Encontro com Fátima Bernardes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Encontro com Fátima Bernardes
Informação geral
Também conhecido(a) como Encontro [nota 2]
Formato talk show
Gênero Programa de variedades
Duração 90 minutos [nota 1]
Estado em exibição
Criador(es) Guel Arraes
Cláudio Manoel
Geneton Moraes Neto
Fátima Bernardes
País de origem  Brasil
Idioma original português brasileiro
Produção
Diretor(es) Alexandre Mattoso
Apresentador(es) Fátima Bernardes
Elenco
Tema de abertura Instrumental
Exibição
Emissora original Rede Globo
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 25 de junho de 2012 – presente
Episódios + de 2000

Encontro com Fátima Bernardes é um programa de televisão brasileiro produzido e exibido pela Rede Globo. Sob o comando de Fátima Bernardes, o programa estreou em 25 de junho de 2012, mesclando jornalismo, prestação de serviços e entretenimento.

História[editar | editar código-fonte]

2012–13: Primeira fase[editar | editar código-fonte]

Em 25 de junho de 2012, o Encontro com Fátima Bernardes entrava no ar, após o programa Bem Estar.[1] Mesclando informação, entretenimento, prestação de serviço, humor, música e interatividade com o público, em sua primeira fase, Fátima Bernardes contava com uma equipe fixa de colaboradores. O jornalista Lair Rennó informava notícias em tempo real, interagindo com os internautas. A repórter Lilia Teles era responsável pelas matérias especiais sobre os temas do dia. As repórteres Gabriela Lian, de São Paulo, e Aline Prado, do Rio de Janeiro, fazem entradas ao vivo com reportagens sobre questões relevantes das cidades. Os humoristas Marcos Veras e Victor Sarro davam um toque de humor aos assuntos abordados pelo programa. O músico Branco Mello era colunista da atração e apresentava assuntos como trilha sonora de novelas, música de festa, ritmos do subúrbio, canções que marcaram relacionamentos, música baiana, associações como música e futebol etc.

Em dezembro de 2012, o humorista Victor Sarro deixa o programa para integrar a equipe do programa Esquenta!.[2]

Em 2013, José Bonifácio de Oliveira, o Boninho, assumiu a direção geral do programa, com isso, aconteceram algumas mudanças: novo cenário, maior interatividade e aumento das atrações musicais e das entrevistas com os artistas da emissora.[3] Em janeiro de 2013, a repórter Lilia Teles deixou o programa e voltou a realizar reportagens para o principais jornais da emissora.

2014–20: Segunda fase[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2014, nas férias de Fátima Bernardes, o programa foi apresentado por Ana Furtado, Dan Stulbach e Lair Rennó.

Em janeiro de 2014, Ana Furtado, Dan Stulbach e Lair Rennó assumem a apresentação do Encontro, durante as férias de Fátima Bernardes. A partir dessa experiência, o trio de apresentadores passou a apresentar o Encontro, durante as férias e folgas da apresentadora. Em anos anteriores, no período em que Fátima Bernardes estava ausente, os programas exibidos eram gravados. Em abril de 2014, Fátima Bernardes passou a apresentar o Encontro em um estúdio móvel. O Caminhão do Encontro passou por Belo Horizonte, Salvador e São Paulo.

Em janeiro de 2015, Ana Furtado, Marcos Veras e Lair Rennó assumem o 'Encontro' nas férias de Fátima Bernardes. No mesmo mês, Felipe Andreoli e André Curvello passam a integrar o time de repórteres da atração. Em 20 de abril de 2015, estreou o boletim jornalístico G1 em Um Minuto, onde notícias em destaque no Brasil e no Mundo eram apresentadas brevemente. Em julho de 2015, Ana Furtado, Marcos Veras e Tiago Leifert assumem o 'Encontro' nas férias de Fátima Bernardes. Em outubro de 2015, o poeta Bráulio Bessa tornou-se titular do quadro Poesia com Rapadura. A partir de então, ele passou a levar seu olhar delicado e amoroso, em forma de poesia e cordel, sobre alguns temas abordados no programa. No final daquele ano, Marcos Veras deixa definitivamente o programa para se dedicar a novos projetos.

Em 2016, Felipe Andreoli torna-se apresentador eventual do programa ao lado de Ana Furtado e Lair Rennó. No dia 30 de novembro, devido à uma perda familiar, a apresentadora foi substituída pelos apresentadores Lair Rennó, Felipe Andreoli e Cissa Guimarães. Em março de 2017, Felipe Andreoli deixa o programa e torna-se apresentador do Esporte Espetacular. Em abril, Manoel Soares passa a integrar o time de repórteres do programa.[4] Recém contratado, Manoel passa a ser apresentador eventual do programa ao lado de Ana Furtado e Lair Rennó.[5]

Em 15 de janeiro de 2018, André Curvello torna-se apresentador eventual do programa ao lado de Ana Furtado e Lair Rennó. Em 23 de julho de 2018, Patrícia Poeta torna-se apresentadora eventual do programa ao lado de Ana Furtado, André Curvello e Lair Rennó.

Em janeiro de 2018, Ana Furtado, Lair Rennó e o repórter André Curvello assumem o Encontro, durante as férias de Fátima Bernardes. Entre 15 e 22 de junho de 2018, em função da transmissão dos jogos da Copa do Mundo de Futebol, na Rússia, o programa deixou de ser exibido. Em julho de 2018, durante as férias de Fátima Bernardes, a apresentadora Patrícia Poeta assumiu a apresentação eventual do Encontro, ao lado de Ana Furtado, André Curvello e Lair Rennó.

Em fevereiro de 2019, Patrícia Poeta, André Curvello e Lair Rennó assumem o Encontro, durante as férias de Fátima Bernardes. Em 8 de abril de 2019, o Bem Estar virou um quadro dentro do Encontro. Comandado por Michelle Loreto, a atração manteve seu enfoque: falar de saúde de maneira simples e com a ajuda de especialistas. A partir desse dia, o Encontro ganhou mais 20 minutos no ar. Em maio, Luiza Zveiter integrou a equipe de repórteres da atração e o neurocirurgião Fernando Gomes Pinto deixou a equipe de colunistas do programa. Em julho de 2019, Patrícia Poeta, André Curvello e Lair Rennó, assumem novamente a apresentação do Encontro, durante as férias de Fátima Bernardes. No final daquele ano, Lair Rennó deixa o programa.

Entre os dias 24 e 28 de fevereiro de 2020, a apresentadora Fátima Bernardes se dedicou a cobertura do Carnaval Globeleza. Neste período, Cissa Guimarães, André Curvello, Manoel Soares e a estreante Mona Lisa Duperron, comandaram a atração.  

No dia em que celebraria suas duas mil edições, em 16 de março de 2020, o Encontro foi ao ar sem plateia, pela primeira vez em oito anos. Era uma forma de prevenir a disseminação do covid-19, pandemia que acabara de chegar ao Brasil. Na sexta anterior, dia 13, o programa já tinha sido exibido com 50% do auditório presente, pelo mesmo motivo. No dia 17 de março, mais mudanças devido à pandemia. Com a ampliação do espaço dedicado à cobertura jornalística na Globo, o Mais Você, o Encontro com Fátima Bernardes, o Globo Esporte e o Se Joga deixaram de ser exibidos, temporariamente. No horário do Encontro, passou a ir ao ar o programa Combate ao Coronavírus, apresentando pelo jornalista Márcio Gomes e totalmente focado nas informações relacionadas à pandemia – dados, estatísticas e orientações.

2020–presente: Terceira fase[editar | editar código-fonte]

No dia 20 de abril de 2020, o Encontro voltou à grade, mas sem plateia e com a participação de convidados através de vídeos. A apresentadora Ana Maria Braga passou a aparecer diariamente no programa através de um telão, para relembrar as receitas exibidas no Mais Você. Em 30 de abril, pílulas do Sinta-se em Casa, diário da quarentena produzido por Marcelo Adnet, passaram a ser exibidas dentro do programa. Para levar um pouco mais de humor para as manhãs, em 11 de maio, estreou o quadro Que Pergunta é Essa?, onde Marcos Veras se disfarçava de vários personagens usando filtros da internet para fazer perguntas curiosas para Fátima.

No dia 25 de maio, com o encerramento do programa Combate ao Coronavírus, o Encontro com Fátima Bernardes foi estendido e passou a entrar no ar às 10h, logo após o Bom Dia Brasil. Assim, o programa ganhou espaço para mais entrevistas remotas, novos quadros de humor e a volta dos quadros Bem Estar e do G1 em Um Minuto. No dia 28 de maio, estreou o Gshow no Encontro, no qual Tati Machado contou as novidades do mundo do entretenimento e dos famosos. Em julho de 2020, Patricia Poeta e Fernanda Gentil assumem o 'Encontro' nas férias de Fátima Bernardes.

Equipe[editar | editar código-fonte]

Apresentadores[editar | editar código-fonte]

Repórteres[editar | editar código-fonte]

Colunistas[editar | editar código-fonte]

Repercussão[editar | editar código-fonte]

Audiência[editar | editar código-fonte]

O programa de estreia concedeu a Rede Globo na Grande São Paulo 10 pontos de média e pico de 11,5 no Ibope.[6] Porém, no decorrer da semana sua audiência caiu pela metade. Na terça (26), foram 7,2 pontos; na quarta, 6,3; na quinta, 5,6 pontos de média e na sexta, 5,4.[7]

Em sua segunda semana os índices voltaram a cair, pela primeira vez desde a estreia o programa chegou a terceira colocação no IBOPE perdendo para o SBT que exibe no horário o programa infantil Bom Dia e Companhia e para o Hoje em Dia, da Record.[8].

