Julianne Moore

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde setembro de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Julianne Moore
Julianne Moore no Festival de Cannes em 2015.
Nome completo Julie Anne Smith
Nascimento 3 de dezembro de 1960 (55 anos)
Fayeteville, Carolina do Norte
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americana
Reino Unido britânica
Ocupação Atriz
Atividade (1983 - presente)
Cônjuge John Gould Rubin (1986–1995)
Bart Freundlich (2003–presente)
Oscares da Academia
Melhor Atriz
2015 - Still Alice
Emmys
Emmy do Primetime de Melhor Atriz - Minissérie ou Filme para televisão
2012 - Game Change
Emmy do Daytime de Melhor Jovem Atriz em Série Dramática
1988 - As the World Turns
Globos de Ouro
Golden Globe icon.svg Melhor Atriz - Filme Dramático
2015 - Still Alice
Golden Globe icon.svg Melhor Atriz - Minissérie ou Filme para TV
2013 - Game Change
Golden Globe icon.svg Melhor Elenco - Cinema
1994 - Short Cuts - Cenas da Vida
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Atriz (principal)
2015 - Still Alice
Melhor Atriz - Minissérie ou Filme para TV
2013 - Game Change
Prémios BAFTA
Melhor Atriz Principal em cinema
2014 - Still Alice
Festival de Cannes
Prêmio de Interpretação Feminina
2014 - Maps to the Stars
Festival de Berlim
Melhor Atriz
2003 – The Hours
Festival de Veneza
Coppa Volpi de Melhor Atriz
2002 - Far From Heaven
Coppa Volpi de Melhor Elenco - Prêmio Especial
1993 - Short Cuts - Cenas da Vida
Prémios National Board of Review
Melhor Atriz
2002 - Far From Heaven
2014 - Still Alice
Melhor Atriz Coadjuvante
1999 – Magnolia
1999 - A Map of the World
1999 - An Ideal Husband
Outros prêmios
London Film Critics Circle de Melhor Atriz do Ano
2002 - Far From Heaven
2014 - Still Alice
IMDb: (inglês)

Julianne Moore (nome artístico de Julie Anne Smith; Fayeteville, 3 de dezembro de 1960) é uma escritora e premiada atriz anglo-estadunidense,[1] prolífica no cinema desde o início da década de 1990. Ela é particularmente conhecida por seus retratos de mulheres emocionalmente perturbadas, já recebeu muitos prêmios, incluindo o Óscar de Melhor Atriz por seu trabalho no filme Still Alice (2014).[2]

Depois de estudar teatro na Universidade de Boston, Moore começou sua carreira com vários papéis na televisão. De 1985 a 1988, ela era regular na soap opera As the World Turns, ganhando um Emmy por sua performance. Sua estréia no cinema foi em Tales from the Darkside: The Movie (1990), e ela continuou a desempenhar papéis pequenos - incluindo no thriller A Mão que Balança o Berço (1992). Moore recebeu pela primeira vez a atenção da crítica com Short Cuts  (1993) de Robert Altman, e apresentações sucessivas em Vanya on 42nd Street (1994) e Safe (1995). Papéis principais em Nove Meses (1995) e O Mundo Perdido: Jurassic Park (1997) estabeleceu-a como uma atriz principal em Hollywood, embora ela continuou a tomar papéis coadjuvantes. Julianne também escreve livros infantojuvenis.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Começou sua carreira como atriz em 1983 em papéis menores, antes de se juntar ao elenco da soap opera As the World Turns, trabalho que lhe rendeu um Emmy de melhor jovem atriz em série dramática do daytime, em 1988. Começou a fazer papéis coadjuvantes em filmes durante o início da década de 1990, conseguindo o reconhecimento em diversos filmes independentes, antes de sua performance em Boogie Nights, de 1997, lhe render uma indicação ao melhor atriz coadjuvante.

