Portal:Escultura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Discobolus icon.png


Portal da Escultura
Toda informação sobre escultura na Wikipédia lusófona.


img
Introdução

Escultura é uma arte que representa ou ilustra imagens plásticas em relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto.

Vários materiais se prestam a esta arte, uns mais perenes como o bronze ou o mármore, outros mais fáceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira.

Embora possam ser utilizadas para representar qualquer coisa, ou até coisa nenhuma, tradicionalmente o objetivo maior foi sempre representar o corpo humano, ou a divindade numa forma antropomórfica. É considerada a quarta das artes clássicas.





img
Artigo selecionado

Apolo Belvedere

Apolo Belvedere é uma famosa estátua de mármore representando o deus grego Apolo, fazendo parte do acervo dos Museus Vaticanos. Sua datação e autoria são disputadas e sua procedência é desconhecida, mas geralmente é considerada uma cópia romana de um original grego que se perdeu. Redescoberta no Renascimento, foi exposta no Cortile del Belvedere do Vaticano a partir de 1511, e dali recebeu seu nome. Logo se tornou célebre, e durante muito tempo foi considerada a representação ideal da perfeição física masculina e uma das mais importantes relíquias da Antiguidade clássica. Foi copiada várias vezes, reproduzida em gravuras de larga circulação e assumiu o papel de um dos principais símbolos da civilização ocidental. A partir de meados do século XIX seu prestígio começou a declinar, e na primeira metade do século XX chegou ao seu nível mais baixo, vista como uma criação inexpressiva. Atualmente recuperou parte de sua antiga fama, e embora vários estudiosos ainda sejam reticentes a respeito de seu mérito artístico, permanece como a mais conhecida das representações do deus, além de um ícone bastante popular. (leia mais...)


arquivo ·
img
Biografia selecionada

Daniele da Volterra: Retrato de Michelangelo, c, 1553. Museu Teyler, Haarlem.

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (Caprese, 6 de Março de 1475Roma, 18 de Fevereiro de 1564), mais conhecido simplesmente como Michelangelo, foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.

Ele desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram seus grandes mecenas, a família Medici de Florença, e vários papas romanos. Iniciou-se como aprendiz dos irmãos Davide e Domenico Ghirlandaio em Florença. Tendo seu talento logo reconhecido, tornou-se um protegido dos Medici, para quem realizou várias obras. Depois fixou-se em Roma, onde deixou a maior parte de suas obras mais representativas. Sua carreira se desenvolveu na transição do Renascimento para o Maneirismo, e seu estilo sintetizou influências da arte da Antiguidade clássica, do primeiro Renascimento, dos ideais do Humanismo e do Neoplatonismo, centrado na representação da figura humana e em especial no nu masculino, que retratou com enorme pujança. (leia mais...)


arquivo ·
img
Como contribuir

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Escultura na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

img
WikiProjetos


Escultura selecionada
Elogio chillida gijon.jpg
Eduardo Chillida - Elogio al horizonte


arquivo ·
img
Wikimedia

Escultura no Wikinotícias     Escultura no Wikiquote     Escultura no Wikilivros     Escultura no Wikisource     Escultura no Wikcionário     Escultura na Wikiversidade     Escultura no Wikivoyage     Escultura no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/EsculturaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/EsculturaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/EsculturaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/EsculturaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/EsculturaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/EsculturaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/EsculturaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:EsculturaCommons-logo.svg