Portal:Rihanna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Laurel W.svg Bem-vindo ao portal Rihanna, sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.

LogoRihanna.png

Rihanna Diamonds World Tour 2013 cropped 3.jpg

Robyn Rihanna Fenty mais conhecida pelo seu nome artístico Rihanna (Barbados, 20 de Fevereiro de 1988) é uma cantora, compositora, atriz e designer de moda nascida em Barbados, de ascendência barbadiana, guianense e irlandesa. A sua carreira começou após ter conhecido o produtor Evan Rogers no final de 2003. Aos dezasseis anos, mudou-se para os Estados Unidos para iniciar o seu período de atividade como artista musical e começou a gravar maquetas de demonstração com o auxílio de Rogers, assinando posteriormente um contracto com a editora discográfica Def Jam Recordings após uma audição com Jay-Z.

Mundialmente, vendeu mais de 60 milhões de álbuns e 215 milhões de singles, tornando-se numa das artistas com maior número de vendas de sempre, e em 2011, foi considerada a profissional que mais vendeu a nível digital de todos os tempos. O trabalho de Rihanna ganhou numerosos prémios e reconhecimento através da média especializada em música, incluindo nove Grammys, vinte e três Billboard Music Awards, oito American Music Awards e quatro BRIT Awards. Conseguiu também colocar catorze dos seus trabalhos na liderança da Billboard Hot 100, tornando-se apenas na sétima intérprete a conseguir tal feito em 53 anos de história de existência da tabela musical. Em 2012, a revista Forbes colocou-a na quarta posição da sua lista de celebridades mais poderosas com 53 milhões de dólares ganhos entre maio de 2011 até ao mesmo período de 2012. No mesmo ano, a norte-americana Time denominou a cantora como uma das pessoas mais influentes no mundo.

Leia mais...

Artigo destacado

Rihanna, nos Estados Unidos, ou Rihanna: The Last Girl on Earth, no Reino Unido, é um livro fotográfico elaborado pela cantora Rihanna e o diretor criativo britânico Simon Henwood. O projeto foi concebido como representação de uma "jornada", já que inclui fotos profissionais e espontâneas feitas por Henwood para a campanha promocional de Rated R (2009), juntamente com imagens de outras aparições ao vivo. A publicação apresenta um prefácio escrito pelo designer francês Alexandre Vauthier. Foi lançado a 20 de agosto de 2010 no Reino Unido e a 14 de setembro do mesmo ano nos Estado Unidos e Canadá.

Leia mais...

Imagem destacada

Rihanna em 2010, na digressão mundial Last Girl on Earth Tour
Rihanna durante uma actuação da digressão mundial Last Girl on Earth Tour.
Mais média...

Atuação destacada

The Loud Tour é a terceira digressão mundial da cantora para promover o seu quinto álbum de estúdio, Loud. O evento foi anunciado a 7 de dezembro de 2010 e iniciado a 4 de junho de 2011 em Baltimore, Estados Unidos, terminando a 22 de dezembro do mesmo ano em Londres, no Reino Unido. Devido à aderência do público, a cantora teve de adicionar mais datas algumas vezes.

A cantora contou com diversos atos de abertura, como Cee Lo Green nos Estados Unidos e Calvin Harris na Europa. Live Nation e Roc Nation foram as patrocinadoras oficiais da turné e Rebel One, LLC a equipa por detrás da gerência de todo o evento, sendo responsável pelo cumprimento de direção criativa, pelo estilo e assistência, aprovisionamento, produção, pela banda e o coro. No Reino Unido, foram marcados dez concertos na Arena O2, quebrando o recorde de número de espetáculos dados no local por uma artista feminina.

Leia mais...

Sabia que...

  • ... a cantora criou a The Believe Foundation em 2006 para auxiliar crianças com doenças terminais?
  • ... recebeu o prémio vitalício Fashion Icon do Council of Fashion Designers of America (CFDA)?
  • ... que a musicista foi cadete militar durante o ensino secundário?
  • ... Rihanna já esteve presente seis vezes no Livro de Recordes do Guinness?
  • ... oito figuras de cera da artista foram criadas para exposição no museu Madame Tussauds?
  • ... a cantora fez a sua estreia nos cinemas em 2012 com Battleship?
  • ... no seu país de origem, Barbados, foi criado um feriado em sua honra no dia do seu aniversário?
  • ... no início de carreira, teve aulas de canto com o cantor norte-americano Ne-Yo?
  • ... Robyn criou Fenty Beauty, a sua empresa de produtos de cosmética?

Canção destacada

"Disturbia" é uma canção para promover o relançamento Good Girl Gone Bad: Reloaded, incluindo mais três faixas do que a versão de estúdio, Good Girl Gone Bad. É o terceiro single, sucedendo a "Take a Bow" e "If I Never See Your Face Again". Foi escrita pela própria Rihanna, Andre Merritt, Chris Brown e Robert Allen, produzida por Brian Kennedy. Recebeu uma nomeação para a categoria de "Best Dance Recording" dos Grammys.

A banda pop-punk The Cab fez uma versão alternativa para o lançamento do álbum de compilações, Punk Goes Pop 2.

Leia mais...

Álbum destacado

Good Girl Gone Bad é o terceiro álbum de estúdio da cantora, lançado a 30 de maio de 2007 através da Def Jam Recordings. As gravações decorreram entre outubro de 2006 e abril de 2007 no Recording Studios em Los Angeles. Rihanna trabalhou com os produtores Tricky Stewart, Evan Rogers, Carl Sturken, StarGate e Timbaland. O disco incorpora os estilo musical R&B e dance-pop, sendo descrito como um ponto de viragem na carreira da musicista e que representa um desvio do som caribenho dos seus lançamentos anteriores.

Os críticos atribuíram críticas positivas ao álbum, elogiando a sua composição e a nova direção musical, embora alguns tenham criticado as letras e algumas inconsistências na obra. Estreou na segunda posição na Billboard 200, vendendo 168 mil cópias na primeira semana.

Leia mais...

Lista destacada

A lista dos prémios e indicações recebidos por Rihanna, consiste num total aproximado de 206 recebidos e 653 indicações nas indústrias da música, cinema e moda. É vencedora de nove Grammy Awards, doze Billboard Music Awards, doze American Music Awards (incluído o primeiro Icon Award atribuído pela organização), seis MTV Video Music Awards (incluindo o Michael Jackson Video Vanguard Award) e quatro MTV Europe Music Awards.

Leia mais...

Categorias

Tarefas



Tarefas a serem realizadas:

Conteúdo destacado

Tópicos

Portais relacionados

Outros projetos na Wikimedia

Rihanna no Wikinotícias     Rihanna no Wikiquote     Rihanna no Wikilivros     Rihanna no Wikisource     Rihanna no Wikcionário     Rihanna na Wikiversidade     Rihanna no Wikivoyage     Rihanna no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/RihannaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/RihannaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/RihannaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/RihannaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/RihannaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/RihannaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/RihannaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:RihannaCommons-logo.svg