BandNews FM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Este artigo ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde setembro de 2011).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
BandNews FM
{{{alt}}}
Rádio e Televisão Bandeirantes Ltda.
País  Brasil
Frequência(s)
Canais
Sede São Paulo, SP
Rua Carlos Cyrillo Júnior, 92 - Jardim Leonor
Slogan Em 20 minutos, tudo pode mudar
Fundação 20 de maio de 2005 (12 anos)
Fundador João Carlos Saad
Pertence a Grupo Bandeirantes de Comunicação
Outras emissoras ver "Emissoras"
Formato Rede de rádio comercial
Gênero All news
Idioma Português
Página oficial bandnewsfm.com.br

BandNews FM é uma rede de rádio jornalística brasileira pertencente ao Grupo Bandeirantes de Comunicação. Foi inaugurada em 20 de maio de 2005, como projeto de rádio de programação jornalística 24 horas por dia, o chamado all news, sendo este projeto considerado o primeiro operando em frequência modulada no Brasil.[1][2] A rede transmite vários boletins de notícias com duração de cerca de vinte minutos durante toda a programação, intercalados por análises de colunistas.[3]

História[editar | editar código-fonte]

2004–2005: Formação da rede[editar | editar código-fonte]

Compra da Rádio Sucesso e especulações sobre o seu destino[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2004, a Rádio Sucesso, que passava por uma crise financeira devido às pesadas indenizações ao grupo Jornal do Brasil do Rio e pela perda de liderança para as concorrentes, foi vendida para o Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Quando da aquisição, foi especulado que a rádio seria uma retransmissora da Rádio Bandeirantes. Outro boato dava conta que a emissora tocaria músicas eletrônicas e hip hop, concorrendo diretamente com as rádios Jovem Pan FM e Mix FM, deixando as músicas do gênero popular para a co-irmã Band FM.

O ano de 2005 chega e nenhuma destas especulações se concretiza, tendo os novos donos a ideia de ter uma rede de rádios com programação jornalística 24 horas por dia, fazendo frente à até então única rede de rádio all news do país, a CBN (Central Brasileira de Notícias), pertencente ao Sistema Globo de Rádio.

Com isso, criaram a BandNews FM, e determinaram a sua estreia para o dia 20 de maio daquele ano.

No início do mês de maio, durante a programação normal da rádio, faziam diversas inserções diárias, anunciando o novo nome da rádio e data de sua estreia.

Estreia da BandNews FM[editar | editar código-fonte]

Primeiro logotipo da BandNews FM, usado até o final de 2012

As transmissões da programação da Rádio Cidade foram encerradas às 23h59 do dia 19 de maio de 2005, após a transmissão de três mensagens de agradecimento pelos 25 anos de existência da antiga rádio e também após ter tocado 3 músicas não inteiras.

À zero hora do dia 20 de maio, o jornalista Carlos Nascimento fez o discurso de inauguração da BandNews FM. A rádio é a primeira rede de emissoras FM com programação jornalística 24 horas. Inicialmente, eram apenas quatro praças: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. O horário nobre da emissora, entre 7h e 9h da manhã, era apresentado por Carlos Nascimento, e o restante da programação era composta por jornais de 20 minutos de duração. Marcello D'Angelo, André Luiz Costa e Nilo Frateschi Jr. participaram da criação da rádio. Em 2006, essa faixa passou a ser ocupada por Ricardo Boechat.

2005–2011: Expansão da rede e novas contratações[editar | editar código-fonte]

Em 8 de agosto de 2005, começou a expansão das praças da rede com a entrada de Salvador para a rede. Em 2 de janeiro de 2006, a cidade de Curitiba passou a ter uma emissora BandNews FM. Em 19 de junho de 2007, foi a vez de Brasília ter uma emissora própria.

A partir de 2007, outros jornalistas passaram a ancorar na BandNews FM como Marcelo Parada e Boris Casoy.

Em 6 de outubro de 2008, a emissora passou a ter uma sede em Campinas, em São Paulo.[4][5]

A partir de 29 de março de 2010, a emissora passou a ter uma sede em Ribeirão Preto, em São Paulo.[6]

Em junho de 2010, a emissora passou a ser transmitida pela empresa de TV por assinatura Via Embratel (hoje Claro TV).

