Natalie Portman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Natalie Portman
Natalie Portman no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2009.
Nome completo Neta-Lee Hershlag
(hebraico: נטלי הרשלג)[1][2]
Nascimento 9 de junho de 1981 (37 anos)
Jerusalém, Israel
Nacionalidade Israelita
norte-americana
Ocupação Atriz, produtora e diretora
Cônjuge Benjamin Millepied (c. 2012)
Filho(s) 2
Assinatura Firma de Natalie Portman.svg
Oscares da Academia
Melhor Atriz
2011 - Black Swan
Globos de Ouro
Melhor Atriz - Drama
2011 - Black Swan
Melhor Atriz Coadjuvante em Cinema
2005 - Closer
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Atriz Principal
2011 - Black Swan
Prémios BAFTA
Melhor Atriz
2011 - Black Swan
Prémios National Board of Review
Melhor Atuação por um Elenco
2004 - Closer
Prémios Critics' Choice
Melhor Atriz
2011 - Black Swan
2017 - Jackie
Outros prêmios
Independent Spirit Award de Melhor Atriz
2011 - Black Swan
Saturn Award de Melhor Atriz
2007 - V for Vendetta
2011 - Black Swan
IMDb: (inglês)
Natalie Portman em 2008 no Festival de Cannes.

Natalie Portman (em hebraico: נטלי פורטמן, nome artístico de Neta-Lee Hershlag,[3][1] נטלי הרשלג; Jerusalém, 9 de junho de 1981) é uma atriz, produtora e cineasta israelense, vencedora de um Oscar, um BAFTA, dois Prêmios Globo de Ouro e um Prémios Screen Actors Guild.

Portman fez sua estreia no cinema em Léon: The Professional (1994). Enquanto ainda estava no ensino médio, ganhou reconhecimento internacional por estrelar como Padmé Amidala em Star Wars: Episode I – The Phantom Menace e recebeu aclamação da crítica por interpretar a adolescente Ann August no drama Anywhere but Here (ambos de 1999). De 1999 a 2003, Portman cursou bacharel em psicologia na Universidade Harvard. Ela continuou a atuar durante sua estadia na universidade, estrelando a peça The Seagull no The Public Theatre em 2001 e a sequência Star Wars: Episode II – Attack of the Clones (2002). Em 2004, a atriz foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, ao BAFTA e aos Prêmios Screen Actors Guild e ganhou um Globo de Ouro na mesma categoria por interpretar a stripper Alice Ayres/Jane Jones em Closer.[4]

Após ter concluído as gravações de Star Wars: Episode III – Revenge of the Sith (2005), Portman protagonizou uma grande variedade de papéis. Ela interpretou Evey Hammond em V for Vendetta (2006), Ana Bolena em The Other Boleyn Girl (2008) e a bailarina Nina Sayers no filme de terror psicológico Black Swan (2010), pelo qual recebeu louvor por parte dos críticos cinematográficos e ganhou o Oscar, BAFTA, Globo de Ouro e os Prêmios Screen Actors Guild, todos na mesma categoria de Melhor Atriz, além de inúmeros outros troféus.[5][6][7] A atriz estrelou a comédia romântica No Strings Attached (2011) e apareceu como Jane Foster nos filmes do Universo Cinematográfico Marvel Thor (2011) e Thor: The Dark World (2013). Por ter interpretado Jacqueline Kennedy no filme biográfico Jackie (2016), Portman recebeu sua terceira indicação ao Oscar.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Portman é filha única do médico israelita Avner Hershlag e da dona de casa e sua agente, Shelley Stevens. Quando a atriz tinha apenas três anos, sua família se mudou para os Estados Unidos. A atriz, judia, é vegetariana desde os oito anos, aderindo, mais tarde, ao veganismo, após a leitura do livro Comer Animais, de Jonathan Safran Foer.[8] Portman frequentou a Universidade de Harvard, onde se formou em 2003 em psicologia e a Universidade Hebraica de Jerusalém, onde graduou-se em 2004.

