Deus Nos Acuda
Deus nos Acuda | |
---|---|
Informação geral | |
Formato | Telenovela |
Duração | 50 minutos |
Criador(es) | Silvio de Abreu |
País de origem | Brasil |
Idioma original | português |
Produção | |
Diretor(es) | Jorge Fernando |
Elenco | |
Tema de abertura | "Canta Brasil", Gal Costa |
Exibição | |
Emissora original | Rede Globo |
Transmissão original | 31 de agosto de 1992 - 27 de março de 1993 |
Episódios | 178 |
Cronologia | |
Programas relacionados | Rainha da Sucata |
Deus Nos Acuda é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 31 de agosto de 1992 a 27 de março de 1993 em 178 capítulos.[1] Substituiu Perigosas Peruas e foi substituída por O Mapa da Mina, sendo a 47ª "novela das sete" exibida pela emissora.
Escrita por Sílvio de Abreu, Alcides Nogueira e Maria Adelaide Amaral, foi dirigida por Jorge Fernando, Marcelo Travesso e Rogério Gomes. Teve direção geral e de núcleo de Jorge Fernando.
Contou com as participações de Glória Menezes, Francisco Cuoco, Marieta Severo, Cláudia Raia, Edson Celulari, Dercy Gonçalves, Cláudio Correia e Castro e Jorge Dória.[1]
Enredo[editar | editar código-fonte]
No Céu, Celestina é o anjo responsável pelo Brasil. Ao ouvir de Deus a ameaça de ser mandada para o país que deveria tirar do caos, ela pede o auxílio do anjo Gabriel. Este convence o Todo-Poderoso a deixar Celestina ficar no céu por mais seis meses, mas com uma condição: sem desrespeitar o livre-arbítrio que todo ser humano deve ter, ela teria de modificar um cidadão brasileiro, tornando-o honesto e bom-caráter.
Através de um grande telão, onde é possível vigiar todos os brasileiros, Celestina, então, escolhe aleatoriamente a bela Maria Escandalosa, filha de Tomás, uma dupla de trambiqueiros do Porto de Santos. Convencida de que poderia transformar o caráter de Maria, Celestina passa por cima das leis divinas e a salva de uma explosão. Depois disso, ela passa a zelar pela vida da jovem na Terra. No entanto, a trambiqueira não sabe que é objeto de atenção divina, e muito menos que é vigiada dia e noite.
Maria Escandalosa se envolve com o playboy milionário Ricardo Bismark. O romance conturbado e cheio de segredos e romantismo entre Ricardo e Maria fez sucesso com o público. Ricardo é o filho mais velho de Otto Bismark, um viúvo milionário suspeito, e mais tarde acusado, de matar suas duas ex-mulheres: a primeira, Felícia, era mãe de Ricardo e irmã de Félix; a segunda, Eugênia, era a mãe de Igor, Ulli e Yeda, e irmã de Bárbara (Baby). Há várias tentativas de apurar acusações contra Otto. Para isso, a socialite Baby Bueno, cunhada de Otto, é uma das muitas pessoas que tentam colocar o milionário na cadeia. Ela e Otto foram apaixonados no passado, mas ele acabou se casando com sua irmã caçula Eugênia, e Baby volta ao Brasil para fazer justiça à irmã, por acreditar que Otto a assassinou. Baby tem Félix como aliado, mas tem que enfrentar uma oponente de peso: Elvira, mulher misteriosa, de caráter duvidoso e secretária de Otto, que, além de fiel, é apaixonada por ele. Com o desenrolar da trama, Elvira se torna a principal vilã e em um de seus planos, chantageia Otto e consegue se casar com ele. Durante quase toda a trama, permanece a dúvida se Otto realmente assassinou as duas esposas Felícia e Eugênia.
O autor Sílvio de Abreu trouxe de volta a personagem Dona Armênia, de Rainha da Sucata, nessa trama. Após enviuvar de Seu Moreiras, a fofoqueira vai morar em Santos e se torna dona de um prédio, localizado na zona portuária da cidade (ela vivia repetindo o famoso bordão colocar o predinha na chon!) onde Maria e seu pai Tomás moram. Também moram no prédio os irmãos Paco e Lauretta, a prostituta Gilda e sua colega de apartamento Clarisse, e os quatro amigos que dividem aluguel: Hugo, Igor (filho de Otto), Zelito e seu irmão Jasão. Rígida com os inquilinos e adorando se intrometer na vida deles, Dona Armênia enlouquece a todos. Vive chorando por ter sido abandonada pelas três "filhinhas" Gérson, Gera e Gino. Os três voltam a morar com a mãe na segunda metade da trama, mas para surpresa de todos, Gino viaja para a Europa e volta travestido de "Gina". Em Santos, também vive Paco, um belo rapaz que trabalha no porto e é apaixonado por Maria desde criança, mas ela não corresponde a esse amor e só o vê como um grande amigo.