2011–presente: Novas atrações, mudança de logotipo, estreia internacional e expansão no Nordeste[editar | editar código-fonte]

Desde o dia 27 de março de 2011, passou a ter equipe esportiva própria, liderada por Odinei Edson, Cacá Fernando e Dirceu Maravilha, marcando as reestreias de Odinei e Dirceu ao futebol (posteriormente chegando Alex Müller que substituiu Carlos Fernando e Odinei retornou às corridas de Fórmula 1). Os jogos são transmitidos em São Paulo e nas praças de Fortaleza, Curitiba, Salvador, Brasília e Belo Horizonte ou para todo o Brasil, internet e TV por assinatura em casos de jogos da seleção.

O programa televisivo Agora É Tarde, em 24 de janeiro de 2012, passa a ser transmitido simultaneamente junto com a Rede Bandeirantes.[7] Em dezembro, a emissora começa a usar um novo logotipo. O novo visual manteve boa partes dos elementos usados no logotipo anterior, que era usado desde que a rádio foi inaugurada, em 2005.[8]

No comecinho de 2013, a BandNews FM Belo Horizonte começou a transmitir os jogos dos times mineiros com o fim das atividades locais da Esportes FM (com quem formava cadeia nas jornadas locais), absorvendo parte da equipe que trabalhava na emissora esportiva. Em 18 de fevereiro, a BandNews FM deixou a cidade de Campinas nos 106,7 dando lugar à Band FM.[9] Mais recentemente, também fechou as portas em Ribeirão Preto, no interior paulista, onde a frequência 96,7 foi substituída pela Band FM.

Em 11 de março, a BandNews FM estreou em Fortaleza, Ceará, através da Tribuna BandNews FM, substituindo a Beach Park FM em 101.7 MHz.[10][11] Em 31 de julho, as jornadas da BandNews FM de São Paulo começaram a ser também transmitidas pela Bradesco Esportes FM, que havia dispensado a equipe esportiva própria em meio a uma reestruturação do Grupo Bandeirantes. Em alguns casos, repórteres e narradores da BandNews FM chegaram a fazer transmissões exclusivas para a Bradesco Esportes FM. No entanto, em 9 de março de 2014, a dobradinha foi encerrada pois foram retomadas as transmissões próprias da emissora esportiva.

Em 5 de janeiro de 2014, a Tribuna BandNews FM de Fortaleza estreia a sua equipe de esportes acompanhando os dois principais clubes de futebol cearense no mesmo padrão de transmissões da matriz. Em 18 de janeiro, a BandNews FM de Porto Alegre passou a retransmitir as jornadas esportivas da dupla Grenal em rede com as rádios Bandeirantes e Ipanema, geralmente às quartas e domingos, e eventualmente transmitindo às quintas e sábados. Em 19 de janeiro, a BandNews FM Fluminense passou a fazer transmissões próprias de jogos dos clubes do Rio de Janeiro, deixando de fazer dobradinha com a Bradesco Esportes FM após quase 2 anos.

Em 3 de novembro de 2015, a BandNews FM passa a ser disponível aos assinantes da operadora Sky, juntamente com mais três rádios do Grupo Bandeirantes: a Band FM, a Rádio Bandeirantes e a Nativa FM.[12][13]

Em 14 de março de 2016, o Grupo Bandeirantes inaugura nos Estados Unidos, a Brasil Radio em Orlando na Flórida responsável pelas transmissões dos conteúdos da rede jornalística e também de alguns programas das outras rádios do Grupo e conteúdo local aos brasileiros que moram naquele país. A grade da emissora é de responsabilidade da BandNews FM no mesmo padrão implantado no Brasil.

Em 2 de maio de 2016, a rede BandNews FM ganhou mais uma afiliada: a BandNews FM Manaíra de João Pessoa, Paraíba, pertencente aos Diários Associados e ao Sistema Opinião de Comunicação, responsáveis também pela TV Manaíra, afiliada da Band na Paraíba. No dia 23 de maio, entrou no ar a BandNews FM Espírito Santo, pertencente ao Grupo Sá Cavalcante, responsável também pela TV Capixaba, afiliada à Band no Espírito Santo.[14][15]