Desde os quatro anos pratica aulas de balé, fala fluentemente inglês e hebraico, seus idiomas maternos. A atriz também domina o francês, espanhol, alemão e japonês.[9] Quanto à vida pessoal, Portman namorou o ator Gael Garcia Bernal, o ator Hayden Christensen e o cantor folk Devendra Banhart. No final de 2010, anunciou que estava grávida e noiva do coreógrafo francês Benjamin Millepied, com quem trabalhou em Black Swan (br/pt: Cisne Negro) e namorava desde 2009. Em 14 de junho de 2011, Portman deu à luz seu primeiro filho, Aleph Hershlag-Millepied. Portman e Millepied se casaram em 4 de agosto de 2012 em uma discreta cerimônia ocorrida em Big Sur, na Califórnia.[10][11] Em 22 de fevereiro de 2017, nasceu a segunda filha do casal, Amalia Millepied.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Aos dez anos, um agente da Revlon a convidou para ser modelo, mas Portman recusou dizendo que preferia ser atriz. Aos doze anos, iniciou sua carreira de atriz com o filme Léon, de Luc Besson. Após o sucesso do filme, Portman foi convidada para aparecer em diversas produções, entre elas: Everyone Says I Love You (br: Todos Dizem Eu Te Amo), de Woody Allen; Mars Attacks! (br: Marte Ataca!) de Tim Burton; Heat de Michael Mann; Beautiful Girls (br: Brincando de Seduzir) e Anywhere But Here (br: Em Qualquer Outro Lugar); sendo no último filme, nomeada ao Globo de Ouro de melhor atriz (coadjuvante/secundária) em cinema.

Seu trabalho, no entanto, só foi melhor reconhecido após interpretar Padmé Amidala na recente trilogia de filmes Star Wars, a atriz trabalhou em Star Wars Episode I: The Phantom Menace (br: Guerra nas Estrelas Episódio I: Ameaça Fantasma), lançado em 1999, Star Wars Episode II: Attack of the Clones (br: Guerra nas Estrelas Episódio II: Ataque dos Clones), lançado em 2002, e em Star Wars Episode III: Revenge of the Sith (br: Guerra nas Estrelas Episódio III: A Vingança dos Sith), lançado em 2005. Outros dois grandes destaques de sua carreira foram os filmes Closer (br: Closer - Perto Demais) e V for Vendetta (br: V de Vingança). No primeiro, Portman interpretou uma stripper, e por esse papel, a atriz ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante e recebeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante em 2005. Já no segundo, Portman raspou a cabeça para interpretar sua personagem, Evey Hammond, na adaptação do graphic novel de Alan Moore, V de Vingança.

A atriz também atuou em diversos projetos como Cold Mountain, de Anthony Minghella; Garden State (br: Hora de Voltar); Paris, je t'aime; Goya's Ghosts (br: Sombras de Goya); Mr. Magorium's Wonder Emporium (br: A Loja Mágica de Brinquedos) com Dustin Hoffman; The Darjeeling Limited; My Blueberry Nights (br: Um Beijo Roubado); The Other Boleyn Girl (br: A Outra) com Scarlett Johansson; Brothers (br/pt: Entre Irmãos) com Jake Gyllenhaal e Tobey Maguire, entre outros. Em 2008, estreou na direção de dois filmes: Eve, que teve sua estréia no Festival de Veneza; e New York, I Love You (br: Nova York, Eu Te Amo), onde além de dirigir um curta-metragem, também atua.

Em 2010, estrelou o filme Cisne Negro de Darren Aronofsky, pelo qual foi aclamada pela crítica por sua atuação, ganhando o Oscar de Melhor Atriz, Globo de Ouro de Melhor Atriz - Drama, SAG Award de Melhor Atriz Principal, BAFTA de Melhor Atriz, entre outros diversos prêmios. Entre seus filmes mais recentes, Portman deverá aparecer ainda nos filmes Thor, como Jane Foster, nas comédias No Strings Attached (br: Sexo Sem Compromisso), com Ashton Kutcher; e Your Highness, além dos dramas The Other Woman e Hesher. É a garota-propaganda da marca Dior.

