Alexandre Rossi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Alexandre Pongrácz Rossi é um especialista em comportamento animal, palestrante e apresentador de programas de TV e rádio brasileiros, que abordam dicas comportamentais para melhorar o relacionamento entre os pets e os seus donos. Já teve quadro no Domingo Espetacular, da Rede Record, chamado Dr. Pet, no Programa Eliana, do SBT, chamado Desafio Pet, e comandou aos domingos, das 7h às 8h, na rádio Jovem Pan, o programa Pet na Pan. Atualmente, ele é convidado especial do programa É de Casa, da Rede Globo, e apresenta no canal por assinatura Nat Geo o programa Missão Pet.

Formado em zootecnia pela Universidade de São Paulo (USP) e graduando de Medicina Veterinária pela FMU, Alexandre Rossi possui especialização em Comportamento Animal e obteve o primeiro título de especialista na área na Universidade de Queensland, em 1997.

Biografia e carreira[editar | editar código-fonte]

Alexandre começou a se interessar por comportamento animal aos seis anos, observando seus peixes no aquário. Ele os ensinou a passar por argolas e a tocar pequenos sinos na hora de comer. O treinamento se estendeu a coelhos, hamsters e a bichos de estimação dos amigos. Após se especializar na área, Rossi desenvolveu pesquisas em zoológicos da Irlanda, Portugal e África do Sul, adquirindo experiência no adestramento das mais variadas espécies, de elefantes a cangurus. Ao retornar ao Brasil, concluiu o mestrado em Psicologia, também pela USP.

Em 1998, Alexandre criou a Cão Cidadão,[1] empresa especializada em adestramento em domicílio e consultas de comportamento, que também oferece cursos, palestras e workshops. A missão da empresa é melhorar a integração do cão na família e na sociedade, por meio da educação.

Sua primeira aparição na televisão ocorreu no programa SPTV, da Rede Globo. No ano de 2010, Alexandre passou a integrar o time de colunistas da rádio BandNews FM, emissora em que apresentou até 2015 o programa É o Bicho! e, no mês de março de 2012, foi anunciada a sua contratação pela Fox, para a apresentação do programa semanal sobre pets, Missão Pet, no canal de TV a cabo Nat Geo.[2]

Hoje, Alexandre Rossi é convidado especial do programa É de Casa, da Rede Globo, e apresenta no canal por assinatura Nat Geo o programa Missão Pet. Por quatro anos, o especialista também esteve à frente do Programa Eliana, do SBT, e apresentou o quadro Desafio Pet. Alexandre também apresentou pílulas sobre comportamento animal durante a programação da rádio Jovem Pan e, aos domingos, das 7h às 8h, comandou o programa Pet na Pan, na rádio Jovem Pan AM.

É casado com a administradora Cynthia Macarrão desde novembro de 2012.

Mascotes[editar | editar código-fonte]

Alexandre conta com a companhia da cadela sem raça definida Estopinha, cujas aparições são registradas no Facebook.[3] O casal Alexandre e Cynthia também adotaram o cão Bartholomeu, carinhosamente chamado de Barthô,[4] um vira-lata peludo de cores branca e preta. Mais recentemente, a gatinha Miah foi adotada e passou a integrar a Família Rossi.

Técnica de adestramento[editar | editar código-fonte]

A técnica utilizada por Alexandre Rossi é o "adestramento inteligente",[5] método baseado em reforços positivos, que valoriza as atitudes corretas. O objetivo é melhorar a relação entre o dono e o bicho de estimação, respeitando os limites de cada um. Inicialmente desenvolvido para cães, o Adestramento Inteligente também pode ser aplicado em outros animais, como gatos, papagaios, peixes etc. É possível ensinar, por exemplo, gatos a obedecerem comandos, papagaios a fazerem truques e a não bicarem pessoas, e peixes a realizarem pequenos malabarismos.

Programas atuais[editar | editar código-fonte]

Atualmente, Alexandre Rossi é convidado especial no programa É de Casa, da Rede Globo, e apresenta no canal por assinatura Nat Geo o programa Missão Pet.

Livros[editar | editar código-fonte]

  • Os segredos dos gatos (2016) - Autor, em parceria com a veterinária Paula Itikawa. Edição revisada.
  • Adestramento Inteligente - Como treinar seu cão e resolver problemas de comportamento[7] (2015) - Editora Saraiva - Autor.
  • Eu cuido com carinho do meu cão[8] (2011) - Editora Caramelo - Autor, em parceria com a veterinária Regina Rheingantz Motta.
  • Eu cuido com carinho do meu gato (2011) - Editora Caramelo - Autor, em parceria com a veterinária Regina Rheingantz Motta.
  • Cão de Família (2011) - Editora Agir - Autor, em parceria com a veterinária Alida Gerger.
  • Adestramento Inteligente: Técnicas de adestramento e soluções de problemas de comportamento (2009) - Editora Saraiva - Autor.
  • Os segredos dos gatos (2008) - Autor, em parceria com a veterinária Paula Itikawa.
  • Série Conhecendo seu melhor amigo - Editora Artemeios - Autor, em parceria com Mauro Anselmo Alves.
  • Meu Irmão, o Cão (2002) - Editora Germinal - Autor, em parceria com a veterinária Regina Rheingantz Motta.
  • Adestramento Inteligente com Amor, Humor e Bom Senso (1999) - Editora CMS - Autor.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências