Portal:Rádio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal Rádio Portal:Rádio Portal:Rádio Portal:Rádio Portal:Rádio
 ver · editar Rádio


Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço. Uma estação de radiocomunicação é o sistema utilizado para executar contatos à distância entre duas estações, ela é composta basicamente de um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicação, de uma linha de transmissão e da antena propriamente dita.

Rede

Rede Transamérica é uma rede brasileira de rádio FM. Faz parte do Grupo Alfa. Existem três vertentes da rede: Transamérica Pop, Transamérica Hits e Transamérica Light.

Rede Transamérica
Rede Transamérica

Começou suas transmissões no dia 22 de agosto de 1973 em Recife, voltada para ouvintes das classes A e B com mais de 25 anos. Dois dias após o início em Recife, a segunda emissora era inaugurada em Brasília, o que deu início à Rede Transamérica FM. Em 1974, Curitiba e São Paulo entraram para a rede. A emissora do Rio de Janeiro entrou no ar em 1978 e de Salvador em 1980. Em 2000, adquiriu a mais nova emissora própria, em Belo Horizonte.

Foi a primeira a utilizar a transmissão via satélite em rede, a partir da autorização da Embratel em 1990, com o sistema de transmissão analógico e sinal aberto para todo o Brasil. A programação teve o sinal digitalizado e codificado.

Cronologia

1887 : Heinrich Rudolf Hertz descobre as ondas de rádio.
1893 : Padre Roberto Landell de Moura, faz a primeira transmissão de palavra falada, sem fios, através de ondas eletromagnéticas.
1896 : Guglielmo Marconi realiza as primeiras transmissões sem fios.
1922 : Primeira transmissão radiofônica oficial brasileira.
1923 : É fundada a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro - atual Rádio MEC. É feita a primeira transmissão de rádio em cadeia no mundo. No dia 30 de novembro é criada a Sociedade Rádio Educadora Paulista - PRA-E.
1926 : John Baird realiza as primeiras transmissões de imagens.
1931 : É fundada a Rádio Record de São Paulo (PRB 9) e a Rádio América de São Paulo.
1932 : O Governo de Getúlio Vargas autoriza a publicidade no rádio.
1933 : Nasce a Sociedade Rádio Educadora de Campinas, que desde 2002 passou-se a denominar Rádio Bandeirantes AM, com isso a programação abre espaço para o jornalismo.
1934 : Criada a Rádio Difusora, apelidada de "Som de Cristal", onde surge o termo "radialista", inventado por Nicolau Tuma.
1935 : Assis Chateaubriand inaugura em 25 de setembro a PRG-3, Rádio Tupi do RJ.
1936 : Foi criada a Rádio Nacional do Rio de Janeiro (PRE-8).
1937 : É inaugurada em São Paulo a Rádio Bandeirantes, a primeira emissora a divulgar notícias durante toda a programação.
1938 : Surge a Rádio Globo do Rio de Janeiro. Acontece a primeira transmissão esportiva em rede nacional no Brasil.
1941 : A Rádio Nacional lança o Repórter Esso, primeiro rádio jornal brasileiro, também entra no ar a primeira novela radiofônica do país: "Em busca da felicidade".
1946 : Surgem os gravadores de fita magnética, dando maior agilidade ao rádio.
1962 : Primeira transmissão via satélite. Criada a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão - ABERT.
1965 : O Brasil é integrado no Sistema Intelsat. Inauguração do MIS - Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro.
1967 : Criado o Ministério das Comunicações (MC).
1973 : Lançado pelo governo o Plano Básico de Canais em FM com incentivo à produção de radiorreceptores com faixa AM e FM.
1975 : Governo cria a Radiobrás.
1990 : A Rede Bandeirantes de Rádio (PRH-9) se torna a primeira emissora no Brasil a transmitir via satélite.
1991 : O sistema Globo de rádio inaugura a CBN (Central Brasileira de Notícias).
2004 : O podcast, serviço de transmissão de áudio, é incorporado como mais um atrativo das emissoras na web.
2005 : Inicia-se no país as primeiras transmissões de rádio no sistema digital.
2007 : Criada a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
2010 : MC divulga padrão do rádio digital brasileiro.

Programa

Em Busca da Felicidade foi uma radionovela brasileira transmitida pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro em 1941, que atingiu altos índices de audiência. Era um original cubano de Leandro Blanco com adaptação de Gilberto Martins. A iniciativa de colocar a novela no ar partiu da Standard Propaganda, a agência de propaganda do Creme Dental Colgate. A agência também foi responsável pela escolha do horário matinal para a irradiação da novela. Foi a primeira história seriada radiofônica. Durou 2 anos e marcou uma época, expandindo negócios e as oportunidades artísticas brasileiras e que perduram até hoje nas novelas televisadas.

No dia 5 de junho de 1941, Aurélio Andrade anunciou ao microfone da Rádio Nacional:

"Senhoras e Senhores, o famoso Creme Dental Colgate apresenta... o primeiro capítulo da empolgante novela de Leandro Blanco, em adaptação de Gilberto Martins... Em busca da felicidade".

Biografia

Guglielmo Marconi (Bolonha, 25 de abril de 1874 — Roma, 20 de julho de 1937) foi um físico e inventor italiano. Inventor do primeiro sistema prático de telegrafia sem fios, em 1896.

Guglielmo Marconi
Guglielmo Marconi
Marconi se baseou em estudos apresentados em 1897 por Nikola Tesla para em 1899 realizar a primeira transmissão pelo canal da mancha. A teoria de que as ondas electromagnéticas poderiam propagar-se no espaço, formulada por James Clerk Maxwell, e comprovada pelas experiências de Heinrich Hertz, em 1888, foi utilizada por Marconi entre 1894 e 1895.

Em 1896, foi para a Inglaterra, depois de verificar que não havia nenhum interesse por suas experiências na Itália. Em 1899, teve sucesso na transmissão sem fios do código Morse através do Canal da Mancha. Dois anos mais tarde, conseguiu que sinais radiotelegráficos (a letra S do código morse) emitidos de Inglaterra, fossem escutados claramente em St. John's.

Imagem selecionada

Rádio Radionette Kurér (1950-1957)

Rádio Radionette Kurér (1950-1957)

Rádio Radionette Kurér Transi (1958-1962)

Rádio Radionette Kurér Transi (1958-1962)

A Radionette, fundada por Jan Wessel em 1926, foi uma das grandes indústrias fabricante de rádios de broadcasting na Noruega, tendo fabricado na Europa, o primeiro receptor com uma fonte AC interna. Esta indústria faliu em 1972, sendo absorvida pela Tandberg Radiofabrikk, uma grande fabricante de rádios e TVs na Noruega.

Você sabia?

... que a Rádio Fluminense operou como rádio popular e eclética até 1992 quando foi arrendada por várias instituições religiosas?

... que a Rádio Jornal do Brasil foi a primeira rádio jornalistica do Rio de Janeiro, apesar de dedicar uma parte de seus horários para programas musicais e programas esportivos?

... que a Rede Eldorado foi a pioneira na utilização do chamado "ouvinte repórter"?

Colabore! Como colaborar!
• Crie artigos relacionados a rádio dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre rádio.
• Participe do desenvolvimento do projeto rádio.