Alexandre Rossi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Alexandre Pongrácz Rossi, ou Alexandre Rossi, é especialista em comportamento animal, palestrante e apresentador de programas de TV e rádio brasileiros, que abordam dicas comportamentais para melhorar o relacionamento entre os pets e os seus donos. Já teve quadro no Domingo Espetacular, da Rede Record, chamado Dr. Pet, no Programa Eliana, do SBT, chamado Desafio Pet. Atualmente, ele comanda aos domingos, das 7h às 8h, na rádio Jovem Pan, o programa Pet na Pan, é convidado especial no programa É de Casa, da Rede Globo, e apresenta no canal por assinatura Nat Geo o programa Missão Pet.

Formado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (USP) e graduando de Medicina Veterinária pela FMU, Alexandre Rossi possui especialização em Comportamento Animal e obteve o primeiro título de especialista na área na Universidade de Queensland (Austrália), em 1997. Atualmente, Alexandre também é conhecido como o pai da Estopinha, do Barthô e da Miahpets adotados por ele e por sua esposa, Cynthia Macarrão.


Biografia e carreira[editar | editar código-fonte]

Alexandre Rossi começou a se interessar por comportamento animal aos seis anos, observando seus peixes no aquário. Ele os ensinou a passar por argolas e a tocar pequenos sinos na hora de comer. O treinamento se estendeu a coelhos, hamsters e a bichos de estimação dos amigos. Após se especializar na área, Rossi desenvolveu pesquisas em zoológicos da Irlanda, Portugal e África do Sul, adquirindo experiência no adestramento das mais variadas espécies, de elefantes a cangurus. Ao retornar ao Brasil, concluiu o mestrado em Psicologia, também pela USP.

Em 1998, Alexandre criou a Cão Cidadão,[1] empresa especializada em adestramento em domicílio e em consultas de comportamento, que também oferece cursos, palestras e workshops. A missão da empresa é melhorar a integração do cão na família e na sociedade, por meio da educação.

Sua primeira aparição na televisão ocorreu no programa SPTV, da Rede Globo. No ano de 2010, Alexandre passou a integrar o time de colunistas da rádio BandNews FM, emissora em que apresentou até 2015 o programa É o Bicho! e, no mês de março de 2012, foi anunciada a sua contratação pela Fox, para a apresentação do programa semanal sobre pets, Missão Pet, no canal de TV a cabo Nat Geo.[2]

Hoje, Alexandre Rossi apresenta pílulas sobre comportamento animal durante a programação da rádio Jovem Pan e, aos domingos, das 7h às 8h, comanda o programa Pet na Pan, na rádio Jovem Pan AM. Também é convidado especial no programa É de Casa, da Rede Globo, e apresenta no canal por assinatura Nat Geo o programa Missão Pet. Por quatro anos, o especialista também esteve à frente do Programa Eliana, do SBT, e apresentou o quadro Desafio Pet .

É casado com a administradora Cynthia Macarrão desde novembro de 2012.

Mascotes[editar | editar código-fonte]

Alexandre conta com a companhia da cadela sem raça definida Estopinha, cujas aparições são registradas no Facebook.[3] O casal Alexandre e Cynthia também adotaram o cão Bartholomeu, carinhosamente chamado de Barthô,[4] um vira-lata peludo de cores branca e preta. Mais recentemente, a gatinha Miah foi adotada e passou a integrar a Família Rossi.

Técnica de adestramento[editar | editar código-fonte]

A técnica utilizada por Alexandre Rossi é o Adestramento Inteligente,[5] método baseado em reforços positivos, que valoriza as atitudes corretas. O objetivo é melhorar a relação entre o dono e o bicho de estimação, respeitando os limites de cada um. Inicialmente desenvolvido para cães, o Adestramento Inteligente também pode ser aplicado em outros animais, como gatos, papagaios, peixes etc. É possível ensinar, por exemplo, gatos a obedecerem comandos, papagaios a fazerem truques e a não bicarem pessoas, e peixes a realizarem pequenos malabarismos.


Programas atuais[editar | editar código-fonte]

Atualmente, Alexandre Rossi apresenta pílulas sobre comportamento animal durante a programação da rádio Jovem Pan, além de um programa semanal aos domingos, das 7h às 8h, chamado Pet na Pan. Também é convidado especial no programa É de Casa, da Rede Globo, e apresenta no canal por assinatura Nat Geo o programa Missão Pet.

Missão Pet,[6] do canal por assinatura Nat Geo. Alexandre ajuda a resolver problemas graves de comportamento animal, que a maioria das pessoas acredita que não há mais solução.

Desafio Pet (2012) - quadro sobre comportamento animal exibido pelo Programa Eliana, do SBT.

Dr. Pet (2009) - quadro sobre comportamento animal do jornalístico Domingo Espetacular, transmitido aos domingos pela Rede Record.

Colaborador do Programa Mais Você (2007 a 2008) - Programa de variedades, apresentado por Ana Maria Braga, e transmitido de segunda a sexta pela Rede Globo.

Colaborador do Programa Pra Valer (2006) - Programa feminino, apresentado por Claudete Troiano, e transmitido de segunda a sexta pela Rede Bandeirantes.

Colaborador do Programa Silvia Poppovic (2005) - Apresentador do quadro sobre comportamento animal do Programa Silvia Poppovic, transmitido pela TV Cultura.

Colaborador do Programa Late Show (2002 a 2005) - Programa sobre animais, apresentado por Luisa Mell e transmitido aos domingos pela Rede TV!.


Livros[editar | editar código-fonte]

Os segredos dos gatos (2016) - Autor, em parceria com a veterinária Paula Itikawa. Edição revisada.

Adestramento Inteligente - Como treinar seu cão e resolver problemas de comportamento[7] (2015) - Editora Saraiva - Autor.

Eu cuido com carinho do meu cão[8] (2011) - Editora Caramelo - Autor, em parceria com a veterinária Regina Rheingantz Motta.

Eu cuido com carinho do meu gato (2011) - Editora Caramelo - Autor, em parceria com a veterinária Regina Rheingantz Motta.

Cão de Família (2011) - Editora Agir - Autor, em parceria com a veterinária Alida Gerger.

Adestramento Inteligente: Técnicas de adestramento e soluções de problemas de comportamento (2009) - Editora Saraiva - Autor.

Os segredos dos gatos (2008) - Autor, em parceria com a veterinária Paula Itikawa.

Série Conhecendo seu melhor amigo - Editora Artemeios - Autor, em parceria com Mauro Anselmo Alves.

Meu Irmão, o Cão (2002) - Editora Germinal - Autor, em parceria com a veterinária Regina Rheingantz Motta.

Adestramento Inteligente com Amor, Humor e Bom Senso (1999) - Editora CMS - Autor.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.