Anne Hathaway
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes, mas que não cobrem todo o conteúdo. (Janeiro de 2022) |
Anne Hathaway | |
---|---|
Anne Hathaway em 2019. | |
Nome completo | Anne Jacqueline Hathaway |
Nascimento | 12 de novembro de 1982 (39 anos) Nova Iorque, Estados Unidos |
Nacionalidade | norte-americana |
Cidadania | Estados Unidos |
Cônjuge | Adam Shulman (c. 2012) |
Filho(a)(s) | 2 |
Ocupação | Atriz |
Período de atividade | 1999–presente |
Anne Hathaway (Anne Jacqueline Hathaway, Nova Iorque, 12 de novembro de 1982) é uma atriz norte-americana.
Hathaway formou-se na Millburn High School, em Nova Jérsia, onde atuou em várias peças. Quando adolescente, ela foi escalada para a série de televisão Get Real (1999–2000) e sua estreia como protagonista ocorreu em 2001 no longa-metragem da Disney, The Princess Diaries. Hathaway fez uma transição para papéis mais adultos com os dramas de 2005, Havoc e Brokeback Mountain. O filme de comédia The Devil Wears Prada (2006), no qual ela interpretou uma assistente de uma editora de revista de moda, foi seu maior sucesso comercial até aquele momento. Ela interpretou um alcoólatra em recuperação no drama Rachel Getting Married (2008), que rendeu-lhe uma indicação para o Óscar de melhor atriz. Ela seguiu isso com papéis nos filmes românticos comercialmente bem-sucedidos Bride Wars (2009), My Bloody Valentine 3D (2010) e Love & Other Drugs (2010), e o filme de fantasia Alice in Wonderland (2010).
Em 2012, Hathaway estrelou como Selina Kyle em seu filme de maior bilheteria, The Dark Knight Rises, o último capítulo da trilogia The Dark Knight. Naquele ano, ela também interpretou Fantine, uma mãe solteira que torna-se prostituta – para sustentar sua filha – após ser demitida da fábrica onde trabalhava, em razão de ser mal vista, no drama musical Les Misérables, pela qual rendeu-lhe várias indicações à prêmios, incluindo o Óscar de melhor atriz coadjuvante. Ela passou a interpretar uma cientista no filme de ficção científica Interstellar (2014), a proprietária de um website de moda no filme de comédia The Intern (2015), e uma atriz altiva no filme Ocean's 8 (2018). Hathaway também ganhou um Emmy por sua dublagem em The Simpsons.
Início da vida[editar | editar código-fonte]
Anne Jacqueline Hathaway nasceu no bairro do Brooklyn em Nova York em 12 de novembro de 1982. Seu pai, Gerald, é advogado de trabalho e sua mãe, Kate McCauley, é ex-atriz [1]. O avô materno de Hathaway era o personalidade de rádio do WIP-AM Philadelphia, Joe McCauley. Kate é descendente de irlandeses e Gerald tem ascendência irlandesa, francesa, inglesa e alemã. O sobrenome de Hathaway se origina na Inglaterra, e ela recebeu o nome da esposa de Shakespeare [2].Ela é a segunda de três filhos, com dois irmãos, um mais velho, Michael, e um mais novo, Thomas [3]. Quando ela tinha seis anos, sua família mudou-se para o bairro de Short Hills de Millburn, Nova Jersey, onde ela foi criada.

Aos seis anos, quando Hathaway assistiu sua mãe se apresentar em Les Misérables como Fantine, ela instantaneamente ficou fascinada com o palco, mas seus pais não estavam interessados em permitir que ela seguisse uma carreira de atriz. Depois disso, Kate parou de atuar para criar Hathaway e seus irmãos [4]. Hathaway foi criada como católica romana com o que ela considera "valores realmente fortes" e afirmou que desejava ser freira durante a infância, mas atuar era sempre uma alta prioridade para ela [5]. Aos 15 anos, seu relacionamento com a Igreja Católica mudou, depois de saber que Michael era gay. Sua família deixou a igreja, convertendo-se ao Episcopalismo por causa de sua aceitação da homossexualidade, mas deixou isso também. Em 2009, Hathaway disse que suas crenças religiosas são "um trabalho em andamento".
Hathaway estudou na Brooklyn Montessori School e na Wyoming Elementary School em Millburn. Ela se formou na Millburn High School, onde jogou futebol e participou de muitas peças, incluindo Once Upon a Mattress, nas quais interpretou Winnifred. Mais tarde, ela apareceu em outras peças como Jane Eyre e Gigi, no Paper Mill Playhouse de Nova Jersey [6]. Ela estudou na Academia Americana de Artes Dramáticas, em 1993, e se tornou a primeira adolescente admitida no programa de atuação da Barrow Group Theatre Company. Ela passou vários semestres estudando como major de inglês e ciência política menor no Vassar College em Poughkeepsie, Nova York, antes de se transferir para a Gallatin School of Individualized Study da Universidade de Nova York. Ela afirmou que se tornaria professora de inglês ou psicóloga se não estivesse atuando [7].
Entre 1998 e 1999, Hathaway cantou soprano com o All-Eastern High School Honors Chorus no Carnegie Hall e em peças teatrais na Seton Hall Preparatory School em West Orange, Nova Jersey. No início de sua carreira no cinema, seu estilo de atuação e beleza foram comparados com Judy Garland, que ela cita como uma de suas atrizes favoritas e Audrey Hepburn [8]. Três dias após sua apresentação no Carnegie Hall, Hathaway foi escalada para a curta série de televisão da Fox, Get Real. Hathaway interpretou a adolescente Meghan Green ao lado de Jon Tenney, Debrah Farentino e Jesse Eisenberg. Apesar de seu sucesso inicial, Hathaway sofria de depressão e ansiedade na adolescência; ela diz que desde então cresceu com isso. Ela perdeu seu primeiro semestre da faculdade para as filmagens de sua estreia cinematográfica The Princess Diaries (2001). Ela diz que nunca se arrependeu de não terminar o curso, pois gostava de estar com outras pessoas que "estavam tentando crescer".
Carreira[editar | editar código-fonte]
2001-2004: Estreia e avanço[editar | editar código-fonte]
A comédia The Princess Diaries e o drama de aventura The Other Side of Heaven, ambos filmes da Disney em 2001, apresentaram Hathaway nos papéis principais. Baseado no romance homônimo de Meg Cabot, de 2000, o filme segue uma adolescente Mia Thermopolis (Hathaway), que descobre que é a herdeira do trono do reino fictício de Genovia. Hathaway fez o teste para o papel durante uma escala de voo a caminho da Nova Zelândia. Garry Marshall, diretor do filme, inicialmente considerou Liv Tyler para o papel, mas escalou Hathaway depois que suas netas sugeriram que ela tinha o melhor cabelo de "princesa" [9]. O filme se tornou um grande sucesso comercial, arrecadando US $ 165 milhões em todo o mundo [10]. Muitos críticos elogiaram o desempenho de Hathaway; um crítico da BBC observou que "Hathaway brilha no papel-título e gera grande química" e Elvis Mitchell, do The New York Times, achou que ela era "a realeza em formação, um jovem talento cômico com uma mistura de características" [11]. Ela ganhou um MTV Movie Award pela indicação de Melhor Performance Feminina Revelação pelo papel [12]. Hathaway estrelou com Christopher Gorham em The Other Side of Heaven. Inspirado pelas memórias de John H. Groberg No Olho da Tempestade, o filme recebeu críticas negativas e foi um fracasso nas bilheterias.
Devido ao sucesso de The Princess Diaries, a revista People nomeou Hathaway uma de suas principais estrelas de 2001 [13]. Em fevereiro de 2002, Hathaway estrelou o City Center Encores! produção de concertos de Carnaval! em sua estreia nos palcos de Nova York. Ela interpretou Lili, uma órfã otimista que se apaixona por um mágico. Antes de ensaiar com o elenco completo, Hathaway treinou com um treinador vocal por duas semanas. Ela memorizou quase todas as suas falas e músicas na primeira leitura. Os críticos geralmente a elogiaram por se defender contra atores conhecidos e a anunciaram como uma nova estrela. Em uma crítica positiva para o musical, Charles Isherwood, da Variety chamou Hathaway de destaque do programa e "notavelmente afetada e vencedora", elogiando seu desempenho convincente [14]. Ela ganhou um prêmio Clarence Derwent de mulher mais promissora. Mais tarde, Hathaway dublou o lançamento do audiolivro dos três primeiros livros dos romances de The Princess Diaries [15].
Hathaway retratou princesas e apareceu em filmes voltados para a família nos próximos três anos, tornando-se posteriormente conhecido na mídia como um modelo para crianças. Depois de dublar Haru Yoshioka para a versão em inglês de The Cat Returns (2002), [16] ela estrelou o comédia-drama de Douglas McGrath, Nicholas Nickleby (2002), que abriu críticas positivas. No entanto, o filme não teve grande lançamento e falhou nas bilheterias norte-americanas, totalizando menos de US $ 4 milhões em vendas de ingressos. O filme de comédia romântica de fantasia Ella Enchanted (2004), no qual Hathaway interpretou o personagem principal, também teve um desempenho ruim nas bilheterias. Ela leu pela primeira vez o livro em que o filme se baseia quando tinha 16 anos e afirmou que o roteiro era originalmente muito mais próximo do livro, mas não funcionava como filme, e, portanto, prefere o filme da maneira como se tornou. O filme foi aberto principalmente para críticas mistas. Hathaway cantou três músicas na trilha sonora do filme, incluindo um dueto com o cantor Jesse McCartney [17].
Em 2003, Hathaway recusou o papel por Joel Schumacher de O Fantasma da Ópera (2004), porque o cronograma de produção do filme coincidiu com O Diário da Princesa 2: Casamento Real (2004). Hathaway estava inicialmente hesitante e nervosa em estrelar a sequência, mas concordou depois que Marshall a convenceu de que ela não estava repetindo nada [18]. O filme foi lançado em agosto de 2004 para críticas negativas, mas faturou US $ 95,1 milhões contra um orçamento de US $ 40 milhões.
2005-2008: Transição para papéis adultos e maior sucesso[editar | editar código-fonte]
Em um artigo de 2008, Hathaway disse que "qualquer pessoa que fosse um exemplo para as crianças precisa de um alívio", mas observou que "é adorável pensar que meu público está crescendo comigo" [19]. Para evitar ser criticada, ela começou a assumir papéis adultos. Depois de substituir Tara Strong pelo papel de voz de Red Puckett em Hoodwinked! (2005) [20], ela estrelou o drama Havoc (2005) como uma socialite mimada, aparecendo nua em algumas de suas cenas. Embora o filme fosse tematicamente diferente dos filmes anteriores, Hathaway negou que seu papel fosse uma tentativa de ser vista como uma atriz mais madura, citando sua crença de que fazer nudez em certos filmes, é apenas uma parte do que sua forma de arte escolhida exige dela; e por causa dessa crença, ela não considera moralmente desagradável aparecer nua em filmes apropriados. O filme não foi lançado nos cinemas dos Estados Unidos devido à recepção crítica desfavorável [21].
Hathaway estrelou ao lado de Heath Ledger e Jake Gyllenhaal no drama de Ang Lee, Brokeback Mountain (2005). O filme retrata a relação emocional e sexual entre dois homens casados, Ennis (Ledger) e Jack (Gyllenhaal); Hathaway interpretou a esposa de Jack. Ela recebeu o roteiro originalmente com o papel de Alma, esposa de Ennis, mas decidiu fazer um teste para Lureen depois de ler o roteiro [22]. Durante sua audição, Hathaway mentiu para Lee sobre seu conhecimento sobre passeios a cavalo para que ele a escalasse, mas ela posteriormente teve aulas de equitação. O filme recebeu críticas positivas de críticos e várias Indicações ao Óscar [23]. Peter Travers, da Rolling Stone, acreditava que Hathaway "se destaca por mostrar a jornada de Lureen de uma gracinha para uma maleta", e Todd McCarthy, da Variety, opinou que ela "fornece um contraste divertido na decepção da esposa" [24]. Hathaway afirmou mais tarde que o conteúdo do filme era mais importante do que sua contagem de prêmios e que isso a tornava mais consciente do tipo de história que ela queria contar como atriz. Nesse ponto, ela percebeu que queria desempenhar papéis para mover seu público ou entretê-los tanto que eles esquecem suas próprias vidas.
Em 2006, ela estrelou o filme de comédia de David Frankel, The Devil Wears Prada, como assistente da poderosa editora de revistas de moda Miranda Priestly, interpretada por Meryl Streep. Hathaway disse que trabalhar no filme fez com que respeitasse a indústria da moda muito mais do que anteriormente, embora ela alegasse que seu estilo pessoal é algo que "ainda não consegue acertar" [25]. A atriz também afirmou que ela e a co-estrela Emily Blunt ficaram com tanta fome no regime de perda de peso do filme que as fizeram chorar [26]. Para se preparar para o papel, Hathaway se ofereceu por algumas semanas como assistente em uma casa de leilões. O filme recebeu críticas positivas; Roger Ebert chamou Hathaway de "uma grande [...] beldade que faz uma convincente garota de carreira" e a Rotten Tomatoes achou Meryl Streep em sua melhor forma e Anne Hathaway mais do que se sustentar" [27]. O diabo veste Prada se tornou o maior sucesso comercial da Hathaway até agora, arrecadando mais de 326,5 milhões de dólares em todo o mundo.
Hathaway foi escalado para Knocked Up, mas desistiu antes do início das filmagens e foi substituída por Katherine Heigl. Segundo o escritor-diretor Judd Apatow, isso aconteceu porque Hathaway estava desconfortável com o uso de imagens reais de uma mulher dando à luz; Hathaway acreditava que não contribuía para a história do filme [28]. Seu único lançamento em 2007 foi o drama romântico biográfico Becoming Jane, como a autora inglesa titular Jane Austen. Fã de Austen desde os quatorze anos, Hathaway se preparou para o papel relendo os livros de Austen e conduzindo pesquisas históricas, como ler atentamente as cartas do autor; ela também aprendeu língua de sinais, caligrafia, coreografia de dança e piano. Ela se mudou para a Inglaterra um mês antes da produção começar a melhorar seu sotaque inglês [29]. O filme recebeu críticas mistas dos críticos; alguns revisores se concentraram negativamente no desempenho e no sotaque de Hathaway [30]. Independentemente disso, Hathaway recebeu um British Independent Film Award por indicação de Melhor Atriz pelo filme [31].
2009-2011: Filmes românticos e eventos de hospedagem[editar | editar código-fonte]
Hathaway estrelou Bride Wars (2009), que ela descreveu como "terrivelmente comercial" [32]. A comédia romântica, na qual ela e Kate Hudson interpretaram duas melhores amigas que se tornam rivais após o casamento marcado para o mesmo dia, foi um fracasso crítico; foi nomeado entre os 10 piores filmes de garotos de todos os tempos pela Time em 2010 [33]. Apesar disso, o filme foi bem-sucedido financeiramente e rendeu a Hathaway um MTV Movie Award pela indicação de Melhor Performance Feminina [34]. Ela interpretou a heroína Viola em uma produção de verão de 2009 do Twelfth Night no Delacorte Theatre, na cidade de Nova York. Charles Isherwood opinou que Hathaway "mergulha sem problemas e com óbvio prazer no abraço de um elenco coeso". Por sua interpretação do papel, ela recebeu uma indicação ao Drama Desk Award de Melhor Atriz em uma peça. Em 2010, ela também ganhou o Primetime Emmy Award por Melhor Locução, por fornecer sua voz para o episódio "Once Upon a Time in Springfield", em Os Simpsons. Hathaway dublou diferentes personagens em Family Guy em 2010 e 2011 [35].
Em 2010, Hathaway apareceu como recepcionista que namora um balconista (interpretado por Topher Grace) na comédia romântica Valentine's Day, dirigida por Garry Marshall. O filme foi um sucesso comercial, faturando mais de US $ 215 milhões em todo o mundo, contra um orçamento de US $ 52 milhões [36]. Hathaway interpretou a Rainha Branca na adaptação de Tim Burton em 2010 dos romances de fantasia Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho, ao lado de Helena Bonham Carter e Johnny Depp. Hathaway descreveu sua interpretação da Rainha Branca como "uma pacifista vegana do punk-rock", inspirando Debbie Harry e as obras de arte de Dan Flavin. Alice no País das Maravilhas recebeu críticas mistas de críticos, que elogiaram seu visual, mas criticaram sua falta de coerência narrativa [37]. Comercialmente, o filme arrecadou US $ 1 bilhão para se tornar o segundo filme de maior bilheteria de 2010.

Hathaway estrelou (ao lado de Jake Gyllenhaal) como um artista de espírito livre que sofre de doença de Parkinson no erótico comédia-drama romântico Amor e Outras Drogas, baseado no livro: The Evolution of a Salesman Viagra por Jamie Reidy. Para o papel, Hathaway passou um tempo com um paciente de Parkinson para pesquisar a doença. Preparando-se para as cenas de nudez do filme, ela assistiu ao trabalho das atrizes Kate Winslet e Penélope Cruz que, na sua opinião, fizeram nudez com sensibilidade e dignidade [38]. Hathaway acreditava que essas cenas não desencorajariam as pessoas socialmente conservadoras de assistir ao filme. Os críticos geralmente elogiaram o romance adulto do filme, mas não estavam entusiasmados com os elementos do enredo [39]. A performance de Hathaway, que Ebert chamou de "quente, amável", lhe rendeu um Satellite Award e uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz [40].
Juntamente com o ator Denzel Washington, Hathaway sediou o Concerto do Prêmio Nobel da Paz em Oslo, Noruega em dezembro de 2010 [41]. Dois meses depois, ela e James Franco sediou o 83º Oscar. Os críticos não estavam entusiasmados com sua química, mas pensaram que Hathaway dava o seu melhor e fazia um trabalho melhor que Franco, que eles pareciam desinteressados [42]. No 63º Primetime Emmy Awards, ela ganhou uma indicação de Melhor Especial de Variedades (Ao Vivo).
Em 2011, Hathaway dublou Jewel, uma arara fêmea do Spix do Rio de Janeiro, no filme de animação Rio, produzido pela 20th Century Fox e Blue Sky Studios. O filme recebeu críticas positivas de críticos de cinema, que elogiaram o visual, a dublagem e a música [43]. Um sucesso comercial, ele arrecadou mais de US $ 484 milhões em todo o mundo, contra um orçamento de US $ 90 milhões. Mais tarde, Hathaway estrelou ao lado de Jim Sturgess em One Day. O filme conta a história de dois jovens que se reúnem vinte anos depois de compartilharem uma noite juntos. Hathaway recebeu clandestinamente o roteiro, já que One Day foi ambientado no Reino Unido, e Scherfig não estava procurando nenhuma atriz americana para o papel. Após uma reunião improdutiva com Scherfig, Hathaway deixou uma lista de músicas para ela, que depois de ouvi-las, escalaram a atriz para o papel. Em uma entrevista com Peter Travers, Hathaway disse que poderia ter inadvertidamente encorajado a misoginia, pois não confiava em Scherfig como diretora, o que ela achava que era por causa de seu sexo [44]. O sotaque de Hathaway em Yorkshire no filme foi considerado abaixo da média. A colunista Suzanne Moore, revisando o filme O Front Row da BBC Radio 4 disse que os sotaques de Hathaway estavam "por toda a loja", acrescentando: "Às vezes ela é da Escócia, outras é de Nova York, você simplesmente não sabe" [45]. O filme em si recebeu críticas polarizadas dos críticos, mas se tornou um sucesso moderado nas bilheterias.
2012-2014: Les Misérables e filmes com Christopher Nolan[editar | editar código-fonte]
Em 2012, a gravação audiobook de Hathaway de L. Frank Baum, The Wonderful Wizard of Oz foi lançado em Audible.com e lhe rendeu uma indicação ao prêmio Audie de Melhor Solo Narração [46]. Mais tarde em 2012, Hathaway interpretou Selina Kyle, ladrão de gatos astuto e moralmente ambíguo em The Dark Knight Rises, a parte final de Christopher Nolan na trilogia The Dark Knight [47]. Hathaway fez o teste sem saber para que papel estava sendo considerada, admitindo que tinha um personagem em mente, mas só aprendeu seu papel depois de conversar com Nolan por uma hora. Ela descreveu o papel como o mais exigente fisicamente que já havia desempenhado, pois teve que redobrar seus esforços na academia para acompanhar os requisitos do papel [48]. Hathaway treinou extensivamente em artes marciais para o papel, e olhou para Hedy Lamarr no desenvolvimento de seu papel como Mulher-Gato.The Dark Knight Rises recebeu uma resposta crítica positiva e arrecadou mais de US $ 1,085 bilhão em todo o mundo, tornando-se o terceiro filme de maior bilheteria de 2012 [49]. Uma revisão publicada no IGN. escreveu sobre sua "presença magnética", acrescentando: "Hathaway imbui-a personagem com um espírito ferido e uma vantagem de sobrevivente que a faz se sentir genuína e solidária" [50]. Hathaway ganhou o Saturn Award de melhor atriz coadjuvante por sua performance.
Hathaway interpretou Fantine, uma prostituta morrendo de tuberculose, no filme Les Misérables, de Tom Hooper, baseado no musical de mesmo nome. Preparando-se para o papel, Hathaway consumiu menos de 500 calorias por dia para perder 11 kg, pesquisou a prostituição e cortou o cabelo [51][52]. Para entrar no espaço mental da personagem sozinha durante as filmagens em Londres, Hathaway enviou seu marido de volta aos EUA; isso a fez se tornar cada vez mais temperamental. Christopher Orr, do The Atlantic, escreveu que "Hathaway lhe dá tudo o que tem, começando com uma tristeza silenciosa antes de chegar a um clímax desolador: ela engasga, chora, tosse" [53]. Ann Hornaday, do Washington Post, escreveu que "a peça central de um filme composto inteiramente de peças centrais pertence a Anne Hathaway, que como heroína trágica Fantine canta outro dos números memoráveis" [54]. Para o filme, Hathaway ganhou uma Academia, um Globo de Ouro, um Screen Actors Guild e um prêmio BAFTA de melhor atriz coadjuvante [55].
2015-presente[editar | editar código-fonte]

Hathaway começou 2015 com uma aparição na primeira temporada do reality show musical Lip Sync Battle. No episódio, ela competiu contra sua colega de elenco The Devil Wears Prada, Emily Blunt; ela escreveu "Love", de Mary J. Blige, e "Wrecking Ball", de Miley Cyrus [56]. The Intern, de Nancy Meyers , foi o único trabalho de Hathaway em 2015. O filme conta a história de Ben Whittaker (interpretado por Robert DeNiro), um viúvo de setenta anos que se torna estagiário sênior em um site de moda on-line administrado pela personagem de Hathaway, Jules Ostin. Hathaway aspirava trabalhar com DeNiro e Meyers, seu ator e diretor favorito, respectivamente; impressionada com a história do filme, ela fez o teste pela terceira vez para um filme de Meyers [57]. As críticas para o filme foram geralmente positivas; um no site de Ebert a considerou "extremamente atraente" [58]. Contra um orçamento de produção de US $ 35 milhões, o filme arrecadou US $ 194 milhões em todo o mundo.
Hathaway reprisou o papel da Rainha Branca em Alice Through the Looking Glass, a sequência de 2016 de Alice no País das Maravilhas [59]. Em março, foi relatado que ela repetiria seu papel em The Princess Diaries 3 ; o projeto foi arquivado após a morte de Gary Marshall, que deveria dirigir o filme [60]. Hathaway é um dos vários atores apresentados no álbum de 2016 de Barbra Streisand, Encore: Movie Partners Sing Broadway. Junto com Daisy Ridley, Hathaway e Streisand cantaram a música "At The Ballet" de A Chorus Line; Hathaway desempenhou o papel de Maggie, uma de um trio de dançarinos que esperavam ser escalados para um próximo show [61]. Seu último filme naquele ano foi ao lado de Jason Sudeikis no filme de ficção científica de de Nacho Vigalondo, Colossal (2016). Interpretando uma jovem escritora desempregada, Hathaway foi a primeira atriz a assinar em uma época em que o projeto não tinha apoio financeiro. Ela se viu apegada à natureza do roteiro, comparando-a mais tarde com Being John Malkovich (1999), um de seus filmes favoritos [62]. O filme recebeu críticas positivas dos críticos, mas ganhou apenas US $ 4 milhões nas bilheterias.

Após dois anos de ausência na tela, Hathaway estrelou como atriz famosa no spin-off feminino da franquia Ocean's Eleven, Ocean's 8, dirigida por Gary Ross [63]. Co-estrelado por Sandra Bullock e Cate Blanchett, o filme segue um grupo de criminosos que planejam roubar o Met Gala. Hathaway disse que achou divertido interpretar alguém com um ego imenso e viu o papel como uma oportunidade "de se apoiar em toda a ridícula bobagem da fama que eu tenho tentado dar um passo lateral por todos esses anos" [64]. Hathaway esperava que o filme fosse lucrativo, para que pudesse desmerecer as alegações de que filmes com protagonistas femininas não tenham sucesso comercial. Muitos críticos sentiram que o desempenho de Hathaway ofuscou o desempenho de seus colegas de elenco; Jason Di Rosso, da ABC Online, escreveu que "brilha em um desapontamento" spin-off, acrescentando que "os melhores momentos do filme pertencem a Hathaway como a estrela cheia de ansiedade, vaidosa e caprichosa. Ela é a única mistura bem-sucedida de comédia e fatos, uma vítima da esteira de celebridades que também é capaz de superá-la." [65]. O filme se tornou um sucesso de bilheteria, faturando um total de mais de US $ 297 milhões em todo o mundo, com um orçamento de produção de US $ 70 milhões.
Em 2019, Hathaway estrelou dois filmes mal avaliados, o thriller Serenity e a comédia The Hustle [66]. No primeiro, ela apareceu ao lado de Matthew McConaughey como uma mulher que encarrega seu ex-marido de matar seu novo marido abusivo, um papel pelo qual ela tingiu o cabelo de loiro. O Washington Post criticou seu desempenho como "caricatural", escrevendo que seu personagem feminino fatal lembrava "uma espécie de ação ao vivo Jessica Rabbit" [67]. O último filme foi um remake do filme Dirty Rotten Scoundrels de 1988, co-estrelado por Rebel Wilson [68].
Próximos projetos[editar | editar código-fonte]
Hathaway interpretará uma mulher com transtorno bipolar em um episódio da série de antologia romântica Prime Video, Modern Love [69]. Ela então estrelará o thriller político A última coisa que ele queria, dirigido por Dee Rees, e interpretará um papel de apoio ao lado de Mark Ruffalo no drama Dark Waters, dirigido por Todd Haynes [70]. Ela também estrelará The Witches, uma adaptação do romance de mesmo nome do diretor Robert Zemeckis, e desempenhará um papel de liderança em um filme baseado na franquia da Vila Sésamo [71][72].
Vida pessoal e outros trabalhos[editar | editar código-fonte]
Em 2004, Hathaway iniciou um relacionamento romântico com o desenvolvedor imobiliário italiano Raffaello Follieri. A fundação baseada em Manhattan de Follieri, estabelecida em 2003, concentrou-se em esforços como o fornecimento de vacinas para crianças em países pobres. Em junho de 2008, foi investigado pela Receita Federal por não apresentar formulários de informações sem fins lucrativos.[73] Em junho de 2008, Follieri foi preso sob a acusação de fraudar os investidores em milhões de dólares em um esquema em que Follieri posou como o homem do Vaticano em investimentos imobiliários.[74] Foi relatado que o FBI confiscou os diários privados de Hathaway do apartamento de Follieri em Nova York como parte de sua investigação em andamento sobre as atividades de Follieri. Hathaway não foi acusada de nenhum crime.[75] Em outubro de 2008, depois de se declarar culpado, Follieri foi condenado a quatro anos e meio de prisão.

Hathaway se casou com o ator e empresário Adam Shulman em 29 de setembro de 2012, em Big Sur, Califórnia.[76] Ela deu à luz seu filho, Jonathan, em 2016. Naquele ano, Hathaway comprou um apartamento no valor de US$ 2,55 milhões no Upper West Side, um bairro de Manhattan onde ela vive com Shulman e seu filho.[77] Hathaway e Shulman venderam sua foto de casamento e doaram seus lucros para o Freedom to Marry, grupo defensor do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Eles também organizaram o Freedom to Marry's National Engagement Party, um evento que arrecadou US$ 500.000. Em julho de 2019, Hathaway anunciou na mídia social que eles estavam esperando seu segundo filho, e se abriu sobre suas lutas com a concepção e a infertilidade.[78]
No início de 2007, Hathaway falou de suas experiências com depressão durante a adolescência, dizendo que acabou superando o distúrbio sem medicação.[79] Em 2008, ela começou a fumar depois de um verão estressante e o fim de seu relacionamento com Follieri. Ela creditou parar de fumar para o declínio subseqüente em seu nível de estresse e voltou a ser vegetariana. Embora Hathaway tenha se tornado vegana no começo de 2012, ela deixou de ser, enquanto filmava Interstellar em agosto de 2014.[80]
Hathaway serviu como uma defensora de longo prazo para a Fundação Nike para aumentar a conscientização contra o casamento infantil. Em julho de 2006, ela passou uma semana na Nicarágua para ajudar a vacinar crianças contra a hepatite A.[81] Ela também viajou para outros países para atender aos direitos de mulheres e meninas, incluindo o Quênia e a Etiópia.[82] Em 2008, ela foi homenageada no tributo "Women in Hollywood" da revista Elle e ganhou um prêmio da Human Rights Campaign por sua filantropia.[83] Ela também foi homenageada por seu trabalho com a Step Up Women's Network em 2008. Ela então se uniu em 2010 com o Banco Mundial em um programa de desenvolvimento de dois anos The Girl Effect, cuja missão se concentra em ajudar a capacitar meninas em nações desenvolvidas e em desenvolvimento, onde um terço das mulheres jovens não estão empregadas e não estão na escola. Em 2013, ela forneceu a narração para Girl Rising, um documentário da CNN, que incidiu sobre o poder da educação feminina, uma vez que acompanhou sete meninas em todo o mundo que procuraram superar os obstáculos e seguir seus sonhos.[84]
Brasil[editar | editar código-fonte]
Em março de 2011, Anne Hathaway veio ao Brasil pela primeira vez, para o lançamento mundial do filme Rio. O lançamento aconteceu no Rio de Janeiro.[85]
Na mídia[editar | editar código-fonte]
John Hiscock, do The Daily Telegraph, acha Hathaway uma "jovem simpática e bem fundamentada, com um bom senso de humor, um sorriso largo e uma atitude descontraída".[86] Ele diz que, apesar do sucesso considerável, Hathaway nunca "foi a Hollywood", ficando perto de seus amigos. Os autores do livro Estilo 365 diz que ela é "sábia além de seus anos".[87] Laura Brown em Harper's Bazaar considera-a uma mulher "sincera", "calorosa e engraçada". Alguns membros da mídia começaram a descartá-la como "atriz demais, ansiosa demais" e inautêntica. Abordando isso, Hathaway disse em 2014 que ela se sente ansiosa falando ao público, mas desde então cresceu e se tornou uma pessoa mais compassiva. Em relação à sua imagem percebida, ela diz: "As pessoas têm essa ideia de eu ser apenas uma garota muito profissional, que eu suponho que sou, mas me solto e me divirto na minha vida".
Em uma revisão de seu trabalho em Twelfth Night, Charles Isherwood escreveu, "na tela ou no palco, Hathaway possui o brilho inconfundível de uma estrela natural".[88] Um escritor da Esquire diz que muitas de suas boas atuações foram negligenciadas, descrevendo sua carreira como "um brilho sutil que passou despercebido".[89] Discutindo sua carreira em 2015, Hathaway disse que depois de seu avanço em The Princess Diaries, ela se esforçou para encontrar papéis sérios ou aqueles que não eram sobre princesas. De acordo com Judi Gugliemli da People, Hathaway usou esse medo de ser rotulado como motivação para construir um corpo versátil de trabalho. Gugliemli acredita que a capacidade de Hathaway de pesquisar extensivamente seus papéis é a chave para seu sucesso.[90] Um escritor do The Daily Telegraph elogia sua vontade de aparecer em diferentes gêneros, variando de comédias de ação a dramas. Hathaway aspira a aparecer em muitos filmes diferentes, trabalhar com diretores diferentes e desempenhar papéis diversos. Ela diz que seria "perdida" sem atuar e se sente sortuda por ter encontrado como sua profissão. Uma atriz de palco treinada, ela prefere executar no palco para filmar papéis e afirma estar com medo de agir na frente da câmera. "Eu sempre presumo que todo filme é o meu último, e eu sempre presumo que tenho que sair e convencer todo mundo porque eles têm que me contratar. Eu ainda faço o teste", ela explica.[91]
A Forbes classificou Hathaway como uma das atrizes mais bem pagas de 2015,[92] e desde 2017 ela está entre as atrizes de maior bilheteria do século XXI. Em 2009, Hathaway foi incluído na Forbes na lista anual das 100 celebridades com ganhos de US$ 7 milhões, e foi convidado para se juntar à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.[93] Em outubro de 2017, seus filmes haviam arrecadado US$ 6,4 bilhões de dólares em todo o mundo. Classificada entre as atrizes mais importantes do mundo pela Vanity Fair, Hathaway, segundo Catherine Elsworth, do The Daily Telegraph, é muito procurada por diretores e empresas de cosméticos.[94] Em janeiro de 2008, ela se juntou à casa francesa de perfumes e cosméticos de luxo Lancôme como o rosto de sua fragrância Magnifique.[95] Em 2011, Hathaway se tornou o novo rosto da empresa italiana Tod's.
Vários meios de comunicação; FHM, People, AskMen, Maxim, Empire e Entertainment Weekly incluíram-na em suas listas anuais de mulheres mais sexy do mundo. Em 2011, a Los Angeles Times Magazine listou-a como uma das 50 mulheres mais bonitas do cinema.[96] Elsworth chamou-a em 2008 de "a jovem atriz mais nova de Hollywood". Hathaway discordou, insistindo que ela tem uma imagem de "boa menina" e nenhum sex appeal.[97] Ela se recusou a se submeter ao Botox, dizendo que está confortável em sua própria pele.[98]
Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]
Ano | Filme | Personagem | Notas |
---|---|---|---|
2001 | The Princess Diaries | Amelia "Mia" Thermopolis | Protagonista |
The Other Side of Heaven | Jean Sabin | Protagonista | |
2002 | Nicholas Nickleby | Madeline Bray | Coadjuvante |
2004 | Ella Enchanted | Ella de Frell | Protagonista |
The Princess Diaries 2: Royal Engagement | Mia Thermopolis | Protagonista | |
2005 | Havoc | Allison Lang | Direto em DVD |
Brokeback Mountain | Lureen Newsome Twist | Protagonista | |
2006 | The Devil Wears Prada | Andrea "Andy" Sanchéz | Protagonista |
2007 | Becoming Jane | Jane Austen | Protagonista |
2008 | Passengers | Claire Summers | Protagonista |
Get Smart | Agente 99 | ||
Get Smart's Bruce and Lloyd: Out of Control | Participação especial | ||
Rachel Getting Married | Kym Buchman | Protagonista | |
2009 | Bride Wars | Emma Allen | |
2010 | Alice in Wonderland | Mirana Rainha Branca | Coadjuvante |
Valentine's Day | Liz Corynn | Protagonista | |
Love and Other Drugs | Maggie Murdock | Protagonista | |
2011 | One Day | Emma Morley | Protagonista |
2012 | The Dark Knight Rises | Selina Kyle / Mulher-Gato | Antagonista |
Les Misérables | Fantine | Coadjuvante | |
2013 | Don Jon | Emily Lombardo | Participação Especial |
2014 | Don Peyote | Agent of TRUTH | Participação Especial |
Interstellar | Drª. Amelia Brand | Protagonista | |
2015 | Song One | Franny | Protagonista |
The Intern | Jules Ostin | Protagonista | |
2016 | Alice: Through the Looking Glass | Mirana
"Rainha Branca" |
Coadjuvante |
Colossal | Gloria | Protagonista | |
Kindergarten Cop 2 | Mary Harris | Coadjuvante | |
2018 | Ocean's 8 | Daphne Kluger | Protagonista |
2019 | Serenity | Karen Zariakas | |
The Hustle | Josephine Chesterfield | ||
Dark Waters | Sarah Bilott | Protagonista | |
2020 | The Last Thing He Wanted | Elena McMahon | Protagonista |
The Witches | Eva Ernest "A grande rainha Bruxa | Antagonista | |
2021 | Locked Down | Lynda | Protagonista |
2022 | Vila Sésamo | Sally Hawthorne | Protagonista |
TBA | The Lifeboat | Grace Winter | Protagonista |
Bum's Rush | Pearl | Protagonista | |
Armageddon Time | Protagonista |
•Dublagem
Ano | Filme | Personagem |
---|---|---|
2001 | Neko no ongaeshi | Haru Yoshioka |