Moore no Festival de Veneza 2009

Seu sucesso continuou em filmes como The End of the Affair - que lhe rendeu uma segunda indicação ao Oscar, sendo a primeira na categoria de melhor atriz (principal) - e Magnolia, ambos de 1999. Por sua interpretação como uma mulher traída em Far from Heaven, de 2002, ela voltou a ser aclamada, recebendo diversos prêmios da crítica como melhor atriz, além de uma nova indicação ao Oscar de melhor atriz e a outras premiações do cinema, como o Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático e o SAG de melhor atriz de cinema. No mesmo ano ela recebeu uma outra indicação ao Oscar e ao SAG, porém na categoria de melhor atriz coadjuvante, por sua atuação em The Hours.

Em 2014 recebeu aclamação por parte da crítica, desta vez por sua atuação em Still Alice, obtendo a vitória sobre os mais importantes prêmios destinados aos profissionais do cinema, incluindo o Oscar de melhor atriz, o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama, o SAG de melhor atriz em cinema e o BAFTA de melhor atriz em cinema, dentre outras conquistas. Moore continua atuando em diversos filmes, embora tenha explicado que reduziu o número de trabalhos dos quais tem participado para passar mais tempo com seus filhos.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Julianne Moore nasceu no dia 3 de dezembro de 1960, na cidade de Fayetteville, Carolina do Norte, filha de um juiz militar, e de uma psicóloga. Julianne Moore tem um irmão, Peter Moore Smith III, que é um romancista e uma irmã chamada Valerie. Em função das atividades do pai, a família circulava pelo mundo e morou no Alasca, na França, na Alemanha e na América do Sul.

Em 1983, formou-se em arte dramática pela Universidade de Boston. Mudou-se para Nova York e começou a batalhar pela carreira de atriz, atuando em produções do circuito off-Broadway. Estreou na televisão em 1985, na série As the World Turns, que durou três anos.

Entre seus primeiros filmes está Benny e Joon, no qual faz a namorada de Aidan Quinn.

Está casada com o diretor Bart Freundlich (nascido a 17 de janeiro de 1970), que a dirigiu em The Myth of Fingerprints, World Traveler (br: Cidadão do Mundo) e Trust the Man (br: Totalmente Apaixonados). O casal está junto desde 1996, mas o casamento só aconteceu em 23 de agosto de 2003. Têm dois filhos, Caleb (4 de dezembro de 1997) e Liv Helen (11 de abril de 2002).

Julianne Moore no Festival de Veneza em 2009.

Foi indicada cinco vezes ao Oscar: três na categoria de melhor atriz (principal), por The End of the Affair (br: Fim de Caso), de 1999, Far from Heaven (br: Longe do Paraíso), de 2002, e Still Alice (br: Para sempre Alice), de 2014; e duas na categoria de melhor atriz coadjuvante/secundária, por Boogie Nights (br: Boogie Nights – Prazer Sem Limites), de 1998, e The Hours (br/pt: As Horas), de 2002. Sua vitória se deu na 87.ª edição do Oscar, em 2015, na categoria de melhor atriz, pelo trabalho em Still Alice.

Escreveu um livro infantil, Freckleface Strawberry, que teve como data da publicação 16 de outubro de 2007. O livro conta a história de uma menininha ruiva que está querendo ser como todo mundo, uma corajosa menina de sete anos de idade, torna-se determinada a se livrar de suas sardas uma vez por todas, mas após uma série de tratamentos divertidos e disfarces, Freckleface Strawberry encontra um amigo que a aceita e que lhe dá o apoio que ela precisa para chegar a ser uma pessoa maravilhosa que ela é única e sempre será.

Com Tom Ford e Colin Firth no Festival de Veneza (2009).

Escreveu também a continuação deste livro, Freckleface Strawberry and the Bully Dodgeball, que teve publicação em abril de 2009. Desta vez, a sua personagem de sete anos de idade, encontra um tirano durante um jogo de queimada. Agora Freckleface e seus amigos precisam descobrir como enfrentar o valentão do playground, que quer enfrentá-los com a temida queimada em suas mãos.

