Christian Dior SE

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Dior)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Dior Logo.png
Razão social Christian Dior SE
Sociedade europeia
Cotação Euronext: CDI
Indústria Moda
Varejo
Fundação 16 de dezembro de 1946 em Paris, (71 anos)
Fundador(es) Christian Dior
Sede Paris,  França
Área(s) servida(s) Mundo
Pessoas-chave Bernard Arnault (Chairman)
Faturamento Aumento € 41.6 Bilhões (2011)[1]
Website oficial Dior.com

Christian Dior SE mais conhecida por Dior, é uma empresa francesa sediada em Paris, que detém o produtor e distribuidor de moda Christian Dior Couture, bem como 42% da empresa LVMH Moët Hennessy • Louis Vuitton, a maior empresa mundial do sector do luxo.[2][3]

Tanto a Dior como a LVMH são controladas e presididas pelo empresário Bernard Arnault. A marca Dior tem o nome de Christian Dior, que lançou o império da alta costura em 1946.

Hoje a empresa projeta e comercializa produtos para o dia-a-dia, incluindo bolsas, artigos de couro, acessórios de moda, calçados, jóias, relógios, fragrâncias, maquiagens e produtos para a pele, e mantendo sua tradição como uma das mais influentes no ramo da alta costura. E, embora o selo Christian Dior permaneça em grande parte voltado para o público feminino, a empresa também opera a divisão Dior Homme para homens, e Baby Dior para roupas infantis. Os produtos são vendidos em todo o seu portfólio de lojas de varejo em todo o mundo, bem como através de sua loja online.

Presença internacional[editar | editar código-fonte]

A Dior opera 194 boutiques pelo mundo.[4] Em 2015 inaugurou a maior loja da rede no mundo na China.[5]

A marca foi a primeira maison internacional a chegar no Brasil na década de 50, sendo comercializada em multimarcas. No inicio da década de 90 abriu a sua primeira loja no Brasil em São Paulo, na Rua Haddock Lobo nos Jardins e em fevereiro de 2013 abriu a sua segunda loja no país, no shopping Cidade Jardim.

A Dior criou fortes parcerias com celebridades de Hollywood e influenciadores de mídias sociais, trabalhando em estreita colaboração com esses indivíduos para fixar sua identidade como uma marca nova e moderna. Algumas das personalidades que representam produtos da grife são o ator Johnny Depp (Dior "Sauvage"), as atrizes Jennifer Lawrence ("Joy" by Dior) e Charlize Theron ("J’adore"), o ator Robert Pattinson ("Dior Homme"), a atriz Natalie Portman ("Miss Dior"), entre outras celebridades.[1][2][3][4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Dior Annual Report 2016
  2. «LVMH - Reference Document 2009» (PDF). LVMH. pp. 237–238. Consultado em 24 de abril de 2010.  Financière Jean Goujon, "a wholly owned subsidiary of Christian Dior", held 42.38% of capital and 59.32% of voting rights within the company at the end of 2009.
  3. Gay Forden, Sara; Bauerova, Ladka. «LVMH Cuts Store Budget After Profit Misses Estimates». Bloomberg. 5-02-2009. Consultado em 1 de janeiro de 2010. 
  4. «Company Information». Hoovers. Consultado em 31 de janeiro de 2017. 
  5. «Dior inaugura em Pequim sua maior loja na China». G1. Consultado em 31 de janeiro de 2017. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Christian Dior SE