Saltar para o conteúdo

Kay Walsh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kay Walsh
Nascimento 27 de agosto de 1911
Londres
Morte 16 de abril de 2005 (93 anos)
Londres
Cidadania Reino Unido
Cônjuge Elliott Jaques, David Lean
Ocupação roteirista, atriz de teatro, atriz de cinema

Kay Walsh (Chelsea, 27 de agosto de 1911 – Chelsea, 16 de abril de 2005) foi uma atriz e dançarina inglesa. Ela cresceu em Pimlico, criada por sua avó. Ela começou sua carreira como dançarina em salões de música.

Walsh fez sua estréia no cinema em How's Chances? (1934) em uma pequena parte, e teve um papel maior em outro filme de 1934, Get Your Man. Ela continuou a atuar em pequenos filmes para vários anos. Walsh conheceu David Lean, então editor de um filme, em 1936, durante as filmagens de Secret Of Istambul. Eles começaram um relacionamento e Walsh rompeu seu noivado com Pownell Pellew. Walsh e Lean casaram em 23 de novembro de 1940. Ela passou a ter mais prestígio e apareceu em dois filmes dirigidos por Lean, In Which We Serve (1942) e This Happy Breed (1944). Walsh e Lean divorciaram em 1949, em razão da infidelidade de Lean com Ann Todd.

Walsh continuou a trabalhar como atriz em filmes até os anos 1950, incluindo filmes com Alfred Hitchcock e Ronald Neame. Seu papel favorito em filmes foi como a senhorita Dee Coker no filme The Horse's Mouth (1958), com Alec Guinness. Ela permaneceu ativa no cinema até sua aposentadoria em 1981, após Night Crossing.

Walsh posteriormente viveu sua aposentadoria em Londres. Ela morreu no Hospital de Chelsea de queimaduras múltiplas, após um acidente, aos 93 anos. Seu segundo casamento foi com o psicólogo canadense Elliott Jaques, e adotaram uma filha, Gemma, em 1956. Este casamento também terminou em divórcio.

Filmografia parcial

[editar | editar código-fonte]

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]