º Prêmio Contigo, como Melhor Ator Mirim de 2002. Como Melhor Ator Mirim também recebeu o Prêmio Master 2003 pelo Jornal dos Clubes. Em 2003, também foi agraciado com o mesmo título pela Revista Conta Mais.

Recebeu também o Prêmio Austregésilo de Ataíde Destaque de 2002/2003. Outro trabalho o episódio do programa Brava Gente, intitulado “Entre o Céu e a Terra”, escrito por Marco Schiavon e dirigido pelo Roberto Farias. O personagem foi o Neto. Em um das transições de cena é possível notar o figurante PV Lopes correndo de um lado para o outro.

Após esse episódio, também fez a Mini-série A Casa das Sete Mulheres, com o personagem Marco Antonio. Essa mini-série foi dividida em três fases, ele participou da primeira delas. Em Kubanacan, o seu personagem, Gabriel, sofria de leucemia. Depois veio a novela Começar de Novo, e seu personagem, o Pepê, via ETs, conversava com eles, frequentava naves espaciais. O personagem Neto tinha o mesmo problema de Lipe, mas, só que quem bebia era o pai. O Gabriel, Era todo enrolado: o pai que não era o pai, a mãe, que fugiu com a outra filha e o abandonou, depois foi descoberto que sofria de leucemia.

Ao chegar na Rede Record, recebeu de Tiago Santiago, autor da novela Prova de Amor o papel dos gêmeos Eduardo e Ricardo, papéis que o fizeram receber da Revista Contigo! o prêmio de melhor ator-mirim de 2006. Fez também na Rede Record a novela Vidas Opostas, com o personagem Felipe. Só que esse Felipe, era arrogante, preconceituoso, antipático. Durante esse tempo dublou o filme Um Cão do Outro Mundo. Dublou a voz do protagonista Liam Aiken, que fez o personagem Owen.

A novela substituta de Vidas Opostas foi Caminhos do Coração, novela essa que Pedro Malta interpretou um "mutante" chamado Eugênio. Esse personagem foi o primeiro que ele interpretou de sua idade. Também foi em Caminhos do Coração que ele deu seu primeiro beijo técnico. Fez a peça teatral É o Bicho! A Ordem Natural das Coisas. Peça de Evaldo Mocarzel, com direção de Rosi Campos e Cláudia Borioni. Também fez João e Maria, um musical infantil, numa adaptação de Pedro Murad, com direção de Gabriel Cortez e Marco Rosa. No filme de Renato Aragão Didi Quer Ser Criança o personagem foi outro Felipe, o melhor amigo do Didi. Com a Xuxa, fez Xuxinha e Guto Contra os Monstros do Espaço.

Em Curta-metragem: 16 mm O Farol de Santo Agostinho: Esse curta-metragem faz parte de um projeto exibido pela TV Educativa no Projeto Curta-Brasil/Curta-Criança. Foi escrito e dirigido por Marco Schiavon. Arraiada, Esse, escrito e roteirizado por Henrique Rossi, teve o apoio da Universidade Federal Fluminense. Arraiada foi classificado , ficando entre os oito (8) para concorrer no 34° Festival de Cinema de Gramado. Também foi classificado para concorrer no 4° Curta Santos (SP) - Prêmio Chico Botelho. Esse prêmio ele ganhou como Melhor Ator 2006. E, dessa vez, não foi mirim.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Nota
2002 Brava Gente Neto Episódio: "Entre o Céu e a Terra"
2002 Coração de Estudante Felipe Mendes Feitosa (Lipe)
2003 A Casa das Sete Mulheres Marco Antônio (criança) Episódios: "7–20 de janeiro"
2003 Kubanacan Gabriel Ortiz Maroto
2004 Começar de Novo Pepê Gautama Silveira
2005 Prova de Amor Ricardo Martins Pena Marinho / João Pereira
Eduardo Martins Pena Marinho (Dudu)
2006 Vidas Opostas Felipe Nogueira
2007 Caminhos do Coração Eugênio Menezes Figueira (Gêninho)
2008 Os Mutantes
2009 Promessas de Amor
2011 Vidas em Jogo Marcolino Pereira Moraes
2017 O Rico e o Lázaro Tamuz[2]
2020 Tá Puxado Wallace

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Nota
2003 Um Cão do Outro Mundo Owen Dublagem
2004 Didi Quer Ser Criança Filipinho
2005 Xuxinha e Guto contra os Monstros do Espaço Juliano
Arraiada Filipe Curta-metragem
O Farol de Santo Agostinho João Curta-metragem
2019 Recife Assombrado Vinicius [3]
2020 Goitaca Chefe Aimoré

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2004 É o Bicho - A Ordem Natural das Coisas Pedrinho
2004 João e Maria João

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • 2002: Prêmio Contigo - melhor ator mirim de 2002
  • 2002: Prêmio Magníficos SP - melhor ator mirim de 2002
  • 2002: Jornal Extra, canal do voto dos eleitores - melhor ator mirim de 2002
  • 2002: Melhores do Ano - melhor ator mirim de 2003
  • 2002/2003: Prêmio Austregésilo de Ataíde - destaque de 2002/2003
  • 2003: Revista Conta Mais - melhor ator mirim de 2003
  • 2003: Prêmio Master - melhor ator mirim, outorgado pelo Jornal Clubes
  • 2006: Prêmio Contigo! - melhor ator mirim por Prova de Amor
  • 2006: Curta Santos Prêmio Chico Botelho - melhor ator de 2006
  • 2008: Prêmio Contigo! - melhor ator mirim por Caminhos do Coração

Referências

  1. Pernambuco, Diario de (10 de julho de 2017). «Ator recifense Pedro Malta retornará às novelas». Diario de Pernambuco 
  2. «Ator recifense Pedro Malta retornará às novelas». Diário Pernambucano. Consultado em 11 de julho de 2017 
  3. «Recife Assombrado». Adoro Cinema. Consultado em 31 de março de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]