No decorrer da trama, um grande mistério passou a girar em torno de “quem é o Leão?”, o mandante de todos os golpes milionários. Assim como vários personagens que querem “ser o Leão”!
Produção[editar | editar código-fonte]
Lançada numa época de grande crise política por causa dos escândalos do então presidente Fernando Collor de Mello, a telenovela abordou críticas ao cenário da época dentro da própria história.[2]
A principal crítica política esteve na abertura, que mostrava pessoas de alta sociedade em uma festa que logo era inundada por uma lama. Para fazer essa abertura, a equipe de produção não usou lama de verdade, mas sim uma mistura de isopor ralado, tinta preta, anilina e álcool. Ao todo foram utilizadas cinco câmeras e as gravações só dessa abertura demoraram oito dias para serem concluídas.[2]
Porém, após o impeachment do presidente Fernando Collor, as críticas políticas ficaram esvaziadas. Houve uma aposta de que mesmo assim história seguiria criticando a política e a desonestidade que cobria o pais, mas isso não aconteceu. Silvio de Abreu resolveu apostar mais na comédia e em dramas.[2]
Elenco[editar | editar código-fonte]
Participações especiais[editar | editar código-fonte]
Ator/Atriz | Personagem |
---|---|
Jorge Fernando | Brasil[3] |
Débora Bloch | Roberta[4] |
Maria Amélia Brito | Eugênia Bismark[4] |
Luiz Guilherme | Otávio Ferraz[4] |
Fábio Junqueira | Oswaldo[4] |
Maurício do Valle | Delegado[4] |
Marcos Wainberg | Dr. Lacerda[4] |
Elizabeth Henreid | Minouche[4] |
Carvalhinho | Joca[4] |
Carlos Kroeber | Alberto[4] |
Carlos Zara | Dr. Alfredo[4] |
Ilka Soares | esposa do Dr. Alfredo[4] |
Dary Reis | Delegado de São José do Barreiro[4] |
Ítalo Rossi | Maurício Stein[4] |
Benjamin Cattan | Alberto Stein[4] |
Roberto Lopes | Delegado[4] |
Hélio Ary | Dr. Jamil[4] |
Paulo Gracindo | anjo americano[4] |
Odete Lara | anja americana[4] |
Célia Biar | anja francesa[4] |
Ruth Escobar | anja portuguesa[4] |
Norma Geraldy | Dolores Sierra[4] |
Waldemar Berditchevsky | ascensorista do elevador do céu[4] |
Maria Helena Pader | Carmen[4] |
Marcela Muniz | Edith[4] |
Mauro Gorini | Beto Pires[4] |
Rodolfo Bottino | Rombole[4] |
Solange Couto | Manon[4] |
Lulu Pavarin | Nagiba Boca de Bule[4] |
Paulo Reis | Edmar[4] |
Jussara Moreira | Antonácia Pasqualim[4] |
Lucy Fontes | Gina[4] |
Antônio Calloni | promotor[4] |
Sílvia Salgado | diretora da escola de Nicolau[4] |
Leina Krespi | vizinha de Armênia[4] |
Luiz Baccelli | Catraieiro[4] |
Malu Valle | advogada de Baby[4] |
Marcelo Barros | amigo de Igor[4] |
Zeni Pereira | Safira[4] |
Reprise[editar | editar código-fonte]
Foi reexibida pelo Vale a Pena Ver de Novo de 8 de novembro de 2004 a 25 de fevereiro de 2005, substituindo Terra Nostra e sendo substituída por Laços de Família.[5]
A novela Maria do Bairro, do SBT, até dezembro de 2004 derrotava a reprise de Deus Nos Acuda, durante os trinta minutos em que havia coincidência de horários. Durante toda a última semana de novembro de 2004, a liderança foi do SBT, com média de 16 pontos contra 14 da Globo.[6]
Trilha sonora[editar | editar código-fonte]
Nacional[editar | editar código-fonte]
Deus Nos Acuda Nacional | |
---|---|
Trilha sonora | |
Lançamento | Setembro de 1992 |
Gênero(s) | Vários |
Duração | 50:20 |
Gravadora(s) | Som Livre |
Capa: Cláudia Raia
N.º | Título | Música | Personagem | Duração | |
---|---|---|---|---|---|
1. | "Não Olhe Assim" | Leandro & Leonardo | Ulli e Hugo | 3:15 | |