2005 | Hoodwinked! | Chapeuzinho Vermelho |
2008 | Valentino: The Last Emperor | Narradora |
2009
2010 |
The Simpsons | Jenny/Princesa Penélop |
2010 | 10 Mountains 10 Years | Narradora |
2011 | Rio | Jade |
2013 | Girl Rising | Narradora |
2014 | Rio 2 | Jade |
Televisão[editar | editar código-fonte]
Ano | Título | Personagem | Notas |
---|---|---|---|
2007 | Elmo's Christmas Countdown | Ela Mesma | Especial de TV |
2008 | Saturday Night Live | Ela Mesma | 34.ª temporada, Episódio 4: "Anne Hathaway/The Killers" (2008) |
2010 | Saturday Night Live | Ela Mesma/Dorothy Gale/Alanis Morissette | 36.ª temporada, Episódio 7: "Anne Hathaway/Florence and the Machine" |
2011 | 83rd Academy Awards | Apresentadora (Ela mesma) | Especial de televisão |
2012 | Saturday Night Live | Convidada | 38.ª temporada, Episódio 7: "Anne Hathaway/Rihanna" |
2015 | HitRECord on TV | Vivica Virus | Convidada |
2016 | Documentary Now! | Ela Mesma | Documentario |
2021 | RuPaul's Drag Race | (Ela Mesma) | Convidada |
Séries
Ano | Título | Personagem | Notas |
---|---|---|---|
1999 | Get Real | Meghan | 13 Episódios |
2010 | Family Guy | Mãe Maggie
Ela mesma |
8.ª temporada, Episódio 13: "Go Stewie Go"
8.ª temporada, Episódio 16: "April in Quahog" |
2011 | Family Guy | Maddie | 8.ª temporada, Episódio 16: "April in Quahog"
9.ª temporada, Episódio 21: "It's a Trap |
2019 | Modern Love | Lexi Donohoe | The Race Grows Sweeter Near Its Final Lap (2019) ... Lexi
- Take Me as I Am, Whoever I Am (2019) ... Lexi |
2021 | Solos | Leah Salovara | Protagonista |
2022 | WeCrashed | Rebeka Neumann | Protagonista |
Teatro[editar | editar código-fonte]
Ano | Título | Personagem | Notas |
---|---|---|---|
2009 | Twelfth Night | Viola | Delacorte Theater |
2015 | Grounded | Piloto (sem nome) | The Public Theater |
Videoclipes[editar | editar código-fonte]
Ano | Artista | Canção |
---|---|---|
2014 | Jenny Lewis | Just One Of The Guys |
Discografia[editar | editar código-fonte]
Canções nas paradas musicais
Canção | Ano | Melhores Posições | Álbum | ||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
CAN [99] |
ESP [100] |
IRL [101] |
UK [102] |
US [103] | |||
"I Dreamed a Dream" | 2012 | 77 | 21 | 26 | 22 | 69 | Les Misérables: Highlights from the Motion Picture Soundtrack |
Outras Aparições
Canção | Ano | Artistas | Álbum |
---|---|---|---|
"Don't Go Breakin' My Heart" | 2004 | Jesse McCartney & Anne Hathaway | Ella Enchanted |
"You Make Me Feel Like Dancing (Remix)" | Anne Hathaway | ||
"Somebody to Love" | Anne Hathaway & Aaron Carter | ||
"Great Big World" | 2005 | Anne Hathaway | Hoodwinked (Original Motion Picture Soundtrack) |
"Take, O Take Those Lips Away" | 2009 | Anne Hathaway & Illyrian Marching Band | Twelfth Night |
"Full Phathom Five" | Anne Hathaway, Hem & Audra McDonald | ||
"Come Away Death" | Anne Hathaway, David Pittu, Raúl Esparza & Illyrian Marching Band | ||
"Real in Rio" | 2011 | Anne Hathaway, Jesse Eisenberg, Jamie Foxx, George Lopez, will.i.am, and The Rio Singers with Hollywood | Rio |
"Favo de Mel" | |||
"Hot Wings (I Wanna Party)" | Anne Hathaway, will.i.am, Jamie Foxx | ||
"At the End of the Day"[104] | 2012 | Hugh Jackman, Anne Hathaway, Foreman, Factory Girls & Cast | Les Misérables: Highlights from the Motion Picture Soundtrack |
"I Dreamed a Dream"[104] | Anne Hathaway | ||
"Epilogue"[104] | Amanda Seyfried, Anne Hathaway, Colm Wilkinson, Eddie Redmayne, Hugh Jackman | ||
"The Docks (Lovely Ladies)" | Anne Hathaway & Les Misérables Cast | ||
"Fantine’s Arrest" | Anne Hathaway, Hugh Jackman & Russell Crowe | ||
"Don't Go Away" | 2014 | Anne Hathaway & Flavia Maia com participação de Uakti | Rio 2 |
"What Is Love" | Janelle Monáe, Anne Hathaway, Jesse Eisenberg, Jamie Foxx & Carlinhos Brown | ||
"Afraid of Heights" | 2015 | Johnny Flynn & Anne Hathaway | Song One |
"The Cure" | Lulu Gainsbourg com participação de Anne Hathaway | Lady Luck |
Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]


Com a sua estreia na televisão, na série Get Real, conseguiu suas primeiras indicações a prémios, nas categorias de melhor atriz de televisão do Teen Choice Awards e melhor performance em série de televisão do Young Artist Awards. Desde então, Anne recebeu vários prêmios por sua atuação.
O destaque vai para a performance da atriz no drama Rachel Getting Married, com o qual ela conseguiu 8 prêmios, além de suas primeiras indicações ao Oscar e o Globo de Ouro. Anne foi indicada ao Globo de Ouro novamente pela comédia Love and Other Drugs. No ano de 2013, a atriz teve sua interpretação mais aclamada e bem recebida pela crítica: no papel de Fantine em Os Miseráveis, sendo apontada como favorita nas premiações. Sua laureação aconteceu na edição do Oscar, com a entrega do Oscar de melhor atriz secundária. Ao passo que recebeu os mais importantes prémios do cinema mundial: Globo de Ouro, Prémios Screen Actors Guild, BAFTA, Oscar.
Além disso, Anne emprestou sua voz para as séries Family Guy, em dois episódios, e The Simpsons, em um. Com esse trabalho, Anne ganhou o Emmy Awards na categoria melhor dublagem.
