Bernadette Peters

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde junho de 2017) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Bernadette Peters
Peters em 2013.
Nome completo Bernadette Lazzara
Outros nomes Bernadette Lazzara-Peters
Nascimento 28 de fevereiro de 1948 (69 anos)
New York, New York
 Estados Unidos
Ocupação Atriz
Globos de Ouro
Golden Globe icon.svg Melhor Atriz (Comédia ou Musical)
1981 - Pennies from Heaven
[Website oficial Página oficial]

Bernadette Peters (nascida Bernadette Lazzara em 28 de fevereiro de 1948 no Ozone Park, Queens, Nova Iorque) é uma atriz, cantora[1] e autora de livros infantis estadunidense. Ao longo de uma carreira que já dura cinco décadas, ela já atuou no teatro musical, filmes e televisão, bem como na realização de shows e gravações solo. Ela é um dos artistas mais aclamados da Broadway, tendo recebido sete indicações para o Tony Awards e vencido duas, e e oito Drama Desk Awards, vencendo três. Quatro dos cast recording lançados em que ela atuou ganharam Grammy Awards.

Peters apareceu pela primeira vez no palco ainda uma criança e, em seguida, adolescente na década de 1960, e no cinema e na televisão na década de 1970. Ela foi elogiada por este trabalho precoce e para aparições em The Muppet Show, The Carol Burnett Show e em outros trabalhos na televisão e por seus papéis em filmes como Silent Movie, The Jerk, Pennies from Heaven e Annie. Em 1980 voltou ao teatro, onde se tornou uma das estrelas mais conhecidas da Broadway ao longo das próximos três décadas. Ela também já gravou seis álbuns solo e vários singles, assim como muitos cast álbuns lançados, e realiza regularmente em seu próprio show solo. Peters também continua a atuar em filmes e na televisão, onde ela foi indicada para três prêmios Emmy e três Golden Globe Awards, vencendo uma vez.

Peters é particularmente conhecida por seu papéis em musicais, incluindo Song and Dance, Sunday in the Park with George, Into the Woods, Annie Get Your Gun e Gypsy, and A Little Night Music, tornando-se intimamente associada com o compositor Stephen Sondheim. Ela teve um relacionamento romântico de quatro anos com o comediante Steve Martin, e foi casada com o conselheiro de investimento Michael Wittenberg há mais de nove anos, até sua morte em um acidente de helicóptero em 26 de setembro de 2005. Peters é conhecida por seu trabalho de caridade, inclusive como uma das fundadoras da organização beneficente animal Broadway Barks.

Referências

  1. «Bernadette Peters» (em inglês). Consultado em 24 de Abril de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • In [ZP – Grandes nomes do Teatro Musical (Ed. I)] (em inglês)


Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.