Doc Comparato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Doc Comparato
Nascimento 1949 (67 anos)
Rio de Janeiro
Ocupação Ator, Escritor e Roteirista

Luís Filipe Loureiro Comparato, conhecido como Doc Comparato (Rio de Janeiro, 1949), é um ator, escritor de telenovelas, minisséries e seriados de televisão e roteirista de cinema brasileiro. É pai das atrizes Bianca Comparato e Lorena Comparato.

Foi um dos fundadores do Centro de Criação da Rede Globo, atuando como roteirista de séries como Mulher (1998), O tempo e o vento (1985), A justiceira (1997), e Lampião e Maria Bonita (1982), a primeira série latino-americana a receber a Medalha de Ouro do Festival de Cinema e Televisão de Nova Iorque.

Trabalhou na Europa, escrevendo para cinema e televisão, entre elas a minissérie Me alquilo para soñar (1989), ao lado de Gabriel García Márquez. Reconhecido internacionalmente, recebeu nove prêmios, entre eles o Japan Award for Television (1980/1981), o DAAD- Deuchst Academic Art Development (2002) e o Prêmio Teatral Anna Magnani (2003/2004), na Itália.

É autor de dois livros: em 1982 lançou o livro Roteiro, pioneiro na América Latina sobre a arte e técnica de escrever para cinema e televisão; em 1984, lançou Da criação ao roteiro, livro considerado fundamental para roteiristas e estudantes de cinema, além de ter sido o primeiro dramaturgo brasileiro a ministrar um curso de roteiro para TV e cinema no Brasil na Casa das Artes Laranjeiras (RIO), de onde se sobressaíram grandes roteiristas.


Carreira[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Teatro[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Publicações[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Doc Comparato

[1]

[2]