Oscar[editar | editar código-fonte]
Ano | Categoria | Trabalho | Resultado |
---|---|---|---|
2009 | Melhor Atriz | Rachel Getting Married | Indicado |
2013 | Melhor Atriz Coadjuvante | Les Miserables | Venceu |
Globo de Ouro[editar | editar código-fonte]
Ano | Categoria | Trabalho | Resultado |
---|---|---|---|
2009 | Melhor Atriz em Filme Dramático | Rachel Getting Married | Indicado |
2011 | Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical | Love and Other Drugs | Indicado |
2013 | Melhor Atriz Coadjuvante em Cinema | Les Miserables | Venceu |
BAFTA[editar | editar código-fonte]
Ano | Categoria | Trabalho | Resultado |
---|---|---|---|
2013 | Melhor Atriz Coadjuvante | Les Miserables | Venceu |
SAG Awards[editar | editar código-fonte]
Ano | Categoria | Indicação | Notas |
---|---|---|---|
2006 | Melhor Elenco em Cinema | Brokeback Mountain | Indicado |
2009 | Melhor Atriz Principal | Rachel Getting Married | Indicado |
2013 | Melhor Atriz Coadjuvante | Les Miserables | Venceu |
Melhor Elenco em Cinema | Indicado |
Critics' Choice Awards[editar | editar código-fonte]
Ano | Categoria | Indicação | Notas |
---|---|---|---|
2009 | Melhor Atriz | Rachel Getting Married | Venceu |
Melhor Elenco | Indicado | ||
2013 | Melhor Atriz em Filme de Ação | The Dark Knight Rises | Indicado |
Melhor Atriz Coadjuvante | Les Miserables | Venceu | |
2020 | Melhor Atriz em Minissérie ou Telefilme | Modern Love | Indicado |
Referências
- ↑ «Anne Hathaway». Biography (em inglês). Consultado em 15 de outubro de 2019
- ↑ Elsworth, Catherine (19 de julho de 2008). «Anne Hathaway: in pique condition» (em inglês). ISSN 0307-1235
- ↑ «Anne Hathaway: 'I Looked Like My Gay Brother' With My Short Haircut (PHOTOS) | The Huffington Post». web.archive.org. 2 de março de 2017. Consultado em 15 de outubro de 2019
- ↑ «Anne Hathaway seeks royal status». Los Angeles Times (em inglês). 27 de dezembro de 2012. Consultado em 15 de outubro de 2019
- ↑ «Anne Hathaway wanted to be a nun». The Independent (em inglês). 25 de agosto de 2011. Consultado em 15 de outubro de 2019
- ↑ McKinley, Jesse (18 de fevereiro de 2002). «An A for Aplomb Onstage, and Political Science in the Wings». The New York Times (em inglês). ISSN 0362-4331
- ↑ IBTimes (12 de novembro de 2015). «Anne Hathaway turns 33: Interesting facts, best-dressed moments, films to celebrate Catwoman's birthday». International Business Times, India Edition (em english). Consultado em 15 de outubro de 2019
- ↑ ShowbizJunkies.com, Rebecca Murray Rebecca Murray is Editor-in-Chief for; Film, Has Been an Approved; since 2002, television critic for Rotten Tomatoes. «Anne Hathaway on "Ella Enchanted" & Her Princess Roles». LiveAbout (em inglês). Consultado em 15 de outubro de 2019
- ↑ Nast, Condé. «10 Things You Never Knew About The Princess Diaries». Glamour (em inglês). Consultado em 15 de outubro de 2019
- ↑ «The Princess Diaries (2001) - Box Office Mojo». www.boxofficemojo.com. Consultado em 15 de outubro de 2019
- ↑ «BBC - Films - review - The Princess Diaries». www.bbc.co.uk. Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «Here are the MTV Movie Awards nominations». EW.com (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «Anne Hathaway: The reluctant princess». The Independent (em inglês). 15 de outubro de 2004. Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Isherwood, Charles; Isherwood, Charles (10 de fevereiro de 2002). «Carnival». Variety (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Off-the-Shelf (31 de agosto de 2016). «The Princess Diaries by Meg Cabot». POPSUGAR Entertainment (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ The Cat Returns (2002) (em inglês), consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Ella Enchanted (Original Soundtrack) by Various Artists (em inglês), consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ ShowbizJunkies.com, Rebecca Murray Rebecca Murray is Editor-in-Chief for; Film, Has Been an Approved; since 2002, television critic for Rotten Tomatoes. «Anne Hathaway on "Ella Enchanted" & Her Princess Roles». LiveAbout (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «Chaos controlled». www.dailytelegraph.com.au (em inglês). 28 de junho de 2008. Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Hoodwinked (2005) (em inglês), consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Havoc (2005) (em inglês), consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «Brokeback Mountain: 10 Years On an Oral History». www.out.com (em inglês). 28 de julho de 2015. Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Brokeback Mountain (2005) (em inglês), consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ McCarthy, Todd; McCarthy, Todd (4 de setembro de 2005). «Brokeback Mountain». Variety (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Nguyen, Hanh. «'Prada' Star Hathaway Doesn't Like It Haute». chicagotribune.com (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «Anne Hathaway Gets Fit for Get Smart». PEOPLE.com (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Ebert, Roger. «The Devil Wears Prada movie review (2006) | Roger Ebert». www.rogerebert.com (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Claire, Marie (4 de julho de 2008). «Anne Hathaway Interview». Marie Claire (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «BBC - Movies - interview - Anne Hathaway». www.bbc.co.uk. Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Becoming Jane (2007) (em inglês), consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «The British Independent Film Awards nominees» (em inglês). 12 de janeiro de 2007. ISSN 0307-1235
- ↑ «Anne Hathaway: Oscar contender who is the real deal» (em inglês). 9 de janeiro de 2009. ISSN 0307-1235
- ↑ Romero, Frances. «Top 10 Worst Chick Flicks». Time (em inglês). ISSN 0040-781X
- ↑ «2009 MTV Movie Awards Winners». /Film (em inglês). 31 de maio de 2009. Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «Exclusive: Jodie Foster, Anne Hathaway to guest on 'The Simpsons' | TV Biz | Hollywood Insider | EW.com». web.archive.org. 5 de setembro de 2008. Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «Valentine's Day (2010) - Box Office Mojo». www.boxofficemojo.com. Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Alice in Wonderland (2010) (em inglês), consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «BBC - Newsbeat - Hathaway: Nudity won't put off 'more conservative' fans». web.archive.org. 24 de julho de 2012. Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «BBC - Newsbeat - Hathaway: Nudity won't put off 'more conservative' fans». web.archive.org. 24 de julho de 2012. Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Reynolds, Simon (14 de dezembro de 2010). «In Full: Golden Globes - Movie Nominees». Digital Spy (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «Anne Hathaway Hosts 2010 Nobel Peace Prize Concert | GossipCenter - Entertainment News Leaders». web.archive.org. 12 de dezembro de 2010. Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «Oscar Reviews: What the Critics Thought About James Franco, Anne Hathaway». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Rio (2011) (em inglês), consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «'One Day' with Hathaway | Movies | Entertainment | Toronto Sun». web.archive.org. 4 de outubro de 2012. Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «Emmerdale helped Hathaway accent» (em inglês). 24 de agosto de 2011