Em 2012, Portman anunciou que planejava adaptar para o cinema o livro Comer Animais, de Foer.[12][13]

Em 2015, anunciou que iria interpretar Jacqueline Kennedy no filme biográfico da ex-primeira dama dos Estados Unidos, Jackie dirigido pelo chileno Pablo Larrain; o filme foi lançado em 2 de dezembro de 2016. Natalie foi aclamada pela crítica pela sua fiel interpretação e recebeu a sua segunda indicação ao Oscar de Melhor Atriz.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Filmografia de Natalie Portman

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Atores vencedores do Oscar 2011: Natalie Portman com Christian Bale, Melissa Leo e Colin Firth.
Oscar
Ano Categoria Filme Resultado
2005 Melhor Atriz Coadjuvante Closer Indicado
2011 Melhor Atriz Black Swan Venceu
2017 Jackie Indicado
Globo de Ouro Golden Globe icon.svg
Ano Categoria Filme Resultado
1999 Melhor Atriz Coadjuvante Anywhere But Here Indicado
2005 Closer Venceu
2011 Melhor Atriz - Drama Black Swan Venceu
2017 Jackie Indicado
Prémios Screen Actors Guild (Screen Actors Guild Awards)
Ano Categoria Filme Resultado
2011 Melhor Atriz em cinema Black Swan Venceu
Melhor Elenco em cinema Indicado
2017 Melhor Atriz em cinema Jackie Indicado
BAFTA Awards
Ano Categoria Filme Resultado
2005 Melhor Atriz Coadjuvante Closer Indicado
2011 Melhor Atriz Black Swan Venceu
2017 Jackie Indicado[14]
Independent Spirit Awards
Ano Categoria Filme Resultado
2011 Melhor Atriz Black Swan Venceu[15]
Saturn Awards
Ano Categoria Filme Resultado
2007 Melhor Atriz V for Vendetta Venceu[16]
2011 Black Swan Venceu[17]

Referências

  1. a b Salonim, Nir (28 de fevereiro de 2011). «ברבורה: כל מה שצריך לדעת על זוכת פרס» [A Swan: All you need to know about Academy Award Winner Natalie Portman]. mako (em Hebrew). Consultado em 28 de fevereiro de 2011. Cópia arquivada em 9 de novembro de 2014 
  2. «Natalie Portman». Biography in Context. Detroit: Gale. 2000. GALE%7CK1618002985. Consultado em 9 de março de 2012. Cópia arquivada em 5 de setembro de 2014 – via Fairfax County Public Library 
  3. «Natalie Portman». Biography in Context. Detroit: Gale. 2000. GALE%7CK1618002985. Consultado em 9 de março de 2012. Cópia arquivada em 5 de setembro de 2014 – via Fairfax County Public Library 
  4. «Arquivo/oscares/2005 Óscares 2005». Cinema.ptgate.pt 
  5. «ÓSCARES 2011: As reações dos nomeados». Revista Caras. AEIOU.pt. Arquivado do original em 30 de janeiro de 2011 
  6. «Black Swan: Natalie Portman's Oscar Moment?». Time (em inglês). Time.com 
  7. «Globos de Ouro - Natalie Portman melhor atriz num filme dramático». Rádio e Televisão de Portugal. Rtp.pt 
  8. «Natalie Portman: Jonathan Safran Foer's Eating Animals Turned Me Vegan» (em inglês). Huffington Post. 26 de novembro de 2017. Consultado em 26 de novembro de 2017 
  9. «Celebridades poliglotas» (em Português brasileiro). Babbel. 26 de novembro de 2017. Consultado em 26 de novembro de 2017 
  10. «Natalie Portman Pregnant, Engaged to Benjamin Millepied». CBS News. Cbsnews.com 
  11. «Natalie Portman Marries Benjamin Millepied». Revista People (em inglês). People.com 
  12. «Natalie Portman produzirá documentário baseado no livro Comer Animais». Cinema com Rapadura. Cinemacomrapadura.com.br. 6 de janeiro de 2012 
  13. «Natalie Portman Turning Jonathan Safran Foer's Eating Animals Into 'Very Personal' Vegan Documentary». Grub Street, New York. Newyork.grubstreet.com. 5 de janeiro de 2012 
  14. «O "Discurso do Rei" faz a festa nos Bafta». PÚBLICO. Publico.pt. 13 de fevereiro de 2011 [ligação inativa]
  15. «"O Cisne Negro" foi o grande vencedor nos Spirit Awards». Jornal Público. Ipsilon.publico.pt 
  16. «2007 Saturn Awards». Internet Movie Database (em inglês). Imdb.com 
  17. «2011 Saturn Awards». Internet Movie Database (em inglês). Imdb.com 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Natalie Portman
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Natalie Portman