Julianne Moore é a embaixadora na União Europeia da organização Save the Children, que trabalha com crianças e famílias em áreas rurais, com foco em alfabetização e educação na primeira infância. Ela lançou com sucesso o programa de Save the Children em 2008, na qual os ilustradores de livros infantis doaram obras de arte para cartões, com o objetivo de beneficiar a pobreza nos Estados Unidos.

Também é membro do Reach Out and Read, uma organização dedicada a alfabetização das crianças a educar os pais sobre a importância da leitura para os filhos.

No final de 2009 tornou-se garota-propaganda da joalheria Bulgari, posando nua para a campanha da grife.[3][4]

Recentemente, 13 de setembro de 2013, foi confirmada para o elenco de Jogos Vorazes: A Esperança - Partes 1 e 2, como a presidente Alma Coin, longas a serem lançados em 2014 e 2015, respectivamente.[5][6]

A atriz possui uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood.[7]

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Título em português Personagem Notas e prêmios
1988 Slaughterhouse 2 Matadouro 2 vítima do estripador
1990 Tales from the Darkside: The Movie Contos da Escuridão Susan
1992 The Gun in Betty Lou's Handbag Um Perigo de Mulher Elinor
The Hand That Rocks the Cradle br: A Mão Que Balança o Berço / pt: A Mão que Embala o Berço Marlene Craven
1993 Short Cuts br: Short Cuts – Cenas da Vida / pt: Short Cuts – Os americanos Marian Wyman
The Fugitive pt/br: O Fugitivo Anne Eastman
Benny & Joon br: Benny e Joon: Corações em Conflito Ruthie
Body of Evidence br: Corpo em Evidência Sharon Dulaney
1994 Vanya on 42nd Street Tio Vanya em Nova Iorque Yelena
1995 Assassins pt/br: Assassinos Electra
Nine Months br/pt: Nove Meses Rebecca Taylor
Safe br: A Salvo ou Mal do Século Carol White
Roommates Dupla Sem Par Beth Holzcek
1996 Surviving Picasso br: Os Amores de Picasso / pt: Sobreviver a Picasso Dora Maar
1997 The Myth of Fingerprints O Mito das Digitais Mia
Boogie Nights br: Boogie Nights – Prazer sem Limites / pt: Jogos de Prazer Amber Waves/Maggie
  • Satellite AwardsVencido
    Melhor Atriz Coadjuvante/Secundária (Drama)
  • Óscar - Indicada
    Melhor Atriz Coadjuvante/Secundária
  • Globos de Ouro Golden Globe icon.svg - Indicada
    Melhor Atriz Coadjuvante/Secundária
  • SAG Awards – Indicada
    Melhor Atriz Coadjuvante/Secundária
The Lost World: Jurassic Park br: Parque dos Dinossauros: O Mundo Perdido / pt: Parque Jurássico - O Mundo Perdido Sarah Harding
1998 Psycho br: Psicose Lila Crane
The Big Lebowski pt/br: O Grande Lebowski Maude Lebowski
Chicago Cab Vítima de estupro
1999 Cookie's Fortune A Fortuna de Cookie Cora Duvall
An Ideal Husband br: O Marido Ideal / pt: Um Marido Ideal Laura Cheveley
A Map of the World O Mapa do Mundo Theresa Collins
The End of the Affair br: Fim de Caso / pt: Pelo Amor de Meu Amor Sarah Milles
Magnolia pt/br: Magnólia Linda Partridge
2001 Evolution pt/br: Evolução Allison Reed
The Shipping News br: Chegadas e Partidas Wavey Prouse
Hannibal Clarice Starling
The Ladies Man br: O Tigrão Audrey
World Traveler Cidadão do Mundo Dulcie
2002 The Hours br/pt: As Horas Laura Brown
Far from Heaven pt/br: Longe do Paraíso Cathy Whitaker
2004 Marie and Bruce pt: Um Casal Surreal Marie
The Forgotten pt/br: Os Esquecidos Telly Paretta
Laws of Attraction br: Leis da Atração Audrey Woods
2005 Trust the Man br: Totalmente Apaixonados / pt: Jogos de Infidelidade Rebecca
The Prize Winner of Defiance, Ohio br: The Prize Winner of Defiance, Ohio Evelyn Ryan
2006 Children of Men br: Filhos da Esperança / pt: Os Filhos do Homem Julian Taylor
Freedomland A Cor de Um Crime Brenda Martin
2007 I'm Not There br: Não Estou Lá Alice Fabian
Savage Grace br: Pecados Inocentes Barbara Baekeland
Next br: O Vidente Callie Ferris
2008 Blindness pt/br: Ensaio Sobre a Cegueira Mulher do médico
2009 A Single Man br: Direito de Amar / pt: Um Homem Singular Charlotte (Charley)
The Private Lives of Pippa Lee br: A Vida Íntima de Pipa Lee / pt: As Vidas Privadas de Pippa Lee Kit
2010 Shelter br: Identidade Paranormal Cara Jessup
Chloe br: O Preço da Traição Catherine
Boone's Lick Mary Margaret
The Kids Are All Right br: Minhas Mães e Meu Pai / pt: Os Miúdos Estão Bem Jules
2011 Crazy, Stupid, Love. br: Amor a Toda Prova Emily Weaver
2012 Game Change br: A Virada do Jogo Sarah Palin
  • Emmy - Vencido
    Melhor Atriz de Minisséries ou Telefilme
  • Globos de Ouro Golden Globe icon.svg - Vencido
    Melhor Atriz de Minisséries ou Telefilme
  • SAG AwardsVencido
    Melhor Atriz de Minisséries ou Telefilme
  • Satellite AwardsVencido
    Melhor Atriz de Minisséries ou Telefilme
Being Flynn br: A Família Flynn Jody Flynn
2013 What Maisie Knew br: Pelos Olhos de Maisie Susanna
The English Teacher Linda Sinclair
Don Jon br: Como Não Perder Esta Mulher Esther
Carrie br: Carrie: A Estranha Margaret White
2014 Non-Stop br: Sem Escalas Jen Summers
Maps to the Stars br: Mapa para as Estrelas Havana Segrand
Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 Alma Coin
2015 The Seventh Son br: O Sétimo Filho Mãe Malkin
Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 2 Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 2 Alma Coin
Still Alice br: Para Sempre Alice Dr. Alice Howland
Freeheld Laurel Hester