No dia 20 de maio de 2017, em comemoração ao aniversário de 12 anos da rede, uma programação especial, denominada Experiência BandNews FM, é colocada no ar com transmissão a partir do Parque Villa-Lobos.[16] Em 22 de maio, é lançado um novo portal da BandNews FM na internet, trazendo todo o conteúdo produzido pela rádio em formato de áudio e vídeo, além da retransmissão do conteúdo exibido pela rádio ao vivo.[17] No mesmo dia, a versão local da BandNews no Rio de Janeiro deixa de transmitir em 94.9 MHz, frequência que será ocupada por uma filial da Alpha FM.[18] A nova frequência da BandNews na capital carioca, em 90.3 MHz, era ocupada pela MPB FM.[19]

Em 25 de maio de 2017, o colunista político Reinaldo Azevedo assina um contrato com o Grupo Bandeirantes,[20] dois dias após pedir demissão da rádio Jovem Pan, onde apresentava o programa Os Pingos nos Is, e da revista Veja, na qual mantinha um blog na versão on-line da publicação.[21] O pedido de demissão de Azevedo desses veículos de comunicação ocorre após a divulgação de conversas dele com a irmã do senador afastado Aécio Neves, Andrea Neves, que foi presa na Operação Patmos.[22] O jornalista estreou seu novo programa O É Da Coisa no dia 29 de maio no horário das 18h às 19h na rede (até 19h20 em SP).[20] Em 1 de junho, Reinaldo estreou também uma coluna no jornal apresentado por Ricardo Boechat nas manhãs.

Em 24 de outubro estréia a BandNews FM Difusora, afiliada em Manaus e primeira emissora da rede no norte do país. A frequência é 93.7.

Programação[editar | editar código-fonte]

A programação é composta por jornais completos e atualizados a cada 20 minutos, pontuados pela opinião dos âncoras e colunistas, com as principais notícias do Brasil e do mundo, além de espaços para que cada uma das dez praças divulgue notícias locais. Os jornais, das 6h às 23h, são formados por 11 minutos de programação nacional, seguidos de 6 minutos de informações locais e, após isso, a opinião de um colunista ocupando os 3 minutos restantes. No entanto, a notícia é atualizada a cada 10 minutos de manhã de segunda a sexta em algumas estações.

No entanto, há faixas de programação exclusivamente local. Elas funcionam, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h da manhã e das 17h às 18h. Os ouvintes de São Paulo e os que acompanham a programação na internet e TV por assinatura ficam com noticiário local entre 19h e 20h, enquanto o restante da rede transmite o programa A Voz do Brasil, que é veiculada em São Paulo entre 22h e 23h (migrando a programação da rede para a internet durante 1h), exceto quando há jornadas esportivas à noite (quando o programa pode ser veiculado entre 20h30 e 21h30 ou entre 23h e 0h). Aos sábados, há também jornais locais entre 9h e 10h da manhã. Há também o caso da BandNews FM Fluminense que transmite programação local após o A Voz do Brasil.

Programas[editar | editar código-fonte]

  • BandNews em Alta Frequência (Débora Alfano)
  • BandNews na Área (Equipe esportiva)
  • BandNews Duas a Dois (Sandro Badaró e Gabriela Mayer)
  • BandNews em Forma (Camila Hirsch e Renata Veneri)
  • BandNews no Meio do Dia (Carla Bigatto e Felipe Bueno)
  • Dr. Diagnóstico (Paulo Olzon e Elaine Freires)
  • É Brasil Que Não Acaba Mais (Marcelo Duarte e Maiara Bastianello)
  • Humanamente (Daniel Barros e Inês de Castro)
  • Jornal BandNews FM (Ricardo Boechat, Carla Bigatto e Eduardo Barão)
  • Na Ponta do Lápis (Marcos Silvestre e Felipe Bueno)
  • O É Da Coisa (Reinaldo Azevedo, Alexandre Bentivoglio, Maiara Bastianello e André Coutinho)
  • Partiu, BandNews! (André Coutinho)
  • Por Conta Própria (Marcos Silvestre e Aiana Freitas)
  • Seus Filhos (Rosely Sayão e Thais Dias)

Colunas[editar | editar código-fonte]