Por conta da baixa audiência na Bahia, a Rede Bahia, afiliada da Globo no estado, reduziu 15 minutos do programa para dar mais espaço para o telejornal local Bahia Meio Dia.[9]Pouco depois, várias outras afiliadas com o mesmo problema passaram a reduzir a exibição do programa a ponto da apresentadora ter de encerrar o programa duas vezes, uma 11h45, outra 12h00.[10]

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Em uma entrevista em 25 de maio de 2012 para o humorista Marcius Melhem o aposentado Humberto Maços Guimarães, de 70 anos, morreu durante a gravação do programa após um jogo de futebol sofrendo um infarto fulminante.[11][12] Após o fato o humorista pediu a direção do programa que a gravação não fosse ao ar.[13]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Nomeação Resultado
2012 Prêmio Extra de Televisão Estreia do Ano Encontro com Fátima Bernardes Indicado
2013 Prêmio Extra de Televisão Melhor Apresentador Fátima Bernardes Indicado
2014 Troféu Imprensa[14] Melhor Programa de Entrevistas Encontro com Fátima Bernardes Indicado
Melhor Apresentadora ou Animadora de TV Fátima Bernardes Venceu
Prêmio F5 Apresentadora do Ano Indicado
Prêmio Extra de Televisão Melhor Apresentador Indicado
Prêmio Quem Melhor Apresentador Venceu
2015 Prêmio Extra de Televisão Melhor Programa Encontro com Fátima Bernardes Indicado
Melhor Apresentador Fátima Bernardes Indicado
Prêmio Extra de Televisão Melhor Apresentador Indicado
Prêmio Quem Melhor Apresentador Venceu
2016 Prêmio Quem Melhor Apresentador Venceu
2017 Prêmio Extra de Televisão Melhor Apresentador Indicado

Notas

  1. Tempo de exibição integral em rede nacional. Em afiliadas com telejornal local a partir das 11h45, o programa dura 75 minutos.
  2. Quando a apresentadora titular está ausente, o programa é nomeado somente como "Encontro"

Referências

  1. «"Encontro com Fátima" estréia dia 25 de junho nas manhãs da Globo». Estadão. 1 de junho de 2012. Consultado em 1 de maio de 2015 
  2. Villalba, Patrícia (6 de fevereiro de 2013). «Humorista faz piada com demissão do 'Encontro'». Veja. Grupo Abril. Consultado em 10 de fevereiro de 2013. Arquivado do original em 16 de junho de 2016 
  3. Daniel Castro (25 de fevereiro de 2013). «Globo escala Boninho para 'salvar' programa de Fátima Bernardes». R7.com. Noticias.r7.com. Arquivado do original em 24 de junho de 2013 
  4. Redação (14 de abril de 2017). «Manoel Soares passa a integrar equipe do "Encontro com Fátima Bernardes"». RBS. Diário Gaúcho. Consultado em 4 de julho de 2017 
  5. Redação (15 de junho de 2017). «Recém-contratado, Manoel Soares apresenta o "Encontro com Fátima Bernardes" pela primeira vez». Zero Hora. RBS. Consultado em 4 de julho de 2017 
  6. «Fátima Bernardes estreia bem e lidera com 10 pontos de audiência». Terra. Ofuxico. 25 de junho de 2012. Consultado em 25 de junho de 2012 
  7. «Quinto dia de Fátima Bernardes tem metade da audiência da estreia». Folha de S. Paulo. F5. 29 de junho de 2012. Consultado em 29 de junho de 2012 
  8. «Programa de Fátima Bernardes bate recorde negativo e fica em terceiro lugar». Folha de S. Paulo. F5. 3 de julho de 2012. Consultado em 3 de julho de 2012 
  9. Souza, Gabriel (22 de novembro de 2018). «Em crise história de audiência, afiliada da Bahia desmancha a Rede Globo». UOL. Consultado em 17 de janeiro de 2019 
  10. Muito Além do JA. 18 de abril de 2019 https://www.youtube.com/watch?v=SVx4a_5Y1l4. Consultado em 26 de abril de 2020  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  11. «Convidado de Fátima morre após gravar». Folhapress. Paraná-Online. 26 de maio de 2012. Consultado em 12 de junho de 2012 
  12. «Homem morre em gravação do programa de Fátima Bernardes». iG. iG Gente. 25 de maio de 2012. Consultado em 12 de junho de 2012 
  13. «Aposentado morre durante gravação para o novo programa de Fátima Bernardes». UOL. NaTelinha. 25 de maio de 2012. Consultado em 12 de junho de 2012. Arquivado do original em 21 de setembro de 2016 
  14. «Veja quem venceu na 56ª edição do "Oscar da TV"; confira a lista». SBT. Consultado em 28 de abril de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]