Universidade de Queensland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade de Queensland
Santa Lúcia, um dos sete campi da universidade de Queensland
Lema Scientia ac Labore (Por meio do conhecimento e trabalho árduo)
Fundação 10 de Dezembro de 1909
Tipo de instituição Pública
Localização Brisbane, Queensland, Austrália
Docentes 5.081 (2006)
Presidente Sir Llewellyn Edwards
Total de Estudantes 26.855 graduandos e 10.663 pós-graduandos (2006)
Campus Sete campi urbanos (Santa Lúcia, Ipswich, Gatton, Herston, Brisbane do Sul, Rua Turbot e Moggill)
Página oficial www.uq.edu.au

A Universidade de Queensland (UQ) é a universidade mais antiga do estado de Queensland, Austrália. Faz parte do Group of Eight, bem como das Universidades Sandstone. Também é membro-fundadora da organização internacional Universitas 21.

A universidade tem o seu campus principal no subúrbio de Santa Lúcia, em Brisbane. Os outros campi situam-se em Ipswich, Gatton, Herston, Brisbane do Sul, Rua Turbot e Moggill.

Foi fundada em 10 de Dezembro de 1909, pelo Sir William MacGregor como primeiro reitor (e Reginald Heber Roe como vice-reitor) e era situada originalmente no centro comercial de Brisbane. Em 1927, as terras nas quais seria construído o campus de Santa Lúcia foram compradas pelo conselho da cidade de Brisbane por meio de doações, no intuito de substituir o apertado campus situado na cidade — que hoje é o campus Gardens da Universidade Tecnológica de Queensland (QUT).

A UQ é uma das cinco melhores universidades australianas em pesquisa intensiva. Contém muitos centros de pesquisa colaborativos e através de parcerias, como o Instituto para a Biociência Molecular (que conduz uma parceria de pesquisas com a CSIRO (Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial), com o Instituto de Bioengenharia e Nanotecnoligia (AIBN) e com o Instituto do Cérebro de Queensland (QBI). Além disso, a UQ está envolvida com centros como o Instituto de Pesquisas Médicas de Queensland (QIMR), no Hospital Real de Brisbane.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituições de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.