  • Arte 1, com Gisele Kato
  • BandNews Desde Criancinha
  • BandNews em Forma, com Camila Hirsch e Renata Veneri
  • BandNews S.A., com Luiz Barretto
  • Buemba! Buemba!, com José Simão
  • Careca de Saber, com Leandro Karnal
  • Correspondente em Nova York, com Murilo Borges
  • Dentro do Espelho, com Inês de Castro
  • Dr. Diagnóstico, com Paulo Olzon e Elaine Freires
  • Economia, com Luis Paulo Rosenberg
  • É o Bicho, com Manu Karsten
  • Estilo BandNews, com Paula Martins e Marcela Coimbra
  • Futebol, com Milton Neves / André Coutinho
  • Isso É Coisa da Sua Cabeça , com Daniel Barros e Inês de Castro
  • Jardinaria, com Carol Costa
  • Mercado Financeiro, com Álvaro Bandeira de Mello e Érico Oyama
  • Mônica Bergamo
  • Na Ponta do Lápis, com Marcos Silvestre e Felipe Bueno
  • O É Da Coisa (coluna), com Reinaldo Azevedo
  • Pensa Brasil (Economia), com Luiz Carlos Mendonça de Barros
  • Pensa Brasil, com Eduardo Oinegue / Fernando Schüler
  • Pitadas de Gastronomia, com István Wessel
  • Política, com Dora Kramer / Bernardo Mello Franco
  • Por Conta Própria, com Marcos Silvestre e Aiana Freitas
  • Revolução BandNews, com Gil Giardelli e Letícia Valente
  • Salomão Schvartzman
  • Seus Filhos, com Rosely Sayão e Thais Dias
  • Sua Carreira, com Vicky Bloch e Bruno Venditti
  • Sua Carta de Vinhos, com Alexandra Corvo
  • Sua Viagem, com Ricardo Freire
  • Tecnologia, com Wharrysson Lacerda e André Coutinho
  • Tem Mulher na Área, com Carla Bigatto
  • Victoria na Rússia, com Victoria Goncharenko

Equipe[editar | editar código-fonte]

  • Aiana Freitas
  • Alexandre Bentivoglio
  • Ângelo Sfair
  • André Coutinho
  • Arthur Covre
  • Bruno Camarão
  • Bruno Venditti
  • Carla Bigatto
  • Débora Alfano
  • Eduardo Barão
  • Fábio França
  • Felipe Bueno
  • Gabriela Mayer
  • Jacqueline Dalabona (voz padrão)
  • Juliana Dantas
  • Luiz Teixeira
  • Maiara Bastianello
  • Renan Sukevicius
  • Reinaldo Azevedo
  • Ricardo Boechat
  • Ricardo Valota
  • Sandro Badaró
  • Sheila Magalhães

Emissoras[editar | editar código-fonte]

Geradora de rede[editar | editar código-fonte]

Emissora Cidade, UF Frequência Prefixo RDS
BandNews FM São Paulo São Paulo, SP FM 96.9 MHz ZYD 854 Sim

Filiais[editar | editar código-fonte]

Emissora Cidade, UF Frequência Prefixo RDS
BandNews FM Rio de Janeiro Rio de Janeiro, RJ FM 90.3 MHz[nota 1] ZYD 484 Sim
BandNews FM Brasília Brasília, Distrito Federal FM 90.5 MHz ZYS 891 Não
BandNews FM Belo Horizonte Belo Horizonte, Minas Gerais FM 89.5 MHz ZYT 546 Sim
BandNews FM Porto Alegre Porto Alegre, Rio Grande do Sul FM 99.3 MHz ZYD 576 Não
BandNews FM Salvador Salvador, Bahia FM 99.1 MHz ZYC 306 Sim

Emissoras afiliadas[editar | editar código-fonte]

Emissora Cidade, UF Frequência Prefixo RDS
BandNews FM Curitiba[n. 1] Curitiba, PR FM 96.3 MHz ZYD 390 Sim
BandNews FM Espírito Santo Vitória, Espírito Santo FM 90.1 MHz[nota 2] ZYC 517 Sim
Tribuna BandNews FM Fortaleza, Ceará FM 101.7 MHz ZYC 412 Sim
BandNews FM Manaíra João Pessoa, Paraíba FM 103.3 MHz ZYC 982 Sim
BandNews FM Difusora Manaus, Amazonas FM 93.7 MHz ZYH 280 Não
  1. Parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e Grupo J. Malucelli.

