Rádio Trans Mundial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rádio Trans Mundial
RTM
{{{alt}}}
Fundação Sistema RTM de Rádio e Televisão
País  Brasil
Cidade de concessão São Paulo SP
Frequência(s) Satélite
Fim das operações em OC 2018.
Sede São Paulo, SP
Slogan "Para todo o mundo ouvir".
Fundação 5 de fevereiro de 1970 (50 anos)
Pertence a Rádio Trans Mundial do Brasil
Formato Evangélica
Gênero Evangélica
Página oficial www.transmundial.com.br

Rádio Trans Mundial (sigla RTM) é uma estação de rádio brasileira sediada em São Paulo, capital do estado homônimo. É ligada à Trans World Radio, que tem sede nos Estados Unidos, e foi inaugurada em 5 de fevereiro de 1970 como uma produtora de programas evangélicos.[1] A RTM distribuía seus programas para diversas emissoras, em todas as regiões do Brasil. A RTM faz parte de uma organização independente, mantida por um grupo de brasileiros, principalmente imigrantes alemães.

História[editar | editar código-fonte]

A Rádio Trans Mundial é originária da Trans World Radio, que iniciou suas transmissões em 1954, na cidade de Tânger, ao norte do Marrocos. Iniciou suas transmissões em língua portuguesa dez anos depois, voltadas ao território brasileiro a partir de Bonaire (ilha holandesa no Caribe).

A rádio brasileira iniciou seus trabalhos em São Paulo em 5 de fevereiro de 1970, como uma produtora e distribuidora de programas evangélicos para diversas emissoras por todo o Brasil. Os trabalhos começaram numa sala na Igreja Batista Alemã da cidade e o áudio era propagado em alemão para o público imigrante dessa nação residente na região Sul do Brasil. Anos depois, um prédio foi construído para a produção de programas em português, que eram enviados à Bonaire.

Nos anos 1990, a RTM adquiriu o controle da Rádio Aliança AM 1090, de Goiânia, e transmitiu seus programas por poucos anos, até repassá-la ao Apóstolo César Augusto, da Igreja Apostólica Fonte da Vida. Em seguida, visando maior alcance, adquiriu as concessões da Fundação Brasileira de Comunicação, antiga Rádio Nova Visão de Santa Maria, transferindo-as para a Fundação RTM de Rádio e Televisão, criada para gerir suas emissoras.

Foi inaugurada a Rede RTM, gerada via-satélite de seus estúdios, na região sul de São Paulo, distribuindo sua programação em tempo real para suas afiliadas.

A RTM brasileira possui três antenas, em Santa Maria - RS, mais de 30 afiliadas e transmite, além do português, nas línguas indígenas baniua, macuxi e ticuna. A rádio tem como fundamentação a divulgação do cristianismo sob caráter interdenominacional, sob orientação evangélica.

Em 9 de agosto de 2018, a Rádio Trans Mundial desligou seus transmissores de ondas curtas. Durante anúncio veiculado na programação, a emissora alegou não ter condições financeiras de manter esta operação e passou a transmitir somente pela internet e emissoras afiliadas.

Em setembro de 2020, passou a ser retransmitida pela Musical FM de São Paulo, passando a ter cobertura na região da sua sede.[2]

Frequências[editar | editar código-fonte]

  • A Radio Trans Mundial deixou de transmitir em Ondas Curtas em Agosto de 2018.
  • Sua transmissão atual é através de um canal via satélite que é distribuído para diversas emissoras AM e FM.
  • É possível ouvir a RTM também pela internet no seu site www.transmundial.org.br ou através de aplicativo para Smartphone.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]