- ↑ «Solo Narration - Female Audiobook Nominees | Audible.com». web.archive.org. 7 de abril de 2014. Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «'The Dark Knight Rises' scoop: Anne Hathaway, Tom Hardy join cast». EW.com (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Horyn, Cathy (27 de junho de 2011). «Anne Hathaway's New World». Harper's BAZAAR (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «The Dark Knight Rises (2012) - Box Office Mojo». www.boxofficemojo.com. Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ The Dark Knight Rises Review - IGN (em inglês), consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «Anne Hathaway Starved Herself For 'Les Mis'». HuffPost (em inglês). 7 de dezembro de 2012. Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Nast, Condé. «Anne Hathaway Was Miserable When She Won Her Oscar: "I Tried to Pretend That I Was Happy"». Vanity Fair (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Orr, Christopher (25 de dezembro de 2012). «The Extravagant Melodrama of 'Les Miserables'». The Atlantic (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «Les Miserables Review and Showtimes, Hugh Jackman in Les Miserables». web.archive.org. 3 de setembro de 2014. Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «Oscars 2013: Anne Hathaway wins supporting actress Academy Award». Los Angeles Times (em inglês). 24 de fevereiro de 2013. Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Nast, Condé. «Watch Anne Hathaway's Spirited Lip-Sync of Miley Cyrus's "Wrecking Ball"». Vanity Fair (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «The Intern: Robert De Niro and Anne Hathaway on the art of acting». The Independent (em inglês). 30 de setembro de 2015. Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Kenny, Glenn. «The Intern movie review & film summary (2015) | Roger Ebert». www.rogerebert.com (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Holden, Stephen (26 de maio de 2016). «Review: 'Alice Through the Looking Glass' and a Trippy Time Machine». The New York Times (em inglês). ISSN 0362-4331
- ↑ «Garry Marshall says Anne Hathaway wants to make 'Princess Diaries 3'». EW.com (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «Review: Barbra Streisand, 'Encore'». NPR.org (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Winfrey, Graham; Winfrey, Graham (11 de setembro de 2016). «TIFF 2016: Anne Hathaway Made Monster Movie 'Colossal' For Her 16-Year-Old Self». IndieWire (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «'Ocean's Eight' sets cast with Rihanna, Helena Bonham Carter, Sandra Bullock, Anne Hathaway, and more». EW.com (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «'Ocean's 8' Cast Says Female Heist Story Is Not a "Message Film"». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Screen, Jason Di Rosso for The Hub on (7 de junho de 2018). «Marketing appeal of female-led Ocean's 8 undeniable, but it should have amounted to much, much more». ABC News (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Serenity (2019) (em inglês), consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «'Serenity': What the Critics Are Saying». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Jr, Mike Fleming; Jr, Mike Fleming (19 de janeiro de 2017). «Anne Hathaway, Rebel Wilson Are The 'Nasty Women' In MGM's 'Dirty Rotten Scoundrels' Remake». Deadline (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «'Modern Love' Sees Anne Hathway, Tina Fey Portraying Real-Life Stories». Entertainment Tonight (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Wiseman, Andreas; Wiseman, Andreas (9 de janeiro de 2019). «Anne Hathaway, Tim Robbins, More Join Mark Ruffalo In Todd Haynes-Participant Drama About DuPont Pollution Scandal». Deadline (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Kroll, Justin; Kroll, Justin (16 de janeiro de 2019). «Anne Hathaway to Star in Robert Zemeckis' 'The Witches' (EXCLUSIVE)». Variety (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ «Anne Hathaway Eyes Starring Role in 'Sesame Street' Movie». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2019
- ↑ Mangan, Dan (9 de junho de 2008). «HATHAWAY BEAU'S 'CAUSE' FOR ALARM». New York Post (em inglês). Consultado em 8 de agosto de 2019
- ↑ Elsworth, Catherine (24 de junho de 2008). «Anne Hathaway's ex-boyfriend 'in Vatican fraud'» (em inglês). ISSN 0307-1235
- ↑ «FBI grabs Anne Hathaway's diaries». nydailynews.com. Consultado em 8 de agosto de 2019
- ↑ Rowley, Alison (30 de setembro de 2012). «Anne Hathaway, Adam Shulman marry». Digital Spy (em inglês). Consultado em 8 de agosto de 2019
- ↑ «Anne Hathaway Has a New Home—Look Inside Her $2.55 Million N.Y.C. Apartment». InStyle.com (em inglês). Consultado em 8 de agosto de 2019
- ↑ CNN, Kendall Trammell. «Anne Hathaway opens up about infertility while announcing her second pregnancy». CNN. Consultado em 8 de agosto de 2019
- ↑ «Anne Hathaway Says She Battled Depression». PEOPLE.com (em inglês). Consultado em 8 de agosto de 2019
- ↑ «Dead fish makes Anne Hathaway conscious». News18. Consultado em 8 de agosto de 2019
- ↑ News, A. B. C. «Entertainment». ABC News (em inglês). Consultado em 8 de agosto de 2019
- ↑ «Actress Anne Hathaway named as goodwill ambassador to promote...». Reuters (em inglês). 15 de junho de 2016
- ↑ «Anne Hathaway to donate wedding photo money to marriage equality | abc7.com». web.archive.org. 4 de janeiro de 2018. Consultado em 8 de agosto de 2019
- ↑ «UN Women Goodwill Ambassador Anne Hathaway». UN Women (em inglês). Consultado em 8 de agosto de 2019
- ↑ «'É um país maravilhoso', diz Anne Hathaway, sobre visita ao Brasil». G1. 2 de março de 2011. Consultado em 23 de junho de 2017
- ↑ Hiscock, John (29 de outubro de 2014). «Anne Hathaway interview: 'The Interstellar set wasn't for wimps'» (em inglês). ISSN 0307-1235
- ↑ Hilton, Nicky (2014). 365 Style (em inglês). [S.l.]: Harlequin. ISBN 9780373892976
- ↑ Isherwood, Charles (25 de junho de 2009). «I Love You, You're Perfect. You're a Girl? Anne Hathaway in Central Park». The New York Times (em inglês). ISSN 0362-4331
- ↑ Kirkl, Justin (8 de junho de 2018). «Anne Hathaway's Performance Is the Undeniable Highlight of 'Ocean's 8'». Esquire (em inglês). Consultado em 8 de agosto de 2019
- ↑ «Anne Hathaway Opens Up About Shedding Princess Diaries Image and How She Was Once an Intern – and Not in a Movie!». PEOPLE.com (em inglês). Consultado em 8 de agosto de 2019
- ↑ «Anne Hathaway: I loved working with hubby». web.archive.org. 1 de janeiro de 2018. Consultado em 8 de agosto de 2019
- ↑ «The World's Highest-Paid Actresses 2015». Forbes (em inglês). Consultado em 8 de agosto de 2019
- ↑ «#85 Anne Hathaway - The 2009 Celebrity 100 - Forbes.com». www.forbes.com. Consultado em 8 de agosto de 2019
- ↑ Elsworth, Catherine (19 de julho de 2008). «Anne Hathaway: in pique condition» (em inglês). ISSN 0307-1235
- ↑ «Anne Hathaway is the new ambassador for Lancome». www.chinadaily.com.cn. Consultado em 8 de agosto de 2019
- ↑ «50 Most Beautiful Women in Film - LA Times Magazine». web.archive.org. 14 de maio de 2011. Consultado em 8 de agosto de 2019
- ↑ Furness, Hannah (1 de janeiro de 2013). «Anne Hathaway: 'Vanilla' image has robbed me of sex appeal» (em inglês). ISSN 0307-1235
- ↑ «Anne Hathaway's Botox battle». The Sydney Morning Herald (em inglês). 15 de novembro de 2010. Consultado em 8 de agosto de 2019
- ↑ «Week of 12 de janeiro de 2013: Biggest Jumps». Billboard. Consultado em 13 de janeiro de 2013
- ↑ «Anne Hathaway - "I Dreamed a Dream"». PROMUSICAE/spanishcharts.com. Consultado em 13 de janeiro de 2013
- ↑ «GFK Chart Track». Irish Recorded Music Association. 18 de janeiro de 2013. Consultado em 19 de janeiro de 2013
- ↑ «2013 Top 40 Official UK Singles Archive». Official Charts Company. 26 de janeiro de 2013. Consultado em 23 de janeiro de 2013
- ↑ «Weekly Chart Notes: Anne Hathaway, Anna Kendrick get in the act of charting». Billboard. 4 de janeiro de 2013. Consultado em 13 de janeiro de 2013
- ↑ a b c «Les Misérables: Highlights from the Motion Picture Soundtrack». Amazon. Consultado em 13 de janeiro de 2013
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- «Anne Hathaway Guide» (em inglês). www.annehathawayguide.com
- Anne Hathaway no IMDb
- «Anne Hathaway». no AdoroCinema
- Anne Hathaway (em inglês) no TV.com
- Anne Hathaway no DMOZ
- Nascidos em 1982
- Mulheres
- Atores dos Estados Unidos
- Naturais de Nova Iorque (cidade)
- Óscar de melhor atriz secundária
- Globo de Ouro de melhor atriz secundária em cinema
- Vegetarianos dos Estados Unidos
- Descendentes de indígenas dos Estados Unidos
- Norte-americanos de ascendência britânica
- Ativistas dos direitos LGBT dos Estados Unidos
- Satellite de melhor atriz em cinema
- Vencedores do Prémio Screen Actors Guild de melhor atriz secundária em filme
- BAFTA de melhor atriz secundária em cinema
- Critics' Choice de melhor atriz em cinema
- Critics' Choice de melhor atriz secundária em cinema
- National Board of Review de melhor atriz
- Emmy do Primetime de melhor locução
- Apresentadores dos Óscares
- Satellite de melhor atriz secundária em cinema
- Washington D.C. Area Film Critics Association de melhor atriz secundária em cinema
- Saturno de melhor atriz secundária em cinema
- Las Vegas Film Critics Society de melhor atriz coadjuvante
- Phoenix Film Critics Society de melhor atriz secundária
- Florida Film Critics Circle de melhor atriz coadjuvante
- London Film Critics Circle de melhor atriz secundária
- Chicago Film Critics Association de Melhor Atriz