Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura pela região Norte do Brasil, consulte: Região Norte do Brasil; Se procura pela região Norte de Portugal, consulte: Região do Norte (Portugal). Para outros artigos, ver: Norte (desambiguação).
Norte.

Norte, conhecido também por setentrião, setentrional ou boreal, geográfica ou astronomicamente, é uma direcção/direção fundamentada no sentido de rotação do planeta e o ponto zero dos quatro pontos cardeais. É um dos pontos, do hemisfério norte, para onde aponta a sombra do sol ao meio dia ou a agulha da bússola giroscópica e portanto divergentes da (bússola magnética). Na linha do equador, quando se observa o nascer do sol de frente e no mês de junho, o norte fica à mão esquerda . O seu oposto é o Sul.

A palavra setentrião deriva de septem e triones (sete trios, literalmente) – em alusão à constelação da Ursa Maior. É também utilizada como sinónimo de pólo Norte e era usado pelos romanos para designar o vento norte. De setentrião deriva o adjectivo para as coisas relativas ao norte, "setentrional".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Norte

Ligações externas[editar | editar código-fonte]