Portal:ABBA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)
Logo ABBA.svg
ABBA
Portal
ABBA

ABBA foi um grupo sueco de música pop. Formado em 1972 pelos músicos e compositores Björn Ulvaeus e Benny Andersson, e as vocalistas Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad, foi o grupo musical sueco de maior sucesso mundial e uma das bandas de maior sucesso comercial da história da música pop, dominando o topo das paradas musicais em todo o mundo de 1972 à 1982. O ABBA vendeu mais de 375 milhões de discos em todo o mundo, se tornando o quarto artista mais popular da história da música (ficando atrás apenas dos Beatles, Elvis Presley e Michael Jackson) e que mesmo estando inativos desde 1983, vendem cerca de 2 a 3 milhões de discos por ano. O grupo ficou muito conhecido por seu visual moderno e divertido e por suas músicas que sempre se mantinham nas primeiras posições, tendo seus números nas paradas Top Ten superados apenas pelos Beatles. O nome da banda é um acrônimo formado pelas primeiras letras do nome de cada um dos integrantes (apesar de ser também uma marca de arenque enlatado que existia na Suécia). De 1976 em diante, o primeiro B no logo da banda passou a ser escrito invertido em todos os materiais promocionais relacionados.

Cronologia

ABBA
ABBA
Integrantes

Artigo em destaque

Mamma Mia
Mamma Mia é uma canção escrita por Benny Andersson, Björn Ulvaeus e Stig Anderson gravada pela banda sueca ABBA, lançada em 1975 no álbum ABBA. A letra fala sobre uma mulher que constantemente se decepciona com o seu parceiro infiel, mas que continua perdoando-o de qualquer maneira. Sua gravação ocorreu em 12 de março de 1975 no estúdio Metronome e foi incluída no álbum como a faixa número #1. O som característico no início da canção é a marimba. Originalmente, o ABBA não planejava lançar a música como single. Em torno deste tempo, muitos artistas estavam gravando canções do ABBA (como "Honey, Honey" e "Bang a Boomerang"), o que levou o grupo a oferecer "Mamma Mia" para a banda britânica Brotherhood of Man, mas foi recusada. No entanto, um vídeo promocional para a música já havia sido feito em abril de 1975 e foi transmitido na Austrália. O vídeo despertou um interesse no grupo, e "Mamma Mia" passou 10 semanas na primeira posição nas paradas australianas, encorajando-os a lançar a canção como um single.

Imagem em destaque

ABBA em 1974.
ABBA em 1974.

Você sabia?

...que a coletânea Gold: Greatest Hits, de 1992, vendeu mais 28 milhões de cópias e se tornou a terceira coletânea mais vendida da história da música?

...que a decisão de encerrar a banda nunca foi tomada, os integrantes concordaram com a necessidade de uma pausa por algum tempo, mas a iniciativa de regressarem nunca foi tomada e por muitos é considerado o fim da banda?

...que o filme Mamma Mia! teve uma bilheteria total de mais 600 milhões de dólares, tornando-se também o filme musical de maior sucesso de todos os tempos?

...que a canção Fernando é uma versão em inglês de uma música cantada em sueco por Anni-Frid Lyngstad durante a carreira solo?

...que Dancing Queen foi a única música a atingir o primeiro lugar nos Estados Unidos?

ABBA
Tópicos
Como colaborar!
Como colaborar!
• Crie artigos relacionados ao ABBA dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre a banda ABBA.

Portais relacionados

Elvis Presley Jailhouse Rock.jpg
AbbeyRoadZebraCrossingRevisited.jpg
Queenpaulkoeln.jpg
Scorpions.jpg
Elvis Presley The Beatles Queen Scorpions
Jimi Hendrix 1967.png
Michael Jackson 1984(2).jpg
Joan Baez Bob Dylan crop.jpg
StubMetal.png
Jimi Hendrix Michael Jackson Bob Dylan Rock