2. | "Rio e Canoa" | Fábio Jr. | Paco | 4:21 | |
3. | "Ainda Lembro" (part. Ed Motta) | Marisa Monte | Ricardo | 4:00 | |
4. | "Deus Nos Acuda" | Tadeu Matthias | Locação: Santos | 3:11 | |
5. | "Vento Ventania" | Biquíni Cavadão | Igor | 4:18 | |
6. | "Falso" | Brigitte | Tomás | 3:22 | |
7. | "Heaven Seven" | A Caverna | Celestina | 2:53 | |
8. | "Brigas" (part. Cauby Peixoto) | Altemar Dutra | Félix e Gilda | 3:10 | |
9. | "La Barca" | Luis Miguel | Ricardo e Maria Escandalosa | 3:28 | |
10. | "Maria Escandalosa" | Ney Matogrosso | Maria Escandalosa | 3:06 | |
11. | "Taça de Veneno" | Guilherme Arantes | Elvira | 4:10 | |
12. | "Paixão Esquecida" | Yahoo | Clarisse | 4:50 | |
13. | "Canta Brasil" | Gal Costa | Abertura | 3:13 | |
14. | "Balada do Otto" | A Caverna | Otto | 2:50 |
Internacional[editar | editar código-fonte]
Deus Nos Acuda Internacional | |
---|---|
Trilha sonora de Vários Artistas | |
Lançamento | Dezembro de 1992 |
Gênero(s) | Vários |
Duração | 56:56 |
Formato(s) | CD, LP, K7 |
Gravadora(s) | Som Livre |
Capa: Edson Celulari
N.º | Título | Música | Personagem | Duração | |
---|---|---|---|---|---|
1. | "Would I Lie To You" | Charles & Eddie | Kelly | 3:36 | |
2. | "Mr. Loverman" | Shabba Ranks | Gerson | 5:38 | |
3. | "Friday I'm in Love" | The Cure | Geraldo | 3:30 | |
4. | "Bang Bang" | David Sanborn | Maria Escandalosa | 4:00 | |
5. | "I Fall All Over Again" | Dan Hill | Paco e Clarisse | 4:13 | |
6. | "I Get a Kick Out Of You" (part. Oscar Peterson Trio) | Louis Armstrong | Baby | 4:16 | |
7. | "Hard Fight" | Lorrie Company | Geral | 2:22 | |
8. | "Crybaby" | Information Society | Ricardo e Maria Escandalosa | 5:08 | |
9. | "My Lovin' (You're Never Gonna Get It)" | En Vogue | Locação: Santos | 4:42 | |
10. | "You Won't See Me Crying" | Wilson Phillips | Ully | 3:48 | |
11. | "Work To Do" | Vanessa Williams | Locação: São Paulo | 4:38 | |
12. | "Good Enough" | Bobby Brown | Gino | 4:58 | |
13. | "Decadence Avec Elegance" | Deborah Blando | Sabrina | 3:18 | |
14. | "Frantic Temptation" | Peter Trad | Elvira | 2:48 |
Prêmios[editar | editar código-fonte]
Troféu APCA (1992):
- Melhor ator coadjuvante - Jorge Dória
- Melhor atriz - Glória Menezes
Referências
- ↑ a b c «Deus Nos Acuda». Arquivado do original em 17 de abril de 2019
- ↑ a b c «Há 25 anos, Brasil afundava em lama de isopor na abertura de Deus nos Acuda». Notícias da TV. 31 de agosto de 2017. Consultado em 10 de outubro de 2021
- ↑ a b c «Deus Nos Acuda». Memória Globo. Consultado em 20 de setembro de 2019
- ↑ a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z aa ab ac ad ae af ag ah ai aj ak al am an ao ap aq ar as at au av aw ax ay az ba bb bc bd be bf bg bh bi bj bk bl bm bn bo bp bq br bs bt bu bv bw bx by bz ca cb cc Teledramaturgia. «Deus Nos Acuda - Elenco». Consultado em 20 de setembro de 2019
- ↑ «Novela será reprisada em Vale a Pena Ver de Novo». Rede Globo. 22 de outubro de 2004. Consultado em 10 de outubro de 2021
- ↑ «"Maria do Bairro" bate "Deus nos acuda" no Ibope». Terra. 8 de dezembro de 2004. Consultado em 25 de julho de 2015
- Telenovelas de Sílvio de Abreu
- Vale a Pena Ver de Novo
- Telenovelas ambientadas em São Paulo (cidade)
- Programas de televisão do Brasil que estrearam em 1992
- Programas de televisão do Brasil encerrados em 1993
- Telenovelas em português
- Telenovelas da TV Globo da década de 1990
- Telenovelas com temática LGBT do Brasil