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Título em português Personagem Notas e prêmios
2010 30 Rock[9] Nancy Donovan

Referências

  1. «Julianne Moore Recebe Cidadania Britânica,até que emfim». Ofuxico.com.br. 
  2. «Prêmios e indicações Julianne Moore». IMDb (em inglés). Consultado em 22 de octubre de 2010. 
  3. «Julianne Moore posa nua para campanha de grife». EGO. 17 de dezembro de 2009. Consultado em 22 de novembro de 2010. 
  4. «Julianne Moore aparece nua em campanha da Bulgari». Terra. Moda.terra.com.br. 17 de dezembro de 2009. Consultado em 22 de novembro de 2010. 
  5. Rafael Aloi (13 de setembro de 2013). «Julianne Moore será a presidente Coin em "Jogos Vorazes: A Esperança"». Papel Pop. Papelpop.com. Consultado em 13 de setembro de 2013. 
  6. «CONFIRMADO! Julianne Moore será a presidente Coin em "Jogos Vorazes: A Esperança"». Distrito 13. Distrito13.com.br. 13 de setembro de 2013. Consultado em 13 de setembro de 2013. 
  7. «Julianne moore recebe estrela na calcada da fama de hollywood». G1. 
  8. «Biografia e Prêmios da Julianne Moore». Magicbus.com.br. Consultado em 23 de julho de 2011. 
  9. «30 Rock Recap: Julianne Moore, Welcome to the Bad Boston Accent Hall of Fame». New York Magazine (em inglês). Nymag.com. 22 de janeiro de 2010. Consultado em 22 de novembro de 2010. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Julianne Moore
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Julianne Moore