Antigas afiliadas[editar | editar código-fonte]

Emissora Cidade UF Frequência Situação/afiliação atual Período de afiliação
BandNews FM Campinas SP FM 106.7 MHz Hoje Band FM Campinas, emissora própria da Band FM 2008-2013
BandNews FM Ribeirão Preto SP FM 96.7 MHz Extinta 2010-2012

Notas

  1. Concessão em Nilópolis, RJ.
  2. Concessão em Serra, ES.

Referências

  1. «Institucional». BandNews FM. Consultado em 9 de março de 2017 
  2. Laura Mattos (14 de setembro de 2005). «Globo e Band trocam música por notícia». Folha de S.Paulo. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  3. Laura Mattos (14 de setembro de 2005). «Bandnews FM usa vácuo da "Voz do Brasil" contra CBN». Folha de S.Paulo. Consultado em 18 de fevereiro de 2017 
  4. Tudorádio - Plantão exclusivo: Bandnews Campinas em caráter experimental
  5. Tudorádio - Bandnews deverá ter cobertura regional limitada
  6. Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. «Rádio Bandeirantes AM e BandNews FM chegam a Ribeirão Preto». Consultado em 29 de março de 2010 
  7. Folha.com - F5 (5 de agosto de 2011). «Programa de Danilo Gentili vira segunda maior audiência da Band». uol.com.br. Consultado em 6 de agosto de 2011 
  8. Daniel Starck (2 de janeiro de 2013). «Exclusivo: BandNews FM também apresenta nova marca em 2013». Tudo Rádio. Consultado em 18 de janeiro de 2013 
  9. Daniel Starck (24 de janeiro de 2013). «Plantão exclusivo: Band FM estréia emissora própria em Campinas». Tudo Rádio. Consultado em 25 de janeiro de 2013 
  10. Nonato Albuquerque (17 de novembro de 2012). «Vinda da BandNews provoca confusão no rádio cearense». Mouse ou Menos. Jangadeiro Online. Consultado em 18 de janeiro de 2013 
  11. «Jangadeiro compra Beach Park FM». O Dia Fortaleza. 20 de novembro de 2012. Consultado em 18 de janeiro de 2013 
  12. «SKY adiciona emissoras de rádio do Grupo Bandeirantes». TV Magazine. Consultado em 9 de novembro de 2015 
  13. «Emissoras de rádio do Grupo Bandeirantes chegam aos canais de áudio da SKY». Exorbeo. 3 de novembro de 2015. Consultado em 9 de novembro de 2015 
  14. «Tudo Rádio.com - Rádio News - Exclusivo: BandNews FM estreia em Vitória a partir do dia 23. CBN muda de canal». tudoradio.com. Consultado em 13 de maio de 2016 
  15. «BandNews FM Vitória já está no ar!». Band.com.br. UOL. 23 de maio de 2015. Consultado em 1 de junho de 2016 
  16. «Parque Villa-Lobos, em São Paulo, recebe aniversário da BandNews FM». Metro Jornal. 19 de maio de 2017. Consultado em 25 de maio de 2017 
  17. Daniel Starck (23 de maio de 2017). «BandNews FM estreia novo portal na internet. Canal da FM no YouTube fica em destaque». Tudo Rádio. Consultado em 25 de maio de 2017 
  18. «Exclusivo: Alpha FM inicia nesta segunda-feira a expectativa para a sua estreia no Rio de Janeiro». Tudo Rádio. 22 de maio de 2017. Consultado em 25 de maio de 2017 
  19. Silvio Essinger (31 de janeiro de 2017). «MPB FM sai do ar no primeiro minuto desta quarta-feira». O Globo. Consultado em 25 de maio de 2017 
  20. a b Flávio Ricco; José Carlos Nery (25 de maio de 2017). «Reinaldo Azevedo assinou com a Bandeirantes». Coluna do Flávio Ricco. UOL. Consultado em 25 de maio de 2017 
  21. «Reinaldo Azevedo pede demissão da revista Veja e da rádio Jovem Pan». O Tempo. 23 de maio de 2017. Consultado em 25 de maio de 2017 
  22. «Reinaldo Azevedo pede demissão de revista depois de divulgação de conversa com Andrea Neves». R7. 23 de maio de 2017. Consultado em 25 de maio de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikidata Base de dados no Wikidata